como tensao de 12 volts? duvida nova

cristovao69

Power Member
Boas!!

sou mt inexpriente nesta materia! :P

é o seguinte:

queri meter uns leds num carro, a corrente é de 12 volts.... necessito de meter uma resistencia(ou outra coisa), certo??
como faço para tarem ligados e nao queimarem?
para ligar dois é preciso duas resistencia (ou outra coisa)?
se for dois é preciso tarem em paralelo(?) ?
onde poço comprar on line leds azuis e resistencias(ou outra coisa) para eles??

obrigado por tudo :D

cumps cristovao
 
Última edição:
Boas!!
primeiro podias dizer quantos LEDs tencionas meter, e só depois poderemos-te dizer se podes por em série/paralelo com/sem resistências...
 
pelo que percebi queres dois LEDs azuis e como são para carro vou-te recomendar de alto brilho e resistencias, tens aqui tudo é só montar:

- 2x LED 5mm Transparente Luz Azul Alto Brilho 0.59€ cada um
- 1x resistencia de 270 Ohm
- ligar em série

Cumpsz

EDIT: já agora, não sei se tou a dizer disparate se não mas acho que devias por também um condensador porque a corrente que vem da bateria, não vem certa, tem picos e quedas de tensão... alguém mais percebedor do assunto que fale agora
 
Última edição:
Não precisas de condensador nem de regulador, basta a resistencia para provocar uma queda de tensão dos 12v para a V dos leds. A bateria corrente continua, acho muito dificil ter picos de tensão.
Isto so para não teres q estara gastar dinheiro em condensadores e reguladores de tensão.
 
A bateria tem de 13 a 15V (aprox). Com o alternador a trabalhar tem mais, e possa são 37 centimos...

Regulador 0.26€

Os leds que propuseste 2 x 0.59€

Condensador 100uF/35V 0.11€

A resistencia de 270 Ohm 0.02€

Corrente que atravessa pelos leds ligados em série com a resistência aos 12V regulados: 14.81mA

Potência máxima dissipada no regulador (exagero de 22V) : (22V-12V)*14.81mA = 148.15mW (OK)
»»» ...na resistência: (12V-8V)*14.81mA = 59.26mW (OK)
»»» em cada led: 59.26mW (OK)


Cumps
 
Última edição:
A bateria tem de 13 a 15V (aprox). Com o alternador a trabalhar tem mais, e possa são 37 centimos...

Regulador 0.26€

Os leds que propuseste 2 x 0.59€

Condensador 100uF/35V 0.11€

A resistencia de 270 Ohm 0.02€

Corrente que atravessa pelos leds ligados em série com a resistência aos 12V regulados: 14.81mA

Potência máxima dissipada no regulador (exagero de 22V) : (22V-12V)*14.81mA = 148.15mW (OK)
»»» ...na resistência: (12V-8V)*14.81mA = 59.26mW (OK)
»»» em cada led: 59.26mW (OK)


Cumps


Boas!!

li todas as opinioes e até já percebo melhor... :D
e se as coisas sao assim tao baratas ( nunca pensei) mas vale prevenir que remediar e sendo assim vou seguir esta lista de componentes, parece -me bem..
já aogra como vou montar isto? :S

como nao percebo nada de montagens .. como eide ?
em serie ou em paralelo ? é que nao percebo mt disso! vou tentar pesquisar aqui no forum ou em outros sites a ver se vai...

cumps pessoal
 
os leds e a resistencia são em serie mas o regulador e o condensador não sei como se montam no resto do circuito, os mestres electronicos que dêem a última palavrinha hehe

Cumpsz

EDIT: já agora, onde vais por os LEDs??

EDIT2: já agora, acabo de fazer a conta do jorge candeias:

Regulador 0.26€

Os leds que propuseste 2 x 0.59€ = 1.18€

Condensador 100uF/35V 0.11€

A resistencia de 270 Ohm 0.02€

------------------------ TOTAL
1.57€:P:x2::x2::x2::x2::x2::x2: por menos de 2€ arranjaste mais uma eletróniquice (se é que se pode chamar isto) para o carro xD

Cumpsz
 
Última edição:
os leds e a resistencia são em serie mas o regulador e o condensador não sei como se montam no resto do circuito, os mestres electronicos que dêem a última palavrinha hehe

Cumpsz

EDIT: já agora, onde vais por os LEDs??

EDIT2: já agora, acabo de fazer a conta do jorge candeias:

Regulador 0.26€

Os leds que propuseste 2 x 0.59€ = 1.18€

Condensador 100uF/35V 0.11€

A resistencia de 270 Ohm 0.02€

------------------------ TOTAL
1.57€:P:x2::x2::x2::x2::x2::x2: por menos de 2€ arranjaste mais uma eletróniquice (se é que se pode chamar isto) para o carro xD

Cumpsz


eu quero meter nas portas.... em principio será ligado ao sensor que liga a luz principal que esta´no tejadilho , quero tipo abresse a porta e os leds ligam-se tipo luz de presença
ta a perceber?
:P

cumps
 
O regulador tem 3 pinos e uma chapa metálica: In, Ground, Out. A chapa está ligada internamente ao ground nesta familia.

O condensador ligas do out ao ground. A resistência em série com os leds (a ordem não intressa, mas os leds não funcionam ao contrário...) ligam-se também entre o out e o ground.

O In ligas ao positivo do carro e o ground ao negativo.


PS atenção à polaridade do condensador! Senão puff

EDIT: já agora o carro é a sério? Se for daqueles a pilhas :D esquece o regulador e o condensador.


Cumps
 
Última edição:
O regulador tem 3 pinos e uma chapa metálica: In, Ground, Out. A chapa está ligada internamente ao ground nesta familia.

O condensador ligas do out ao ground. A resistência em série com os leds (a ordem não intressa, mas os leds não funcionam ao contrário...) ligam-se também entre o out e o ground.

O In ligas ao positivo do carro e o ground ao negativo.


PS atenção à polaridade do condensador! Senão puff

EDIT: já agora o carro é a sério? Se for daqueles a pilhas :D esquece o regulador e o condensador.


Cumps


hum!

tou a ver que tenho de encomendar mais que um! :P
é apra meter nas duas portas como e´tao barato devo comprar uma data de kits... !!
porque de certeza que vou fazer puff
seja o que deus quiser...
xD
 
obrigado pessoal por tudo !
já sei fazer mais uma coisa...
vou enxer o carro de leds... eheheh
tou brincar!
já agora uma opiniao o carro é branco fica porreiro meter leds azuis o interior assim meio para o azul???

cumps
 
yh, fica mas tem que ser azul bem forte para torna-lo bem escuro, tenho 1 carro meio cinzento (é aquele cinzento escuro da audi, é um audi) e o interior só tem luzes vermelhas e fica muita bem!! azuis para 1 carro branco também fica bem

Cumpsz
 
yh, fica mas tem que ser azul bem forte para torna-lo bem escuro, tenho 1 carro meio cinzento (é aquele cinzento escuro da audi, é um audi) e o interior só tem luzes vermelhas e fica muita bem!! azuis para 1 carro branco também fica bem

Cumpsz


ok!!

obrigadao! daqui a mes pode ser que post aqui o resultado!

XD
 
Boas!!

já vieram os componentes electronicos...



isto será o regulador !



certo??
como é que sei qual dos pinos é o in o out ou o ground???
xD

já agora que solda utilizo??
tive a ver uns videos e eles soldam com solda de estanho! a algum outro tipo?

cumps cristovao
 
Última edição:
Back
Topo