Artigo/Análise Instalação de Impressoras WIFI HP

pri3st

Power Member
Algumas dúvidas têm surgido colocadas relativamente à instalação de impressoras HP, com módulos WIFI integrados, através de uma rede Ad-Hoc.
A informação não era conclusiva, no entanto desta vez surgiu a oportunidade de realizar o teste e registar algumas imagens referentes a todo o processo.

Passo então a explicar o processo da forma mais pormenorizada possível recorrendo então a imagens para ilustração do processo.


Primeiro passo será, após calibração dos cartuchos da impressora, pressionar o botão do módulo WIFI da impressora que dever-nos-á ceder algumas opções no LCD da impressora, sendo elas Radio ON, Radio OFF ou Restaurar Padrões de Rede.
Seleccionar Radio ON para activar o módulo de rede WIFI da impressora será então o passo a seguir.

Após activado o módulo WIFI, passamos para o PC onde faremos a instalação.
Sendo assim é conveniente activar o módulo WIFI do PC e após este activado clickar no símbolo de medição do sinal de rede WIFI para que este nos apresente um quadro de opções onde poderemos escolher a rede à qual iremos conectar o computador.


1401.jpg


Seguidamente surgirá um quadro que nos indicará quais as redes WIFI disponíveis na área, uma das quais a rede "hpsetup" que a impressora tem como pré-defenição, para que equipamentos com norma WIFI possam estabelecer uma conecção Ad-Hoc e a partir daí possam fazer a impressão de conteúdos sem fios.

2275.jpg



Após detectada a rede, para estabelecer a conecção com a rede WIFI da impressora, basta apenas seleccionar a rede "hpsetup" e clickar em ligar.


3887.jpg


Posto isto o Windows Vista deverá perguntar se desejamos ligar a esta rede mesmo ela não tendo qualquer tipo de encriptação ou segurança.


4267.jpg


Sendo assim, a conecção deverá ser efectuada e assim que seja estabelecida aparecerá um quadro representativo da conecção com êxito.


5155.jpg


Se voltarmos novamente ao quadro de selecção de redes dever-nos-á surgir a informação de que ambos os equipamentos estão conectados.


6916.jpg


Após o estabelecer da ligação entre dispositivos damos então início à instalação do software HP e drivers respectivos.


7279.jpg


Alguns alertas surgirão para que se desactive a firewall do Windows ou as protecções de softwares como anti-virus e anti-spywares, no entanto a instalação foi realizada sem que problemas de maior tenham sido reportados. Não foi necessário desactivar ou dar o aval nestes softwares de protecção para que a instalação prosseguisse.


8135.jpg


Seguidamente o instalador colocará disponíveis duas opções de instalação, Instalação fácil ou Avançada. A selecção destas deverá ficar ao critério do utilizador.


9730.jpg


Eis que chegamos ao tipo de conecção da impressora, e claro está que foi seleccionada a conecção através de rede pois se este campo de opção aqui aparece é porque é permitido que se faça a instalação por rede da impressora sem que se recorra ao cabo USB gentilmente cedido nas impressoras WIFI HP.


10203.jpg


Após a selecção do método de conecção o software ficará encarregue de procurar as impressoras disponíveis nas rede.


11761.jpg


Então ser-nos-á listada a impressora à qual efectuamos préviamente conecção, bem como o número de série referente a esta, para facil identificação.


12361.jpg


Impressora detectada e seleccionada o software continuará com a instalação desta e de todo o software necessário para o melhor funcionamento da mesma.


13341.jpg


Finalizando o processo de instalação.


14471.jpg


E por fim a instalação é dada como concluída.


15921.jpg


Espero que todo este tutorial seja útil e que venha retirar algumas dúvidas que foram surgindo desde que estes modelos foram aparecendo no mercado.

A impressora utilizada neste teste foi a HP C4380 tendo sido instalada, com o disco fornecido, em dois computadores HP de gama diferentes DV-9880 e DV5-1030 para que se comprovasse que não haveria algum tipo de conflito de software.
Todo o processo de instalação da impressora não demorará mais do que 10 minutos e poderá ser efectuado em quantos PC's for necessário.​


Cumps
 
Estou a ter um problema e nao csg descobrir do que é...

Ja tirei o anti-virus ja dei permissoes na firewall do windows etc e nao sei o que fazer mais.

Será que me csg ajudar???

Deixo aki ficar o k me dá:

Em antes de dar o erro está a fazer isto:

1764.jpg



Depois acaba por dar isto:

2825.jpg



Será que csg ajudar??


Cumps

Olha tipo dps cliquei em avancar e prossegui com a instalação e acabei por imprimir uma pagina de teste e funcionou..

So que o problema é que ao desligar o wireless dps nunca mais me csg ligar direito... ou seja continua a dar inexistente ou limitada e nao encontro a impressora...


Cumps
 
Última edição:
Será que csg ajudar??


Cumps

Olha tipo dps cliquei em avancar e prossegui com a instalação e acabei por imprimir uma pagina de teste e funcionou..

So que o problema é que ao desligar o wireless dps nunca mais me csg ligar direito... ou seja continua a dar inexistente ou limitada e nao encontro a impressora...


Cumps

Ligação por Add HOC? Não sei se pode ser um conflito com software que tenhas instalado no PC, ou até mesmo um conflito de chip's WIFI. Pode ser muita coisa. Não estou a ver como te ajudar!
 
Última edição:
lol, ok, vou desenterrar um tópico do ano passado kakaka

então é assim:
tenho uma HP 1510 (multifunções, não tem wireless incluida) ligada ao meu desktop por cabo USB, tenho 1 portátil e tenho 1 router wireless, é router modem por isso ligo à ficha directamente que envia a net p´ro portatil e po desktop por wireless (portatil é antena integrada, desktop comprei 1 adaptador wireless USB quando comprei o router)
tenho a impressora ligada por USB ao desktop e quando quero imprimir é normalmente, quando quero imprimir no portatil basta ligar o cabo USB ao portatil mas o que eu queria é que de alguma forma conseguisse detectar a impressora no portatil por wireless usando o router e o adaptador USB wireless do desktop, já partilhei a impressora no desktop e já tentei instalá-lá no portatil (NÃO DEU, mas para la imprimir por USB não foi preciso instalar)

então?? alguma sugestão de como o possa fazer?? se alguem não percebeu que diga que eu tento ser mais explicito

Cumpsz e obrigado
 
Só por curiosidade:

1. sempre que se quiser imprimir é necessário ligar o computador à rede hpsetup (desligando da rede wifi "principal")?
2. Se sim em 1., é possível ligar a impressora ao router wifi, ou seja, como se fosse um cliente normal? Desta forma, teoricamente, seria possível imprimir directamente para a impressora sem ser necessário mudar de rede...
3. A impressora suporta encriptação WPA-AES ou outro tipo de encriptação?
 
lol, ok, vou desenterrar um tópico do ano passado kakaka

então é assim:
tenho uma HP 1510 (multifunções, não tem wireless incluida) ligada ao meu desktop por cabo USB, tenho 1 portátil e tenho 1 router wireless, é router modem por isso ligo à ficha directamente que envia a net p´ro portatil e po desktop por wireless (portatil é antena integrada, desktop comprei 1 adaptador wireless USB quando comprei o router)
tenho a impressora ligada por USB ao desktop e quando quero imprimir é normalmente, quando quero imprimir no portatil basta ligar o cabo USB ao portatil mas o que eu queria é que de alguma forma conseguisse detectar a impressora no portatil por wireless usando o router e o adaptador USB wireless do desktop, já partilhei a impressora no desktop e já tentei instalá-lá no portatil (NÃO DEU, mas para la imprimir por USB não foi preciso instalar)

então?? alguma sugestão de como o possa fazer?? se alguem não percebeu que diga que eu tento ser mais explicito

Cumpsz e obrigado

Pelo que me dás a entender e que queres fazer do PC Desktop o servidor e ter lá a impressora ligada para o portátil poder aceder por WiFi. Sim é possível e parece-me que fizeste o que devias ter feito que é partilhar a impressora na rede e instalá-la no teu portátil tb. Se não consegues imprimir é pq qualquer passo não foi o mais correcto pois era suposto funcionar e eu pessoalmente tenho uma impressora a funcar dessa forma.

Só por curiosidade:

1. sempre que se quiser imprimir é necessário ligar o computador à rede hpsetup (desligando da rede wifi "principal")?
Sim é necessário desligar da rede principal, no entanto o tutorial é para instalações por Ad-Oc e não por infraestrutura.

2. Se sim em 1., é possível ligar a impressora ao router wifi, ou seja, como se fosse um cliente normal? Desta forma, teoricamente, seria possível imprimir directamente para a impressora sem ser necessário mudar de rede...
Sim é possível e é muito fácil de o fazer também. Basta em vez de instalar por Ad-Oc instalar por Infraestrutura. :D

3. A impressora suporta encriptação WPA-AES ou outro tipo de encriptação?
Sim suporta...

Cumps
 
Pelo que me dás a entender e que queres fazer do PC Desktop o servidor e ter lá a impressora ligada para o portátil poder aceder por WiFi. Sim é possível e parece-me que fizeste o que devias ter feito que é partilhar a impressora na rede e instalá-la no teu portátil tb. Se não consegues imprimir é pq qualquer passo não foi o mais correcto pois era suposto funcionar e eu pessoalmente tenho uma impressora a funcar dessa forma.

mas tipo, eu queria imprimir também sem ser preciso ligar o desktop para isso... como farei isso?
podes fazer um tuto ou assim para ajudar o ppl??

Cumpsz e obrigado
 
mas tipo, eu queria imprimir também sem ser preciso ligar o desktop para isso... como farei isso?
podes fazer um tuto ou assim para ajudar o ppl??

Cumpsz e obrigado

Para imprimir dessa forma tens que ter um router com print server ou mesmo um print server em separado que anexes à impressora por exemplo da HP que encontras na Worten ou Vobis à venda.

Cumps
 
Desculpem o off-topic mas não queria estar a criar uma nova thread só para perguntar isto, e visto que até é semelhante ao tema tratado, também pode interessar...

Eu tenho uma epson, ligada à minha rede. Adiciono-a normalmente, aqui no meu pc. O problema é que ela fica com um ip definido, no dia a seguir se o ip for diferente, vou ter de adicioná-la novamente. Alguém sabe como pôr a impressora sempre com o mesmo ip?
 
acho que isso tem a ver qualquer coisa nas definições da rede da impressora, como se fosse uma rede normal

quanto à minha duvida, pri3st, não percebi o que quiseste dizer mas sem ter que comprar nada, não há nada que possa fazer?? nem que tenha que ligar o desktop..
obrigadão

Cumpsz
 
eX Radikal

É assim tu para usares a impressora tanto para o desktop como po portatil por wireless tens de ligar a impressora ao router por rj45 com uma coisa parecida com isto:

EU-100.jpg


Senao tas disposto a gastar dinheiro tens de ligar a impressora ao desktop (por usb) e sempre k keiras imprimir atraves do portatil tens de ligar o desktop, nao há nada a fazer...

Penso que era esta a tua duvida...


Cumps
 
Sim podes tens e de estar tanto com o desktop como com o portatil no mesmo "grupo de trabalho"...
Depois para nao te dar problemas de ip tens de atribuir um ip fixo ao teu desktop.

Cumps
 
eX Radikal

É assim tu para usares a impressora tanto para o desktop como po portatil por wireless tens de ligar a impressora ao router por rj45 com uma coisa parecida com isto:

EU-100.jpg


Senao tas disposto a gastar dinheiro tens de ligar a impressora ao desktop (por usb) e sempre k keiras imprimir atraves do portatil tens de ligar o desktop, nao há nada a fazer...

Penso que era esta a tua duvida...


Cumps

so uma pergunta, ja sei que ha esses print servers, mas ele funcionam bem com as impressoras hp? no meu caso tenho uma multifunções, hp, e não queri perder essas funcionalidades, portanto de certa forma queria fazer algo como o que fizeste, que consiste em instalar a impressora n rede, mas com o software completo em cada pc, e com as funçõe scanner etc a funcinar como ser a impressora esta ligada ao PC.

sei que com os medulos wifi da HP isto é possivel, mas por diversas razões preferia que tal fosse atravez de um modulo RJ45. thx, cumps
 
Desculpem o off-topic mas não queria estar a criar uma nova thread só para perguntar isto, e visto que até é semelhante ao tema tratado, também pode interessar...

Eu tenho uma epson, ligada à minha rede. Adiciono-a normalmente, aqui no meu pc. O problema é que ela fica com um ip definido, no dia a seguir se o ip for diferente, vou ter de adicioná-la novamente. Alguém sabe como pôr a impressora sempre com o mesmo ip?

Tens que definir DHCP manual no teu router e definir o IP manual para a tua impressora, bem como para todos os computadores.

so uma pergunta, ja sei que ha esses print servers, mas ele funcionam bem com as impressoras hp? no meu caso tenho uma multifunções, hp, e não queri perder essas funcionalidades, portanto de certa forma queria fazer algo como o que fizeste, que consiste em instalar a impressora n rede, mas com o software completo em cada pc, e com as funçõe scanner etc a funcinar como ser a impressora esta ligada ao PC.

sei que com os medulos wifi da HP isto é possivel, mas por diversas razões preferia que tal fosse atravez de um modulo RJ45. thx, cumps

Sim os print servers vão funcar direitinho com as impressoras HP, não perderás nenhumas funcionalidades da impressora desde que tenhas a impressora instalada em todos os computadores.

Cumps
 
Tens que definir DHCP manual no teu router e definir o IP manual para a tua impressora, bem como para todos os computadores.



Sim os print servers vão funcar direitinho com as impressoras HP, não perderás nenhumas funcionalidades da impressora desde que tenhas a impressora instalada em todos os computadores.

Cumps

ok, porreiro, é que queria montar uma impressora assim, mas mantendo uma rede cablada rj-45.

outra pergunta, o printserver em si, serve um desses como os que mostras na foto, a ligar a impressora por usb e ao router por rj45, ou é preciso alguma compatibilidade especifica no router?
 
ok, porreiro, é que queria montar uma impressora assim, mas mantendo uma rede cablada rj-45.

outra pergunta, o printserver em si, serve um desses como os que mostras na foto, a ligar a impressora por usb e ao router por rj45, ou é preciso alguma compatibilidade especifica no router?

Normalmente funciona sem problemas nenhuns...

Cumps
 
hmmm...
Aproveito este tópico para colocar algumas questões.

Tenho uma Asus P5K-E Wi-Fi Ap e adquiri recentemente uma HP Photosmart C4599 que tem wi-fi.
Junto ao PC tenho uma extensão de 5 tomadas onde tenho ligado o seguinte:
  1. Modem
  2. PC
  3. Monitor
  4. Disco Externo
  5. Colunas

Neste momento para imprimir tenho que desligar ou as colunas ou o Disco Externo.
Ou seja punha a impressora noutra tomada do outro lado do quarto e assunto resolvido. :P
O modem está ligado por Ethernet. Não tenho router e queria ver se não tinha que comprar nenhum agora.:P

Agora a questão :

Posso criar uma rede wireless só para a impressora???
E continuar a aceder à internet através do modem?
 
hmmm...
Aproveito este tópico para colocar algumas questões.

Tenho uma Asus P5K-E Wi-Fi Ap e adquiri recentemente uma HP Photosmart C4599 que tem wi-fi.
Junto ao PC tenho uma extensão de 5 tomadas onde tenho ligado o seguinte:
  1. Modem
  2. PC
  3. Monitor
  4. Disco Externo
  5. Colunas

Neste momento para imprimir tenho que desligar ou as colunas ou o Disco Externo.
Ou seja punha a impressora noutra tomada do outro lado do quarto e assunto resolvido. :P
O modem está ligado por Ethernet. Não tenho router e queria ver se não tinha que comprar nenhum agora.:P

Agora a questão :

Posso criar uma rede wireless só para a impressora???
E continuar a aceder à internet através do modem?



Anyone???
:nocom8le:
 
Back
Topo