[Tutorial] - YAMJ Jukebox para PopCorn e Egreat

Status
Fechado a novas mensagens.

lagosta80

Power Member
Downloads necessários:
Podem sacar tudo o que é necessario deste link (versao 841 do YAMJ - actualizado em 19-03-2009):
http://rapidshare.com/files/211064072/MovieJukeBox.rar



Ou entao adquirir os ficheiros individualmente através dos seguintes links:

JRE - http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

YAMJ - http://pch.omertron.com/sites/default/files/YAMJ/yamj-svn-r841.zip
Ou procurem aqui:
http://omertron.com/pch/YAMJ

YAMJ GUI - http://omertron.com/pch/system/files/Other/Omertron/yamj_gui_config_v0_3_zip_84576.zip
Ou procurem aqui:
http://omertron.com/pch/YAMJ_GUI_Config

MediaInfo - http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=86862&package_id=90612


Depois de terem os ficheiros sacados vamos à instalação no Disco Duro Interno:

- Instalar o JRE caso ainda nao o tenham instalado no vosso sistema operativo.

- Extrair os ficheiros do YAMJ para a raiz do disco interno (podem trocar o nome, que foi o meu caso :)).
No meu caso é o disco mapeado na pela letra "T:" (pode ser mapeado por USB ou por rede), ou seja fico com algo do genero:
T:\moviejukebox

- Extrair os ficheiros do MediaInfo para dentro da pasta anterior, ficando algo do genero:
T:\moviejukebox\mediaInfo

- Extrair os ficheiros do YAMJ GUI para dentro da pasta do 2º ponto deste tutorial.

- Executar o YAMJ GUI e seguir os passos indicados
tut_jukebox.jpg


-Editar o ficheiro "My_YAMJ.cmd" e colocar o caminho do JRE
No meu caso está em C:\Program Files\Java
Entao escrevo o seguinte a seguir ao @Echo OFF

path C:\Program Files\Java\jre6\bin;%SystemRoot%;%SystemRoot%\system32;


Caso queiram que a Jukebox corra automaticamente quando escolhem a HardDrive podem fazer o seguinte.
O ficheiro index.htm tem de ser colocado na Raiz do disco, assim podem fazer com que todos os ficheiros sejam criados nesse local, como?
Editam o ficheiro anterior e colocam o caminho para onde querem que os ficheiros sejam criados na seguinte linha:
"moviejukebox My_Library.xml -o T:\Video"

Como a raiz do meu share é T:\ alterei a linha para
"moviejukebox My_Library.xml -o T:\ -c".
A opção "-c" penso ser aconselhavel, pois para o caso de quererem constantemente alterar filmes (apagar, editar nome, acrescentar, etc) a opção faz com que no final sejam removidos os ficheiros que nao estejam a ser utilizados pela Jukebox.

O meu ficheiro no final ficou assim:
tutorial_3.jpg


- Executar o ficheiro "My_YAMJ.cmd" e esperar que ele crie os ficheiros para a Jukebox
Verifiquem que têm a Internet ligada para que o programa consiga obter a info dos filmes.

tut_jukebox2.jpg


DICA: Podem colocar um ficheiro com o mesmo nome de cada filme e extensao .nfo contendo o link para o IMDB correspondente ao filme (ex: spiderman.avi e spiderman.nfo), para alem disso as capas tb podem ser à vossa escolha, basta colocar na mesma pasta do filme o ficheiro com a extensao .jpg e com o mesmo nome do filme (EX: spiderman.jpg). Assim o programa fica com informação mais coerente :)

Caso seja um filme com vários cds coloquem o nome de cada um com [CD1], [CD2], etc no final, e o .NFO com o nome do 1º ficheiro, nao necessita de 1 NFO para cada ficheiro. O mesmo se aplica às series.
EX: spiderman3-[CD1].avi, spiderman3-[CD2].avi, spiderman3-[CD1].nfo
Mais info sofre NFO's aqui



Em principio agora deve estar tudo a funcionar.
Caso a Jukebox nao abra automaticamente quando clicarem no HARD_DISK verifiquem que têm o ficheiro index.htm na Raiz do Share e que contem o link correcto para a pasta "Jukebox". Caso tenham uma TV SD devem renomear o ficheiro index.htm para index_sd.htm.
No caso da vossa TV ser SD poderam considerar a hipotese de trocar a skin, pois esta está preparada para monitores HD, editem o ficheiro "moviejukebox.properties" e na linha que diz "mjb.skin.dir=./skins/default", coloquem "mjb.skin.dir=./skins/sd" e voltem a correr o ficheiro "My_YAMJ.cmd".

----------------------------------------------------------------------------------------------
Update - Instalação de skin e menu secundário para abrir os dados no disco


Ok, depois de brincar um pouco com algumas skins e com a Jukebox resolvi melhorar este tutorial para incluir alguns aspectos que achei interessantes ( em termos visuais e nao só).

Não sei se acontece com mais pessoas mas eu por exemplo no meu disco interno tenho algumas coisas para além de filmes organizados (desde documentários que nem aparecem no IMDB, filmagens minhas,etc e que claramente não iriam aparecer bem na Jukebox). Então resolvi ver se existia alguma maneira de poder aceder aos menus "Video", "Musica", "Fotos", "Files" e "Jukebox" em separado, pois caso instale a jukebox fico sem acesso aos outros tipos de ficheiros.

A skin que instalei foi a seguinte:
http://rapidshare.com/files/181530643/_Maxishare_net_NMT_20Theme_20-_20Kdoske_20v0.2.zip
Esta skin não foi feita por mim, por isso não quero tirar o crédito ao seu criador Kdoske que tem todo o mérito.

Esta skin traz um ficheiro index.htm que inclui todos os menus que eu pretendia, para além de ser uma skin muito bonita.
Podem ver o aspecto dela aqui
Esta skin basta descomprimi-la para a raiz do disco.


Agora basta editarem o ficheiro "index.htm" incluído nesta skin de modo a que os links funcionem na vossa jukebox.

É necessário algum cuidado pois estamos a trabalhar com dois ficheiro com o mesmo nome, o index.htm desta skin e o index.htm da Jukebox. Entao aconselho a criar uma pasta própria para a Jukebox, e no ponto do tutorial acima devem escolher outra directoria de saída para os ficheiros da Jukebox.
Tendo em conta a path para os ficheiros da Jukebox devem editar o index.htm da skin para que o vosso link da Jukebox funcione. Parece um pouco complicado mas nao é. Vou dar o meu exemplo. Eu alterei a path de saida da minha Jukebox para T:\Video\Jukebox, assim todos os ficheiros da Jukebox incluindo o index.htm foram para esta pasta.
Agora no ficheiro index.htm pertencente à skin, e que está colocado na raiz do meu disco interno, editei o link para a Jukebox do seguinte modo:
Onde estava
<a href="http://localhost.drives:8883/NETWORK_SHARE/SERVERNAME:Videos/index.htm" id="thumbimage">

Passou a estar:

<a href="http://localhost.drives:8883/HARD_DISK/Video/Jukebox/index.htm" id="thumbimage">


Agora sempre que acrescentar um filme na minha colecção para a Jukebox basta-me correr o ficheiro "My_YAMJ.cmd" que ja está modificado para a saida T:\Video\Jukebox e tudo fica ok.

Nota: Teóricamente nao deverá ser necessário instalar a skin por completo, bastará utilizar os ficheiros contidos na pasta "Icons" e o ficheiro index.htm. Digo teóricamente pois eu nao o fiz, eu instalei a skin por completo pois achei-a bastante boa.

Este tutorial foi elaborado com base no que aprendi aqui neste forum e mais uns quantos, desde ja obrigado a todos os que contribuiram.
Caso alguma coisa esteja mal, corrijam-me para eu poder actualizar o tutorial.


UPDATES:
Sempre que sair um Update do YAMJ nao é necessario seguir outra vez todos os passos deste tutorial.
Basta copiarem os ficheiro My_YAMJ.cmd, My_Library.xml e a pasta mediaInfo que se encontram dentro da vossa moviejukebox, depois apagam o conteudo da pasta e colam os ficheiros anteriormente referidos juntamente com a nova versao do YAMJ e tudo fica como antes.
 
Última edição:
Segui todos os passos até à parte de clicar no ficheiro "My_YAMJ.cmd" sem problemas.

Em seguida reparei que surge na pasta F:Video (no meu caso é a directoria F:) um ficheiro em html chamado "Index" e clicando nele abre no meu pc uma página com as capas dos meus filmes e series que estão dentro do disco interno do egreat.

Para além disso aparece uma pasta "Jukebox" com uma série de ficheiros com os nomes dos filmes e das séries (3 por cada: 1 ficheiros html, uma imagem e 1 Xml).

Em seguida liguei o egreat ao lcd e entrando pelo dico inteno (hard disk) não surge nada de novo para além da pasta "Jukebox"...

O que tenho de fazer? Editar o ficheiro ""index" ou os html de cada filme? Activar algo dentro do egreat para activar o Jukebox?

Para além disso não percebi quando referiste criar um ficheiro com a extensão .nfo para cada filme. Como se faz isso?

De qq forma tá um bom tutorial.
Parabéns!
 
Ola a todos

ta aqui um excelente manual , obrigado lagosta80

Mas o meu problema è que quando ligo o cabo USB_PC nao me aparece o disco interno que tenho no popcorn no pc :confused:

Alguem me pode explicar o pk ?

Obrigado
 
Ola a todos

ta aqui um excelente manual , obrigado lagosta80

Mas o meu problema è que quando ligo o cabo USB_PC nao me aparece o disco interno que tenho no popcorn no pc :confused:

Alguem me pode explicar o pk ?

Obrigado


Isso deve-se ao facto do Windows nao detectar as particoes Linux.
No cd que vem no egreat ( e presumo que venha tb no popcorn) está um programa que se chama egreat_ext3.exe.
Se quiseres saca-o daqui.
Quando instalas esse programa ele detecta-te os discos formatados para linux.
É preferivel o modo ext2 por questoes de compatibilidade.

Depois podes escolher uma letra para cada umas das partições do disco interno.
Normalmente tens 3 particoes, uma com cenas do "sistema operativo", outra com a partição SWAP e a que mais interessa que tem o teu Share. Para este efeito basta mapeares a drive para o Share.
 
bom post!

já agora, pela tua experiencia qual achas que é a melhor maneira de fazeres um rebuild da colecção?

por exemplo apagas 1 filme, ou acrescentas uns filmes?

não é necessário gerar tudo novamente certo?
 
Segui todos os passos até à parte de clicar no ficheiro "My_YAMJ.cmd" sem problemas.

Em seguida reparei que surge na pasta F:Video (no meu caso é a directoria F:) um ficheiro em html chamado "Index" e clicando nele abre no meu pc uma página com as capas dos meus filmes e series que estão dentro do disco interno do egreat.

Para além disso aparece uma pasta "Jukebox" com uma série de ficheiros com os nomes dos filmes e das séries (3 por cada: 1 ficheiros html, uma imagem e 1 Xml).

Em seguida liguei o egreat ao lcd e entrando pelo dico inteno (hard disk) não surge nada de novo para além da pasta "Jukebox"...

O que tenho de fazer? Editar o ficheiro ""index" ou os html de cada filme? Activar algo dentro do egreat para activar o Jukebox?

Para além disso não percebi quando referiste criar um ficheiro com a extensão .nfo para cada filme. Como se faz isso?

De qq forma tá um bom tutorial.
Parabéns!

Ha algumas coisas que ainda nao consegui por a funcionar "como deve ser" :), mas estou a contar de por tudo ok e ir melhorando o tutorial.
Penso que queres correr automaticamente a Jukebox assim que clicas no disco interno. Tb ainda nao consegui por isso automatico, teoricamente bastaria colocar o ficheiro index.html na raiz do Share, mas nao sei pq ainda nao consegui.
No meu caso o ficheiro index.htm foi criado em T:\Videos\ o que nao é a raiz do meu Share, ja experimentei troca-lo para T:\ e edita-lo para que ele ficasse com o caminho correcto.
(inicialmente tinha um campo com "url=Jukebox/Other_All_1.html" e alterei-o para "url=Video/Jukebox/Other_All_1.html" mas mesmo assim nao lê automaticamente.


Quanto a criar um ficheiro .nfo, é simples. Por vezes o YAMJ nao vai buscar a info correcta dos filmes, assim se criares um ficheiro com a extensao .nfo e com o mesmo nome do ficheiro do filme (por exemplo "spiderman.avi e spiderman.nfo"), e colocares o link do IMDB para o filme dentro do ficheiro .nfo, o YAMJ mais facilmente coloca a info correcta. O mesmo acontesse com as capas do filmes, basta colocar na mesma pasta do filme uma imagem com o mesmo nome do filme e com a extensao .jpg (ex: spiderman.jpg). Tal como disse no tutorial acima tens mais dicas sobre isto aqui.
 
Última edição:
bom post!

já agora, pela tua experiencia qual achas que é a melhor maneira de fazeres um rebuild da colecção?

por exemplo apagas 1 filme, ou acrescentas uns filmes?

não é necessário gerar tudo novamente certo?

Ha uma coisa que podes fazer.
Editas o ficheiro "My_YAMJ.cmd" e colocas um "-c" no final da linha de comando e depois voltas a correr o ficheiro.
(ex:"moviejukebox My_Library.xml -o T:\Video -c").
Tal como diz o README.TXT
-------------------------------------
-c : OPTIONAL
Clean the jukebox directory after running.
This will delete any unused files from the jukebox
directory at the end of the run.
--------------------------------------
 
Em seguida liguei o egreat ao lcd e entrando pelo dico inteno (hard disk) não surge nada de novo para além da pasta "Jukebox"...

O que tenho de fazer? Editar o ficheiro ""index" ou os html de cada filme? Activar algo dentro do egreat para activar o Jukebox?


Ja descobri... No meu caso como estou a testar isto numa televisao qua nao é HDTV ou seja é uma SD, nao sei se é o teu caso, mas se for tens de fazer uma coisa simples. O ficheiro index.htm tens de lhe mudar o nome para index_sd.htm
 
boas a todos

Obrigadao Lagosta80 , tu em 2 posts ajudaste me a entender isto e a colocar a funcionar , os meus parabens es excelente mais uma vez obrigadao .

Mas ainda tou com um problema quando clico para visualizar o filme ele nao abre , o seja o filme nao da , alguem sabe pk sera ?

Obrigado
 
boas a todos

Obrigadao Lagosta80 , tu em 2 posts ajudaste me a entender isto e a colocar a funcionar , os meus parabens es excelente mais uma vez obrigadao .

Mas ainda tou com um problema quando clico para visualizar o filme ele nao abre , o seja o filme nao da , alguem sabe pk sera ?

Obrigado

Quando clicas onde? No PC é normal que nao dê, mas se for no egreat deve dar.
Escreve qual é a tua estrutura de directorios.
EX:
T:\Moviejukebox - Pasta com o programa descomprimido
T:\Jukebox -> pasta com os HTM gerados pelo YAMJ
T:\index.htm
T:\MovieJukebox\mediaInfo -> pasta do mediainfo
 
Ola a todos

ja resolvi o problema era um problema de Maiusculas na directoria do video :009:

Mas hoje como ando com azar , acontece agora que vejo o filme , mas sem som , o seja o som nao funciona e nao sei pk , alguem sabe pk ?

Obrigado
 
Mas isso acontece com todos os filmes?
É que se o filme estiver com o som em DTS é normal que nao ouças nada. Se for o caso tens de usar um programa para converter o som em AC3 por exemplo, ou entao ligar o egreat a um sistema de som com descodificador DTS.

Salvo erro a proxima versao do firmware para o egreat ja vai fazer o downmix de DTS para stereo.
 
Lagosta,
Este Yamj quando carregas no filme para veres o detalhe, consegues ver a classificação do IMDB ?
Eu tenho um outro skin instalado, sem ser o yamj, e não me aparece a classificação. Já li algures que tinhas de alterar umas linhas para aparecerem, sabes alguma coisa sobre isto?

Parabéns pelo teu trabalho, isto já merecia uma coisa assim
 
No YAMJ aparece a cotação do IMDB, nao precisei de colocar nenhuma opção para isso aparecer.
Qual a Jukebox que usas?

Uso a MovieJukebox, que tambem tinha um programaminha desses para instalar, GUI.
A classificação aparece-te com numero mesmo, ou são só até 5 estrelas, ou até 10 estrelas?
Aconselhas a Yamj em vez da que uso?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo