PC/Mac Cave Story / Doukutsu Monogatari

I_Eat_All

Plasma Beam!
j9swbb.gif
2dkk3e8.gif

Cave Story, Doukutsu Monogatari (sendo Doukutsu Monogatari usado como subtítulo quando na realidade é o titulo original em Japonês) é um jogo indie, feito por uma única pessoa, Pixel (Daisuke Amaya) ao longo de mais de 5 anos e lançado em 2004 para o PC de forma livre (freeware). O jogo encontra-se disponivel nativamente para todas as plataformas PC Windows, Machintosh e Linux.

Trata-se de um sidescroller tradicional reminiscente de Castlevania, Metroid e Megaman, apenas para citar alguns e com todos os elementos dos mesmos no que toca ao sistema de progressão e power-ups. O jogo denota-se pela elevada qualidade presente, frequentemente comparada e considerada equiparada à dos grandes clássicos que lhe serviram de inspiração.

Não só aí acaba a inspiração no entanto, e o tributo retro do jogo vai também aos gráficos, todos eles feitos e animados em pixelart 2D, que enquanto que não requerem grande poder de processamento para os standards modernos, são atraente e cheios de personalidade, frequentemente comparados ao estilo da Treasure em jogos 2D como Gunstar Heroes.

A história gira à volta de Quote, um robô amnésico que no processo de descobrir quem é e onde está ajuda criaturas semelhantes a coelhos, chamados Mimigas, enquanto procura uma fuga da ilha flutuante que serve de cenário ao jogo. Pelo caminho adquire um arsenal formidável e cruza-se com um reportório de personagens aliadas e inimigas cativante.

Cada área do jogo é distinta e é acompanhada de música energética que se adapta bem ao cenário e ritmo de jogo. Esta também paga tributo aos jogos retro, consistindo em chiptunes que decerto serão nostálgicos para alguns.

O jogo tem ainda inúmeros bónus, desde áreas escondidas, bosses secretos, desafios especiais, bónus secretos, rankings bem como elevado replay value ao ter várias maneiras de jogar através do jogo dependendo das acções do jogador e finais múltiplos.

jsc01l.gif


Imagens:

cavestory1li2.gif
cavestory2sr5.gif


5hivn7.png
cavestory4cl1.gif


cavestory3ir0.gif
6hihc3.png

Artwork:

quoteandcurly3373078sg3.gif
outerwall3373125bi8.gif
migimas3373156eh5.gif
balrog3373218hy4.gif


rocket3373390ar4.gif
undcore3373500rf2.gif
ironheadch3373546ou4.gif
friends23373578wg4.gif

Videos:

-> http://www.youtube.com/watch?v=Cr0CCkH49g0 (fantrailer, versão original)


Download:

-> versão Windows, (mirror) (Windows 98/Me/2000/XP/Vista) [versão deluxe, 42 MB]

-> versão Linux, (mirror) (Distro com libstdc++ 6.x+SDL 1.2 ou superior)

-> versão Macintosh, (mirror) (MacOS 10.4 ou superior)


Tópico(s) relacionado(s):

-> [Wiiware] Cave Story/Doukutsu Monogatari (versão remasterizada comercial)
 
Gostei, um platformer simples com uma história com fio condutor e uma OST oldschool.
Muito giro, tenho jogo novo para as horas mortas.

Doukutsu Monogatari...
Nunca tinha jogado, mas o nome em Japonês é definitivamente familiar, provavelmente é jogo que me passou ao lado e eu não reparei.

Ah, só lhe tenho um defeito a apontar, usa uma resolução fixa de 640x480 em fullscreen, e eu estou a usar um monitor de 24" FHD+, e não consigo usar filtros, mas não estraga a experiencia.
 
Ah, só lhe tenho um defeito a apontar, usa uma resolução fixa de 640x480 em fullscreen, e eu estou a usar um monitor de 24" FHD+, e não consigo usar filtros, mas não estraga a experiencia.
Pois, bem que podia ter um modo 16:9, ou filtros... mas dá para correr windowed se der mais jeito, é ir ao Cave Story Setup e selecionar, o que é um pouco... esquisito, ser selecionado fora do próprio jogo, mas... ao menos tem a opção.
 
Estou a adorar o jogo!

Já o tinha experimentado há uns anos, mas na altura não lhe consegui tomar o gosto, mas agora... que viciante!

A música, a jogabilidade, a história, é tudo do melhor, mesmo :)

Agora estou é empancado no labirinto com aquele boss que é um robô gigante, é bem complicado por acaso! Então quando ele começa a lançar aqueles inimigos verdes que voam aleatoriamente... Urgh, é que esses tiram -5, se tocarmos nos pés do robô perdemos -10 e em pouco tempo, se estivermos distraídos, morremos logo! Ai, ai... Deixem-me lá voltar então, que eu quero sair daquele labirinto!
 
Back
Topo