sistema de focagem - qual usas?

qual o metodo de focagem queusas?

  • Deixo a máquina escolher um dos disponiveis

    Votes: 13 8,9%
  • Foco sempre ao centro

    Votes: 43 29,5%
  • Mudo conforme a fotografia

    Votes: 71 48,6%
  • Sou aventureiro. Foco manual ftw

    Votes: 19 13,0%

  • Total voters
    146

adolfo dias

Power Member
há uma pequena duvida relacionada com os sistemas de foco que me tem vindo a atormentar...
como raio é que a máquina adivinha o que queremos focar? qts vezes costuma a máquina falhar o foco?
há tt tempo que uso a focagem no ponto central que nem sei o nivel de precisão dela, mas lembro-me de algumas vezes fotografar a mulher (estando ela à direita da composição) e o foco ir parar ao centro ou acima, obrigando-me a escolher manualmente o ponto à direita.

sim, provavelmente será um tópico idiota :p

outras estatisticas:

qual o teu sistema?
que modo criativo usas mais
com que olho fotografas
quantas fotos tiras?
onde guaradam as vossas máquinas
qual o papel da fotografia na tua vida
qual o tipo de fotografias que mais tiras
qual o principal método de aprendizagem
 
Última edição:
lol, tenho de dar uso aos 11 pontos de focagem da minha maquina =P

btw, de vez em quando meto aquilo em auto para fotografar cenas em movimento.

cumps
 
então e para quem usa em "auto" que dizem da fiabilidade do sistema?
funciona perfeitamente...
as luzes k acentem sao os pontos (simultaneos) onde a makina conseguiu obter foco. as makinas por defeito focam no ponto mais perto de ti, k geralmente e o ponto onde keres o foco, o ponto acende e se por ventura nao for o sitio onde kerias focar, ai forcas manual e escolhes o ponto.

depende um pouco do teu estilo de fotografia, se for retrato acredito k seja preferivel usar manual, ja k os olhos dificilmente sao o ponto mais proximo, e de certeza k nao keres focar o nariz :P

para paisagem ja e um pouco indiferente onde focas, ja k usas uma abertura mais pekena ou ja estas a focar em infinito...
 
depende um pouco do teu estilo de fotografia, se for retrato acredito k seja preferivel usar manual, ja k os olhos dificilmente sao o ponto mais proximo, e de certeza k nao keres focar o nariz :P

como poderás ver pelo minha galeria é maioritariamente desporto e fotojornalismo, pelo que a fiabilidade é importante, pois n me posso dar ao luxo de seleccionar pontos de focagem nos centesimos de segundo em que um f1 passa.

tenho o meu definido ao centro (mt por culpa do spotting tb) e já nem me lembro da ultima vez que usei em auto.
n sei se posso confiar na máquina ou não nessa tarefa
 
no meu estilo de fotografia a velocidade nao e mt importante, na maior parte das vezes estou "parado" quase 1 segundo em half-shutter a afinar o enquadramento, parar de tremer, etc

para panning por exemplo ja dou por mim a definir o ponto central (ou um dos laterais caso keira dar algum espaco a frente).

para macro tb uso sempre 1 ponto fixo, os DOF sao tao pekenos k usar o ponto certo faz toda a diferenca.

axo k vai ao encontro do k disse, depende da situacao e do estilo de fotografia...

para paisagens, e fotos do dia-a-dia o automatico e absolutamente fiavel, alias e a unica coisa k os users de P&S teem e nao e por isso k deixam de tirar fotos, mas tb vdd seja dita o DOF das P&S e o k e...

agora k penso nisso, axo k uso os pontos manuais sempre k trabalho com DOF mais apertados e automatico com DOF amplos.
 
agora k penso nisso, axo k uso os pontos manuais sempre k trabalho com DOF mais apertados e automatico com DOF amplos.

Também estou de acordo com isso, é mais ou menos assim que uso a máquina. Para velocidade também meto automático, e então agora com a D90 nem se fala, isto já tem o Matrix 3D Tracking, que é uma brutalidade para situações de movimento.
 
Última edição:
Depende...

Tenho a minha A710IS com 1 ponto de foco (modo flexizone, o ponto de focagem dá para ajustar manualmente).

Para cenas rápidas e afins é deixar em automático, com 9 pontos de focagem.

As vezes uso foco manual, mais para macros ou condições que o foco automático falha. É raro usar foco manual porque é difícil usar nesta maquina devido a baixa resolução do ecran.
 
Última edição:
mesmo as compactas tem mais que um ponto de foco. n é é seleccionável pelo user
sim, o k eu estava a dizer e k o sistema das compactas e como usares uma DSLR c/ ponto em modo automatico. ele foca sempre o k estiver mais perto. para escolheres tens de ir para manual (em ambos os casos).
 
o ekivalente ao AI-Servo nas canon nao? se for tenho ideia k e mais indicado escolher um ponto e deixar a makina fazer tracking sempre nesse sitio...

Sim, é o equivalente da Nikon. Também tem face detection, e funciona estranhamente bem ... :)

A utilização ideal é em situações de muito movimento e alta velocidade. É engraçado ver o ponto mais à esquerda focar e depois o objecto passar pelos pontos todos até ao que está mais à direita, isto funciona mesmo bem (se bem que ainda não o tenha testado bem, obviamente).
 
Última edição:
Back
Topo