Instalação fisica Meo/Zon/Cabo/Satelite

FernandoL

Power Member
Boas, uma duvida:

Como são efectuadas as ligações entre os aparelhos, destas várias soluções?

O meu caso concreto: tenho uma casa recente com um quadro de telecomunicações (não sei o nome técnico...) e diversas tomadas pela casa (TV, rádio, rede, telefone).

Ora, numa solução tipo Zon por cabo acredito que façam a instalação atravez das tipicas tomadas para televisão que já tenho.

Agora, como funciona a Meo, por ex? Podem reaproveitar estas mesmas tomadas trocando a cabelagem? Ou usam as tomadas para telefone, tb já presentes?

É que as tomadas de TV batem certo com os sitios que vou colocar as televisão, agora se for via tomadas de telefone, implica muitos fios exteriores...

E o satélite? Como funciona?

Ainda não decidi qual o tipo de operador que vou escolher, mas este pode ser um dos factores de decisão.


Na Meo não é claro, tal como dizem nas FAQ:
"Como é feita a ligação dos equipamentos em minha casa? É necessário passar fios?
O tipo de ligação é analisado pelo nosso técnico antes de iniciar a sua instalação."
 
Boas,
Não conheço com grande detalhe as instalações ITED mas teoricamente os operadores apenas chegam ao ATI (quadro de telecomunicações) pois aí há a possibilidade de gerir todas as telecomunicações e podemos ter vários operadores no ATI ao mesmo tempo, por ex: 1 Internet+ 1 Telefone + 1 TV.
Sei também que as tomadas de telecomunicações RJ45, que no fundo são tomadas de rede (já não são as tradicionais tomadas RITA RJ11),têm dois modos de ligação diferentes e apenas um deles é compatível com o Meo.
 
Eu posso dar a minha opinião, pois já esteve técnico da Meo na casa dos meus avós. Muito simpático e prestável.

Viu onde estava a televisão e viu que não tinha nenhuma tomada de telefone lá ao lado. E explicou que o router tinha que ficar ligado à tomada de telefone e que a ligação entre o router e a meobox tinha que ser por cabo.
Da primeira meobox para a segunda podia ser wireless, plc ou coisa parecida. Mas para a primeira meobox tinha que ser por cabo. Porquê? Por causa do disco. Como se pode gravar um canal e ver outro a rede iria ter que debitar o dobro da largura de banda sem quebras, o que dificilmente iria acontecer. Ou seja, iam ter um belo cabo colado ao rodapé e às ombreiras das portas desde o hall até à salam, incluindo buracos na parede e tudo. Que alegria!

O meu avô acabou por desistir. E ele, compreensivo, entendeu. Que em cada 5 instalações havia sempre 2 ou 3 desistências precisamente por ter que levar cabos por fora das paredes.
É uma estupidez é no apoio a cliente da PT não esclarecerem isso, Poiss com este tipo de ligações, não vale a pena a chatice.
 
ha pessoas que desistem por verem um cabo á mostra, há pessoas que não têm porque o serviço nem sequer chega lá.

enfim... eu preferia ter o cabo até solto pelo corredor do que não ter o serviço!
 
quem não instala por causa de um cabo,julgo que já não tinha muita vontade de instalar o serviço. sem fios nenhuns talvez em 2020.
 
Em casas antigas, ok.

Agora para quem tem casas novas, com tomadas de tv, rede, telefone e afins. Quadro xpto de comunicações, ter que ter fios por fora não faz sentido...

E já agora, é pior para quem ainda não tem móveis para os tapar :)....
 
Eu posso dar a minha opinião, pois já esteve técnico da Meo na casa dos meus avós. Muito simpático e prestável.

Viu onde estava a televisão e viu que não tinha nenhuma tomada de telefone lá ao lado. E explicou que o router tinha que ficar ligado à tomada de telefone e que a ligação entre o router e a meobox tinha que ser por cabo.
Da primeira meobox para a segunda podia ser wireless, plc ou coisa parecida. Mas para a primeira meobox tinha que ser por cabo. Porquê? Por causa do disco. Como se pode gravar um canal e ver outro a rede iria ter que debitar o dobro da largura de banda sem quebras, o que dificilmente iria acontecer. Ou seja, iam ter um belo cabo colado ao rodapé e às ombreiras das portas desde o hall até à salam, incluindo buracos na parede e tudo. Que alegria!

O meu avô acabou por desistir. E ele, compreensivo, entendeu. Que em cada 5 instalações havia sempre 2 ou 3 desistências precisamente por ter que levar cabos por fora das paredes.
É uma estupidez é no apoio a cliente da PT não esclarecerem isso, Poiss com este tipo de ligações, não vale a pena a chatice.
Não, não é nenhuma estupidez.

Nem sempre as pessoas, quando explicam que queres o meo sabem como está estruturada a sua rede em casa e nem os técnicos podem ou sabem dizer às pessoas qual o tipo de solução a implementar sem sequer ver como está montada a infra-estrutura em casa.

Os técnicos não são adivinhos e não podem dar uma resposta sem antes verificares in-loco qual a situaçaõ e discutir com o cliente o que ele pretende.
 
Em casas antigas, ok.

Agora para quem tem casas novas, com tomadas de tv, rede, telefone e afins. Quadro xpto de comunicações, ter que ter fios por fora não faz sentido...

E já agora, é pior para quem ainda não tem móveis para os tapar :)....


Na teoria, segundo o ITED, isso é tudo limpo e lindo. Na realidade é muito cinzento...
 
Boas. Com o ITED tudo é mais facil. No exemplo dado pelo amigo Matrixx, não tem tomada de rede mas tem tomada de tv, se a instalação foi feita como deve ser, a tomada de tv tem um tubo vd25 que pode muito bem levar com mais um cabo de pares de cobre e alterar para uma tomada mista tv/tele.
O problema do ITED foi que muita gente não tirou uma formação ou se informou como deve ser e continuou a seguir o RITA, ja para não falar nos ditos instaladores electicistas/canalizadores que fazem tudo barato....
 
Da primeira meobox para a segunda podia ser wireless, plc ou coisa parecida. Mas para a primeira meobox tinha que ser por cabo. Porquê? Por causa do disco. Como se pode gravar um canal e ver outro a rede iria ter que debitar o dobro da largura de banda sem quebras, o que dificilmente iria acontecer. Ou seja, iam ter um belo cabo colado ao rodapé e às ombreiras das portas desde o hall até à salam, incluindo buracos na parede e tudo. Que alegria!

Exactamente como tenho em casa e prefiro assim do que qualquer solução manhosa com PLC's, cabo coaxial hibrido ou wireless.

Se a casa já tem tomadas de rede, se calhar não é preciso passar cabo nenhum no caso do MEO.
 
Boas,

eu estava a pensar em aderir ao MEU

mas a questão é a seguinte...

como é isso da instalação?
eu queria dos MeuBox e o Telefone
tenho duas TV's HD
como iria isso ficar?
tenho net por Router wireless que também é para a PS3...

já agora a net de 16mb da MEU é boa?tem quebras, é rapida?funciona bem com a PS3?

tenho actualmente cabovisão, vale apena trocar?
 
Boas,

eu estava a pensar em aderir ao MEU

mas a questão é a seguinte...

como é isso da instalação?
eu queria dos MeuBox e o Telefone
tenho duas TV's HD
como iria isso ficar?
tenho net por Router wireless que também é para a PS3...

já agora a net de 16mb da MEU é boa?tem quebras, é rapida?funciona bem com a PS3?

tenho actualmente cabovisão, vale apena trocar?
Vale sempre a pena mudar para o meo.
 
basicamente terias de pagar duas boxs.
é so veres quanto te custa a cabovisao e quanto ficaria o meo.
eu não trocava tv por cabo, por ip tv, mas são opiniões.
 
Depende da Plataforma, se fosse por fibra, eu já considerava, xDD...

Cumps

tem mais a ver com a minha visão do que é ter tv por cabo.
para mim não tem lógica eu não bastar ligar um cabo e ter tudo o que pago, compreendo que neste momento por razões técnicas tenhamos de ter boxs, mas se assim for não vou andar a pagar boxs para todas as tv que tenho em casa, se fossem grátis as box extras tudo bem.
 
Boas,

eu estava a pensar em aderir ao MEU

mas a questão é a seguinte...

como é isso da instalação?
eu queria dos MeuBox e o Telefone
tenho duas TV's HD
como iria isso ficar?
tenho net por Router wireless que também é para a PS3...

já agora a net de 16mb da MEU é boa?tem quebras, é rapida?funciona bem com a PS3?

tenho actualmente cabovisão, vale apena trocar?
Se não passares grande cartão á qualidade de imagem, que o mar não seja tão azul no travel, que a erva não seja distorcida e uma mancha verde a arrastar-se num jogo de futebol, se a net for supostamente de 8 megas, mas nem aos 3 chegar, é pah, escolher a Meo.

Se até tens um lcd em condições e até gostas de net rapidita - opta por um sistema por cabo escolhe a ZOn BOX. Mesmo a gente da PT diz que a zonbox é superior á meobox.

Ps: já tive a MEO e voltei a ZON
 
tem mais a ver com a minha visão do que é ter tv por cabo.
para mim não tem lógica eu não bastar ligar um cabo e ter tudo o que pago, compreendo que neste momento por razões técnicas tenhamos de ter boxs, mas se assim for não vou andar a pagar boxs para todas as tv que tenho em casa, se fossem grátis as box extras tudo bem.

Vai-te habituando a pagar por essas caixinhas. No futuro vais ter muitas...

... a não ser que não gostes de ver TV.

Se não passares grande cartão á qualidade de imagem, que o mar não seja tão azul no travel, que a erva não seja distorcida e uma mancha verde a arrastar-se num jogo de futebol,


Epá aqui discordo totalmente.
Posso aceitar que a imagem do Meo IPTV não é brilhante, mas quando comparado com a ZON Digital, é bastante melhor. É vergonhosa a quantidade de pixelização que a ZON permite que seja visível nos canais nacionais.
 
Vai-te habituando a pagar por essas caixinhas. No futuro vais ter muitas...
... a não ser que não gostes de ver TV.

não creio, basta as tv's terem leitor de cartão e o hardware necessário, e a médio prazo penso que é o que vai acontecer.
espero não estar a mentir e vale o que vale pois não tenho a fonte, mas nos eua já se passa isso.
 
Back
Topo