Garmin ou TomTom? Até 200/230€

scorpio93

Power Member
Boas, estava a pensar oferecer no Natal um GPS aqui para a família e à medida que fui comparando reviews, testes e comentários, tenho-me apercebido que realmente as melhores marcas (e neste caso as mais conhecidas) são Garmin e TomTom. Ora, como o orçamento não estica muito, estou disposto a dar entre 200 e 230€ (até 250 se se justificar).

As principais características que o aparelho deve ter são:
Bluetooth (para atender e realizar chamadas)
Transmissor FM (para ovuir nas colunas do carro as direcções e a música)
Ranhura SD
Ecrã grande (4,3''):D
TMC (e aqui surgiu-me uma grande dúvida):rolleyes:

- Afinal, esta funcionalidade está ou não disponível em Portugal? Já há alguma emissora que transmita informações de trânsito por este canal? Já ouvi dizer que o GPS do amigo do outro faz isso mas nunca vi com os meus olhos...:(

Os aparelhos em que tinha pensado são:
Garmin nuvi 760 Europa - 259
Garmin Nuvi 710 Europa - 199
TomTom Go 730 Europa - 259
TomTom New XL Europa (31 países) - 233

A informação do trânsito era uma característica muito importante e pelo que vi o TomTom tem opção de ser recebida por RDS e não por TMC (caso esta não exista em Portugal).

Gostava que me dessem a vossa opinião tendo em conta este último factor. Desde já obrigado.
 
Boas, estava a pensar oferecer no Natal um GPS aqui para a família e à medida que fui comparando reviews, testes e comentários, tenho-me apercebido que realmente as melhores marcas (e neste caso as mais conhecidas) são Garmin e TomTom. Ora, como o orçamento não estica muito, estou disposto a dar entre 200 e 230€ (até 250 se se justificar).

As principais características que o aparelho deve ter são:
Bluetooth (para atender e realizar chamadas)
Transmissor FM (para ovuir nas colunas do carro as direcções e a música)
Ranhura SD
Ecrã grande (4,3''):D
TMC (e aqui surgiu-me uma grande dúvida):rolleyes:

- Afinal, esta funcionalidade está ou não disponível em Portugal? Já há alguma emissora que transmita informações de trânsito por este canal? Já ouvi dizer que o GPS do amigo do outro faz isso mas nunca vi com os meus olhos...:(

Os aparelhos em que tinha pensado são:
Garmin nuvi 760 Europa - 259
Garmin Nuvi 710 Europa - 199
TomTom Go 730 Europa - 259
TomTom New XL Europa (31 países) - 233

A informação do trânsito era uma característica muito importante e pelo que vi o TomTom tem opção de ser recebida por RDS e não por TMC (caso esta não exista em Portugal).

Gostava que me dessem a vossa opinião tendo em conta este último factor. Desde já obrigado.
O tomtom one xl europa não tem emissor fm nem bluetooth.
Só o 730 tem desses.

Não te metas num garmin, vai mesmo pelo 730. É mesmo muito bom.

Quanto ao TMC, ainda não existe cá.
 
O tomtom one xl europa não tem emissor fm nem bluetooth.
Só o 730 tem desses.

Não te metas num garmin, vai mesmo pelo 730. É mesmo muito bom.

Quanto ao TMC, ainda não existe cá.

Porque não Garmin? um dos últimos comparativos que vi: http://aeiou.turbo.pt/canal.aspx?ch...ontentid=2FB6B03F-189F-40C7-97A5-62317B8DA976 diz muito bem deles... em todas as gamas.

Pensei que os Garmin fossem dos melhores. Ah realmente o XL não tem emissor fm nem bluetooth.
 
Porque não Garmin? um dos últimos comparativos que vi: http://aeiou.turbo.pt/canal.aspx?ch...ontentid=2FB6B03F-189F-40C7-97A5-62317B8DA976 diz muito bem deles... em todas as gamas.

Pensei que os Garmin fossem dos melhores. Ah realmente o XL não tem emissor fm nem bluetooth.
Porque out-of-the-box são todos equivalentes.

Eles diferenciam-se é quando descobrimos o maravilhoso mundo das interwebz e as possibilidades que os tomtom têm e começamos a instalar os avisadores dos locais onde a policia costuma fazer operações stop, dos radares, das cameras de segurança fixas, das cameras moveis, and so on.
Tudo isto de borla via o programa que os tomtom têm (tomtom home).

Esquece o resto e compra um tomtom.
 
Porque out-of-the-box são todos equivalentes.

Eles diferenciam-se é quando descobrimos o maravilhoso mundo das interwebz e as possibilidades que os tomtom têm e começamos a instalar os avisadores dos locais onde a policia costuma fazer operações stop, dos radares, das cameras de segurança fixas, das cameras moveis, and so on.
Tudo isto de borla via o programa que os tomtom têm (tomtom home).

Esquece o resto e compra um tomtom.

Ok. E dentro dos TomTom's qual é que me aconselham? o Go 730? E afinal de contas é possível um GPS livrar-nos de um caminho com trânsito em Portugal ou essa função do trânsito está apenas disponível noutros países?
 
nao sei se funciona em portugal mas para fazeres isso tens de emparelhar o teu telemovel e depois o gps vai a net do telemovel buscar essa informação.
 
Tenho TomTom no pda e vejo que o software garmin é muito superior ao tomtom...

Ok... decididamente, qualquer um que compre é bom, certo?
Acho que o melhor é ir à loja, pegar em vários, ver o que gosto e não gosto, esclarecer uns pormenores com o funcionário (espero que saiba mais que eu) e optar...

O Go 730 também dá para atender chamadas com o telemóvel emparelhado, certo?
 
Tenho TomTom no pda e vejo que o software garmin é muito superior ao tomtom...
E eu trabalho numa loja e vendo dezenas de GPS todos os dias, daí saber +/- do que falo.

Os Tomtom para além de terem o software mais simples, mais fácil de usar e user friendly, também são os mais fiáveis, os mais sensiveis aos satélites, e os que têm mais funções.

Num tomtom podes partilhar as alterações que fizeres no mapa se por exemplo encontrares um erro. E recebes essas mesmas alterações que os outros users façam (por exemplo novas rotundas, novas estradas, etc), podes receber as localizações dos satélites pelo que mal os ligamos já estão prontos a funcionar (não precisam de procurar os satelites), etc.

Tudo gratuitamente via tomtom home.




Sim, o 730 tem mãos livres para o telemovel. É praticamente o topo de gama. O 930 tem poucas diferenças.
 
Esqueci-me de dizer que o tomtom também é o unico a dar-te uma rota diferente dependendo da hora.

Por exemplo: dá-te uma rota se passares por um sitio populado à noite, e na hora de ponta já te dá outra rota para fugires do transito e assim poupares tempo.


E podes navegar para um local por voz. Dizes o local em vez de teres de o escrever.
 
Esqueci-me de dizer que o tomtom também é o unico a dar-te uma rota diferente dependendo da hora.

Por exemplo: dá-te uma rota se passares por um sitio populado à noite, e na hora de ponta já te dá outra rota para fugires do transito e assim poupares tempo.


E podes navegar para um local por voz. Dizes o local em vez de teres de o escrever.

O 730 permite isso tudo, certo? e as mudanças que os outros fizerem nos mapas, podem ser maliciosas (ou seja, podem por coisas que não correspondem à realidade?) ou isso é revisto por alguém ou temos de confiar uns nos outros?
 
O 730 faz tudo o que disse.

E as mudanças antes de serem postas a partilhar aos outros users, têm de ser aprovadas pela tomtom. Nunca deu raia.

Ok, assim é mais fiável sem dúvida...

Este fim-de-semana vou ver se compro, mas desde já obrigado...

Estive a ver e os mapas do 730 são TeléAtlas e do que estive a ver, os Navteq são mais detalhados, isto é mesmo só em detalhes mínimos ou notam-se grandes diferenças nas terrinhas perto da serra da estrela? (tipo faltas de estradas ou nomes errados)
 
Última edição pelo moderador:
E eu trabalho numa loja e vendo dezenas de GPS todos os dias, daí saber +/- do que falo.

Os Tomtom para além de terem o software mais simples, mais fácil de usar e user friendly, também são os mais fiáveis, os mais sensiveis aos satélites, e os que têm mais funções.

Num tomtom podes partilhar as alterações que fizeres no mapa se por exemplo encontrares um erro. E recebes essas mesmas alterações que os outros users façam (por exemplo novas rotundas, novas estradas, etc), podes receber as localizações dos satélites pelo que mal os ligamos já estão prontos a funcionar (não precisam de procurar os satelites), etc.

Tudo gratuitamente via tomtom home.




Sim, o 730 tem mãos livres para o telemovel. É praticamente o topo de gama. O 930 tem poucas diferenças.


Tenho o XL iberia custa menos que isso nesta altura , tem tudo o de bom ecran grande , bluetooth para emparelhar com o telemovél e receber informaçoes da internet .
Já tive garmin e Ndrive e TomTom dá 10 a 0.
 
Tenho o XL iberia custa menos que isso nesta altura , tem tudo o de bom ecran grande , bluetooth para emparelhar com o telemovél e receber informaçoes da internet .
Já tive garmin e Ndrive e TomTom dá 10 a 0.
Se tens um One XL com bluetooth, é porque tens um V2. A partir dos V3 deixaram de trazer BT e cartões de memoria (agora é memoria interna), para serem mais baratos.

E isto tanto nos ONE normais, como nos ONE XL (só diferem no tamanho do ecrã)
 
Back
Topo