Review Toshiba A200-2B7 E-Escolas

Luis Madeira

Power Member
Review do portátil e-escola (Optimus) Toshiba A200 2B7



Este portátil é algo estranho. Está na linha entre o portátil e um desktop. Está na linha entre ser um portátil profissional ou um portátil para jogos. Apesar desta estranha mistura, é um portátil bastante robusto e equilibrado. Não faz nada de forma espectacular, mas faz de tudo um pouco.

Aparência
O Toshiba Satellite A200 2B7 tem um design algo pobre. Tem um aspecto de empresa, com a parte a cinzento a rodear o teclado preto, sendo esta uma zona onde não se notam “dedadas”. No entanto, fechado o portátil fica com outro aspecto, aparenta ser mais moderno, com uma cor azul que torna o portátil bastante bonito (quando fechado). Mas este factor não trás só coisas boas. Se por dentro o portátil aparenta ser imune às dedadas, por fora não se pode dizer o mesmo, pois facilmente se juntam grandes conjuntos de dedadas na tampa.



O chassi aparenta ser bastante resistente. Não dá ar de ser feito com material de 2ª categoria. Apesar de aparentemente toda a superfície ser feita de plástico, o chassi aparenta ser insensível a forças que se possam aplicar. É um portátil bastante robusto.
O formato exterior tem também alguns pontos de notar. Um deles é a parte frontal ter uma ligeira inclinação, dando desta forma um apoio aos pulsos quando escrevemos e às palmas da mão quando usamos o touchpad.
O monitor está ligado através de uma dobradiça central (semelhante aos Macbook’s). Devido a este mecanismo de abertura, a parte traseira fica impedida de ter qualquer tipo de portas de ligação.
A nível de interface, o portátil vem munido com o essencial (4x USB, VGA e Rede). Uma “oferta” é a porta Firewire e a saída s-video
O portátil é bastante robusto, com um monitor de 15,4”. Aparente ser mais pesado do que realmente é. Este “menino” pesa 2,7Kg.



Á frente temos botão on/off do Wireless, leitor de cartões SD, Saída de Áudio e Entrada para Micro, tem também botão em forma de roda para controlar o Som.
Podemos também encontrar 5 indicações luminosas (corrente, on/off, bateria, disco e leitor de cartões.



Lado esquerdo com entrada VGA, saida S-Video, Saída de Rede RJ45, 2xUSB, Firewire e Express Card



Do lado direito temos 2xUSB, drive DVD, entrada de corrente, e cadeado Kensington. Ranhura RJ11 do Modem está tapada visto este modelo não ter modem.



Parte traseira sem qualquer porta de ligação. Vê-se bem a dobradiça do monitor)

A nível do teclado, posso dizer que como as teclas-F estão afastadas das teclas numéricas, o teclado aparenta ser espaçoso e com uma estrutura de boa qualidade. A aparência das teclas não engana. Têm um toque preciso e certo.
No geral é bastante fácil escrever neste portátil. A nível de ruído, fazem algum ruído mas é algo que não é irritante. De referir que a tecla “espaço” é um pouco mais pequena que o normal, mas nada de significante.
Acerca do touchpad, este é também bastante simples de usar. Os dois botões são grandes e espaçosos, não estando marcados de alguma forma.



Monitor
O A200 vem com um monitor de 15,4”com 1280x800 pixéis WXGA, que é bastante usual nos dias de hoje. Tem uma superfície reflectora (Toshiba TrueBrite). O brilho também não é muito elevado. Dentro de casa dá a ideia de ser o ideal, contudo na rua será complicado, pois se a incidência da luz não for o ideal reflecte em demasia. Tem uma taxa de contraste máximo de 747:1.
Horizontalmente e verticalmente os ângulos de visão são os ideias.

Temperatura
Esta foi uma agradável surpresa, tive o portátil ligado toda tarde com a bateria e ligado à corrente e as temperaturas mantiveram-se bastante baixas.
Encontrei na internet este esquema com as temperaturas.



Som
O Som é sem dúvida acima da média. É bastante bom, e consegue atingir uma potência bastante considerável. Tem Dolby Sound Room e saída HD710p.



Ruído
A ventoinha está sempre a trabalhar. Mesmo em modo idle. Contudo é um som que apesar de se ouvir não é incomodativo. É algo que passa despercebido ao mínimo de ruído na sala. Ao ler um DVD é que faz algum ruído assim como uma pequena vibração no portátil.


Bateria
Sem Wi-Fi ligado e com modo idle ligado, com brilho no mínimo e a fazer esta review a bateria passou as 2h30m.



Software
Para além do Windows Vista Home Edition, trás também o Microsoft Office 2007 Standart Edition, o Norton Internet Security (3 meses) e Panda Antivirus. Para além de uma data de programas da Toshiba. Entre eles trás software próprio para dispositivos Infra-vermelhos e Bluetooth que sejam adquiridos separadamente.
Ora bem a nível de cd’s traz apenas o cd de recuperação da Toshiba com o Windows, que instala os programas todos e drivers à excepção do Office. O Office trás os ficheiros de instalação na 2ª partição do disco. Contudo não sei como arranjar a Chave para posterior instalação.

Um parte – Fiz download do face recognition program da Toshiba. E funcionou.
Através da webcam consigo fazer login no Windows através do reconhecimento da face em vez de colocar a palavra passe.

A Webcam é de 1.3MP e trás também um programa Toshiba que auxilia ao funcionamento, permitindo tirar fotos e fazer gravações.



Testes
Índice de Experiencia do Windows





Inicialmente obtive pontuação de 3,4 (correspondente à pontuação mais baixa). Contudo ao fim de formatar e instalar os drivers ATI obtive pontuação 3,6.





Especificações
Processador:
tipo :Intel® Pentium® dual-core T3200
velocidade de relógio : 2.00 GHz
Front Side Bus : 667 MHz
cache de nível 2 : 1 MB
Sistema Operativo
Windows® Vista® Home Premium Edition Genuíno
Memória
standard : 3,072 (2,048 + 1,024) MB
máxima expansibilidade : 4,096 MB
tecnologia : DDR2 RAM (667 MHz)
Disco rígido
capacidade : 320 GB
certificação : S.M.A.R.T.
DVD Super Multi drive (Double Layer)
compatibilidade : CD-ROM, CD-R, CD-RW, DVD-ROM, DVD-R, DVD-R(DL), DVD-RW, DVD+R, DVD+R(DL), DVD+RW, DVD-RAM
velocidade máxima : Leitura: 24x CD-ROM, 8x DVD-ROM/ Gravação: 24x CD-R, 4x CD-RW, 10x HS CD-RW, 10x US CD-RW, 8x DVD-R, 4x DVD-R (Double Layer), 4x DVD-RW, 8x DVD+R, 4x DVD+R (Double Layer), 4x DVD+RW, 5x DVD-RAM
tipo : DVD Super Multi (Double Layer)
Ecrã
dimensão : 15.4 "
tipo : TFT WXGA Toshiba TruBrite®
resolução interna : 1,280 x 800
Placa gráfica
fabricante : ATI
tipo : ATI Mobility Radeon™ HD 2400 com tecnologia HyperMemory™
memória : 256 MB VRAM dedicada (até 1,023 MB de memória gráfica total disponível com tecnologia HyperMemory™ e 2 GB de memória de sistema)
tipo de memória : DDR Vídeo RAM (resp. DDR Video RAM e DDR memória de sistema combinada)
conector bus : 16x PCI Express
Modo de vídeo interno
resolução : 1280 x 800
máximo número de cores : 16.7 milhões
Modo de vídeo externo máx.
máx. resolução : 2,048 x 1,536
máx. cores : 4.3
máx. taxa de actualização : 85 Hz
resolução não interlaçada com máx. taxa de actualização : 1,600 x 1,200
Interfaces
1 x entrada DC
1 x monitor externo
1 x RJ-45
1 x TV-out (saída de vídeo)
1 x i.LINK® (IEEE 1394)
1 x microfone externo
1 x auriculares (estéreo)
1 x Adaptador de suportes media 6-em-1 (suporta SD™ Card, Memory Stick®, Memory Stick Pro™, MultiMedia Card™, xD-Picture Card™, SD™ IO)
4 (2 à direita, 2 à esquerda) x USB 2.0
1 x Câmara de Vídeo 1.3 Megapixels integrada
Expansão
2 x slots de memória
1 x slot ExpressCard™
Comunicações sem fios
Compatibilidade : Wi-Fi®
suporte de rede : 802.11b/g
Tecnologia sem fios : Wireless LAN
Comunicações com fios
topologia : Ethernet LAN
velocidade : 10BASE-T/100BASE-TX
Sistema de som
formato audio suportado : 16-bit estéreo
altifalantes : Colunas estéreo integradas
fabricante : Sistema de som Toshiba Bass Enhanced com Dolby® Sound Room™
Teclado
Teclas : 87
Teclas Windows® : 2
Dispositivo apontador
tipo : Touch Pad
Bateria
tecnologia : iões de lítio
autonomia máxima : até 2h30min (Mobile Mark™ 2007)
Adaptador AC
Voltagem de entrada : Adaptador AC autosensitivo (100/240 V) de utilização universal
Dimensões físicas
C x L x A : 362 x 267.8 x 33.5 (frente) / 39.3 (atrás) mm
peso : a partir de 2.72 kg
Garantia
2 anos
Hardware incluído
Adaptador C.A.
Software incluído
Toshiba Disc Creator
Manual de utilizador Toshiba
Ulead® DVD MovieWriter®
Toshiba Assist
Assistente Software Chicony Camera
Toshiba DVD Player​


Connectivity Doctor​


ConfigFree™
Norton Internet Security™ 2007 (inclui actualizações grátis pela Internet durante 90 dias)​

Toshiba EasyMedia
Cartões Virtuais Toshiba
Função de selecção de modo de ecrã
Câmara e microfone integrados
Diversity Antenna​

Adaptador de suportes media integrado​

Toshiba ConfigFree™
Dolby® Sound Room™
Suporta HD 720p interno
Características de segurança
password de utilizador
interruptor wireless LAN
password de segurança do sistema
Pacote de bateria principal (com fecho deslizante)
password da BIOS
ranhura para cadeado Kensington
Características especiais
compatibilidade SM BIOS
Microsoft® Windows® HotStart™ para entretenimento imediato
Tecnologia Enhanced Intel® SpeedStep®
Câmara integrada de 1.3 Megapixels para Video sobre IP
microfone de Voz sobre IP integrado​

Suporte Áudio HD

Conclusão: é um portátil bastante robusto, com boa performance que tanto dá para jogos (a sua gráfica com 256MB dedicados dá para uns joguitos), como para trabalho (3GB de memoria, um disco de 320GB e um processador 2.0Ghz chegam perfeitamente para trabalhar.
Tem webcam e saída s-video, e leitor de cartões, o que é sempre uma mais-valia. O Som é de grande qualidade assim como a imagem não é má.​

Uma surpresa foi a bateria, dura mais do que o anunciado e a temperatura, pois é um portátil que aquece muito pouco. O teclado e o touchpad são de uso bastante fácil. Tem uma estrutura bastante resistente. A performance em aplicações do tipo Office, internet, e software variado é bastante boa.​

Negativo para já é o aspecto exterior. Todos nós gostávamos mais do A-200 com teclas cinzentas e colunas redondas, e o barulho que faz ao ler dvd’s.
Pena também não ter DVD HD.​

Á medida que for detectando pontos de interesse, vou fazendo upgrade ao post.​

Queria agradecer ao user SAMC pelas fotos, pois a minha máquina tem pouca qualidade. E resolvi usar as fotos disponibilizadas por ele.​

Se alguem vir algo de errado ou quiser que faça algum teste que diga​
 
Última edição:
Parabéns pela excelente review!

À primeira vista não há nada a acrescentar. Só quero focar o seguinte:

Na minha opinião, o único aspecto negativo na estética deste portátil são as colunas. O design delas é muito fraco dando a entender que a Toshiba não quis perder tempo com o seu design ou então quis diferenciar este A200 dos A200 comerciais. No entanto, bastava colocar umas grelhas redondas e o efeito seria completamente diferente.

Tirando isto, aprecio bastante o aspecto sóbrio e robusto do portátil e fechado o portátil é espectacular.

Outra característica que me agradou bastante foi o teclado. Espaçoso e extremamente confortável.

Aproveito ainda para sugerir a compra de um cartão MicroSD de 2Gb (podem comprar um com adaptadores por menos de 5€ AQUI) e utilizá-lo no leitor de cartões para o ReadyBoost do Vista. Aqui funciona bem e fiquei com a sensação que o portátil ficou um pouco mais rápido.

Luis Madeira, espero que não te importes que eu coloque aqui o LINK para as fotos que tirei ao A200 e que poderão ser um complemento às que já colocaste em cima.


Fiz download do face recognition program da Toshiba. E funcionou.
Através da webcam consigo fazer login no Windows através do reconhecimento da face em vez de colocar a palavra passe.
Se puderes deixar aqui o link da página onde fizeste o download, agradeço.


Inicialmente obtive pontuação de 3,4 (correspondente à pontuação mais baixa). Contudo ao fim de formatar e instalar os drivers ATI obtive pontuação 3,6.
Onde sacaste os drivers para esta gráfica? Na página da AMD/ATI? Já procurei e não encontro nada na parte Mobility Radeon, nem na parte Radeon... :(
 
Excelente review, não há problema com as fotos. Quando recebi o Compaq apliquei-me melhor nas fotos. Estas foram mesmo para despachar.

Falta acrescentar o suporte para 2 discos rigidos internos em RAID. Algo impressionante.

Hoje deixei-o cair no chão a uma altura de 50 cm :( depois à noite experimentei um CD-ROM e não o consegui ler. Após isso desliguei-o e já no quarto experimentei um CD-R e um DVD-R e leu muito bem. Amanhã vou tentar testar com o outro CD-ROM problemático, mas fiquei agora preocupado se a drive não está boa. Se alguém tiver problemas com a leitura da drive diga-me.

Quanto ao barulho a ver um DVD utilizem o utilitário da Toshiba para definir a drive para o modo silencioso. Algo muito bom mesmo
 
Conclusão: é um portátil bastante robusto, com boa performance que tanto dá para jogos (a sua gráfica com 256MB partilhados dá para uns joguitos), como para trabalho (3GB de memoria, um disco de 320GB e um processador 2.0Ghz chegam perfeitamente para trabalhar.
Tem webcam e saída s-video, e leitor de cartões, o que é sempre uma mais-valia. O Som é de grande qualidade assim como a imagem não é má.


Ou estou enganado ou é "256MB DEDICADOS"
É só para corregir.
mas está uma boa review.
 
Ou estou enganado ou é "256MB DEDICADOS"
É só para corregir.
mas está uma boa review.​

Claro que estás correcto. Foi um erro "grave" meu. Obrigado pela chamada de atenção.

Luis Madeira, espero que não te importes que eu coloque aqui o LINK para as fotos que tirei ao A200 e que poderão ser um complemento às que já colocaste em cima.

Se puderes deixar aqui o link da página onde fizeste o download, agradeço.

Onde sacaste os drivers para esta gráfica? Na página da AMD/ATI? Já procurei e não encontro nada na parte Mobility Radeon, nem na parte Radeon... :(

Obrigado. Claro que não importo. Isto é um topic sobre o A200 e toda a informação é bem vinda.

o link é facil. vais ao site da Toshiba e depois vais à parte para fazer download dos drivers do A300, pois este portatil já tem esse portatil :) foi o que eu fiz.

Sim saquei no site da ati. Radeon HD2400 Pci express. Tive alguns problemas a por a funcionar. ja estava a desesperar, pois nao conseguia instalar. Se saber bem cmo lá resoltou ao fim de algum tempo.

Excelente review, não há problema com as fotos. Quando recebi o Compaq apliquei-me melhor nas fotos. Estas foram mesmo para despachar.

Falta acrescentar o suporte para 2 discos rigidos internos em RAID. Algo impressionante.

Quanto ao barulho a ver um DVD utilizem o utilitário da Toshiba para definir a drive para o modo silencioso. Algo muito bom mesmo

Obrigado. As fotos servem perfeitamente. Realmente faltou falar desse suporte. je tinha visto no outro topic referires isso. Esqueci-me.

Bem pensado. A toshiba tem esse programa aqui. Obrigado
 
Última edição:
Fiz teste aos jogos em baixo no site http://www.systemrequirementslab.com/referrer/srtest.
Se quiserem que faça mais testes digam

Teste ao Call of Dutty:World at War


Teste ao Devil My Cray 4


Teste ao Fifa 09


Teste ao Football Manager 2009


Teste ao Halo 2


Teste ao Half Life 2: Orange Box


Teste ao Grand Theft Auto 4

Minimo Recomendado

Teste ao NHL09


Teste ao Need For Speed: Underground 2


Teste ao Crysis Warhead
Passa no Minimo Falha Recomendado (Requer processador e e grafica no min de 512MB)
 
Última edição:
Nesse caso já tenho de pensar melhor no PC que vou escolher para a minha irma.

Eu fiz agora um edit ao post e adicionei a parte do "recomendado"

O Toshiba cumpre o minimo mas não o recomendado pk não tem 2,4Ghz de Processador nem tem 512MB de gráfica dedicados.

Contudo o Toshiba tem 256MB dedicados mas pode chegar até aos 1,5GB de memoria partilhada.
 
Eu fiz agora um edit ao post e adicionei a parte do "recomendado"

O Toshiba cumpre o minimo mas não o recomendado pk não tem 2,4Ghz de Processador nem tem 512MB de gráfica dedicados.

Contudo o Toshiba tem 256MB dedicados mas pode chegar até aos 1,5GB de memoria partilhada.

Boa...
jogar com tudo no minimo é melhor do que não jogar...
bom post.
 
Pessoal embora me tenha registado a pouco ja li centenas de paginas aqui neste tópico.. por isso tenho poucas perguntas..

Tou a espera do código. deve faltar pouco lool

Tb queria escolher o toshiba a 200 mas tou confuso.... pois ja vi imagens com ele com umas colunas 5* lindas e uns acessos rapidos.... e este também é a 200 mas tem outro 'disaine' .. se eu pedir o tosgiba a 200 pela tmn vem este ou o toshiba a 200 com aquelas colunas fixes e os acessos rapidos??
 
Pessoal embora me tenha registado a pouco ja li centenas de paginas aqui neste tópico.. por isso tenho poucas perguntas..

Tou a espera do código. deve faltar pouco lool

Tb queria escolher o toshiba a 200 mas tou confuso.... pois ja vi imagens com ele com umas colunas 5* lindas e uns acessos rapidos.... e este também é a 200 mas tem outro 'disaine' .. se eu pedir o tosgiba a 200 pela tmn vem este ou o toshiba a 200 com aquelas colunas fixes e os acessos rapidos??

Vem com o disign do da TMN, tive a velo na worten e é muito parecido com o L300.
 
E qual é o disaine da TMN ?? se não te importas postas uma foto.

Gostava de ter a minha certesa psicologica na maquina que vou receber.:wavey:

As fotos estão em cima neste tópico é igual em todas as redes se não estou enganado. Pelo menos um amigo tem um da TMN e é assim.
 
As fotos estão em cima neste tópico é igual em todas as redes se não estou enganado. Pelo menos um amigo tem um da TMN e é assim.

Então o tosghiba a 200 daquelas colunas fixes e do teclado de acesso rapido, não vem em nenhuma escolha do e escola só mesmo este toshiba mais a cima né
 
Back
Topo