Magalhães 2

Imortal

What is folding?
«É novo, tem diferenças», mas o novo Magalhães «não é um novo computador». João Paulo Sá Couto, administrador da JP Sá Couto, empresa responsável pelo pequeno computador, apresentou o novo «membro da família Magalhães» e fez ainda, esta quinta-feira, um balanço dos primeiros seis meses de vida do projecto no mercado.

Governo entrega 50 mil Magalhães
Marca cria linha de roupa para «Magalhães» (fotos)
Quais as diferenças entre os Magalhães? «Um é obeso, outro é elegante», brincou João Paulo Sá Couto com os jornalistas. «Um tem forma de concha e outro tablete». Os dois modelos vão «coabitar» no mercado, mas «o novo só estará à venda no último trimestre de 2009».

Apesar de não ser um novo computador há características diferenciadoras entre as duas máquinas. O modelo mais recente será, certamente, «mais caro», mas não fica por aqui:
1 - terá uma caneta/rato para permitir à criança escrever directamente para o computador (o que era um acessório no primeiro);
2 - terá um ecrã é maior, com 10.1";
3 - terá uma capacidade de armazenamento de, pelo menos, 80 GB;
4 - terá uma saída VGA, que permite a ligação do portátil a um monitor de televisão;
5 - terá uma ranhura interna para ligação 3G/Wimax;
6- terá um software de leitura, para a criança conseguir ler com vários ambientes de luzes
7 - e, ainda, um leitor de quatro tipos de cartões
A escolha do modelo «dependerá dos operadores» do programa e-escolinha. E «será o mercado» a ditar a sobrevivência do mais forte, admitiu João Paulo Sá Couto.
Magalhães vale milhões
Durante o ano de 2008, a JP Sá Couto facturou 165 milhões, sendo que 14,5 milhões correspondem ao Magalhães. Para 2009, a empresa prevê 600 milhões de facturação, dos quais 400 milhões «pertencem» ao Magalhães.
No ano passado foram produzidas 230 mil unidades, das quais 50 mil pertencem ao programa e-escolinha e 15 mil foram para o mercado normal. Os restantes «estão em stock», explicou João Paulo Sá Couto após questionado pelos jornalistas. Todavia, em 2009, a empresa prevê a produção de 1,8 milhões de Magalhães, que incluem já 500 mil unidades do «novo Magalhães».
O empresário reconheceu que, no final do ano passado, houve «atrasos» nas entregas e justifica o facto por ter sido «o início de um projecto novo». A partir de Janeiro prometeu «que a afluência de entrega será superior».
Neste momento a JP Sá Couto tem capacidade de produzir 150 mil máquinas por mês e poderá, em caso de necessidade, aumentar o número para 250 mil. Os 140 trabalhadores da empresa em 2007 subiram para 300, em 2008. E vão aumentar mais em 2009, crescendo para 500 funcionários.
O resto do mundo
Até ao momento, apenas Portugal e a Venezuela têm ao seu dispor o Magalhães. As primeiras entregas neste país da América do sul começam já em Janeiro. Mas o mapa do pequeno computador vai alargar horizontes e a JP Sá Couto espera «fechar» contracto com Angola, Líbia e Equador, nos primeiros quatro meses do ano. Depois seguem-se, Moçambique, Argentina, México, África do Sul e Quénia.
Fonte
 
Última edição:
Resumindo, o Magalhães 2 vai ser parecido com os actuais netbooks. Não é uma crítica. Até acho bem.

Se está a ter sucesso e está a fazer dinheiro e a dar empregos, óptimo, só ainda não percebi em que parte da produção entra Portugal.
O classmate era feito pela ECS.

Seja como for, venha o Magalhães 2.
 
Resumindo, o Magalhães 2 vai ser parecido com os actuais netbooks. Não é uma crítica. Até acho bem.

Se está a ter sucesso e está a fazer dinheiro e a dar empregos, óptimo, só ainda não percebi em que parte da produção entra Portugal.
O classmate era feito pela ECS.

Seja como for, venha o Magalhães 2.

Suponho que seja apertar os parafusos, colar uma etiqueta a dizer tsunam.... errr, Magalhães e por numa caixa de cartão...

Ouvi falar algum tempo atrás que a ECS ia montar cá em PT uma linha de produção de qq coisa relacionada com o magalhães. Não sei se fará sentido porque a próxima geração do classmate da intel vai ser construida pela Quanta, se não me engano.
 
.... só ainda não percebi em que parte da produção entra Portugal...

Simples: Metem a capa azul que diz Magalhaes, e a imagem (do sistema operativo e software) no disco rígido! Só não sei se metem a dimm de memória e o disco, ou já compram o "chassi" com os ditos incluídos
 
Praticamente 100% da montagem do Magalhães é feita cá em PT, ainda a uns tempos deu na RTP1 uma reportagem sobre isto.
 
Simples: Metem a capa azul que diz Magalhaes, e a imagem (do sistema operativo e software) no disco rígido! Só não sei se metem a dimm de memória e o disco, ou já compram o "chassi" com os ditos incluídos

A montagem dos componentes é ca. É igual aos barebones que se vendem nas lojas. CPU, Ram, disco, board, etc etc
Pelo que percebi este é um Classmate 2 v2. O Classmate 3 com funções tablet PC para produção em massa so deve começar la para meio de 2010/ inicios de 2011.

Felizmente as alterações para esta versao v2 ja tiveram colaboração portuguesa. É importante para ganhar experiência e poder ter um papel activo.
Que eu saiba a JP Sa Couto é o maior OEM mundial no fabrico dos Classmate, portanto deve ter um peso/influencia na Intel nos designs que forem ca feitos para versões futuras.
 
classmate3.jpg
 
Back
Topo