Canon 1000D vs Nikon D40

orpheusmyth

Power Member
Boas.

Bem eu penso que tenho a mesma questão que muita gente só que com duas máquinas diferentes. Neste momento ainda tenho uma bridge e vou comprar uma SLR. A minha questão é mesmo entre estas duas. Bem, a malta da canon prefere a 1000D, a malta da nikon vai para a d40. A nível de preços, a primeira está a 340 euros, e a segunda a 499. Qual me podem aconselhar e já agora porquê? Fixe fixe era ter fotos iguais tiradas por ambas :P.
Sim e para quem perguntar estive na loja mas infelizmente não dava para andar por lá a tirar umas fotos e passar para um computador para ver qual tinha melhor qualidade.
 
Última edição:
Não leves a mal, mas há pelo menos umas 3000000 threads sempre a falar do mesmo, não custa assim tanto perder 30 minutos a ver as thread que estão para baixo, volta e meia fala-se sempre do mesmo, e já cansa um pouco ;)

E a pesquisa não morde :p

Se queres ver fotos de ambas, é simples, vais ao Flickr (ao meu, por exemplo, tens o link na assinatura) e pesquisas por fotos da D40 e da 1000D, vais ter milhares de resultados. É só pesquisar pelas tags "d40" ou "1000D" no fickr.
 
Última edição:
Não leves a mal, mas há pelo menos umas 3000000 threads sempre a falar do mesmo, não custa assim tanto perder 30 minutos a ver as thread que estão para baixo, volta e meia fala-se sempre do mesmo, e já cansa um pouco ;)

E a pesquisa não morde :p

Se queres ver fotos de ambas, é simples, vais ao Flickr (ao meu, por exemplo, tens o link na assinatura) e pesquisas por fotos da D40 e da 1000D, vais ter milhares de resultados. É só pesquisar pelas tags "d40" ou "1000D" no fickr.


Aí está eu por acaso vi no minimo 20 threads sobre isto. No entanto a maioria das respostas nem apresenta factos. Baseiam-se apenas no "ah aquela é mais bonita, ou tem um grip melhor", e é rara a vez em que alguém apresenta factos concretos. Quando apresentam até agora não encontrei nada sobre a d40 e a 1000D. Mas compreendo perfeitamente o que dizes.
 
Aí está eu por acaso vi no minimo 20 threads sobre isto. No entanto a maioria das respostas nem apresenta factos. Baseiam-se apenas no "ah aquela é mais bonita, ou tem um grip melhor", e é rara a vez em que alguém apresenta factos concretos. Quando apresentam até agora não encontrei nada sobre a d40 e a 1000D. Mas compreendo perfeitamente o que dizes.

Resposta sincera? Tenho a D40, tenho uma catrefada de material e lentes, e estou mais que satisfeito com ela, e para quem tira fotos aos fim de semana, festas de anos e arredores chega e sobra, e com mais uma lente tele zoom já ficas com um conjunto porreiro.

Mas ... a D40 está velhinha, que ninguém se iluda, e a 1000D tem muitas coisas que permitem alargar mais os horizontes, mas nada do outro mundo, e falando do ponto de vista de alguém que se quer aventurar mais a sério neste mundo da fotografia.

Em relação às fotos, não vais chegar a conclusão nenhuma se vires fotos tiradas por uma e outra, as Nikon e as Canon, para quem não é um utilizador mais avançado, são precisamente iguais, a nível de qualidade.

Para concluir ;), se fosse agora comprar uma máquina (pensando do lado puramente amador que já não tenho ...) comprava a 1000D, sem qualquer dúvida, se o dinheiro o permitir, mas sempre pensando que tenho pelo menos de comprar mais uma lente, que é algo que muita gente não pensa quando se mete nas DSLR, e depois apanham desilusões.

ps: em relação à "anatomia" das Canon e Nikon de gama baixa, o assunto já foi mais que discutido, e por mais que os utilizadores de Canon digam que não (se fosse eu provavelmente dizia o mesmo) as pegas da 1000D/450D fazem a máquina parecer um brinquedo do toysr'us, as Nikon têm corpos muito mais bem desenhados e com pega e look mais pro. Mas isto não muda a minha opinião em relação à 1000D, é a máquina que de longe apresenta a melhor relação preço/qualidade, neste momento, na gama baixa.
 
Última edição:
Resposta sincera? Tenho a D40, tenho uma catrefada de material e lentes, e estou mais que satisfeito com ela, e para quem tira fotos aos fim de semana, festas de anos e arredores chega e sobra, e com mais uma lente tele zoom já ficas com um conjunto porreiro.

Mas ... a D40 está velhinha, que ninguém se iluda, e a 1000D tem muitas coisas que permitem alargar mais os horizontes, mas nada do outro mundo, e falando do ponto de vista de alguém que se quer aventurar mais a sério neste mundo da fotografia.

Em relação às fotos, não vais chegar a conclusão nenhuma se vires fotos tiradas por uma e outra, as Nikon e as Canon, para quem não é um utilizador mais avançado, são precisamente iguais, a nível de qualidade.

Para concluir ;), se fosse agora comprar uma máquina (pensando do lado puramente amador que já não tenho ...) comprava a 1000D, sem qualquer dúvida, se o dinheiro o permitir, mas sempre pensando que tenho pelo menos de comprar mais uma lente, que é algo que muita gente não pensa quando se mete nas DSLR, e depois apanham desilusões.


Pois, este dilema surge porque me arrependi de comprar a bridge há uns anos. Chega a ser triste até porque sou o fundador de um grupo de fotografia que tem tido já alguns eventos e tem feito uns trabalhos com a *****. Só que chego sempre às cenas e peço uma máquina a alguém lol.
 
Pois, este dilema surge porque me arrependi de comprar a bridge há uns anos. Chega a ser triste até porque sou o fundador de um grupo de fotografia que tem tido já alguns eventos e tem feito uns trabalhos com a *****. Só que chego sempre às cenas e peço uma máquina a alguém lol.

Editei um pouco o post, por favor lê outra vez, sorry :x
 
n vou contribuir em nada para a discussão, mas gostava apenas que aprendessem a escrever os modelos das máquinas.
se n sabem escrevam a marca

40d é totalmente diferente de d40
 
Bem eu se tiver dinheiro vou apostar na 1000D, desde já obrigado.
E bem claro que não dependo só da opinião de fóruns mas de quem percebe é sempre uma boa opinião desde que bem fundamentada.
 
Sim, isso todos percebemos, mas convém corrigires o título porque quem olha para aquilo a primeira coisa que pensa é "que comparação sem nexo".


Foi precisamente isso que eu pensei lol. Até que li o tópico e percebi que era a Nikon D40 e não a Canon EOS 40D. Convinha mesmo corrigir o título, pra não induzir o pessoal em erro. :)
 
Criou-se a ideia que as lentes para os outros sistemas além da Canon ou Nikon são alguima espécie de raridade que está escondida algures, mas lentes existem para todos os sistemas, é só uma questão de procurar e pagar, normalmente as que existem são um pouco mais caras mas de qualidade equivalente ou superior ás existentes ao mesmo preço para Canon ou Nikon.

Bem finalmente tive uma Nikon D40 na mão e sinceramente vou para a 1000D. Achei que era um grande salto evolutivo por apenas 100 euros de diferença. Quanto à Pentax, bem eu dos poucos trabalhos que fiz em que andei a pedir slr emprestadas, acabei por perceber que o difícil de ter uma Pentax ou uma Olympus é mesmo quando se tem a chance de que alguem lhes empreste uma lente. Isso não é assim tão impossível de acontecer. Mas bem, desde já obrigado a todos os que comentaram porque apesar de tudo ainda houve coisas em que ajudaram bastante ;).
 
Olá
Eu também ando a pensar adquirir um Nikon D40 mas sinceramente ainda não li grande coisa em concreto em relacao a esta máquina, apenas frases vagas ou opinioes do tipo: Só tem 6Mp... Isto não influencia em nada a nao ser em impressoes de grandes formatos.

Por exemplo e citando um utilizador: "...Mas ... a D40 está velhinha, que ninguém se iluda, e a 1000D tem muitas coisas que permitem alargar mais os horizontes, mas nada do outro mundo"

O que tem de mais? O que possui que permite alargar os horizontes?

Eu ao comprar a D40 será para aprender fotografia e utilizar sempre em modo manual.
Neste campo, o que é que a difere por exemplo duma Canon 1000D ou até mesmo duma Nikon D80?
Cumps
 
epah isso ja foi mais k debatido....por exemplo:

6mp vs 10mp
3 AF points vs 7 AF points
no autobracketing vs autobraketing
no liveview vs liveview
no sensor cleaning vs sensor cleaning
viewfinder < viewfinder
sem auto focus em lentes antigas vs autofocus em lentes mais antigas
no mirror lockup vs mirror lockup
no DOF preview vs DOF preview
 
Última edição:
Sim mas isso não são grandes limitações acho eu (ajudem-me pois percebo pouco disto):

6mp vs 10mp: Para ampliações até A3 serve perfeitamente os 6 mps
3 AF points vs 7 AF points : OK para quem usar autofocus
no autobracketing vs autobraketing : Isto so server para quem quiser fazer fotos HDR sem tocar na máquina, mas sejamos francos, mais de 90% das fotos HDR são más / irreais
no liveview vs liveview: Isto não perxcebi. Liveview? Ou preview de profundidade de campo de visao?
no sensor cleaning vs sensor cleaning: Ok, a canon tem esta tecnologia e a Nikon não.
viewfinder < viewfinder: Não percebi. Estás a referit-te ao tamanho do viewfinder?
sem auto focus em lentes antigas vs autofocus em lentes mais antigas: OK mais uma vez para quem usar autofocus (não vai ser o meu caso.
no mirror lockup vs mirror lockup: Isto é para que? Para podermos limpar a máquina? Se sim, a D40 tem isso nas opcoes do menu.

Posso parecer chato, mas a minha ideia é que mais vale dar 299€ por esta máquina e gastar o excedente em uma outra boa lente e acessorios do que dar muito mais e acessóries e lentes ficarem para segundo plano.
Estou a pensar mal?
[]'s
 
Back
Topo