Teclado Oficial Bluetooth Playstation 3 - Análise detalhada com imagens.

MK24ever

Power Member
Ah pois é meus amigos, acabo de sair de uma e já me estou a meter noutra... :p


Como diz um homem muito chato que conheço "Foi num belo dia" que me deu na pancada de mandar vir o quase desaparecido em combate teclado wireless oficial para a PSzita, e foi num dia em que estava um frio do car#*## que o recebi e tive a oportunidade de testar o aparelhómetro, pois bem, já testei e re-testei e está na altura de partilhar com vocês o que acho deste acessório.


Em primeiro analizemos aquilo que a Sony prometeu abolir recentemente dos seus productos, os malvados blisters de plástico!

Blister-Frente.jpg


* O famoso blister com o teclado no interior, aos que se perguntam o porquê do blister estar meio espalmado em cima eu peço que perguntem isso ao palhaço do carteio que teve a tentar inserir um envelope com 7 cm de profundidade numa caixa de correio só com 4cm!




Costasblister.jpg


* A parte de trás do blister com algo que eu já esperava e que é um grande revés de importar este acessório em particular, apesar do teclado ser um "qwerty" como devem saber os Ingleses não usam acentos ou "ç", portanto a configuração do teclado não tem alguns acentos nem "ç", é um pormenor minimamente chato (pelo menos para mim que escrevo 95% de Inglês contra os 5% de português, e adivinhem onde...) mas que quem pensa importar deve ter consciente.




KeypadGOOD.jpg


* Pormenor geral do teclado onde podem ver as letras e simbolos disponíveis.







KeycloseupGOOD.jpg


* Pormenor mais perto onde podem ver que em baixo tém 3 botões de atalho, o da esquerda para ir directamente para as mensagens (entra no XMB automaticamente e tudo sem ter de se pressionar o botão "PS", o botão do centro é para alternar entre "touch-pad" e "key-pad" que falarei mais à frente e o botão da direita é para ir para a lista de amigos directamente.







Costasforacomando.jpg


* Costas do teclado com os grampos para o agarrar ao comando.




Contactosbotoes.jpg


* A mola levantada mostra os contactos dos botões "Select, Start e PS", pois os do comando original são sobrepostos pelos do teclado.






on-hand.jpg


* O teclado parece maior nas fotografias de imprensa, mas como podem ver é bastante pequeno e muito leve, tem bateria própria.





Frentenocoamandomesa.jpg


* Comando com o teclado encaixado, é relativamente simples e rápido por e tirar o comando, mas percebe-se que o Dualshock e o comando não foram dois acessórios pensados um para o outro, digamos que o teclado encaixa como "dava", não quer dizer que não encaixe bem, mas também não é a coisa mais prática do mundo.






Costasnocomando.jpg


* Nesta foto vê-se como o grampo segura o teclado ao comando, simples não é? Se abana? Só empurrando a um lado e outro é que se meche um pouquito, mas não dá para desencaixar nem faz barulho com o rumble ligado.






Generalwithand.jpg


* Visão do teclado e Dualshock3 em armonia perfeita.






Lado-A.jpg


* Como podem ver deste lado o teclado tem o botão de ON/Off (utiliza bateria própria e não se alimenta do comando, mesmo assim impressiona pelo facto de ser tão leve mesmo com alimentação própria, o carregamento é feito tal e qual como o comando. O botão que vêm no topo do teclado com o simbolo vermelho serve para usar os simbolos adicionais, passarei a explicar mais à frente.





LadoB.jpg


* Nesta foto percebe-se o LED que avisa que o comando está ligado e o botão do topo serve também para usar os simbolos adicionais do comando, é um pouco como a tecla "FN" dos computadores portáteis.




Teclaron.jpg


* Agora vamos ao Serious Business, o teclado é pratico/funcional ou não?
Sinceramente... sim ... e não! Passo a explicar, o teclado é sem duvida um passo em frente para facilitar a escrita de mensagens sem andar com um tijolo de um teclado USB atrás ou mesmo um teclado dos grandes sem fios, o teclado está mesmo ali, na ponta dos dedos sempre que precisamos dele, e os atalhos à caixa de mensagens e lista de amigos são bem vindos e facilitam a vida, mas a rigidês dos botões é demasiada, e torna o acto de teclar a sensação que estamos a cravar pioneses em madeira, os botões são sem duvida pequenos e quem não esteja habituado a teclar muito ou a escrever SMSs (se é que existe alguém assim) vai passar um mau bocado pois os dedos tapam muitas teclas e quem não souber da localização delas passa metade do tempo a por os dedos em cima do teclado e a tirálos, mas suponho que aqui não haja ninguém dentro desse perfil, o alcance das teclas é suficiente mas penoso se não querem largar o comando da melhor forma de o segurar, eu nesta foto estou a segurar o comando como faço quando estou a jogar e a tentar escrever, apesar de na foto parecer que estou a chegar bem às teclas a verdade é que a rigidez das mesmas implica uma certa pressão e torna-se pouco prático escrever com os dedos muito esticados, então a alternativa é fazer o que se segue na imagem em baixo.





Teclaroff.jpg


*Exacto, largar o comando de como se está a jogar e avançar mais para o teclado para facilitar a escrita, note-se que isso não é tão mau como se possa pensar, afinal de contas não se pode estar a jogar exactamente ao mesmo tempo que se escreve, e a transição do comando para o teclado é quase automática sendo que nada atrás impede a deslocação da mão, com o hábito nem se pensa que se está a "largar" o comando para se escrever no teclado.


Algumas coisas que me deixaram um pouco desapontado foi o facto de que a tecla de atalho para as mensagens só vai até ao "envelope" em vez de entrar logo nas mensagens recebidas, entendo a lógica disso mas acredito que 99% das vezes que for clicar nessa tecla será para ler uma mensagem que acabei de receber, a tecla de atalho amigos vai directamente para a lista de amigos.

As teclas dos lados para selecionar os caracteres especiais não são muito práticas, os botões pressionam-se bem se estivermos a segurar o comando na posição "jogo" (segunda imagem daqui para cima) mas ficam numa posição estranha em modo de "escrita" (imagem imediatamente acima).


Não gostei também que ao escrevermos na net por exemplo a caixa de texto desaparece, ou seja, a escrita inteligente de mensagens desaparece, só aparece o cursor e o texto directamente no sitio onde estamos a escrever.

A transição entre o touch-pad e keypad pelo botão mostrado na imagem lá em cima pode ser desorientador, felizmente esse botão tém um led que acende quando o modo "touch-pad" está activado, mas mesmo assim é frequente estar-se a escrever uma mensagem com pressa e só depois nos aperceber-mos que não estamos a escrever nada mas sim a mexer o ponteiro.

Aparece também no ecrã qual o modo que foi selecionado ao premir do botão de alteração de modo, veja-se nas imagens:

touch.jpg



*Nesta imagem vê-se a informação que aparece na TV quando se pressiona a tecla de mudança de modo, neste caso tá em modo "touch" como a mão indica, pode-se ver também a bateria restante do teclado (o que é óptimo).





Keys.jpg



* Aqui como é óbvio mostra que a função "escrita" é a que está selecionada, como ultima nota, o botão central da seleção de modo serve também para re-activar o teclado se este estiver muito tempo sem ser usado, tal como se faz com um comando clicando na tecla "PS" quando estes de desligam por inactividade.




O botão de caps lock não ser activado automaticamente premindo só nele também não faz grande sentido, é preciso carregar no botão em cima do teclado (o tal do simbolo vermelho) para o activar (este botão do caps lock tém também um LED para avisar que está activado).

Os simbolos extra terem dois botões destintos para serem usados é também uma chatice.

O touch-pad (para quem não sabe a função touch-pad torna a base superior do teclado num género de sensor de movimento para o ponteiro, tal como os portáteis têm por baixo do teclado), o touch pad funciona bem tecnicamente, mas é um pouco sensivel demais, e o relevo dos botões das letras impede que o movimento do dedo seja suave e controlado, o facto das teclas F e J terem um mini-relevo maior que as outras ainda prende mais o movimento do dedo, o touch pad requere sem duvida muita prática para ser bem usado.


touch2.jpg



* Um pormenor deveras interessante é que ao contrário do que eu imaginava não são os próprios botões das letras que detectam o movimento do dedo e fazem mover o ponteiro, pois se colocar o dedo ligeiramente acima da superficie dos botões e portanto do próprio teclado é possível movimentar na mesma o ponteiro, como se existisse um sensor de calor em todo o teclado que sabe onde o dedo está mesmo sem contacto fisico.



Conclusão: Apesar de já ter mencionado algumas coisas que me desagradaram no teclado acredito que este acessório ainda seja a melhor coisa para quem costuma escrever mensagens na PS3 e navegar na net, é pequeno, funcional, leve e com um design agradável, a função de touch-pad apesar de não ser perfeita é uma mais valia inegável.
Depois de alguma prática mesmo os pontos negativos que mencionei acima são esquecidos e este é um periférico que merece alguma atenção, mas se acham que os problemas que mencionei são coisas que vocês entendem que vá tornar o teclado "inútil" então aconselho verem outras alternativas no mercado como acessórios 3rd party (existe um que faz de comando, teclado e controlo remoto para Bluray, apesar de não fazer nenhuma dessas coisas a 100% é uma opção a considerar) ou então comprarem um teclado sem fios dos grandes ou como um outro que comprei e que podem ver clicando aqui:p (A TV já não é a mesma como talvez saibam...
).
Este teclado a mim ficou a €0 mas acredito que cá vá custar cerca de €30 a €40, se vale esse dinheiro depende do uso que cada um lhe vá dar, eu sou sincero, acho que o vou ter mais uns dias agarrado ao comando e se não me habituar a 100% a ele e não conseguir ultrapassar o que me chateia no teclado tiro-o do comando e quando precisar de escrever nele pego-o como um acessório à parte e não como parte do Dualshock/SixaxiS.

Obrigado por lerem e fiquem bem.


Topic by: MK24ever
 
Última edição:
optima review parabéns mais uma vez ;) estava a pensar comprar esse teclado mas ainda vou aguardar mais um pouco pode ser que entretanto baixe o preço, porque e uma mais-valia para os jogos online e para o home =) Ja agora, alguem sabe se da pra usar teclado no LBP?
 
optima review parabéns mais uma vez ;) estava a pensar comprar esse teclado mas ainda vou aguardar mais um pouco pode ser que entretanto baixe o preço, porque e uma mais-valia para os jogos online e para o home =) Ja agora, alguem sabe se da pra usar teclado no LBP?

Dá, e é um jogo onde é deveras útil, obrigado pelo comentário já agora ;)
 
se é.... entao quando a lag para aquele teclado tipo telemovel... lol :P
ja agora, tu costumavas fazer uns videos k achava mt interessantes. deixaste-te disso? :Whatever:
 
se é.... entao quando a lag para aquele teclado tipo telemovel... lol :P
ja agora, tu costumavas fazer uns videos k achava mt interessantes. deixaste-te disso? :Whatever:

Digo sempre que voltarei a fazer, mas requer muito tempo, espero contudo voltar a fazer mais alguns neste ano, talvez criar um site com dominio proprio e alojamento para tudo, ja agora por curiosidade estou a usar o teclado e a PS3, aproveito para acrscentar que as 2 teclas shift dao jeito!:P
 
Boas,

Parabéns pela Review. Está muito boa.
Queria fazer uma pergunta. Esse teclado funciona com o Linux na PS3?

Cumps.

É uma pergunta interessante, mas suponho que sim, no fundo não passa de um comando bluetooth, o emparelhamento é feito por USB mas suponho que se o linux suportar dispositivos bluetooth o teclado funcionará, já a utilidade do mesmo num OS é que não me parece propriamente prática.

Muito boa review MK24Ever :)

(Temos de voltar a jogar xadrez no Home)

Olá. está bem, mas desta vez ganho eu :p
 
So tenho uma palavra a dizer

Cinco Estrelas xD

Agora aserio boa review deu pra ver aquilo que queria, agora so gostava era de saber a diferenca dos caracteres do teclado PT e do UK.

Infelizmente nenhuma loja no UK tem stock senao ja tinha o teclado :S
 
As vantagens deste da Sony em relação ao visto na concorrência está essencialmente no design (pois encaixa perfeitamente no comando), usar bateria e não pilhas, ter teclas de atalho directas para as mensagens e lista de amigos, o touch-pad e claro, a própria qualidade de fabrico.

O que não significa que mesmo assim não hajam alternativas boas no mercado, esse 3 em um tem tido boas análises, pena não se poder encaixar no comando de alguma forma.
 
Excelente review! Parabéns!

Conseguiste tirar as minhas dúvidas quanto ao teclado ;)

Fixe era também uma review do HeadSet da SONY :P
 
Gostei da review, também uso um teclado USB "grandalhão", o que não dá muito jeito, mas temos de nos aguentar com aquilo que temos. LOL

Vi na ***** e custava cerca de 25/26€ mas com os portes atira-se lá para os 30.
 
So kero mesmo agradecer pela review fantastica, fazes passar a msg e fiquei a perceber o comando mesmo sem nunca ter olhado para ele e/ou usado.

Grande membro

Obrigado
 
Back
Topo