Tomada LAN para rede eléctrica

Isso é o chamado PLC que também colocam na instalação do Meo.


Bom, fui pesquisar:


wikipedia disse:
Powerline Communications

Em 1991, o Dr. Paul Brown da Norweb Communications (Norweb é a empresa de Energia Elétrica da cidade de Manchester, Inglaterra) iniciou testes com comunicação digital de alta velocidade utilizando linhas de energia. Entre 1995 e 1997, ficou demonstrado que era possível resolver os problemas de ruído e interferências e que a transmissão de dados de alta velocidade poderia ser viável.
Em outubro de 1997, a Nortel e Norweb anunciaram que os problemas associados ao ruído e interferência das linhas de energia estavam solucionados. Dois meses depois, foi anunciado pelas mesmas empresas o primeiro teste de acesso Internet, realizado numa escola de Manchester. Com isso, foi lançada uma nova idéia para negócios de telecomunicações que a Nortel/Norweb chamaram de Digital Powerline.
Em março de 1998, a Nortel e a Norweb criaram uma nova empresa intitulada de NOR.WEB DPL com o propósito de desenvolver e comercializar Digital PowerLine (DPL).
Todas as empresas elétricas do mundo estavam pensando em se tornar provedores de serviços de telecomunicações, utilizando seus ativos de distribuição. Devemos lembrar que o setor de telecomunicações estava passando por um crescimento explosivo no mundo (celular e Internet), e, particularmente no Brasil, estava em curso a maior privatização de empresas de telecomunicações.
O acompanhamento dos desenvolvimentos e progressos da tecnologia Powerline era feito na época, no Brasil, pelo Subcomitê de Comunicações do GCOI, e a APTEL, que foi criada em abril de 1999, realizou o seu primeiro Seminário em setembro de 1999, com o tema: Tecnologia Powerline Communications (PLC).
Vale também lembrar que na Europa em 1997 foi criado o PLC Fórum e, em 1998, a UTC lançou nos USA o Power Line Telecommunications Forum (PLTF).
Atualmente, temos diversos produtos comerciais com tecnologia Powerline Communications e o próprio FCC (Federal Communications Commission) fez diversas declarações sobre a viabilidade desta tecnologia.

Vantagens do uso da PLC

Uma das grandes vantagens do uso da PLC é que, por utilizar a rede de energia elétrica, qualquer "ponto de energia" pode se tornar um ponto de rede, ou seja, só é preciso plugar o equipamento de conectividade (que normalmente é um modem) na tomada, e pode-se utilizar a rede de dados. Além disso, a tecnologia suporta altas taxas de transmissão, podendo chegar a até 200Mbps em faixas freqüência de 1,7Mhz a 30Mhz.

Desvantagens do uso da PLC

Uma das grandes desvantagens do uso da PLC (ou BPL), é que qualquer "ponto de energia" pode se tornar um ponto de interferência, ou seja, todos os outros equipamentos que utilizam radiofreqüência, como receptores de rádio, telefones sem fio, alguns tipos de interfone e, dependendo da situação, até televisores, podem sofrer interferência. A tecnologia usa a faixa de freqüências de 1,7MHz a 30MHz, com espalhamento de harmônicos até freqüências mais altas. Outra desvantagem é o facto de ser half-duplex sem esquecer que é um sistema de banda partilhada. Estas duas características fazem com que o débito seja reduzido em comparação com outras tecnologias. Em alguns países, existem movimentos contra a sua instalação[1][2].

Interferência do PLC na rede elétrica

A PLC não interfere em nenhum eletrodoméstico, pois as freqüências utilizadas por ela não são usadas por nenhum eletrodoméstico, podendo conviver sem problemas com os outros equipamentos. No entanto, parte da banda de rádio de onda média - 1,7 a 3 MHz - e toda a onda curta - 3 a 30 MHz - ficam completamente prejudicadas e inutilizáveis. Outros equipamentos podem causar interferências em uma rede PLC, como motores de escova e os dimmers de luz. Entre os motores domésticos, destacam-se os secadores de cabelos, aspiradores e as furadeiras elétricas. Além desses, chuveiros elétricos também podem interferir no PLC.
Outro ponto importante da PLC é a conexão com equipamentos bloqueadores de freqüência (filtros de linha) e os equipamentos isoladores (estabilizadores) ou que sejam alimentados por fontes chaveadas (no-breaks): os equipamentos PLC não podem ser ligados nestes.
No caso dos no-breaks, a saída da rede elétrica é isolada, e nos filtros de linha as altas freqüências são bloqueadas, o que impossibilita o funcionamento da rede.
A interferência da PLC ocorre na faixa de 1,6 a 30 MHz, principalmente nos equipamentos de comunicação das forças armadas e no controle de tráfego aéreo. O fato é que estudos devem ser feitos para que exista uma recomendação para o uso da PLC em locais próximo a aeroportos, unidades militares, portos, etc. O uso irregular da PLC pode trazer sérios problemas para o serviço móvel aeronáutico e controle de tráfego aéreo que usam a faixa de HF para estabelecer seus enlaces de comunicações.

Segurança

Toda comunicação do PLC é criptografada. Alguns protocolos como o HomePlug 1.0 utilizam criptografia DES de 56 bits. Os dados estão sempre em rede local porque esta tecnologia não ultrapassa a caixa elétrica da casa. Contém de fato muito mais segurança do que o Wi-Fi, que pode ser visível pelos vizinhos e que necessita uma identificação por usuário e senha.
 
Última edição:
Jintrometro, essas são caras.
Dá uma vista de olhos nas da Netgear, que tem umas inclusivé com switch de 4 portas.
Eu comprei um kit na pix de uma tomada de uma porta e uma com switch de 4 portas para por perto da TV.
 
Jintrometro, essas são caras.
Dá uma vista de olhos nas da Netgear, que tem umas inclusivé com switch de 4 portas.
Eu comprei um kit na pix de uma tomada de uma porta e uma com switch de 4 portas para por perto da TV.


E estás satisfeito com o funcionamento disso? Comparando com uma rede wireless, como se porta? Existem as tais interferências?
 
Eu instalei PLC num cliente, numas instalações algo antigas...não gostei dos resultados, mto instável e com mtas quebras. Mas foi no início da tecnologia e a cablagem eléctrica não era a melhor, hoje talvez seja mais fiável, mas na altura não fiquei com grande imagem e acabei por trocar tudo por wireless.
 
E estás satisfeito com o funcionamento disso? Comparando com uma rede wireless, como se porta? Existem as tais interferências?

Quando me instalaram o Meo tinha tudo por PLC. Mas com o tempo comecei a notar muita variação da velocidade. Se usares lâmpadas de eficiência energética, esquece mesmo porque interferem muito com estes aparelhos.
 
Quando me instalaram o Meo tinha tudo por PLC. Mas com o tempo comecei a notar muita variação da velocidade. Se usares lâmpadas de eficiência energética, esquece mesmo porque interferem muito com estes aparelhos.


Nah, eu não estou a pensar meter nada disto em casa (meu rico d-link). Apenas fiquei curioso quanto ao funcionamento disto.

Pelos vistos estão explicados os motivos para esta tecnologia não ser assim tão falada.
 
Pessoalmente não tenho razão a apontar, mas não é um link fundamental na minha rede, logo não é muito usado.
Quando às interferências, por acaso não notei grande coisa, mas também acredito que seja de não ter muito uso :D
É uma solução para quem precisa de ligar por "cabo" dois pontos e não está para andar a esburacar tudo.
Com Wifi G ou draft-N irá resolver esse problema, ou parte :)
 
boas eu tenho meo no andar de baixo com mais um box. o problema e que para ter internet no andar de cima tenho atraves de um AP. so que eu nao gosto muito porque nao aproveito quase nd do serviço meo no andar de cima, apenas no andar de baixo.

sera que um plc é melhor que po AP?

e isso funciona basicamente ligando a uma tomada e depois ligar um cabo de rede ao pc?

cumps
 
Precisas de configurar as tomadas, já que o tráfego passa a ser encriptado.
Isso é feito no windows, com o software proprietário (pelo menos, era assim).
De resto, é só feito uma vez e para os equipamentos ligados a uma dessas tomadas, é totalmente transparente sem ser necessário qualquer configuração.
 
Back
Topo