Análise Gigabyte EX58-Extreme

M@ster

Power Member
Autores: Vítor Antunes (M@ster) & Nuno Martins (VoRtAn_MaDgE)
Produto: GIGABYTE EX58-EXTREME
Data : 27-12-2008




Gigabyte.jpg


titulo.jpg


ZWAME Análise

logopretord8.jpg


Board_1.jpg



Especificações


specs_x58.jpg


Características
Dynamic Energy Saver Advanced
Ultra Durable 3
Dynamic 6-Gear Switching
45nm CPU Optimized
3 way CrossFireX and 3 way SLI support
Debug LED
Dolby Home Theater
Blu-ray áudio
Hybrid SILENT-PIPE 2

Fotos

Box_1.jpg


Box_2.jpg


cabos_1.jpg


Aqui podemos observar, a caixa com um excelente design e os cabos que fazem parte do bundle desta board.
De onde destaco, um bracket com ligação e-SATA para dois discos e os cabos SATA em amarelo sendo dois deles a 90º.

board_box.jpg


Board_1.jpg


Estas são duas panorâmicas da board, em que podemos ver a qualidade e cuidado de embalagem que a Gigabyte teve.

cooler.jpg


Esta é uma inovação nas boards da Gigabyte, seguindo a linha de outras marcas conhecidas,
a possibilidade de ligar um sistema de water cooling ao arrefecimento da zona que circunda CPU.

Cooler_ar400.jpg
Cooler_ar_1_400.jpg


Mas, juntou a isso, um inovador sistema de arrefecimento a ar, como podemos ver na fotos acima.
NOTA: A Gigabyte junta uma porção de pasta térmica para a montagem deste air cooler.

Slots_mem_400.jpg
Mems_leds_400.jpg


Da esquerda para a direita, podemos ver os 6 slots de memórias, e os botões de power e reset,
na segunda foto podemos ver os leds que servem para fazer o diagnóstico à board durante o post, bem como as memórias que usámos, neste Artigo.

Back_Panel.jpg


Nesta foto, podemos observar o painel traseiro, onde se destacam, o botão de "Clear CMOS",
as duas placas de rede 10/100/1000Mbit da Realtek com suporte para teaming e ainda a placa de som com suporte para Dolby Home Theater®
 
Última edição:
Hardware.jpg


Hardware Utilizado

Motherboard: Gigabyte EX-58EXTREME
Placa Gráfica: Gigabyte HD4870X2
Fonte de alimentação: Corsair HX620
Disco Rígido: WD 250gb Sata II
Memórias: Corsair TRX3X3G1600C9
Cooler: Asus Triton 81

NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows Home Premium

BenchMarks

CINEBENCH R10

CPU@Default
cinebench def.jpg


CPU@4000MHz
cine 4.0.jpg



Lightsmark 2007

CPU@Default
lightmark default.jpg


CPU@4000MHz
Lightsmark_357.2_4.0.jpg



Winrar

CPU@Default
rar_default.jpg


CPU@4000MHz
rar_4.0.jpg



Super PI

CPU@4000MHz
PI 4.0.jpg


CPU@4200MHz
Pi4200.jpg

 
Última edição:
3D Mark

3D Mark 2001

CPU@Default
3dmark01default.jpg

http://service.futuremark.com/compare?2k1=9452026

CPU@4000MHz
3dmark01_4.0.jpg

http://service.futuremark.com/compare?2k1=9452027

3D Mark 2006

CPU@Default
06%20default.jpg

http://service.futuremark.com/compare?3dm06=9376000

CPU@4000MHz
06%204.0.jpg

http://service.futuremark.com/compare?3dm06=9375977


3D Mark Vantage

CPU@Default
Vantage%20default.jpg


CPU@4000MHz
vantage%204.0.jpg

http://service.futuremark.com/compare?3dmv=626634

Software

ET6Board.jpg
ET6Grafica.jpg


ET6OC.jpg
ET6volts.jpg


Conclusão

Esta é uma motherboard topo de gama, preparada para lutar pelos lugares cimeiros com os melhores, em qualidade de construção, estabilidade e overclocking.
De todas as novidades que tem, destaco o cooling da zona do CPU, condensadores sólidos japoneses, que aumentam a sua durabilidade para
uma média de vida de 50,000 horas, aumentam também a estabilidade e melhoram fiabilidade, os leds de aviso de overvoltagem
para CPU, Memórias, North Bridge e South Bridge, o display de códigos, os vários switches que trás como o
Power, Reset e Clear CMOS e a tão apreciada pelos extreme overclockers 3 way CrossFireX e 3 way SLI.
O design Ultra Durable 3 Classic que usa 2 oz (2 oz = 56.7 gr) de cobre no PCB, que tem a finalidade de arrefecer
melhor toda a motherboard, melhora a eficiencia energética e melhora a capacidade de Overclocking.

Esta board vem acompanhada com um software o EasyTune6 que torna mais fácil a monitorização do sistema
e fazer Overclocking à board e até à placa gráfica mesmo sendo de outra marca.

Uma palavra de apreço para a Gigabyte, pelo esforço que tem estado a desenvolver no melhoramento constante das BIOS das várias motherboards da gama X58.



recomendado_zwame.png

attachment.php


Agradecimentos

A ZWAME agradece à ***** por ter disponibilizado a Motherboard e a Placa Gráfica e também à ***** pelo CPU, Cooler e Memórias.
 
Última edição:
Sim, com este cooler foi, o que é bastante bom para um cooler a ar.
Neste momento tenho outro CPU e a mesma board 4.0gb 24/7 @ 1,38 vcore com 20 passagens no LinX, com WC e com temps dos cores entre os 49 e os 55 a foldar ;)
 
M@ster tenho uma ud4p mas estou com problemas para conseguir por o i7 920 nos 4 GHz estáveis.

Podias dar-me umas dicas sobre as voltagens. Tenho dúvidas em mexer nas voltagens do cpu pll, qpi/vtt, qpi pll, ioh core, ich i/o e ich core.

A voltagem do cpu core é fácil é só aumentar sem passar os 1.45 V. A voltagem da ram tenho a 1.6 V a funcionar a 1600 Mhz umas transcend de 1333 MHz. A voltagem do pcie não vou mexer fica nos 1,5 V.
 
M@ster tenho uma ud4p mas estou com problemas para conseguir por o i7 920 nos 4 GHz estáveis.

Podias dar-me umas dicas sobre as voltagens. Tenho dúvidas em mexer nas voltagens do cpu pll, qpi/vtt, qpi pll, ioh core, ich i/o e ich core.

A voltagem do cpu core é fácil é só aumentar sem passar os 1.45 V. A voltagem da ram tenho a 1.6 V a funcionar a 1600 Mhz umas transcend de 1333 MHz. A voltagem do pcie não vou mexer fica nos 1,5 V.

CPU Vcore 1.40000v na bios 1.38 no cpu-z
QPI/VTT Voltage 1.355v
CPU PLL 1.860v
DRAM 1.660v
PCIE 1.500v
QPI PLL 1.160v
IOH Core 1.160v
ICH I/O 1.500v
ICH Core 1.140v

Testa estes settings, não passes dos 1,66 nas mems porque danifica o CPU.
Pode não dar à primeira porque cada caso é um caso, mas não deve de fugir muito disto.
Última bios da UD4PF7d
 
Já agora... Ao instalar uma gráfica estou a tapar um slot pci? Isso quer dizer que não consigo ter placa de som e placa de tv ao mesmo tempo?
 
Isso depende da gráfica, se ocupar 2 slots é como dizes, se ocupar só um consegues ter as placas que queres.
Podes também, optar por adquirir placas PCI-e ;)
 
Sim, tenho esta board e uso uma placa de tv pci-e sem problemas.
No slot 1x se a placa for grande podes ter problemas, mas por norma não são, no 4x consegues.
 
Obrigado.
Não, é suposto competir com a P6T deluxe, porque a Rampage II Extreme está num patamar de preços superior.
 
Back
Topo