Evento Video Game Awards 2008

Daimon

Moderador
Staff
Creio que não ha nenhum topico sobre o VGA, por isso, criei este para poderem das as vossas opiniões (de forma cordial e sem flame wars) sobre os vencedores.

Jogo Independente do Ano
: World of Goo (2D Boy)

Estúdio do Ano
: Media Molecule (LittleBigPlanet)

Jogo do Ano
: Grand Theft Auto IV (Rockstar Games)

Melhor Jogo de Desporto
: NHL 09 (EA Canada)

Melhor Actriz
: Jenny McCarthy (C&C: Red Alert 3)

Melhor Actor
: Kiefer Sutherland (CoD: World at War)

Melhor Actuação Feminina
: Debbie Mae West (MGS4)

Melhor Actuação Masculina
: Michael Hollick (GTA IV)

Melhor Jogo Multijogador
: Left 4 Dead (Valve)

Melhor Banda Sonora
: Metal Gear Solid 4 (Kojima Productions)

Melhor Jogo PC
: Left 4 Dead (Valve)

Melhor Jogo PS3
: LittleBigPlanet (Media Molecule)

Melhor Jogo Wii
: Boom Blox (EA Casual Studios)

Melhor Jogo 360
: Gears of War 2 (Epic Games)

Melhor Escolha Musical
: Rock Band 2 (Harmonix)

Melhor Jogo de Acção
: Grand Theft Auto IV (Rockstar Games)

Melhor Jogo de Condução
: Burnout Paradise (Criterion)

Melhor Jogo Musical
: Rock Band 2 (Harmonix)

Melhor Jogo de Filme
: LEGO Indiana Jones (Traveller’s Tales)

Melhores Gráficos
: Metal Gear Solid 4 (Kojima Productions)

Melhor jogo Portátil
: Professor Layton and the Curios Village (Level 5)

Melhor Jogo de Desporto Individual
: Shaun White Snowboarding (Ubisoft Montreal)

Melhor Jogo de Luta
: Soul Calibur IV (Project Soul)

Melhor RPG
: Fallout 3 (Bethesda Game Studios)

Melhor Shooter
: Gears of War 2 (Epic Games)

(fonte)
 
Parecem-me bem os prémios.
O GTA IV parece-me um justo vencedor, mas se fosse o LPB, MGS4 ou GOW2 a ganhá-lo também era perfeitamente aceitável. E assim mantém-se os fanboys calmos com um título multiplat.
Acho justo também que a Media Molecule tenha ganho um prémio porque merecem por brindarem os gamers com essa pérola que se chama LBP.
 
Concordo com o GTA 4 para jogo de acção até, apesar de ser discutível. Mas jogo do ano? Muito sinceramente, o jogo em si não representa mais do que uma actualização da série para as consolas e sistemas actuais. E nesse âmbito, o GTA 3 tem muito mais mérito. Ou seja, se calhar haveria aí outras alternativas mais fiáveis de se considerarem jogo do ano.

Media Molecule como estúdio do ano e LBP como melhor jogo da PS3, embora não concorde quanto ao melhor jogo, digo que é uma nomeação justa.

Melhor prémio de filme para Lego Indiana Jones, bom, diga-se que apesar de ser inspirado num filme acho que foge ligeiramente ao concentio de "jogo baseado em filme". Mas todos nós sabemos a qualidade que estes franchises habitualmente apresentam, salvo curtas excepções...

Quanto ao rock band, não sei dizer porque tive preferência pelo Guitar Hero: tudo pelo simples facto de o segundo ser possível de encontrar à venda em Portugal, ao passo que o primeiro, é xx vezes mais complicado...
 
Última edição:
O GtaIV também me parece justo, é super sólido e polido desde a escala ao ambiente, passando por coisas mais técnicas como gráficos e banda sonora. O facto de ter saído em abril também lhe dá mérito visto que os outros nomeados para GOTY são jogos muito recentes, ainda cobertos em hype.

Em relação á xbox não posso falar, mas no que toca a PS3, entre o LBP e o MGS4 é uma decisão de facto dificil. Tenho ambos, adoro os dois e compreenderia a vitória de qualquer um, é apenas uma questão de perspectiva do júri, e não de "qualidade final"...

PS. Os franchises de Lego tem sido sempre sólidos, e os jogos movie based sem foram uma bela maravilha, salvo raríssimas excepções, daí a vitória do Indiana Jones.
 
O Michael Hollick ganhou o prémio de melhor actuação masculina? Só podem estar a gozar! Tudo bem que fez um bom trabalho, mas ainda assim, muito inferior ao que o David Hayter fez em toda a saga MGS.
Em relaçao ao resto nao houve surpresas.
 
Melhor actuação masculina teria que ir para o David Hayter e o MGS4 teria que ser o melhor jogo PS3 pois alem de ser uma obra de arte é o fecho de uma saga igualmente espectacular.

Melhor estúdio foi bem entregue à MM :)
 
Ridiculo é o Boom Blox ser o jogo do ano na Wii! No meio de lançamentos como Mario Kart, Super Smash Bros. Brawl, De Blob e afins... por mais bom que o Boom Blox esteja..

Enfim, estes premios valem o que valem por isso não levo a serio.

Realmente o facto do Boom Blox ser o jogo do ano da Wii é ridiculo e do que vejo é o prémio que me causa mais confusão.

Tenho o Boom Blox e não o acho superior ao Mario Kart nem ao SSBB (apesar de não ser grande fã deste último, reconheço a sua qualidade). É um jogo divertido e para ser jogado num ambiente mais "descontraido".

Acho curioso os media norte americanos, andarem sempre a queixar-se a Wii não tem jogos "hardcore" mas depois dão o prémio de jogo do ano ao Boom Blox... cá para mim eles querem é fazer passar a ideia que a Wii é só jogos "casuais" por isso ganhou o Boom Blox...
 
Acho curioso os media norte americanos, andarem sempre a queixar-se a Wii não tem jogos "hardcore" mas depois dão o prémio de jogo do ano ao Boom Blox... cá para mim eles querem é fazer passar a ideia que a Wii é só jogos "casuais" por isso ganhou o Boom Blox...

Tas a dizer então que o super mario kart e o brawl são jogos hardcore? Estes jogos têm uma curva de aprendizagem pouco acentuada!

Não tenho muito a dizer já que joguei muito pouco do que aí está e deixei de ligar a premios e cenas do genero. Mas acho estranho o gta iv ser jogo do ano no entanto não se destacar em nenhuma das plataformas onde saiu. E continuo sem perceber o apelo do LBP.
 
Última edição:
Tas a dizer então que o super mario kart e o brawl são jogos hardcore? Estes jogos têm uma curva de aprendizagem pouco acentuada!

Na minha opinião são claramente jogos "hardcore".

Apesar de não ser grande fã dessa designação, não acho que o que distingue um jogo "hardcore" de "casual" seja a curva de aprendizagem, mas sim qual é o público alvo.

Aliás se a curva de aprendizagem fosse factor nessa atribuição de hardcore, então 99% dos jogos que são lançados seriam jogos "casuais"...
 
Sem duvida que o Mario Kart e Brawl são jogos hardcore!

O Mario Kart permite é que jogadores que joguem de uma forma menos activa (ou se preferires de forma casual) se possam divertir, mas tambem permite que os jogadores mais hardcore se sintam satisfeitos, existe grande competitividade entre jogadores de topo e o clan da TZ que temos de Mario Kart comprova isso.
O Brawl é quase direccionado unicamente a jogadores mais hardcore.

Uma coisa é os controlos serem simples de serem dominados, outra é realmente dominar técnicas, personagens/veiculos, etc etc etc.

Dou um exemplo hipotetico: podes (se o jogares de forma mais casual, 1,2h por dia) jogar Kart durante uma semana e dominar os controlos e algo mais, no entanto nunca me vencerás uma corrida e arrisco-me a dizer que é provavel que te dê uma volta (em 3 voltas de cada corrida) de avanço em algumas pistas.
 
Última edição:
Na minha opinião são claramente jogos "hardcore".

Apesar de não ser grande fã dessa designação, não acho que o que distingue um jogo "hardcore" de "casual" seja a curva de aprendizagem, mas sim qual é o público alvo.

Aliás se a curva de aprendizagem fosse factor nessa atribuição de hardcore, então 99% dos jogos que são lançados seriam jogos "casuais"...

... Hardcore games praticamente não existem, parte do conceito de hardcore gamers e habitualmente ganham essa designação aqueles jogos cujo domínio e dificuldade exigem muitas horas de dedicação ou têm um grau de dificuldade elevado que não é para toda a gente. Podem haver hardcore gamers nos jogos que referes, mas daí até se considerarem jogos hardcore...
 
... Hardcore games praticamente não existem, parte do conceito de hardcore gamers e habitualmente ganham essa designação aqueles jogos cujo domínio e dificuldade exigem muitas horas de dedicação ou têm um grau de dificuldade elevado que não é para toda a gente.

Sem duvida, mas se formos por essa definição então poucos jogos são hardcore devido ao facilitismo que a maior parte dos jogos apresenta hoje em dia.
 
... Hardcore games praticamente não existem, parte do conceito de hardcore gamers e habitualmente ganham essa designação aqueles jogos cujo domínio e dificuldade exigem muitas horas de dedicação ou têm um grau de dificuldade elevado que não é para toda a gente. Podem haver hardcore gamers nos jogos que referes, mas daí até se considerarem jogos hardcore...

Concordo inteiramente e por isso é que não gosto da actual moda de atribuir um rótulo de jogos "hardcore" ou "casual" pois actualmente um jogo "hardcore" já não é um jogo díficil e que não está ao alcance de qualquer um. Actualmente essa designação parece reservada para jogos que não tentam agradar ao público "casual"...

O que tentei dizer foi que os media norte americanos insistem em rotular a Wii como um sistema totalmente casual e queixam-se que apenas há jogos "casuais": "Wii Fit...yada yada...Wii Music...bla bla bla...Party games...Nintendo doesn't care...bla bla", mas depois quando vão votar num prémio, escolhem um jogo que em certa medida é um "party game" quando têm opções como o SSBB, Mario Kart ou de Blob? Então queixam-se mas depois até gostam? :paranoid:

Não estou com isto a dizer que o Boom Blox não seja um bom jogo, mas na minha opinião não vejo como possa ser melhor que o SSBB ou Mario Kart. Duvido mesmo que haja muitos donos da Wii que concordem minimamente com isto...
 
Última edição:
Não estou com isto a dizer que o Boom Blox não seja um bom jogo, mas na minha opinião não vejo como possa ser melhor que o SSBB ou Mario Kart. Duvido mesmo que haja muitos donos da Wii que concordem minimamente com isto...

Subscrevo totalmente o que dizes (também referido pelo CoolMaster) e realmente fiquei surpreendido pela escolha do Boom Blox. Qualquer um dos jogos mencionados (SSBB ou MArio Kart) deixa o Boom Blox a milhas na minha opinião, que tenho os 3.

Embora algo estranha, esta decisão também é um pouco o reflexo do atravessar do deserto pelo qual a Wii passou neste ano de 2008 no que se refere a grandes títulos. Melhores tempos virão já em 2009. ;)
 
Back
Topo