PS3 Vendas e Estatísticas (Hardware/Software)

Old Snake

Power Member
Decidi criar este tópico para discutirmos os dados acerca das vendas desta consola, à semelhança dos que já existem nos tópicos da Nintendo, Xbox 360, PSP, etc.

Creio que ainda não há nenhum tópico "oficial" sobre este tema, mas caso haja então sorry, já que procurei mal :p

Mas indo ao que interessa:

PS3 ultrapassa Xbox 360 neste último trimestre

Depois da Sony ter revelado hoje os dados relacionados com as vendas de consolas do último trimestre, e comparando com os dados que a Microsoft disponibilizou há uns dias atrás, tudo aponta para que mundialmente a PS3 tenha ultrapassado a Xbox 360 naquele trimestre.
Segundo os dados, a PS3 vendeu no último trimestre - que acabou no dia 30 de Setembro - 2,43 milhões de consolas, quase o dobro das vendas que foram alcançadas no mesmo espaço de tempo do ano anterior.

Tendo em conta estes dados isto coloca a Sony à frente da Microsoft, que recentemente disse à AFP que tinha vendido cerca de 2.2 milhões de consolas no mesmo período.
Estes números são surpreendentes principalmente porque a consola da Sony não sofreu nenhuma redução de preço como a sua concorrente que viu ter sucesso estrondoso quando optou por uma redução de preço.

O que é certo é que a consola da Sony, ainda antes da época natalícia, já vendeu em todo o mundo 16,84 milhões de consolas. Enquanto que a Xbox 360 estima-se que a consola já tenha vendido mais de 24 milhões de consolas.
A divisão de jogos da Sony sofreu também, neste último trimestre, um corte nas despesas na ordem dos 70%.

Relativamente às vendas da PSP elas subiram ligeiramente para os 3.18 milhões de unidades, enquanto que a PS2 baixou para os 2.5 milhões de unidades.
O que sofreu também uma enorme subida foram as vendas dos jogos PS3, que passaram dos 10,7 milhões de jogos do trimestre do ano passado, para os 21,1 milhões deste ano.

Eurogamer.pt
Podem ver o comunicado oficial aqui.

Isto vem demonstrar que a PS3 está extremamente forte na Europa (como seria de esperar), pois se virmos o que a consola vendeu na América neste último trimestre (cerca de 650k), e Japão (cerca de 130k), dá para ter uma noção que a maior % das suas vendas se faz no "nosso" continente (mesmo sabendo que se tratam de números "shipped").

Aproveito para pedir que sempre que tiverem algo relacionado com as vendas da consola postem aqui, para ficar tudo concentrado. Tal como os números mensais da NPD, e semanais da Media Create obviamente :)

Cumps
 
Os números surpreendem e muito tendo em conta a diferença de preço da PS3 para a X360 e para a Wii. Pergunto-me se, após uma redução de preço por parte da Sony, esta consola não dará o tal salto que já deveria ter dado.

BTW bom tópico Old Snake ;)
 
Mesmo sem baixar o preço a PS3 venda mais? ainda bem. agora imaginem quando baixar o preço. eu continuo a classificar a Playstation como a melhor consola de sempre,nao estou a referir que seja a PS3,estou a dizer que o universo Playstation é o melhor de sempre,porque foi com a Playstation que eu cresci. se tivesse nascido mais cedo se calahr diria que era a ninteno. nunca na minha vida joguei nenhuma ATARI,nem SNES ou NES ou la como se diz. penso que SNES é uma marca e NES é outra,podem corrigir-me se tiver enganado? muitos dizem que o pensamento portugues só vê Playstation á frente. mas o povo portugues é muito influenciado por coisas do estrangeiro,certo? entao se "somos" assim compramos o que mais se vende lá fora,neste caso a Playstation. mas muita gente diz o contrario,que la fora o que mais vende é a xbox,e se calhar até é. mas eu falo por mim,eu continuo a comprar Playstation porque é uma marca que ao longo de estes anos todos,cerca de 10 anos,nunca me deixou ficar mal.
 
Os números surpreendem e muito tendo em conta a diferença de preço da PS3 para a X360 e para a Wii. Pergunto-me se, após uma redução de preço por parte da Sony, esta consola não dará o tal salto que já deveria ter dado.

BTW bom tópico Old Snake ;)

Thx :)

E sim, também creio que quando a consola baixar significativamente de preço, as vendas subirão bastante. No entanto é preciso acertar no timing, pois acredito que muita gente que adquiriu a PS2, ainda não tenha dado o salto para esta geração, e se a Sony se "atrasar", é perfeitamente compreensível que muito pessoal opte pela Xbox 360, que é uma consola fabulosa, com um preço extremamente tentador actualmente.

Talvez no próximo Natal já esteja por um valor a rondar os 300$/€.

Mesmo sem baixar o preço a PS3 venda mais? ainda bem. agora imaginem quando baixar o preço. eu continuo a classificar a Playstation como a melhor consola de sempre,nao estou a referir que seja a PS3,estou a dizer que o universo Playstation é o melhor de sempre,porque foi com a Playstation que eu cresci. se tivesse nascido mais cedo se calahr diria que era a ninteno. nunca na minha vida joguei nenhuma ATARI,nem SNES ou NES ou la como se diz. penso que SNES é uma marca e NES é outra,podem corrigir-me se tiver enganado? muitos dizem que o pensamento portugues só vê Playstation á frente. mas o povo portugues é muito influenciado por coisas do estrangeiro,certo? entao se "somos" assim compramos o que mais se vende lá fora,neste caso a Playstation. mas muita gente diz o contrario,que la fora o que mais vende é a xbox,e se calhar até é. mas eu falo por mim,eu continuo a comprar Playstation porque é uma marca que ao longo de estes anos todos,cerca de 10 anos,nunca me deixou ficar mal.

Quem vende mais de momento são as consolas Nintendo (DS & Wii), disso não há a menor dúvida. A PS3 e Xbox 360 andam ela por ela, tirando na Europa, onde a consola da Sony continua a vender a um ritmo impressionante. No entanto com esta recente baixa de preço da Xbox 360 é provável que agora estejam mais equiparadas.

Quanto à melhor consola, isso fica ao critério de cada um. É melhor não entrarmos por aí digo eu :p
 
Thx :)

E sim, também creio que quando a consola baixar significativamente de preço, as vendas subirão bastante. No entanto é preciso acertar no timing, pois acredito que muita gente que adquiriu a PS2, ainda não tenha dado o salto para esta geração, e se a Sony se "atrasar", é perfeitamente compreensível que muito pessoal opte pela Xbox 360, que é uma consola fabulosa, com um preço extremamente tentador actualmente.

Talvez no próximo Natal já esteja por um valor a rondar os 300$/€.



Quem vende mais de momento são as consolas Nintendo (DS & Wii), disso não há a menor dúvida. A PS3 e Xbox 360 andam ela por ela, tirando na Europa, onde a consola da Sony continua a vender a um ritmo impressionante. No entanto com esta recente baixa de preço da Xbox 360 é provável que agora estejam mais equiparadas.

Quanto à melhor consola, isso fica ao critério de cada um. É melhor não entrarmos por aí digo eu :p
tipo,no meu ponto de vista penso que isto é assim: no oriente a nintendo é que reina,U.S.A. a xbox e na europa a Playstation... é o que eu penso.
 
Se se evitar comentários fanboys este tópico dura com tem durado o da X360 e o da Wii. Por favor esforcem-se. Quanto ao preço que dizes, Old Snake, É bom que no próximo natal a PS3 já esteja abaixo dos €250. Actualmente a desculpa de ter o leitor blu Ray mais barato do mercado já não serve até porque os leitores da Sony já estão a €230 ou €250.
 
tipo,no meu ponto de vista penso que isto é assim: no oriente a nintendo é que reina,U.S.A. a xbox e na europa a Playstation... é o que eu penso.

Não precisas de "pensar" tendo dados oficiais ;)

As consolas de Nintendo reinam em todos os continentes. Já no que toca à Xbox 360 e PS3... não há dúvidas que o mercado americano é o mais forte para a primeira. No Japão ambas fazem má figura (embora se tivesse de exigir muito mais à Sony/PS3... já a Microsoft tem feito os possíveis para tentar agradar a este mercado). Quanto à Europa, verifica-se aquilo que disse acima.

Se se evitar comentários fanboys este tópico dura com tem durado o da X360 e o da Wii. Por favor esforcem-se.

Faço o mesmo pedido :)

Quanto ao preço que dizes, Old Snake, É bom que no próximo natal a PS3 já esteja abaixo dos €250. Actualmente a desculpa de ter o leitor blu Ray mais barato do mercado já não serve até porque os leitores da Sony já estão a €230 ou €250.

250€ é capaz de ser puxado, tendo em conta que se encontra de momento nos 400€. Descer 150€ num só ano, é complicado presumo.

Quanto ao factor BD, sendo assim perde alguma da sua importância. Desconhecia que já haviam leitores tão baratos.
 
Não estou a ver a Xbox 360 a baixar muito mais, logo tudo vai depender da estratégia da Sony nos próximos tempos, e o ritmo que queiram impor.

Quanto à Nintendo nem é preciso falar, é uma autêntica revolução, e não tenho dúvidas que mesmo estando ao mesmo preço, acabaria sempre por vender mais do que a concorrência.
 
Quanto ao preço que dizes, Old Snake, É bom que no próximo natal a PS3 já esteja abaixo dos €250. Actualmente a desculpa de ter o leitor blu Ray mais barato do mercado já não serve até porque os leitores da Sony já estão a €230 ou €250.

Desculpa lá mas o que dizes aqui acima não faz sentido nenhum. É impossível ser razoável dizendo que a PS3 deve custar menos que 250 euros. Quem não tem dinheiro não tem vícios. Vou fazer um abaixo assinado para baixarem os preços dos Ferraris. Acho que estão muito caros... Há carros a andar tão rápido como eles e muito mais baratos...
 
Bons números...

A PS3 realmente está a vender muito bem e tem vindo a vender mais que a X360 desde o Natal passado (que foi o ponto de viragem) e isto apesar de continuar a ser a consola mais cara do mercado (embora se justifique perfeitamente o seu preço).

Quanto ao preço, julgo que a sony não deverá mexer no preço tão cedo, uma vez que a consola continua a aumentar as vendas de forma bastante progressiva e a baixa de preços é sempre uma arma a utilizar como ultimo recurso, sendo quase sempre utilizada quando as coisas começam a ficar negras, que é algo que a estar a acontecer no momento, não é para os lados da PS3 de certeza. ;)

No dia em que a PS3 baixar o preço obviamente que as vendas vão disparar, mas o que eu gostava mesmo de ver era as 3 consolas ao mesmo preço, pois assim poderíamos ver, sem qualquer margem para dúvidas, qual a consola com mais argumentos desta geração
 
Desculpa lá mas o que dizes aqui acima não faz sentido nenhum. É impossível ser razoável dizendo que a PS3 deve custar menos que 250 euros. Quem não tem dinheiro não tem vícios. Vou fazer um abaixo assinado para baixarem os preços dos Ferraris. Acho que estão muito caros... Há carros a andar tão rápido como eles e muito mais baratos...

Vai acabar por ficar a esse preço, a única dúvida é quando isso acontecerá. Em 2010 parece-me certo que já rondará esses valores, agora se será mais para o fim ou para o início :confused:
 
A minha opinião é esta: se olhar-mos para a ps3 como consola de jogos é cara, se for como maquina multimédia e todas as funções que tem é barata.
Em relação ás vendas tirando o Japão nas últimas semanas, nem tem vendido mal.
 
Última edição:
por acaso ja existia um topico para debater as vendas, mas como foi inundado por pessoal incomodado do lado verde acabou por ser abandonada.

o que acho espantoso é que a baixa de preço da concurrencia directa nao afectou as vendas da PS3.
alias, na europa (ou outros) as vendas da 360 so foram superiores por 2 semanas.
no Japão durou 3 semanas e em NA as diferenças de vendas ja sao mais acentuadas.

qt a baixas de preço so para Março de 2009, depois do fecho do ano fiscal da Sony
 
tipo,no meu ponto de vista penso que isto é assim: no oriente a nintendo é que reina,U.S.A. a xbox e na europa a Playstation... é o que eu penso.

Outra vez esse argumento? Este tipo não aprende. Já lhe foi dito imensas vezes que o reino da Nintendo é mundial! Vende mais hardware e software em todo o mundo.. são dados concretos onde o teu ponto de vista de nada importa!


--

Acho que a diferença de preços da 360 para a PS3 pode trazer alguns problemas a PS3. Já para não falar da impossibilidade de piratear a PS3, o que para muita gente hoje em dia é algo essencial, é a realidade.

No entanto tambem se entende que a Sony não possa para já baixar mais o preço. Se pensarmos que muitos jogos são multi-plataforma acaba por compensar monetáriamente comprar uma 360 caso a nivel de gostos pelos exclusivos as coisas possam mudar a mente a algumas pessoas, mas para a maior parte que quer uma consola HD se calhar isso não se aplica. Ou então lá esta, continuam em SD com a Wii.

O grande problema nestes sistemas até acaba por ser os jogos em sim e não tanto as consolas, os jogos são caros, entendo que os custos de produção sejam altos, no entanto fora de boas promoções as coisas são horriveis.. em Portugal nem se fala nos 75e base.
 
A PS3 não andava com umas vendas miseráveis para os lados do Japão? Pelo menos os números que tenho visto no UK Resistance (que são completamente anti-ps3, é certo) têm a PS3 mesmo no fundo da tabela.
 
A PS3 não andava com umas vendas miseráveis para os lados do Japão? Pelo menos os números que tenho visto no UK Resistance (que são completamente anti-ps3, é certo) têm a PS3 mesmo no fundo da tabela.

Nas últimas semanas sim. Os números normais são de 8/9k, e ultimamente têm ficado abaixo disso (então nesta última semana acho que bateram um recorde, ao vender apenas 4.5k).

Mas isto depressa voltará à normalidade, com o aproximar da época natalícia e lançamento do WKC no mês de Dezembro. Aí já deverá andar pelos 20/30k por semana penso eu.
 
Desculpa lá mas o que dizes aqui acima não faz sentido nenhum. É impossível ser razoável dizendo que a PS3 deve custar menos que 250 euros. Quem não tem dinheiro não tem vícios. Vou fazer um abaixo assinado para baixarem os preços dos Ferraris. Acho que estão muito caros... Há carros a andar tão rápido como eles e muito mais baratos...

Não se trata de baixo assinado ou não. A Sony utilizava vários pretextos para a PS3 dizendo por exemplo que é o leitor blu ray mais barato do mercado, quando, neste momento, até os leitores da Sony são mais baratos que a própria PS3. Como foi dito pelo Old Snake e com razão, há muito utilizador de PS2 que ainda não deu o salto para esta geração porque a consola ainda não baixou de preço e fugirão mais depressa para X360 devido ao óptimo preço que tem. Quem não tem dinheiro não tem vícios, é verdade, mas há vícios mais baratos que outros e neste momento a PS3 é o vício mais caro e pode escolher-se um dos outros que oferece um serviço tão bom ou até melhor.
Sem um preço mais comeptitivo a Sony Playstation 3 não irá ganhar esta geração. Com um preço a rondar os €250, €300 teria muito mais facilidade em vender e posso dizer de certeza que muitos potenciais compradores de uma X360 poderiam pensar em dar mais €40 para ter uma PS3, agora dar mais €140 talvez não dessem.
 
e a PS3 é só um leitor de BR?
a PS3 é mais que um leitor e mais que uma consola. é o unico centro de entertenimento disponivel no mercado e é nessa perspectiva que temos de a ver.
é caro para consola? é!
é caro para leitor? é!
e para os 2 (e muito mais)? não!

o que se tem visto é que não é o valor que impede a sua venda. (senão não mantinham os mesmos numeros qd a concurrencia baixa de preço).
a marca PLAYSTATION é muito mais forte que uma Microsoft no aspectro de entertenimento.
não tenho duvidas q no periodo natalicio (outubro-janeiro) as vendas sejam superiores á concorrente directa. mesmo nao baixando de preço.

a questão da pirataria é secundaria, pq pelo q acontece agora, fica mais caro comprar 2 360 q uma ps3 (crackam, a consola fica banida do live)
numa comparaçao directa, a PS3 vendeu mais e isto deve-se a que? ao preço ta visto que nao é. a Wii com um preço mais caro que a 360 continua a vender mais!!!
estou convencido que com os lançamentos q estao a ocorrer e vao ocorrer ate ao Natal, muita gente se veja a comprar uma PS3.
 
Sim, estou curioso em saber em números o quanto o LBP irá afectar as vendas. O Resistance 2 não creio que faça vender consolas se bem que dentro dos actuais utilizadores da PS3 é o unjo que é visto com bons olhos talvez venda 2 ou 3 milhões de cópias. Quanto ao LBP creio que até ao natal consiga aumentar os números de vendas.​
 
Back
Topo