Apple aconselha o uso de Antivirus no Mac

O que acham do uso de antivirus no Mac?


  • Total voters
    143

Paradox000

Power Member
Apple aconselha uso de antivírus nos Mac

O mito de que a plataforma Mac é imune a vírus está a ser derrubado pela própria Apple. A empresa recomendou no site oficial que os utilizadores devem instalar um programa antivírus nas suas máquinas
vazio.gif
Discretamente, um tópico sobre o uso de antivírus foi inserido no site de suporte ao Mac OS a 21 de Novembro. “A Apple encoraja o uso abrangente de múltiplos antivírus”, diz um trecho do texto. Como sugestões, a empresa refere o VirusBarrier X5, o Norton Anti-Virus 11 para Macintosh e o McAfee VirusScan para Mac. Durante muito tempo, os produtos da Apple foram considerados blindados contra crackers, já que a plataforma Windows - muito mais disseminada - era o alvo principal dos ataques.
Porém, com a crescente adopção da plataforma Mac, a própria empresa reconhece a necessidade de que os utilizadores se protejam das ameaças encontradas online Uma das explicações possíveis é que os perigos estão cada vez menos focadas em falhas no sistema operativo e mais em falhas em aplicações e browsers – que são independentes da plataforma.

Fonte: Exame Informatica
 
Última edição:
Aqui há uns tempos atrás quando procurei informações sobre isso reparei que o Norton para Mac detectava os vírus do Windows por forma a evitar a propagação dos mesmos (via email por exemplo) em ambientes onde Mac e Windows coexistiam (tipo um utilizador Mac receber e fazer forward de um email infectado para um utilizador Windows).
Se calhar parte da preocupação da instalação de um antivirus no Mac é precisamente esse ponto, evitar a propagação dos virus...

Cumps.
 
Não deixa de ser curioso que foi um Windows User a manifestar essa preocupação, mas lá está, é o meu mau feitio a vir ao de cima.

Já tinha lido a noticia esta manhã (via MacMagazine), mas não me consegui estragar o dia.

Hasta!
 
Se algum dia for preciso realmente instalar anti virus no meu Mac, não tenho qualquer problema em fazê-lo, mas se nem em windows preciso de anti virus ... É tudo uma questão de saber o que se anda a fazer, suponho.
 
É como foi discutido, mais que não seja para evitar a propagação de vírus através de outros SOs, é sempre recomendável.. Eu tenho, porque em casa os meus outros computadores (nas várias redes que utilizo) são Windows, ora como não me apetece andar a levar vírus para casa, mesmo que não me afecte, também não me apetece ter o resto do pessoal a chatear o "Informático" para limpar o PC porque tá cheio de vírus..

Acho que é um bom passo da Apple a recomendação de um AV em vez de criar "mitos"
 
LOL noticias dessas vindo da exame informática é para esquecer. Não sei o que a Exame Informática tem contra a Apple.

Ja com as historia dos toutchpads foi o que foi onde diziam que os novos portáteis tinham muitos problemas no novo multitoutch. So porque um portatil teve problemas é logo a desancar na Apple. "Quem não tem nada para fazer abre o cu e apanha moscas".

Quando eu vir que o meu mac tem virus assim sim podem dizer isso.

O que a Exame Informatica não fala é de BSOD e falhas de sistema aos tranbulhões e sistemas operativos a comerem requesitos que é uma coisa estupida.

BAHHH
 
Acho que o problema não é afectar o nosso SO mas sim o windows...
O objectivo é eliminar os virus que andam por aí, e se tiveres um Anti-Virus instalado, evita que ao passares uma pen pra um pc com windows, esse fique infectado, embora não afecte o OSX. A meu ver é esse o objectivo...
 
LOL noticias dessas vindo da exame informática é para esquecer. Não sei o que a Exame Informática tem contra a Apple.

Ja com as historia dos toutchpads foi o que foi onde diziam que os novos portáteis tinham muitos problemas no novo multitoutch. So porque um portatil teve problemas é logo a desancar na Apple. "Quem não tem nada para fazer abre o cu e apanha moscas".

Quando eu vir que o meu mac tem virus assim sim podem dizer isso.

O que a Exame Informatica não fala é de BSOD e falhas de sistema aos tranbulhões e sistemas operativos a comerem requesitos que é uma coisa estupida.

BAHHH

Pois é, eu usei Windows Vista durante 1 ano e tal e não vi um único BSOD, e as falhas de sistema estão em todos os SO's :o

Em relação à noticia, não uso em Windows quanto mais em Mac OS, lol. O melhor anti-virus está entre a cadeira e o teclado.
 
Eu acho que é uma atitude mais sensata do que simplesmente continuar a dizer que não há virus e malware para o OS X...


Embora isso possa ser verdade, na pratica, esse tipo de publicidade pode levar a uma atitude de relaxamento quanto à segurança que teria consequências graves.. E segundo noticias recentes pela primeira vez desde 1995 o Windows baixou dos 90% de cota de mercado "online", muito graças à subida exponencial de popularidade dos MacIntel.. Pelo que o OS X poderá começar a tornar-se num serio alvo para as organizações que se dedicam a desenvolver malware..


Mas a verdade é que ainda me lembro de em 2006 aparecer uma noticia em quase todos os sites de tecnologia em que anunciavam a descoberta do 1º virus para OS X, depois de bem expremido veio a revelar-se mais uma curiosidade por ser o 1º virus do que verdadeiramente uma ameaça real.. Eentretanto que me lembre não voltei a ouvir falar do assunto.. Ouve-se falar de alguns virus que não são mais do que "proof of concept" desenvolvidos em laboratorio, que pretendem demonstrar como é possivel infectar os MAC's.. Ou uma onda de noticias que houve em tempos sobre rootkits que supostamente estavam a afectar o OS X, mas que a maioria dos sites se esqueceu de referir que esses rootkits requerem acesso fisico ao computador a alguém com acesso à password de root para serem instalados.. Mas verdadeiros virus à solta na net não tenho ouvido falar de nada desde essa noticia em 2006...
 
Última edição:
Olá!

Entretanto (via MacMagazine novamente), mais alguma luz sobre o assunto.

Espero agora que as fontes (como a "querida" Exame Informática, por exemplo) tão eficientes na divulgação de eventuais problemas com o Mac OS X, continuem a manter o povo informado.
A ver vamos.
 
Nenhum sistema operativo é imune a ataques embora o MacOS e o Linux sejam bem mais resistentes.
O conselho de usar um antivirus já foi aqui explicado e pode não se prender propriamente com o risco para o SO em questão mas mais para termos cuidado com os outros que usam o Windows e que não são tão cuidados nos aspectos de segurança como muitos de nós.

Usar o Windows sem antivirus é um suicídio,,, mas isso sou eu a falar ! Mas afinal só sou um tipo que anda a limpar a viroses e as trojans dos discos dos meus clientes ... depois é só vê-los muito espantados dizendo que o SO nunca lhes tinha dado problemas ....
 
Não deixa de ser curioso que foi um Windows User a manifestar essa preocupação, mas lá está, é o meu mau feitio a vir ao de cima.

Já tinha lido a noticia esta manhã (via MacMagazine), mas não me consegui estragar o dia.

Hasta!

wall4ace, não é mau feitío, acredita!

É óbvio que também não é preocupação, é mais um "in your face" contra todas aquelas vezes em que o argumento "ah mas o Mac não apanha vírus" foi usado nas guerras mesquinhas de Windows vs Mac.

Está à Vista (pun intended) de toda a gente: os Macs começam a ganhar uma quota de mercado significativa e começam estes também a ser alvo dos hackers, crackers, whatever. E se ainda existir alguma dúvida de que o mesmo se vai passar se e quando o Linux também ganhar mais quota de mercado (que eu acredito que vá ganhar, nem que seja a longo prazo), desenganem-se.

A coisa que as pessoas normalmente têm problemas em compreender é que a quantidade de vírus para as diferentes plataformas, não é obrigatoriamente um indicador de uma maior segurança da plataforma. Na grande maioria dos casos tem simplesmente a ver com a taxa de penetração dos vírus. Se eu quero espalhar um vírus com um objectivo específico (seja criar botnets, roubar cartões de crédito, etc) em vez de ser com o simples objectivo de destruir, então que sistema operativo acham que vou sequer tentar atacar? Aquele que existe em 90% dos computadores de todo o mundo, ou o que existe na restante magra fatia?

Se eu neste momento chegar ao messenger e mandar o meu vírus para a minha lista de contactos. Qual seria a probabilidade de um deles ser um Mac? Estamos a falar de menos de 10 em 100 computadores, ou seja, se eu tiver 200 contactos existe a possibilidade de ter 20 pessoas na lista com Mac, numa estimativa muito lisonjeadora.

Porquê fazer um vírus que vai funcionar em 20 computadores, quando posso fazer um que vai funcionar em 180? :)

Mas é a tal coisa.. cada vez existem mais Macs, e cada vez mais se estão a tornar num alvo apetitoso para vírus. E sabem o que penso? Penso que com a altivez que afecta tantos e tantos utilizadores de Mac, os vírus afectarão ainda mais os Macs do que os computadores Windows-based. Porquê?

É simples. O típico utilizador de Windows já sabe que é aconselhável ter um antivírus. O típico utilizador de Mac pensa "não existem vírus para Mac". ;)

É claro que utilizadores com experiência, tal como não precisam de antivírus no Windows, também não precisam no Mac OS, mas esses utilizadores somos nós aqui no fórum. Nós representamos a minoria :)
 
Back
Topo