Pág 1 de 562 123451151101501 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 11232

Tópico: PT Fibra Óptica

PT Fibra Óptica

Boas,

A PT anda desde o início desta semana a pôr fibra óptica na zona da Expo Sul. Vieram hoje ao meu prédio pedir para abrir a porta, o técnico disse que "vinham subsitutir os cabos de cobre por fibra óptica".

Alguém tem mais informações? Provavelmente vão passar os clientes Meo para fibra.

De referir que a Clix já tem fibra nesta zona e muita gente aderiu (não foi o meu caso).

Cumps.
    Última edição de Kain; 23-03-2009 às 12:08

Power Member
    Data do Registo
    27-09-2007
    Local
    Algures
    Citação Resposta Original de ouTsiDaz_ Ver Resposta

De referir que a Clix já tem fibra nesta zona e muita gente aderiu (não foi o meu caso).

Cumps.
    Lá diz o diatado: Deus dá nozes a quem não tem dentes

I'm cool cuz I Fold Avatar de mauro1855
    Data do Registo
    07-06-2008
    Local
    IST
    Citação Resposta Original de sem2006 Ver Resposta
    Lá diz o diatado: Deus dá nozes a quem não tem dentes
    ??? Não percebi bem esse comentário...

Cumps
    Tecnologia, Entretenimento e Inovação - tudo num único evento. Saiba onde vai ser a edição europeia de 2014 AQUI

Power Member
    Data do Registo
    27-09-2007
    Local
    Algures
    Citação Resposta Original de mauro1855 Ver Resposta
    ??? Não percebi bem esse comentário...

Cumps
    Tem a ver com o facto de ele ter clix fibra na zona e ainda não aderiu

e eu aqui vou ter de esperar alguns 10 anos ou mais

Claro que ele lá terá as suas razões...

Data do Registo
    07-06-2008
    Local
    IST
    Tem a ver com o facto de ele ter clix fibra na zona e ainda não aderiu

e eu aqui vou ter de esperar alguns 10 anos ou mais

Claro que ele lá terá as suas razões...

Lool, eu tb tou na mesma, nunca mais cá chega, Eu sou CLix e preferia que chegasse cá fibra da CLix, mas se a PT cá chegar primeiro e tiver bons preços. Então PT all the way... O problema é que eu vivo apenas na Periferia de uma zona altamente populacional. Com ZON, CaboVisão. Mas cpomo eu moro na periferia, não tenho acesso a nada De Cabos, TV so por satélite, e Internet no máximo a 4 Mbps...

Cumps
    Tecnologia, Entretenimento e Inovação - tudo num único evento. Saiba onde vai ser a edição europeia de 2014 AQUI

Power Member Avatar de r98765
    Data do Registo
    14-10-2007
    Local
    Porto
    Qual é a diferença de fibra para cobre?

Data do Registo
    07-06-2008
    Local
    IST
    Citação Resposta Original de dielmar Ver Resposta
    Qual é a diferença de fibra para cobre?
    São tantas amigo (no bom sentido)
    Podemos começar:

Velocidades permitidas?
    - No Cobre, podes, a média distância, ter 24 Mbps (ADSL2+), e a curtas distâncias, 100 Mbps (VDSL, que ainda não é aplicado).
    - Na fibra, não existe ainda um limite físico, varia de tecnologia em tecnologia, mas existe uma mulherzinha na suécia que tem uma net com 60 Gbps (60000 Mbps), ou lá o que é, em fibra óptica a longa distância...

Quando se tá muito distante da Central, O que acontece?
    - No Cobre, perdes velocidade quanto mais longe tiveres, e se tiveres a 5 KM só tens Net sem quedas com muita sorte, e mm assim a velocidade miseráveis.
    - Na Fibra, podes estar até 20 KM da Central, que a velocidade mantém-se, e a estabilidade também, isto na tecnologia que Portugal está a usar, tal como disse anteriormente no exemplo da mulherzinha da suécia, é permitido muito, mas muito mais...

Interferências magnéticas?
    - No Cobre, sendo que é por impulso electrico, está susceptivel a interferências magnéticas
    - Na Fibra o modo de transmissão de informação é pela Luz, logo não existem interferências magnéticas...

Perda de Pacotes/Atenuação:
    - No Cobre, quanto mais longe da central, mais atenuação, e existe perda de pacotes, que nos serviços IPTV pode causar pixelização.
    - Na Fibra, não existe assim tanta perda pacotes, nem sei se existe sequer alguma perda de pacotes, talvez em casos raros, e isso permite uma imagem em IPTV limpida, e possivelmente melhores pings, mas isso ja não tenho a certeza.

Associado a isto depois tens as vantagens de teres melhores velocidades. Podes fazer download à vontade, podes fazer video chamadas pelo telefone, que vai ser possivel brevemente, podes ver canais de alta definição sem as limitações actuais do cobre, etc...

Cumps
    Última edição de mauro1855; 10-10-2008 às 20:35

Power Member Avatar de r98765
    Data do Registo
    14-10-2007
    Local
    Porto
    Podemos começar:

Velocidades permitidas?
    - No Cobre, podes, a média distância, ter 24 Mbps (ADSL2+), e a curtas distâncias, 100 Mbps (VDSL, que ainda não é aplicado).
    - Na fibra, não existe ainda um limite físico, varia de tecnologia em tecnologia, mas existe uma mulherzinha na suécia que tem uma net com 60 Gbps (60000 Mbps), ou lá o que é, em fibra óptica a longa distância...

- No Cobre, perdes velocidade quanto mais longe tiveres, e se tiveres a 5 KM só tens Net sem quedas com muita sorte, e mm assim a velocidade miseráveis.
    - Na Fibra, podes estar até 20 KM da Central, que a velocidade mantém-se, e a estabilidade também, isto na tecnologia que Portugal está a usar, tal como disse anteriormente no exemplo da mulherzinha da suécia, é permitido muito, mas muito mais...

Interferências magnéticas?
    - No Cobre, sendo que é por impulso electrico, está susceptivel a interferências magnéticas
    - Na Fibra o modo de transmissão de informação é pela Luz, logo não existem interferências magnéticas...

Perda de Pacotes/Atenuação:
    - No Cobre, quanto mais longe da central, mais atenuação, e existe perda de pacotes, que nos serviços IPTV pode causar pixelização.
    - Na Fibra, não existe assim tanta perda pacotes, nem sei se existe sequer alguma perda de pacotes, talvez em casos raros, e isso permite uma imagem em IPTV limpida, e possivelmente melhores pings, mas isso ja não tenho a certeza.

Associado a isto depois tens as vantagens de teres melhores velocidades. Podes fazer download à vontade, podes fazer video chamadas pelo telefone, que vai ser possivel brevemente, podes ver canais de alta definição sem as limitações actuais do cobre, etc...

Cumps
    Pa isso são mais q vantagens... Eu agradeço essa explicação porque não fazia mesmo ideia.

Eu sou cliente da clix, será que os cabos sao de fibra?

a nível de curiosidade deixo apenas esta noticias

Presidente da Oni
    Crise vai incentivar rede de nova geração única
    Xavier Rodriguez-Martin é presidente da Oni desde 2007, mas está na empresa desde o seu arranque. De ascendência catalã, este gestor fala ao "Balanço & Contas", da RTP2, da crise financeira e de como o sector das telecomunicações pode ser afectado.
    Sérgio Figueiredo

Xavier Rodriguez-Martin é presidente da Oni desde 2007, mas está na empresa desde o seu arranque. De ascendência catalã, este gestor fala ao "Balanço & Contas", da RTP2, da crise financeira e de como o sector das telecomunicações pode ser afectado.

O presidente da Oni acredita que, também aqui, vão ser retiradas lições. E admite a expansão da empresa para Angola.

fonte

Power Member Avatar de HaTrED
    Data do Registo
    12-05-2003
    Local
    Algures por aí
    É o arranque do G.pon da PT...
    99,9999% Nikonian
    Link de Avaliação do Fórum: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=55233

Podemos começar:

Velocidades permitidas?
    Fibra:
    2,5Gbps a dividir por todos os 64 clientes. Nem mais, nem menos.
    Não existe normas superiores a 10Gbps, nem existirá 60Gbps... só 40Gbps e 100Gbps, mas não em tecnologias PON.

Em Coaxial permite-se até 4Gbps, a dividir por todos os clientes, que não tem limite físico.

Em fibra simplesmente não podes estar a 20KM da central, a atenuação torna financeiramente inviável, visto que suporta muito menos clientes.

Em coaxial, não tens o problema da fibra, nem os problemas do cobre.

Resumindo: não esperem que a fibra resolva todos os problemas, porque não resolve.
    Senātus Populusque Rōmānus

Power Member Avatar de Kill Me
    Data do Registo
    20-02-2005
    Local
    S.M.Feira
    É 40, ele deve-se ter enganado...

A técnica utilizada é simples, sem intermediários e com uma ligação directa entre dois routers, a uma distância de 2.000 quilómetros.
    wow

Uma idosa Sueca, tem instalada em sua casa, Internet residencial com uma velocidade modesta, uns meros 40 gigabits, coisa pouca. O autor desta proeza, foi o seu filho Peter Löthberg, que com o intuito de promover a fibra óptica, como uma técnica comercial mais viável, instalou em casa da sua mãe um verdadeiro Ferrari.

Mas também, como devem deduzir este senhor não deve ser nenhum inexperiente, e deduzem bem, Peter Löthberg é bastante conhecido no seu país a Suécia, nomeadamente na área tecnológica, o mesmo trabalha inclusive na conceituada Cisco. Empresa pela qual, promove este género de Internet de alta velocidade, a preços reduzidos e com capacidade de operação a longas distâncias.

A técnica utilizada é simples, sem intermediários e com uma ligação directa entre dois routers, a uma distância de 2.000 quilómetros. Só para termos uma noção entre o nosso contexto de Internet e o Sueco, em Portugal a Internet residencial de banda larga pode chegar a um limite de apenas 64 megabits, e digo «apenas» comparando com os 40 gigabits da senhora Sueca, Sigbritt Löthberg de 75 anos.

Entre muitas funcionalidades que esta velocidade de Internet pode proporcionar, imaginem por exemplo, tirar toda a temporada de Prision Breack em apenas minutos, ou ter um acesso a mais de 1.500 canais de televisão de alta definição em simultâneo.

Citação Resposta Original de Kill Me Ver Resposta
    É 40, ele deve-se ter enganado...

wow

Estamos a falar de PON, mais nada.

A norma de 40/100Gbps (é a mesma) ainda não existe, e deve demorar mais cerca de 2 anos a estar terminada, e não terá preços "acessíveis" durante muitos anos a seguir.

Eu consigo transmitir 1600Gbps a 2000km, sem muito trabalho, só com uma fibra. Só depende de quanto queres gastar.
    Senātus Populusque Rōmānus

Power Member
    Data do Registo
    27-09-2007
    Local
    Algures
    Citação Resposta Original de Tafinho Ver Resposta
    Fibra:

Em coaxial, não tens o problema da fibra, nem os problemas do cobre.

Esta parte do coaxial deve ser a gozar, não ?

E sim, fibra é de longe o melhor. E GPON permite mais do que pensas...

Já agora, são sempre 2 fibras e nunca uma. A Fibra é half-duplex e nunca full-duplex
    Última edição de amjpereira; 11-10-2008 às 13:52

Esta parte do coaxial deve ser a gozar, não ?

E sim, fibra é de longe o melhor. E GPON permite mais do que pensas...

Já agora, são sempre 2 fibras e nunca uma. A Fibra é half-duplex e nunca full-duplex
    também ninguém disse que não era melhora... apenas que também tem problemas... e são sempre duas fibras exactamente porque?

Normalmente...

Existem SFP's GX (não sei se é um formato proprietário ou não) que permitem TX e RX só numa fibra.
    “The day the child realizes that all adults are imperfect, he becomes an adolescent; the day he forgives them, he becomes an adult; the day he forgives himself, he becomes wise” - Alden Nowlan

Citação Resposta Original de nipnip Ver Resposta
    também ninguém disse que não era melhora... apenas que também tem problemas... e são sempre duas fibras exactamente porque?
    Tens lá a resposta... basta leres ou n sabes o q são half e full duplex?

Essa do coaxial ... lololol nem vou comentar a tamanha barbaridade.

A clix já anda a contratar pessoal para a sua secção de marketing, com vista a promover a fibra em grande escala e em todo o país. E os preços serão bastante convidativos.

Power Member
    Data do Registo
    27-09-2007
    Local
    Algures
    Por os lasers não gostam muito de luz incidente. Mesmo com VCSELs não sei se vai lá....2 feixes de luz a serem transmitidos em sentidos opostos ao mesmo tempo dá asneira (confusão entre um e o outro). Só se se usasse multiplexagem.
    Última edição de sem2006; 11-10-2008 às 14:11

Citação Resposta Original de leopard Ver Resposta
    Tens lá a resposta... basta leres ou n sabes o q são half e full duplex?

Essa do coaxial ... lololol nem vou comentar a tamanha barbaridade.

A clix já anda a contratar pessoal para a sua secção de marketing, com vista a promover a fibra em grande escala e em todo o país. E os preços serão bastante convidativos.
    olha então devias perguntar a TVTEL porque que só chega uma fibra a casa de cada cliente... se não for muito incómodo passa pelo tópico da clix (fibra óptica) e na página 9 lê o que lá está se não for muito incómodo

Power Member
    Data do Registo
    27-09-2007
    Local
    Algures
    olha então devias perguntar a TVTEL porque que só chega uma fibra a casa de cada cliente... se não for muito incómodo passa pelo tópico da clix (fibra óptica) e na página 9 lê o que lá está se não for muito incómodo
    Parece que é uma fibra, mas na verdade é um conector com 2 fibras

Ou isso, ou então tem de usar TDM. Mesmo assim, não sei se os VCSELs gostam muito de receber luz

Pág 1 de 562 123451151101501 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Fibra Optica
    By PML in forum Dúvidas e Suporte Técnico - Internet, Redes e Segurança
    Respostas: 1
    Última Mensagem: 05-03-2010, 12:55
  2. Clix FIBRA - O poder da fibra óptica
    By PSICHOLION in forum Optimus
    Respostas: 1
    Última Mensagem: 23-09-2008, 14:02
  3. Fibra óptica em LX
    By J_o_n_a_s in forum ISPs
    Respostas: 2
    Última Mensagem: 23-06-2008, 23:56

Etiquetas para este tópico

Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio.