PC arranca - PC não arranca - HELP / Ajuda

pedroserrot

Power Member
Boas malta!!!
Já algum tempo que sou leitor do vosso magnifico fórum, mas só agora preciso da vossa ajuda pelo que estou aqui á procura dela!!! :)

O meu problema é o seguinte, o meu PC por vezes não arranca. Sei que esta informação é muito vaga, por isso mesmo passo a explicar.

Quando ligo o PC por vezes o dito cujo, parece que não acede ao Disco Duro. Dá sinal de LIGAR, mas nem sequer acede ao DISCO_DURO......parece que encrava antes mesmo de aceder aos componentes e fazer aquele CHECKUP inicial, onde nos mostra o carregamento dos discos e assim!......Nada.....não dá nenhum sinal, nem o Monitor arranca do STANDBY....

....mas sei que a energia eléctrica passa por ele, pois para sair deste estado preciso de carregar no Botão uns segundos para ele desligar!!! Parece que algo está em CURTO!!!:(...Até placa de video (XFX GEFORCE 8800 GTS "alpha dog edition") liga e a sua potente ventoínha não desliga passados uns segundos como acontece quando o PC arranca normalmente!!!

Já comprei um Disco-Duro NOVO (a pensar que seria do Disco), formatei o PC e a coisa mantém-se igual!!! Agora tenho um disco SATA.....antes era um IDE (mantenho-o no PC, como disco secundário)

Quando tenho de desligar o PC carregando no Botão......tem aparecido a seguinte MENSAGEM no monitor:

Overclocking failed or Overvoltage failed!
Please enter Setup to re-configure your system.
Press F1 to run SETUP
Press F2 to load defaullt values and continue


NOTA: Nunca em caso algum tentei ou executei alguma operação de overclocking em PC's meus, pelo que não entendo minimamente a Mensagem.......mas carregando no F2 o PC arranca normalmente........:rolleyes:.....ou até carregando no F1 (vou á BIOS) e sem fazer nenhuma alteração, apenas saindo, o PC arranca bem.......ou pelo menos tem arrancado!!!


Peço ajuda a todos os que me possam ajudar, dado que o PC tem apenas 2anos e não quero nem posso investir para já numa máquina nova!!! Tenho medo.....muito medo de alguma coisa estar mal e avariar o PC!!!

Abraço e antecipadamente grato pela ajuda que me possam dar,
João Pedro Torres

NOTA: Para os componentes que tenho instalado no meu PC, podem ver as características, aqui no meu PROFILE [my system] (tive o cuidado de preencher o melhor que sei e posso)
 
Pode ser também da board, mas é estranho visto a board ter só 2 anos. Eu já tive um problema semelhante numa board Soltek, e ás vezes o pc ligava outras não. O meu problema era a board que tinha alguns capacitadores rebentados (tb a board já tinha 4 anos e era de fraca qualidade).
 
boas

Nao vou dizer com 100% de certeza, porque cada caso é um caso, mas tive um problema na empresa com um pc que fazia exactamente o mesmo. Os sintomas eram muito, muito semelhantes.

Mudei a board e ficou a funcionar bem.

Penso que a solução para o teu problema passa mesmo por substituir essa board.

Cumps
 
Pois é....cheira-me mesmo que vou ter de investir numa BOARD nova......xiça!!!:(:005:

Atendendo que acabei de comprar um Disco Novo e Monitor Novo, por favor.....alguém ajuda-me a escolher uma BOARD Nova???

Vejam as características do meu PC (my system) e digam-me/aconselhem-me na nova compra, aproveitando SEMPRE o restante material que já tenho.

NOTA: Gosto muito de material ASUS (estou a começar a deixar de gostar....dasssssss.......2 anos é muito pouco tempo e por poucos dias lá se foi a garantia) mas aconselhem-me vocês que percebem mais do que eu certamente, falando sempre em EUROS claro :D:D:D:D:D
 
Eu gosto muito do material Asus e nunca Tive problemas. O melhor será antes de comprares uma board nova, testares uma fonte de um colega teu por exemplo. Já agora que marca é a tua fonte de alimentação e qual a sua potencia em Watts.
 
Eu gosto muito do material Asus e nunca Tive problemas. O melhor será antes de comprares uma board nova, testares uma fonte de um colega teu por exemplo. Já agora que marca é a tua fonte de alimentação e qual a sua potencia em Watts.

A potencia da minha FONTE é 320 watts..........é fraquinha não é???

Ainda pra mais tenho dois SLOTS na minha BOARD que ao instalar alguma placa neles (tipo uma firewire que tenho aqui ou uma placa TV) o Windows não as detecta.....será tb problema da fonte ou será da board mesmo???
 
A potencia da minha FONTE é 320 watts..........é fraquinha não é???

Ainda pra mais tenho dois SLOTS na minha BOARD que ao instalar alguma placa neles (tipo uma firewire que tenho aqui ou uma placa TV) o Windows não as detecta.....será tb problema da fonte ou será da board mesmo???
320 wat?? a 8800 GTS arranca? oh homem, muda-me essa fonte antes que estragues alguma coisa.

cumps.
 
Tudo aponta para a fonte. Para não teres problemas concentra-te numa de pelo menos 500 wats silenciosa. Há bastantes opções muito boas no mercado.

E já que estás a fazer a manutenção do PC aproveita e verifica a temperatura do processador que idealmente deverá estar entre os 20 e 30 graus. Se estiver na ordem dos 40 graus. deverás substituir a massa térmica entre processador e cooler.
Vês na BIOS no opção (que muda de motherboard para motherboard) Hardware Monitor. Também há programas que vêm com a motherboard que fazem esta monitorização.
O PC tem 2 anos e as massas térmicas que vêm com os processadores tipo fita cola secam muito e por vezes geram má refrigeração. Tal também dá reinícios / encerramentos espontâneos do PC para impedir o "fritar" do processador.

É só uma possível 3ª causa do problema.
Nem sempre os problemas têm uma única causa o que por vezes complica.
Boa sorte.
 
no caso dele não me parece ser da massa térmica (mas nunca é demais mudar a massa térmica principalmente como tu disseste se ainda for a de origem tipo fita) porque o PC dele ás vezes não liga logo no inicio. Mas realmente 320w de fonte parece-me pouco, ainda para mais tens uma placa de som sem onboard (ou seja mais consumo de Watts) e então se for uma fonte de marca branca, nem se fala.
 
Última edição:
Já agora e como até é mais simples troca a ou as memórias no caso de teres dois pentes,é bem capaz de ser isso se dizes que o monitor nem sai do stand-by.
 
com uma fonte dessas estavas á espera de milagres????

lool
99% de certeza q é da fonte,se tiveres um amigo ou alguem q te empreste uma exprimenta mas mesmo q nao seja desde ja te aconselho a comprares uma pois essa fonte com essa grafica mais cedo ou mais tarde vais ter problemas.
se nao tens muita massa tens esta fonte q é 5 estrelas Lc-Power 600W 6600 V2.2 120mm q em algumas lojas compras por 39,50€.

chega e sobra,se nao for isso tenta as memorias e so em ultimo caso passas á board.
 
Back
Topo