E6300 oc !!

martim501

Power Member
Boas pessoal eu estou aqui com um problema a fazer um OC no meu E6300, quando eu o comprei na ***** eles fizeram la logo um OC para 2.63ghz e houve um problema qualquer e tive de por o clock no stock mas agora quero por outra vez a 2.63ghz, mas so consigo ate 2.25ghz porque ja nos 2.42ghz quando venho ao Windows passado um bocado crasha ou seja nao dá, o meu cooler e um Coolermaster Hyper TX foi sempre este desde que veio da *****, alguem sabe qual possa ser o problema?

Cumps OBG
 
Boas, no que toca ao overclock, é de evitar ter voltagens em auto, isto porque a board tanto pode estar a dar voltagem a menos, como voltagem em excesso.
O fsb que indicas, é quad-pumped, por isso o fsb que tens agora é 1288/4=322

Vou ver se arranjo uns screenshots da tua board, depois dou-te umas dicas.
Cumps
 
ja tive um numa board igual...
é simples, mete tudo que é voltagens da board no valor minimo, e o vcore do CPU a 1.350v, depois as memorias baixa-as para 533, e sobe o FSB para 333 (elas voltam aos 333 ;) )... quanto a voltagem destas poe a 1.8v e usa os valores de CAS default..

experimenta e depois apita qualquer coisa!

abraço
 
Isso não é assim...
Primeiro metes em manual a 1,35v, entras no windows e verificas temps e etc...vês se está estável.
Depois começas no loop:

-Reiniciar
-bios dar mais 10fsb
-entrar no windows e verificar se está estável

só quando ele não arrancar ou reiniciar antes de chegar ao windows é que é sinal de estar a precisar de mais voltagem.
Atenção aos bus´s de ram e pci-e, mete isso tudo em manual e as memórias mete-as à mesma frequencia do cpu, ex:

cpu fsb 266(1066)
ram metes a 266(ddr533, mesmo que sejam superiores)

pq quando começares a dar fsb as memórias vão subir junto com o cpu.
A frequencia pci-e trancas a 100mhz, depois disso é fsb para cima.
 
ok ja consegui ja estou no windows a rular a 2.60ghz eheh as memoria meti a 533, eu meti unlinked a opçao dentro dos system clocks, a temp esta estavel esta tudo ok, aconselhas a fazer o teste naquele programa Orthos?
 
sim, escolhe o teste de small fft´s - stress cpu, deixas a correr 30 minutos com atenção nas temps, é de evitar temps acima de 65º em cada core.
Se passar sem erros paras o teste e vais dar mais fsb :)
 
Ha alguma maneira de fazer o overclock ao processador sem as memorias passarem dos 667? se eu puser em 533 elas nao sobem quando aumentar o FSB?
tenho uma board asus P5B, processador Core2Duo E6300(1.86) cooler Zalman 9700, nao tenho dissipadores para as memorias dai o medo, sao kingston 1gb 667(3 placas).
O processador esta neste momento a 34º com tudo em default.
 
Se me poderem ajudar o sistema é o seguinte:

Motherboard: Asus P5B
CPU: Core2Duo E6300
Memorias: Kingston 1 GB 667
Cooler: Zalman 9700

Neste momento consegui chegar aos 2.35GHZ com o processador a 39º
Fsb: 336
Vcore: 1.350
Voltagem das memorias: 1.80
Comecei o overclock com as memorias a 533, agora estao a 672

Quando ponho o fsb a 346 comeca a dar erros no windows ate que desliga, ja tentei aumentar a voltagem do processador para 1.40 e fica na mesma.
As memorias sao DDR2 667 que eu suponho funcionarem a 1.80V, elas ja passam um pouco dos 667mhz e eu nao tenho dissipadores nas memorias, devo aumentar a voltagem das memorias? ou sera que isto ja nao da mais?
 
Última edição:
Eu tenho:
CPU: E6300 1.86 ghz
Ram: KIngston 4 gb ddr2 800 mhz
Cooler: LCPOWER, é um qualquer mas faz bem a sua função.
Board. Foxconn P35ax-s

Temps por volta dos 25º/30º
Bus do processador: por volta dos 349
Voltagem do processador: por volta dos 1.35 v
Fsb do processador: 1400 mhz
Memorias a 840 mhz, porque eu disse a board que elas eram 800 mhz, quando vi que o processador a 2.5 ghz ficava instavel, e de 667 mhz mudei as memorias pra 800 mhz
Voltagem das memorias: 1.8 v



Eu só consigo por o processador a 2.47 ghz, será que algum me pode ajudar, já vi aqui na zwame e em outros forum's que este cpu tem potencial.
Se precisarem de mais algum detalhe para me ajudar.
Agradecia que me ajudassem.
 
-Mete as memórias a 533mhz(266ddr), esse cpu salvo erro tem um fsb de 266, e assim fica a 1:1 com o cpu, e com margem de manobra até aos 400mhz(800ddr) se o cpu lá chegar, claro.

-A voltagem da ram mete em auto.

-vê se não tens alguma opção para ajustar a frequência pci-express, se tiveres mete em manual a 100, se não tiveres(caso das boards que têm gráfica on-board), é muito provável que o teu problema resida aí mesmo.(não conheço essa board e agora não tenho tempo para ir ver...)

Depois é o básico, metes o vcore em manual a 1.35v e vais dando 10mhz de fsb de cada vez, deixando reiniciar e entrar no windows a cada vez, até achares o limite do cpu(porque assim já tens margem de manobra na ram), se vires que a temp está aceitável sobes o vcore para 1.4v.

Vai dando notícias.
 
http://img171.imageshack.us/img171/7919/88232558.jpg
Esta ai a print pelo cpu-z e com occt.
A info que esta na board é esta:
Temps por volta dos 25º/30º
Bus do processador: por volta dos 349
Voltagem do processador: por volta dos 1.35 v
Fsb do processador: 1400 mhz
Memorias a 840 mhz, esta assim porque disse a board que elas eram a 800 mhz, porque posso dizer que são a 667 mhz para fazer mais overclock.
Voltagem das memorias: 1.8 v

Vou mexer em algumas coisas que estão neste post.
 
Back
Topo