Nikon D80 vs Nikon D90

Hugo Sena

Power Member
Preciso de uma ajuda.
Quero comprar uma reflex e estou na dúvida se vale a pena comprar a D80 com a lente 18-200 (máquina já descontinuada) ou a nova D90 mas com a lente 18-105.
É certo que a D90 é mais recente e melhor, mas a D80 apesar de descontinuada continua a utilizar as mesmas lentes e por isso não vejo qual o problema de comprar a máquina descontinuada.

O problema de ter de comprar a D90 com a 18-105 prende-se com o valor que é +/- que o da D80 e não posso gastar mais.

No entanto, presumo que com a D80 e a 18-200 consigo melhor qualidade apesar da máquina ser mais antiga.

O que aconselham?? Podem ajudar?
Obrigado
 
Última edição pelo moderador:
nunca uma lente 18-200 é topo do que quer que seja...
qt mt poderá ser a VR e ser melhor que a generalidade das lentes, mas NUNCA uma lente de topo
 
ok, tudo bem. Estas 2 lentes são ambas VR

Nikon D80 + objectiva AF-S DX VR 18-200 mm f/3,5-5,6G IF-ED

OU

Nikon D90 + objectiva AF-S DX Nikkor 18-105 mm f/3,5-5,6G ED VR

Podes ser claro na tua ajuda? Assim é dificil fazer uma escolha. Obrigado
 
eu posso ser claro na minha ajuda se tu fores claro na tua duvida...

precisas dos 200mm?
precisas de algo que a d90 ofereça a mais que a d80?
para que queres a máquina?

eu n sou adivinho...
 
Eu sou novo na fotografia. E acho que as compactas ou bridge já não me satisfazem. Então do que tenho lido acho a nikon D80 muito boa. Mas agora saiu a nova D90 o que me deixa com o pé atras.
No entanto, sempre li em muitos sitios que se deve apostar num bom corpo que dura muito tempo e vai se apostando em lentes para melhorar depende sempre daquilo que se pretende.

Visto isto, aquilo que quero é fotografar o normal sem grandes aventuras. Nos
packs da antiga D80, ela existia com a 18-55 OU 18-135 OU 18-70 e sempre ouvi falar que para se conseguir uma boa qualidade de imagem a 18-70 era melhor. Logo, é isso que eu quero, qualidade de imagem, sem falarmos em grandes profissionalismos, visto eu ser ainda novo nisto.

Quanto a precisar dos 200mm acho que algum dia hei-de precisar, afinal a fotografia também precisa de distância focal. A minha dúvida agora prende-se em saber se a 18-105 VR será uma boa opção agora e apostar já num corpo novo e mais recente ou se será melhor apostar na 18-200 VR sabendo que a D80 já é boa.

Se preciso alguma coisa que a D90 tem a mais? Em principio tem coisas que serão boas. Live view, remoçao de poeiras e outras coisas novas.
 
Se tens hipotese de comprar acho que primeiro de tudo é preciso entender que a d90 será sempre melhor opção e incorrecto ou mentir seria dizer o contrário. A questão presente é se a d90 e as suas grandes e novas caracteristicas ou então a d80 chegará, coisa que em geral chega (mas isso é outra estória).

Quanto às lentes, claro que são boas e a 18-200 vR até cara é mas não quer dizer que seja das melhores lentes da nikkor e existem outras boas alternativas por menos dinheiro.

edit.

li agora o teu post e desde já que os features que apresentas como opção a levar em conta a comprar frente à d80 seriam os que 'qualquer pessoa' não deveria levar em conta no factor comparação.
 
pq n a d80 com a 18-105vr?
lentes 18-200 são regra geral inferiores a 2 lentes com as mesmas focais

se fosse eu apostava na d80 com a 18-105Vr e daqui por um par de meses ia para uma 80-400 ou similar
se a d90 é melhor que a d80? sim, possivelmente é, mas n torna a d80 má

no entanto pergunto pq nikon?
tens por ex a 1000d da canon que fica abaixo dos 500€ e com uma zoom fica prai nos 600/650€
 
pq n a d80 com a 18-105vr?
lentes 18-200 são regra geral inferiores a 2 lentes com as mesmas focais

se fosse eu apostava na d80 com a 18-105Vr e daqui por um par de meses ia para uma 80-400 ou similar
se a d90 é melhor que a d80? sim, possivelmente é, mas n torna a d80 má

no entanto pergunto pq nikon?
tens por ex a 1000d da canon que fica abaixo dos 500€ e com uma zoom fica prai nos 600/650€

O moço quer uma máquina a sério, não um brinquedo :004:

Eu ia pelo kit D90 + 18-105VR (é o que tenho :)). A lente 10-105VR é muito, mas muito boa. Não é luminosa, obviamente (pelo preço não se podiam esperar milagres) mas é rápida, é soberbamente bem construída (apesar de ter o encaixe em plástico, como todas as lentes de gama baixa), tem um anel de zoom super deslizante, e um anel de foco simplesmente brutal. De notar que tem algo que para mim é excelente, que é o facto de poder ajustar o foco manualmente (depois de focar automaticamente) sem ter que accionar qualquer botão. Para uns ajustes manuais para a coisa ficar à medida é uma feature excelente, e que a maioria das lentes não tem.

A D90 é muito superior à D80, isso é unânime, falta saber se vais tirar partido dela, e sobretudo, se precisas dos 200mm da lente 18-200VR. Eu ia pela D90, até porque é uma máquina super actual, e o modo de vídeo é um extra, que nem todos apreciam, mas que está lá, para quem quiser.
 
Última edição:
@jamiro
Quanto às features eu sei que essas duas não são apenas o que conta para me decidir. Mas não queria por aqui todas as coisas novas que a D90 tem a mais que a D80. O que eu quero dizer é que mais ou menos 3 anos separam as máquinas e é claro que a D90 traz coisas novas. Será que compensa?

@adolfo
Já comparei a D80 a várias e sinceramente acho que é melhor, até do que a 1000D e por isso tou disposto a fazer o sacrificio.
Mas é claro que tou aberto a novas máquinas e lentes.
Actualmente os melhores preços que consigo são para com a D80 + 18-70 (sem VR), D80 + 18-200 (com VR) e D90 + 18-105 (com VR)

Outras máquinas só pelo mesmo preço e melhores ou iguais
 
@adolfo
Já comparei a D80 a várias e sinceramente acho que é melhor, até do que a 1000D e por isso tou disposto a fazer o sacrificio.
Mas é claro que tou aberto a novas máquinas e lentes.
Actualmente os melhores preços que consigo são para com a D80 + 18-70 (sem VR), D80 + 18-200 (com VR) e D90 + 18-105 (com VR)

Outras máquinas só pelo mesmo preço e melhores ou iguais

lol
obviamente que a d80 é melhor que a 1000d
apenas sugeri um corpo mais barato para poderes optar por lentes melhores
 
@ruimoura
Obrigado pela dica. Onde compras te a tua. Estava a pensar comprar na *****. Sabes de algum sitio mais barato?

Na ***** sai bastante mais barato. Comprei lá a minha, mas tinha um desconto antigo para ... descontar, e ficou ainda mais barata.

Se quiseres tentar o UK tens ainda mais barato -- http://www.robertwhite.co.uk/product.asp?P_ID=2276&PT_ID=118 -- contas todas feitas, fica o kit D90+18-105VR por cerca de 790 euros.

ps: hum, estranho, fui ver ao site da ***** e já não têm lá nenhuma Nikon ... Que se terá passado?
 
Estou quase decidido pela D90. No site que deste não vi lá nada de portes e envio para qualquer sitio :(
Podes ajudar? Eu acho que consigo comprar pela *****-pro e compro a maquina por 820 que com portes e transferência fica mais caro.
Também achei estranho, a ***** já não tem nenhum nikon...
 
Estou quase decidido pela D90. No site que deste não vi lá nada de portes e envio para qualquer sitio :(
Podes ajudar? Eu acho que consigo comprar pela *****-pro e compro a maquina por 820 que com portes e transferência fica mais caro.
Também achei estranho, a ***** já não tem nenhum nikon...

Não percebi o que se passou na ***** :eek:

Anyway, no site que dei os portes são calculados no fim, os "normais" (royal air mail, 2-5 dias) são 12 libras (alguns 13 euros). Entregam para Portugal, obviamente :). O preço que disse anteriormente (cerca de 780/790 euros) já inclui estes portes.

Se tiveres cartão de crédito (eu uso MBnet) a compra fica pronta em menos de 3 tempos :), mas também dá para pagar com transferência, só que obviamente é um processo muito mais demorado e complexo.

Encomendei lá hoje uma 50mm f/1.8 e uma mochila (Crumpler Pretty Boy backpack) :)
 
Acho que já tou decidido. A unica vantagem da *****-pro é que vinha com os menus em portugues. mas isso nunca compensa a diferença de cerca de 50 no total.
A 18-105 tem uma boa distância? uma pessoa nao sentirá falta dos 200mm? Tenho de ir à ***** ver bem a máquina com a lente. lol
Achas que até ao verão ela desce de preço. no máximo no verão já a quero ter.
 
Acho que já tou decidido. A unica vantagem da *****-pro é que vinha com os menus em portugues. mas isso nunca compensa a diferença de cerca de 50 no total.
A 18-105 tem uma boa distância? uma pessoa nao sentirá falta dos 200mm? Tenho de ir à ***** ver bem a máquina com a lente. lol
Achas que até ao verão ela desce de preço. no máximo no verão já a quero ter.

A D90 não vai descer muito mais. Já deu um pulo valente neste mês passado, e duvido que este ano passe para baixo dos 700 euros (estou a falar do kit, e de preços UK).

Já tive uma 55-200VR, e não tenho sentido grande falta dos 200mm, para ser honesto, mas isso depende do tipo de fotografia de cada um. Eu senti que na 55-200VR raramente usava a extensão máxima, e foi uma das razões porque a vendi e arranjei esta 18-105VR, que é decididamente uma lente fantástica (com as suas limitações óbvias de luz, como todas as lentes destes preços).

Além do mais, a lente é muito robusta, e "grandalhona", o que ajuda a assentar muito bem no corpo da D90.
 
ok. Podes só explicar um pouco essas "limitações óbvias de luz". Só para eu perceber um pouco melhor da parte de quem percebe bem mais do que eu e de quem usa e conhece a lente.
Obrigado pela ajuda. Abraço
 
ok. Podes só explicar um pouco essas "limitações óbvias de luz". Só para eu perceber um pouco melhor da parte de quem percebe bem mais do que eu e de quem usa e conhece a lente.
Obrigado pela ajuda. Abraço

Tem a ver com a abertura. Não é nenhuma f/2.8, que são super luminosas e que focam rápido com qualquer condição de luz. Basicamente, é uma lente normal, neste aspecto, como tantas outras desta categoria de preços. Só queria ressalvar isso, não é nada negativo :)

A lente é muito boa, acredita, estou muito satisfeito com ela :)
 
Back
Topo