Qual o principal método de aprendizagem?

Qual o teu principal método de aprendizagem?


  • Total voters
    142

Rui Marto

Power Member
Mais uma estatística:

Qual o principal método de aprendizagem que usas para a fotografia?
Há quem aprenda por sites, há quem faça cursos, há quem leia livros e há quem ande na "escola da vida". E tu?

PS: Experimentação não se refere a praticar, mas sim a tentar fazer as coisas por instinto, com tentativa e erro, sem ir ver antes como se faz.
_____

Bem, no meu caso aprendo de várias formas, mas entre sites com artigos, comunidades, revistas, cursos/workshops e livros, a principal é mesmo livros. Acho que um bom livro consegue garantir mais "qualidade" na sua informação do que a internet, mas ao mesmo tempo consegue ser muito mais barato que um curso ou workshop.
_____

Outras estatísticas:
Que sistema de focagem usas?
Qual o teu sistema?
Que modo criativo usas mais?
Com que olho fotografas?
Quantas fotos tiras?
Onde guardam as vossas máquinas?
Qual é o papel da fotografia na tua vida?
Qual o tipo de fotografia que praticas?
 
Última edição:
bem, eu aprendi o essencial na "escola da vida" depois veio sempre a leitura tanto de livros como de sites sobre o assunto, mas para mim nao ha nada como aprender, fazendo.

cumps
 
bem, eu aprendi o essencial na "escola da vida" depois veio sempre a leitura tanto de livros como de sites sobre o assunto, mas para mim nao ha nada como aprender, fazendo.

cumps

Atenção que quando falo de experimentação, estou-me a referir a tentativa e erro. Experimentar, não é o mesmo que praticar.
 
essencialmente, experimentação (mesmo do disparar e depois logo se vÊ :D) e leituras.

Curtia um curso de fotografia avançada :p
 
Última edição:
Eu meti experimentacao mas ja vi que nao é lol

Eu aprendi tudo praticando e a tirar fotos por mim. Tenho livros mas a verdade é que nunca os li ou fiz serviço de ver fotos antes de ir algures para saber que me esperava. Simplesmente o novo é o melhor para mim. não gosto de saber o que me espera e aí ter que tanto o local como a máquina é algo que vou ter que aprender, caso não saiba, fazer adaptar à situação.

Apenas no trabalho de jornalismo recebi dicas do que melhor fazer por amigos do ramo e do pouco ou nada que faço de moda umas dicas.
 
Comigo foi um pouco de tudo.... Ir lendo em sites/tutoriais, experimentar sozinho, errou, mudar as especificações ate tentar acertar, e deste modo tb se começa a saber o q faz isto no maximo ou aquilo no minimo. E ultimamente apostei numa formaçaozita, mas completar a auto-formação.
 
Última edição:
O pouco que sei, aprendi com Blogs, artigos, revista, não tanto em livros porque nunca tive nenhum de jeito, nem tão pouco cursos. Mas posso dizer que na net se encontra muita coisa boa.

Para já não tenho uma máquina digital que me permita treinar com mais "rapidez", apenas tenho uma analógica que vai dando para aprender certos conceitos.

Mas gostava de investir um pouco mais em conhecimento quando tiver uma DSLR, torna-se mais prático.
 
e basicamente é isso... eu aprendi o basico por tentativa erro...

Com certeza que antes de passares à experimentação tiveste uma fase de aprendizagem dos princípios básicos (teoria).


Eu estou na fase de assimilar teria...
Paralelamente estou a começar a testar o que a teoria me ensinou, para chegar às mi nhas conclusões, criando os meus "settings" preferidos e estilo.

Penso que é assim...
Niguém começa pela experiência sem saber o que está a fazer e sequer para que serve cada botão da máquina.
 
respondi artigos pois aprendi muito pela net, claro que também houve muita experimentação e complemento com livros (muitos deles ebooks, logo também se inserem na primeira opção, julgo eu..)

cumps
 
Com certeza que antes de passares à experimentação tiveste uma fase de aprendizagem dos princípios básicos (teoria).


Eu estou na fase de assimilar teria...
Paralelamente estou a começar a testar o que a teoria me ensinou, para chegar às mi nhas conclusões, criando os meus "settings" preferidos e estilo.

Penso que é assim...
Niguém começa pela experiência sem saber o que está a fazer e sequer para que serve cada botão da máquina.

eu aprendi mesmo por usar.
 
Eu acho é que há aqui muita gente que diz que aprendeu com experiência ou com vários métodos perfeitamente válidos. No entanto não vejo ninguém dizer que ainda está a aprender. A fotografia é algo que se demora 10 anos ou mais a aprender. Seja por experimentação, cursos, artigos, o que interessa é que é uma arte que apesar de estar acessível a todos, não significa que seja possível aprender em 4 ou 5 anos. Vejo isto um bocado como algumas artes marciais. Sim sei que vai haver malta a gozar comigo e tal, mas o esquema é o mesmo no seguinte aspecto. Quando se começa existem vários cintos até um gajo chegar a cinto negro, no exemplo do aikido, a malta só considera que está a aprender quando tem o 1º Dan, ou nível de cinto negro. Pessoalmente concordo muito com isso. Na fotografia a mesma coisa. Demora-se anos até se ter a sensibilidade necessária para um gajo se poder considerar aprendiz de fotografia, até lá ainda estamos a tentar perceber como funciona o esquema.
 
Entre artigos e experimentação, acho que tem mais influência os artigos que vou lendo. Honestamente, e apesar de gostar muito de ler, nunca me deu grande vontade de pegar num livro de fotografia. E antes de ir ver em artigos "como fazer" já tenho uma ideia do que quero fazer, digamos que vou mais numa de "é possível fazer?".

orpheusmyth, com calma. Acho que quando dizemos que já aprendemos, é porque já aprendemos qualquer coisa. Se é muito ou pouco, não é isso que está em causa. Pessoalmente posso dizer-te que não acho que esteja perto de aprender tudo o que quero (que mesmo isso, está longe de ser tudo mesmo, por várias razões, a começar pelo facto de que nem todo o tipo de fotografia me interessa). Mas alguma coisa já havemos de ter aprendido e o que importa aqui é dizer como. Se ainda é pouco, não importa, o que já sabemos ninguém tira. ;)



Editado: E quanto à comparação com as artes marciais, não a acho descabida mas acho que só faz sentido na teoria. Na prática, como tu disseste, a fotografia é uma arte e como tal será muito mais rapidamente influenciada e enriquecida fruto da inspiração de alguém que não tenha necessariamente os conhecimentos que achas que só se adquirem em 10 anos, mas que tenha a criatividade e imaginação para inovar. Não vejo isso a acontecer com tanta facilidade em artes marciais.
 
Última edição:
orpheusmyth, com calma. Acho que quando dizemos que já aprendemos, é porque já aprendemos qualquer coisa. Se é muito ou pouco, não é isso que está em causa. Pessoalmente posso dizer-te que não acho que esteja perto de aprender tudo o que quero (que mesmo isso, está longe de ser tudo mesmo, por várias razões, a começar pelo facto de que nem todo o tipo de fotografia me interessa). Mas alguma coisa já havemos de ter aprendido e o que importa aqui é dizer como. Se ainda é pouco, não importa, o que já sabemos ninguém tira. ;)


Tens razão. No entanto, há uma vasta diferença entre o campo de aprender e ainda estar a perceber o esquema. A aprendizagem começa quando ganhamos sensibilidade para tal. Todos os dias vejo bons e maus fotógrafos, e cada vez mais vejo malta com grandes máquinas, que sabe todas as configurações e nomes técnicos, mas depois quando tiram uma foto são uma perfeita desgraça. A aprendizagem numa arte, deve começar apenas quando estamos disponíveis para tal e volto a repetir, quando percebermos o esquema da arte em questão. E isso demora anos e anos a atingir. Pessoalmente já faço fotografia há muitos anos, no entanto não me considero sequer aprendiz. Nestes anos todos penso que tirei duas ou três fotos em que considero que comecei a "apanhar o jeito". No entanto sinto que estou cada vez mais perto de poder começar a aprender.
 
devia ser uma poll de escolha multipla...

no meu caso artigos e claro exprimentacao. escolhi artigos pois costumo ler antes de passar a fase de exprimentacao (e aprender uns trukes por mim proprio).
 
Eu ainda hoje aprendo e vou aprender todos os dias que vá tocar na maquina e preciso de algo novo. Cada um aprende derivado das suas necessidades e quando aparecem novas necessidades existem também necessidade de aprender algo novo. Muitas coisas acabam por ser novidade apenas nunca exploradas por sua necessidade.

Quando eu digo por exemplo que aprendi por mim é para o uso que dou e não para me meterem num estudio a tirar fotos mas sim num relvado a fotografar 1 jogo de futebol por exemplo.
 
O tempo de aprendizagem na fotografia depende do tipo de formação que nos é dada. Sem querer fazer qualquer tipo de publicidade, o American Photography Institute tem um curso à distância (avançado) de 1 ano que pelo que sei e com provas dadas, ensina nesse período de tempo aquilo que nós provávelmente nem em 10 anos aprenderíamos por trial & error. Quanto aos livros, acho que é uma óptima forma de aprender, mas longe de ser comparável a um bom curso. Depois há aqueles que nascem com a arte, é-lhes inato. Estes, pela sua elevada sensibilidade e espírito artístico têm muito mais facilidade em aprender por auto-didatismo.
 
Back
Topo