Redimensionar C: no Vista...

fataemorganae

Power Member
Caríssimos...
Tenho um pc com o Vista Ultimate instalado.
Inicialmente fiz 3 partições...

1 (C:) com 50Gb (Vista Ultimate)
2 (D:) com 50Gb (XP)
3 (E:) com ~400GB (para a tralha toda )

Agora... o problema...
Quero eliminar a 2ª partição pois já não necessito do XP, mas queria que a partição C ficasse com os 100GB visto que já só tem 8Gb livres.

Existe forma de o fazer sem ter que formatar o C e ter que reinstalar tudo de novo???

Obrigado e até já...
 
Boas. Sim, é possível. Vai ao menu Iniciar, carrega com o botão direito em cima de "Computador" e selecciona "Gerir". Depois carrega em "Gestão de Discos (local)", carrega com o botão direito em cima da partição D:, e selecciona "Eliminar partição". Isto depois de teres a certeza que já podes eliminar, não vás perder ficheiros importantes.

Depois carrega com o botão direito em cima da partição C:, e selecciona "Expandir". E pronto, é só seguir os passos.

Cumps
 
Já tentei... Mas no C: não aparece a opção expandir ... Esse foi o 1º passo que fiz pois já tinha usado isso para expandir partições no pc do bules...
 
usa o gparted..
dps arranca com o CD do Vista, nas opções de reparar vai a linha de comandos e faz um chkdsk /f.

caso contrário ele nunca mais te arranca ;)
 
usa o gparted..
dps arranca com o CD do Vista, nas opções de reparar vai a linha de comandos e faz um chkdsk /f.

caso contrário ele nunca mais te arranca ;)

hmm... com o gparted nao consegui... fiz com o Partition Manager mas depois de 2h e tal a fazer a dita operação, reiniciou... Agora não arranca nem à lei da bala... :(
No vista a opção da linha de comandos aparece onde? Ando às voltas com ele desde ontem...
 
linha de comandos

Ok. Para ires para a linha de comandos, visto que não consegues arrancar normalmente, vais ter de fazer boot através do dvd do vista.

Agora... metes o dvd... e quando aparecer o seguinte "menu", carregas em "R" (Repair).
setup-option.jpg

Vais ter um menu seguinte com uma série de opções.
Image17.gif


Antes de ires à linha de comandos, tenta o primeiro... "startup repair" . Em principio deverá, espero, resolver-te o problema.

Já agora... qual foi o problema que tiveste com o gparted? Eu com o partition manager por outro lado não consegui fazer nada às partições - só consegui com o gparted.
 
Última edição:
Aproveito o post. Eu tou a fazer algo semelhante. Tinha o meu C: com 500GB e tou a diminui-lo para 150GB para ter 350GB pra dados.
Tentei este processo através do vista, e so consegui-a reduzir uns 70GB, não me adiantava nada.
Entao pus o CD live Ubuntu e tou a usar o Gparted.

Já estou há 1 hora e não sei mais quanto tempo demora nem em que percentagem vai, isto não acusa.
Alguem sabe mais ou menos quanto tempo demora?
 
Isso demora tempo... é deixar o pc a fazer isso e ir fazer qualquer outra coisa (é o que faço, pelo que não posso precisar o tempo). Aproveitas... e vais ver o programa da Júlia Pinheiro =)
 
Já tá! Mal acabei de escrever aqui o ultimo post, passado uns 5 minutos já acabou. Ehehe. Vamos a ver se não perdi dados, porque ja tinha o vista la instalado e nunca tinha feito isto.
 
Back
Topo