Wirebusters - Os mitos dos cabos para colunas

o resumo é isto:
I credit the success of the speaker wire industry to their expert sales and marketing ability. However, it is my experience that ordinary copper wire, as long as it's heavy enough, is just as good as name brands.

é uma discussão antiga de audiófilos...
 
Gostava também de salientar esta parte do 2º site, para quem não tiver a paciência de ler tudo:

Isto é retirado das FAQs relativas aos cabos HDMI mais baratos (e são mesmo baratos) que aquela loja vende:
Q. Will these cables support 1080p? Deep Color? 120 Hz?

A. HDMI cable performance is closely related to bitrate, which is determined by the resolution and the color depth; as for the now-common "120 Hz" displays, that's simply the display's internal refresh rate and has nothing to do with the signal running through the HDMI cable. In terms of internal structure, pinout, et cetera, there is no reason these cables will not support 1080p, Deep Color, or other HDMI protocols and features. However, because losses in HDMI cable can reach critical levels in longer runs, it's possible that in a particular application, you will find that a higher-quality cable is required. Generally we do not see cable-quality issues arise in lengths under 30 feet; at 30 feet, they're uncommon; by 50 feet, they're much more common. But in the vast majority of applications, these cables will perform just fine up to 50 feet.

Q. How can I tell whether my HDMI cable quality is a problem?

A. Fortunately, HDMI cable quality issues tend to be very conspicuous. The most common types of trouble are: (1) "sparkles"--little bit-error dropouts that appear as colored "snow" on the picture; (2) flashing or colored horizontal lines, indicating that a whole line of video has dropped out; (3) flashing or "jumping" of the whole picture, indicating that the display is having trouble tracking the sync; or (4) no image at all.
Mas mesmo com todas estas explicações ainda há quem veja melhores cores ou maior definição com cabos mais caros....
 
Última edição:
Última edição:
Isto é uma discussão sem fim, mas, jamais em tempo algum um cabo melhorará o que quer que seja - audio ou video.
A função de um cabo nestes 2 contextos é garantir o mínimo de perdas de qualidade do sinal que viaja através de si. O cabo ideal é aquele que à sua "saída" tem exactamente a mesma qualidade de sinal que tinha à sua "entrada/fonte".
Existem de facto maus cabos, existem casos em que a melhoria é notória porque o material anterior ou era defeituoso ou era de má qualidade.
Eu deixo-vos um exemplo pessoal, sendo um audiófilo, mas não muito preocupado em ter cabos XPTO, tinha um cabo HDMI que pura e simlesmente se recusava, e ainda se recusa, a funcionar a 1080p. Só ultrapassei o problema com a compra de um cabo de uma marca mais conceituada.
Há artigos que fazem comparação entre cabos HDMI recorrendo ao "diagrama de olho", onde é possível verificar o que bons, e maus cabos, fazem a esta medida de "qualidade".
Agora dizer-se que um cabo da Monster dá uma qualidade de imagem muito superior a um da Profigold ou outra marca qualquer que cumpra minimamente os requisitos que espelha na embalagem, parece-me tanga. No entanto, quando falamos de distâncias elevadas, 15, 30, 45m e por aí adiante, nestes casos convêm não arriscar e comprar marcas que de facto transmitem confiança.

Mesmo assim há quem afirme que detecta diferenças entre cabos de marcas diferentes e que jogam no mesmo campeonato... não discuto, ou tenho ouvido duro ou de facto não tenho feeling no assunto :-P!
 
Última edição:
vou relatar o meu caso, a coisa de 4 anos adquiri 1 amplificador da technics, com umas colunas yamaha, como so me faltava o sub fui comprar 1, e comprei 1 da kef, tudo bem até aqui mas na hora de ligar as colunas ao amplificador verifiquei que os cabos eram muito fininhos para transportar o som para as colunas, e tambem verifiquei que ficava com mascar de aquecimento na parede devido, a energia que passava pelos fios, fui então falar com um senhor e levei o cabo em questão, e contei-lhe o que tinha passado, então ele deu-me um cabo e disse-me leva este que é muito bom. tambem me disse que eu teria que ter os mesmos metros de cabo para cada coluna ex: coluna traseira eq 5 metros,a coluna direita tambem tinha de ter 5 metros, disse-me ele que senão fizesse isso que o som ia chegar atrasado a coluna que tivesse mais metros, eu ao principio não acreditei no que me disse, mas quando cheguei a casa, fui verificar o conjunto da creative (pc), e verifiquei que todas as colunas tem os mesmos metros de cabo, então decidi fazer o que ele me disse cortar, os mesmos metros para cada a coluna, montei tudo e passado um tempo fui ver se a parede tinha marcas dos fios, e para o meu espanto não tinha nada, então apartir desse dia decidi investir um bocadinho mais em cabos, porque se exitem diferenças tão grandes nos preços é por alguma razão.
 
vou relatar o meu caso, a coisa de 4 anos adquiri 1 amplificador da technics, com umas colunas yamaha, como so me faltava o sub fui comprar 1, e comprei 1 da kef, tudo bem até aqui mas na hora de ligar as colunas ao amplificador verifiquei que os cabos eram muito fininhos para transportar o som para as colunas, e tambem verifiquei que ficava com mascar de aquecimento na parede devido, a energia que passava pelos fios, fui então falar com um senhor e levei o cabo em questão, e contei-lhe o que tinha passado, então ele deu-me um cabo e disse-me leva este que é muito bom. tambem me disse que eu teria que ter os mesmos metros de cabo para cada coluna ex: coluna traseira eq 5 metros,a coluna direita tambem tinha de ter 5 metros, disse-me ele que senão fizesse isso que o som ia chegar atrasado a coluna que tivesse mais metros, eu ao principio não acreditei no que me disse, mas quando cheguei a casa, fui verificar o conjunto da creative (pc), e verifiquei que todas as colunas tem os mesmos metros de cabo, então decidi fazer o que ele me disse cortar, os mesmos metros para cada a coluna, montei tudo e passado um tempo fui ver se a parede tinha marcas dos fios, e para o meu espanto não tinha nada, então apartir desse dia decidi investir um bocadinho mais em cabos, porque se exitem diferenças tão grandes nos preços é por alguma razão.

No teu caso concreto, os cabos que usaste em primeiro lugar eram fracos, isto para dizer o mínimo. Deveria ser um cabo unifilar e com uma secção infima!! :p
 
Passaste de um cabo de secção insuficiente para o teu sistema para um com uma secção maior. É normal que tenhas resolvido o problema.

Eu, até prova em contrário, vou continuar a "acreditar" que me basta um cabo com boa qualidade de construção e com a secção suficiente. Já vi vários cabos bons baratos e outros um pouco mais caros devido a uma apresentação mais bonita. Acho isto perfeitamente normal e aceitável. Já não acho razoável o preço pedido por alguns cabos que vêm carregados de "tecnologia revolucionária". Para mim é tudo marketing e o conhecimento por parte destes fabricantes que há-de haver sempre alguém que vai acreditar em todo aquele discurso bonito mas vazio de razão ciêntifica.
 
Na prática posso deduzir daqui que comprar cabos hdmi até 10m é igual (em termos de qualidade)independentemente da marca? É que comprei há pouco tempo um de 10m por 25 eur e apesar de me considerar "duro de ohos e ouvido" não consigo ver problemas na imagem.
 
O problema é que nunca sabemos se um cabo "made in china" comprado por tuta e meia no ebay será bem construido ou não. Tenho lido relatos de quem compre cabos HDMI por valores muito baixos e que não tiveram problemas nenhuns mas também leio casos contrários.
Daí a dar €100 ou mais por um cabo ainda vai uma grande distância.
 
A grande questão dos cabos HDMI e da transmissão digital de dados é que um cabo mais fraco nunca pode causar ALTERAÇÕES na qualidade de imagem. Pode, é claro, originar FALHAS na imagem.
 
A grande questão dos cabos HDMI e da transmissão digital de dados é que um cabo mais fraco nunca pode causar ALTERAÇÕES na qualidade de imagem. Pode, é claro, originar FALHAS na imagem.

Para se aferir a qualidade de um cabo HDMI - ou de outro qualquer que transporte sinais digitais - nada melhor que o teste do diagrama do olho, principalmente para distâncias elevadas.

http://www.hdmi.org/installers/eyediagram.aspx
 
A eterna questão de cabos... Ainda ver se consigo arranjar "tempo" para comprar (desde que dê para devolver...) um cabo HDMI de topo e experimentar, se bem que a única source que tenho é a meobox que não faz 1080p nem o ecran.

mas peguei um cabo de uma marca conceituada emprestado, testei e não notei NENHUMA diferença com o cabo HDMI fornecido pela meobox.

Ambos tem cerca de 2 metros, mais do que suficiente...

Outra coisa que queria testar era
* Cabo de telefone de qualidade par ver se afecta sinal ADSL. Pelas minhas experiencias caseiras com diversos cabos e configurações pode mesmo influenciar o sinal. Houve um tempo que tinha uns 10 metros de cabo de telefone (tomada <-> filtro <-> UPS <-> rede), eliminei isso tudo e liguei directo o router à tomada e tive melhoria na atenuação e ruído! Ontem testei outro cabo e o sinal ficou um bocadinho pior, mas foi o suficiente para ter macroblocos na TV. Se bem que o ideal seria um cabo o mais pequeno possivel :p
* Cabo USB "xpto" e ver se isso tem influencia na velocidade de dispositivos rápidos, como discos rígidos.
 
Back
Topo