A técnica é facil de aprender. Aplicar a técnica é dificil. Saber olhar, saber enquadrar, saber clicar.
Cursos para te ensinarem stops e distancias focais é desperdício.
se eu quiser fotografar objectos para catálogos só preciso de uma tenda de luz e equipamento decente, n preciso cá de formação da national geographic e deve ser a forma mais facil de começar no mundo da fotografia IMO
> Precisas de investir em equipamento de iluminação que não custa propriamente 50€
> Tens de ler muito sobre iluminação de produtos porque cada produto tem diferentes materiais que utilizam diferentes esquemas de iluminação para dar a volta. É bom saber alguns truques antes de partires para a fotografia directa. Aquilo está mesmo muito distante de ser tão básico quanto enfiar produtos numa tenda...
> Mesmo depois de muita leitura há coisas que só consegues resolver no terreno e dificuldades que custam a superar na prática. Para se fazer sessões de produto no cliente é preciso ter já alguma prática porque senão passas vergonha de certeza.
Permite-me discordar adolfo. A fotografia para catalogo é até bastante complexa de fazer, muito mais do que à primeira vista possa parecer. Para mim, é muito mais fácil fazer fotografia de reportagem do que de catalogo. Não é à toa que as fotografias para catalogo/industriais são bem pagas. É que custam muito a fazer, principalmente se quiseres resultados mesmo profissionais. Na minha opinião está mesmo muito longe de ser a melhor forma de se começar porque:
> Precisas de investir em equipamento de iluminação que não custa propriamente 50€
> Tens de ler muito sobre iluminação de produtos porque cada produto tem diferentes materiais que utilizam diferentes esquemas de iluminação para dar a volta. É bom saber alguns truques antes de partires para a fotografia directa. Aquilo está mesmo muito distante de ser tão básico quanto enfiar produtos numa tenda...
> Mesmo depois de muita leitura há coisas que só consegues resolver no terreno e dificuldades que custam a superar na prática. Para se fazer sessões de produto no cliente é preciso ter já alguma prática porque senão passas vergonha de certeza.
Resumindo, facilidade é coisa que aqui não existe porque os produtos não têm centimetros, podem ter vários metros e podem ter materiais como plásticos e vidros que reflectem. Há que ter criatividade para dar a volta. E fotografia para catalogo não tem de ser tipicamente aquela com fundo branco. Pode tambem representar produtos inseridos num ambiente. E aí, tens de ter imaginação para criar esse ambiente, usares o melhor esquema de iluminação para aquela situação e ainda ser criativo na escolha de enquadramento.
Sinceramente, para quem quiser começar na fotografia este não me parece o melhor caminho, isto da experiência que tenho até agora...
Cumps,
michael c
"Aquilo que ouço eu esqueço, aquilo que vejo eu recordo, aquilo que faço eu compreendo", Xunzi (340-245 BC)
lamento mas vou ter que discordar tb ctg
sim, é obvio que n é tão fácil como poderia parecer a quem leu o meu post, mas tb n estamos a falar de catalogos de louis vuiton ou similares
estou a falar de pequenos trabalhos como catalogos de bombas de gasolina, ou touys'r'us que uma pessoa minimamente instruida consegue fazer.
eu n sou exemplo para ng e estou longe de ser fotografo, mas acho que consegui resultados satisfatórios (não são fabulosos) nas duas fotos do género que tenho na minha galeria e n tenho formação nenhuma nem nc tinha feito nd antes disso (nem dps)
modestia à parte acho que consegui bem melhor do que mts catálogos.
claro que cada produto tem a sua ciencia. fotografar perfumes é um pratico exemplo disso onde há que fazer alguns "malabarismos" para n sair uma imagem cheia de reflexos e/ou um frasco a parecer vazio
Até poderíamos estar a falar de catalogos para uma pequena empresa de qualquer coisa, a dificuldade é igual acredita.
Toys r us->Brinquedos>Plásticos>Materiais altamente reflectores? A sério, experimenta fotografar meia dúzia de brinquedos de média dimensão que tenham componentes em plástico e acrilico e vais ver a dificuldade que é fazer uma foto em condições daquilo.
Não vou entrar por aqui porque seria individualizar a discussão em ti e isso não seria correcto. Mas posso apenas dizer-te que tanto uma como outra não seriam viáveis para catalogo porque têm erros que não têm desculpa em utilização profissional. (não leves isto a mal nem como critica) E não digo que não haja pior do que as tuas aplicadas em catalogos e em páginas web corporativas por essa net fora, mas nós devemos ter como referência os bons exemplos e não os maus exemplos.
Isso dos frascos e por aí fora então nem se fala. Para se fazer fotografias desses produtos é desesperante, experimenta e vais ver. Por vezes nem com tutoriais da net se consegue chegar lá. É mesmo complicado.
E sobre este assunto nesta thread não digo mais nada porque é offtopic. Se tiverem interesse em discutir isto (eu até achava interessante) é abrir um tópico sobre esta matéria.
Cumps,
michael c
n tivesse eu algumas noções de fotografia e iria julgar que fotografia de catalogo é algo inatingivel para o comum mortal apos ler os teus posts.
nc disse que fotografia de catálogo era 1, 2, 3 já está, apenas acho que dps de desporto é o tipo de fotografia mais fácil e que n requer um curso de fisica avançada como me queres fazer crer
"Photography is all about problem solving. The more knowledge you have about different methodologies of photography, the better and easier you're going to be able to solve those problems".
(Fotografia é praticamente resolver problemas. Quantos mais conhecimentos tiver sobre diferentes metedologias de fotografia, melhor e mais facilmente vai conseguir resolver esses problemas.)
Não creio que as coisas sejam extremamente dificeis, mas acho que uma boa foto (neste caso de catálogo), para alguém sem conhecimentos, mais facilmente se revela impossível do que praticável.
O que acontece é sobre-simplificação das coisas. E acontece em vários estilos fotográficos, principalmente quando ainda não tentámos, ou quando não temos requisitos mínimos suficientemente altos.
Exactamente, fotografias de catalogo estão longe de ser para o comum dos mortais...foi isso mesmo que quis dizer. Eu tinha conhecimentos de fotografia quando comecei a meter-me nisso e mesmo com o equipamento certo e com muitas horas de auto-formação os primeiros resultados foram decepcionantes...nem quero imaginar se fosse comecar por ali, o mais provável era esquecer a fotografia e colocar o material que tinha à venda no mesmo dia.
Aqui, mais uma vez tenho de discordar. Quanto ao desporto não sei porque não é um estilo em que tenha experiência e prática e não é meu hábito falar sobre o que não sei ou sobre algo com que ainda não tive contacto. Mas a fotografia de catalogo está mesmo muito longe de ser simples. Arriscaria alias em dizer que deve ser dos estilos mais complicados de dominar que existem. Um pequeno exemplo de algo que parece simples...vejam o que foi preciso para lá chegar e depois digam se é assim tão simples.
Cumps,
michael c
estares a dizer que um gajo com um equipamento de estudio e uma máquina jeitosa n consegue lá chegar através da persistencia (e umas qts leituras), lamento, mas n concordo
usar um polarizador? se quem pensa em fazer fotografia de estudio n sabe o que é um polarizador então n sei...
obviamente que os primeiros resultados são decepcionantes, seja para quem for e sobre o que for. ng nasce um picasso da fotografia
(...)
n vamos fazer de conta que isto é só para alguns tocados pela mão de deus.
dd que haja vontade e persistencia qq um consegue fazer uma foto daquelas
ok, então é melhor retirar-me da fotografia, pq tv nc consiga fazer nada parecido sem um certificado da nasa
obviamente que os primeiros resultados são decepcionantes, seja para quem for e sobre o que for. ng nasce um picasso da fotografia
estares a dizer que um gajo com um equipamento de estudio e uma máquina jeitosa n consegue lá chegar através da persistencia (e umas qts leituras), lamento, mas n concordo
esse exemplo do relogio é prova disso. o gajo limitou-se a por um relogio debaixo duma fonte de luz (que qq um tem acesso) e fotografar.
n ficou 100%, fez-se um remendo que alguem com um QI de 2 digitos poderia fazer
usar um polarizador? se quem pensa em fazer fotografia de estudio n sabe o que é um polarizador então n sei...
n vamos fazer de conta que isto é só para alguns tocados pela mão de deus.
dd que haja vontade e persistencia qq um consegue fazer uma foto daquelas
relativamente a desporto, sim considero o mais facil de fazer, o que n invalida que saiam de lá grandes fotos
apenas é necessário BOM equipamento e alguma dose de sorte. que me desculpem os que fazem fotografia de desporto, mas n fazem nd que um macaco e uma máquina em burst n fizessem
"E umas quantas leituras" não acaba por ser formação na mesma? Auto-didacta, é certo, mas é. Não te limitas a pegar no equipamento, pensar "ah e tal isto deve ser assim"...
Voltamos ao mesmo. Tu sabes o que é um polarizador porque foste aprender em algum lado. Se não tivesses lido em algum lado, nem tão pouco farias ideia de que isso existe, para que serve e como se usa. Lembra-te que há pessoas que nem sabem montar um filtro, quanto mais usar um polarizador.
E voltando à questão da simplificação, muita gente sabe que se pode usar um polarizador. Quantas pessoas saberão quantos polarizadores se podem usar no máximo? Para certos tipos de fotos não será preciso mais do que um? Quais?
Os primeiros resultados são decepcionantes seja para quem for? Será? Será que mesmo que tenhas uma boa formação antes, a primeira vez que lá vais tens resultados decepcionantes?
E quando falas em persistência, não estás na mesma a incluir a formação, seja de que tipo for? (sites, livros, revistas...)
Não é isso que está em causa nem ninguem insinuou que precisavas de um certificado da nasa para o fazer. Apenas te dizem a verdade, é um estilo dificil e não sou só eu a dizê-lo. Já houve mais gente neste tópico a fazê-lo.
Sim. Consegues com muita persistência chegar a bons resultados . Mas adolfo, vai lá para uma sessão onde tens 200 produtos para fotografar num dia e vais lendo e experimentando ao mesmo tempo porque cada produto é um caso diferente. Depois ao final do dia diz-me quantos fotografaste. Ninguem disse que não chegavas lá, disse-te foi que era um estilo dificil. Existem tantos esquemas de iluminação e produtos que por vezes exigem várias fontes de luz e uma dúzia de reflectores que se não tiveres noção e bastante prática é suicidio pensar encarar isso profissionalmente porque uma coisa é tirar fotos em casa sem stress nenhum e outro completmente diferente é ires às cegas para um cliente e num dia fazeres uma série de coisas, algumas delas que nem tinhas inicialmente previstas.
Mais uma vez, as coisas não são ão simples assim. Tens acesso a uma fonte de luz de 5500K? Com força suficiente para dares um F11 ou F16 para todo o produtos ficar focado e depois poder ser recortado e aplicado nas mais diversas situações? Hmmmm, mais uma vez acho que estás a levar as coisas para um campo da simplicidade extrema. Por vezes temos de nos debater com as situações para conseguirmos perceber o quão dificeis são na realidade.
Não se trata de ser tocado pela mão de Deus. Faz uma experiência se quiseres, agarra numa garrafa e faz uma fotografia para catalogo com fundo branco. Uma garrafa do que queiras, não precisa de transparente. Com um cronometro mede o tempo que demoraste a chegar ao resultado que pretendias. usa os meios que quiseres. Posta aqui depois se aceitares o desafio.
Acho que isto é uma falta de respeito tremenda para com quem se destina a esse estilo. Ainda bem que não é o meu caso. Deduzo então que o BekasPro ou o Jamiro (só para citar doi nomes aqui do fórum) se limitem a ter bom equipamento que é colocado em burst e está a andar certo?
Desculpa adolfo, mas se eu te faço parecer as coisas complicadas, tu por outro lado fazes com que elas parecem extremamente simples. Se fosse fácil haveria muito mais gente a ganhar € com isto...
Cumps,
michael c