Review LG P310-S.CP20P

aesgan

Power Member
Antes de mais nada, eu nunca fiz review nenhum a coisa nenhuma, por isso se quiserem me perguntar alguma coisa, tentarei responder.

Introdução
Comprei no passado dia 26 de Novembro um Notebook LG P310-S.CP20P, por encomenda, na loja eXnet (Lisboa) por 1350€. O portatil ja tinha chegado na terça mas só pude levantá-lo na quarta xD.
Eu queria um portatil pequeno, leve, com boa autonomia, com gráfica dedicada e um preço baixo.

Caracteristicas

Processador: Intel Core 2 Duo T9400 2.53GHz, 1066MHz FSB, 6MB Cache, TDP 35W
Chipset: Intel PM45
Ram: 4 GB DDR3-1066MHz
Disco: 320 GB SATA 5400rpm
Gráfica: Geforce 9600GT 512MB GDDR3
Monitor: 13.3" WXGA 1280x800 Fine Bright LED
Bateria: 6 celulas
Peso: 1.3-1.6KG
Drive Externa de DVDs

3x USB 2.0
1x RJ45 (LAN)
1x VGA
1x HDMI
1x Headphones
1x Microphone
1x 5-in-1 reader
1x SmartLink
1x ExpressCard/34

Bluetooth
Wifi AGN
24bit HD Audio, SRS WOW HD, SRS TruSurround XT

Fotos do bixo:
010vt3.jpg

Comparação com tamanho de uma NDS Lite (notar que ainda tem o plastico protector)
011hy4.jpg

Nova comparação mas aberto
014gn2.jpg

Detalhe do keyboard
015gd0.jpg

Detalhe da espessura do ecran (aprox 6mm)
016lh2.jpg

Detalhe da dobradiça do monitor, P310, ainda tem o plastico protector.
017uw0.jpg

Carregador, PC e Drive Externa de DVDs (dimensoes: 18x14,5x1,5cm) que tambem tem o plastico
018ch6.jpg

Lateral direita com: Controlo de volume, mic, headphones, s-link, USB, HDMI, VGA, LAN, Power
019fz9.jpg

Frontal com leitor de cartoes 5-in-1
020ob6.jpg

LEDs indicadoras de: On/off, Bateria, Disco, NumLock, Capslock, Wifi
021sd3.jpg

Lateral esquerda com: Kensington lock, Fan, 2x USB, Expresscard

Atras ele nao tem conector nenhum.

Minha opinião:
1. Design e ergonomia

A primeira coisa que vemos é que este portatil apesar de pequeno apresenta linhas e cores sobrias que nao chamam demasiado à atenção com logotipos gigantescos estampados na parte de fora.
O ecran é muito fino, o teclado é confortavel, prateado com letras a preto, o que facilita bastante.
O touchpad parece aluminio e nao apresenta atrito praticamente nenhum. Existe apenas um botao de rato que pode ser premido de cada lado consoante o click de rato desejado.
A posição das mãos a escrever é confortavel tambem e o portatil não aquece demasiado, logo nao sobreaquece as maos e os pulsos.
O ecran é glossy logo em ambientes com muita luz é bastante espalhado, assim como a propria tampa que é preta atrai bastante facilmente dedadas.
O pormenor de terem tirado a drive de CDs pra mim é espetacular. Hoje em dia raramente é preciso usar CDs e DVDs logo é mais uma coisa que so ca estava a ocupar espaço. Alem de que a drive é bastante leve, pequena e bonita, funciona perfeitamente em boot cds e pra instalar jogos e aplicações quando necessario (e obviamente ver dvds)
O portatil tem 1.3kg sozinho, prai 1.6kg com bateria.

2. Performance, aquecimento e autonomia
Estou actualmente a mais de 2 horas ligado com o portatil a "navegar" e a fan é praticamente inaudivel e o calor que deita tambem é praticamente nulo, de vez em quando ele acelera um pouco a fan mas nada de especial. Há tambem um botao pra reduzir a velocidade da ventoinha.
Tou ligado a corrente, logo automaticamente o PC muda para o maximo de brightness (nao sei se aumenta performance ou nao).
O VISTA é bastante rapido e responsivo, apesar de eu continuar a preferir o XP e me estar a habituar ao vista...
O som é obviamente pior que se estivesse ligado a colunas normais mas tem 3 modos de funcionamento (controlado por uma function key) SRS TruSurround XT, SRS WOW HD, SRS Off, sendo o meu preferido o TruSurround.

Corri o 3dMark06 e obtive um score de 5757 (nao tirei print)

O Vista Experience da-me isto:
vistaexprc5.jpg


E o welcome screen da-me isto:
vistawelcomejx8.jpg


Em termos de jogos não sei bem o que posso testar mas posso dizer que Warcraft 3 TFT funciona perfeitamente e que o Team Fortress 2 (source engine) tambem é fluido com tudo em HIGH. É tambem importante salientar que no TF2 a ventoinha começou a funcionar a full speed! Fazia um pouco mais barulho e lançava ca pra fora bastante mais calor (nada de anormal). No WC3 nao se nota diferença.

Quanto a autonomia, em POUPANÇA DE ENERGIA, posso-vos dizer que tenho uma bateria que dura prai 3:00-3:30 com wifi ligado, a navegar na net com brightness baixa. Se eu ligar o modo desempenho obviamente que isto baixa, vai pras 2h e qualquer coisa, mas tambem eu pergunto-vos, quantas vezes vao tar a jogar FPS's no vosso colo?

IMPORTANTE:
Quando iniciei o PC pela primeira vez tive problemas a ligar o wireless e lan, fiz um fresh install a partir do cd da LG Smart Recovery. Instalei tambem os drivers a partir do CD da LG Smart Update e ficou tudo a funcionar bem.


Conclusão

+ Pros
+ Pequeno, leve, potente
+ A melhor grafica possivel de meter neste tamanho
+ Processador e ram de ultima geração (montevina)
+ Touchpad e teclado confortavel
+ Autonomia mediana, devido ao desempenho que tem
+ Ultra leve, apenas comparavel ao Macbook Air e Vaio Serie Z (13.3")
+ Saida HDMI
+ Preço mediano
+ Webcam 2 mega pixel
+ Boa qualidade de construção (parece aluminio)
- Cons
- Problemas a configurar o vista com a instalação de fabrica (tive de formatar e reinstalar tudo)
- Ecran glossy e tampa com dedadas faceis
- Dobradiças do monitor são em plastico preto (bem podiam ser em aluminio..)
- Não está disponivel em muitos sitios (é novissimo)
- Não tem Hybrid GPU (capacidade pra mudar pra grafica integrada) porque usa o chipset Intel PM45, que nao tem uma grafica integrada.​

Espero que tenham gostado e que tenha respondido a maioria das questoes!! Se quiserem saber mais digam :)

Cumps
 
Última edição:
O teclado é retroiluminado? É possivel colocar uma bateria de maior capacidade? Para ja é isto xD

Não é retroiluminado não.

Quanto a bateria, nao te sei dizer porque o pc é tao recente que nem sequer na pagina da LG ta! LOL Vou pesquisar e depois digo-te se descobrir alguma coisa :)
 
Adorei o portatil pelo peso/specs. Uma coisa que nao gosto é o carregador, quando olho para o meu do meu macbook e para um desses fico triste :( A bateria 3h considero pouco(oriento-me sempre pelos valores mais baixos xD. Estou em duvida entre 2, largar ou nao largar o OS X :D
 
lool pois eu tb pensei comprar o macbook aluminio mas como tudo o que uso é de WINDOWS achei parvo tar a comprar o mac..

Alem disso a grafica deste é MT melhor que a do macbook! A do macbook 13.3" é uma 9400 integrada... Pra jogos notas uma diferença enorme! Na minha opiniao, se nao quiseres jogar.... compra o mac
 
1800€, blhe :o

O macbook pro custa 500€ mais que este LG.... são 100 contos! :| eu acho que 1800€ por um portatil é MUITA FRUTA lol

Com os 500€ compras um itouch :P (ou 2)
 
Olha o irmao mais novo do S510 hehe... Gostei da review! parabens pela compra, excelente portatil.

Tanto falas do portatil... isso nao é nada! o meu ja tem 2 meses na minha mao e ainda anda com ele e andará ate comecar a sair e incomodar! :P

Na FEUP toda a gente me goza que ando com os plasticos todos e o portatil todo protegido, mas é o meu menino :D...
 
Sim eu vou continuar com os plasticos ate se estragarem lool!

Bem tive a jogar team fortress 2 e a temperatura da grafica subiu aos 55ºC (em idle anda nos 45ºC). Não subiu mais que isto mesmo tando a jogar num servidor com 32 pessoas e mta acção :).

Resumindo, tou muito satisfeito com o meu menino xD, agora tenho de comprar 1 bolsinha pra não se estragar ihihi
 
ontem tive no colombo, peguei no p300, e muito leve, mas o gajo tava a a ferver..

tava mesmo muito quente comparado com os outros... que la tavam... covnem ter em conta esse pormenor....
 
sim mas este é o P310, um upgrade massivo em relação ao P300 :)

Pela minha experiencia tb vi uns Lg's de 12" a ferver e tava de pe atras, arrisquei. Até agora não tenho razao de queixa, mesmo a jogar continua bem fresco (sobe 5-10º em jogos com altos graficos) e silencioso.
 
icepik, não sei até que ponto isso pode ser influente.
Não estou a por em causa o teu julgamento, e quanto a isto de sobreaquecimentos e portáteis percebo pouco mas eu também estive lá e tive com todos os portáteis 13 na mão a sentir tudo por baixo.

O lg p300 estava muito quente, mas por exemplo, creio que era o sony vaio sr19vn, o antigo, estava a ferver também, o que é bastante estranho tendo em conta que o sr29vn estava apenas morno. o hp estava excelente, quase não sentia o calor, mas também tava naquela posição de destaque em cima de um suporte.

Não sei se é de estarem ligados à muito, ou da posição... enfim, não sei se é para confiar muito.
Mas tens razão, o p300 estava consideravelmente quente, quaisquer que sejam as circunstâncias.

Não significa, no entanto, que o p310 seja pior...
 
Boas Lerros, que eu veja não. Não existe nenhuma saida de audio digital como fibra optica ou cabo coaxial. Apenas tem os jacks normais de headphones e micro.

cumps
 
Back
Topo