Norton Ghost

GEoGaMA

Power Member
Ok já nao é a primeira vez que faço backups com este lindo programinha e que poupa bastantes horas quando se quer uma instalação limpinha instantânea.

Antes de por este tópico ainda procurei possiveis soluções (aqui no forum e na net) para as minha duvidas mas n consegui encontrar e/ou tá tudo muito confuso!!! :o

1-->Todos os backups que fiz ate agora tive que instalar o raio do programa; como é que eu faço pra clonar a minha partição do S.O. sem ter que instalar o Norton ghost?

Aqui preciso de saber a linha de comandos a utilizar se só der pelo DOS.....acho tb preciso duma disk de arranque do ghost??..ou dá pelo cd?? se sim convinha que me deixassem aqui os files porque no site do norton fala em 2 tipos de diskette de arranque..???uma dá a outra n???.. é uma confusao eu sei.

Era tb porreiro que me explicassem se essa imagem no CD pelo método por vcs indicado é bootable...


2-->Tamanho máximo do disco pra um CD de 650mb?
Eu acho que anda por volta dos 1.2-1.3 Gb.. mas se alguem me desse o valor mais exacto era bom..


È só isto... agradecia a quem me podesse esclarecer :D
 
Precisas duma disquete de arranque, que te carregue os drivers dos dispositivos que irás usar com o Ghost.
Por exemplo, se quiseres usar o CD-ROM, terás que carregar as ASPI, se for só para acedera discos, basta que carregue um controlador de memória virtual...

Quanto às linhas de comandos, obterás toda a info que quiseres se fizeres

ghost /?

Mas ficam aqui umas dicas:

Se quiseres fazer a imagem dum disco (Master, neste exmplo) para a partição D:

ghost.exe -clone,mode=dump,src=1,dst=D:\NOMEDAIMAGEM.GHO -sure
 
Obrigado Kazuza: :D

ok.. percebi a ideia dos drivers dos dispositivos que irei usar com o Ghost, no entanto..

Se eu arrancar o file ghost.exe duma diskette feita no Norton ghost e a puser na disk de arranque do win98 por exemplo... posso correr logo essa linha de comandos?

Correndo essa linha de comandos ( mudando a drive pra dive do CDRW) o cd n fica bootable pois n?? Teria assim que voltar a correr a partir da disk de arranque correr uma outra linha de comandos pra restaurar....
 
ok, andei a ler umas coisas mais e posso fazer isto:
1-->Faço um BOOT CD qualquer com um programa que até pode ser o nero..
2-->Nesse CD além dos files necessários pro arranque do sistema meto o ghost.exe (DUVIDA: n preciso de mais nenhum file relacionado com o norton ghost?)
3--> AInda no cd meto dois batch files:
3.1---->Backup.bat:
ghost -clone,mode=pdump,src=1:1,dst=x:\part1.gho -sure -z9 -rb
Garanto assim o backup do meu disco que contem o S.O. Partição 1 do disco 1, para a drive do CDRW [x], com a máxima compressão [-z9]

ghost -clone,mode=dump,src=1,dst=x:\disk1.gho -sure -z9 -rb
Utilizar este caso a localização do S.O. seja num disco fisico apenas!

3.2.---->Restore.bat
ghost -clone,mode=pload,src=x:\part1.gho:1,dst=1:1 -batch -rb
REstaura da imagem feita pra a partição 1 do disco 1 , reboot depois de efectuada a tarefa.. como nos outros comandos [-rb]
ghost -clone,mode=load,src=x:\disk1.gho,dst=1 -batch -rb
Utilizar este para o caso sem que a localização do S.O. seja num disco ficico apenas.. com atrás...


E pronto.. Kazuza.. vê por favor se n cometi nenhum erro....detestava que isto desse erro e eu ficasse agarrado á minha sorte :(...

............E assim posso mandar a drive de diskettes á vida :D
 
geogama: se vais colocar o backup num cd-r o melhor a fazer é fazer split da imagem caso seja maior que 700Mb (capacidade do cd-r)
numa instalação de win xp + off2k3 + drivers estou a usar entre 2 e 3 cd's por máquina, mesmo com compressão máxima.

o switch é "ghost ..... -split=690" (enche-te um cd de 700 quase todo, pois o ghost conta os MB de forma diferente dos fabricantes de CD's, perderás entre 2~5 MB p/ os 700.)
 
pois.. mas a minha ideia é usar apenas um mesmo.. eu já o consegui fazer.. falhou por uns miseros 30 mb ou assim.. devido a ter o norton ghost instalado >(

Desligar o ficheiro de hibernação.. pimba logo 300 mb ao ar.. depois desligar temporáriamente a memória virtual (SWAP) mais uns 300 tb .. e depois de apagar mais um lixo aqui e além até cabe num de de 700mb.. sem office mas com utilities como o nero e winrar e mais uns instalados :)
 
Só precisas do ghost.exe ...

Não uses o comando -batch, porque não tens ficheiro batch nenhum... dependendo da tua versão do ghost, usa o comando -sure...

Ao fazer o backup, o ghost não grava o pagefile.sys....

Não te aconselho a usar o máximo de compressão, e muito menos a gravar directamente para o CD. Faz isso com o Nero.

Se a imagem ficar muito grande, podes fazer spans com o Ghost Explorer... ;)

Para caber num CD, o valor de split que não seja maior que 670M , para um CD de 700Mb, senão não te cabe no CD...

Se não especificares o tamanho da partição (ou disco), ao restaurar (load), ele para a tarefa e faz-te prompt...

No 3.2, 3ª linha, substitui:
ghost -clone,mode=load,src=x:\disk1.gho,dst=1 -batch -rb

por ghost -clone,mode=load,src=x:\disk1.gho,dst=1,sze1=F -sure -rb

Para especificar o tamanho da partição, senão ele faz-te prompt...
 
ok, acho que percebi tudo.. SZE=F é pra dizer que o tamanho da partição de destino fica igual, certo? Ponho isto tb no ponto 3.2 (1ª linha) pra nao me fazer prompt antes da operação?

Vou seguir o teu conselho e por antes a imagem num disco ou partição à parte.. mas a opção da máxima compressao tenho que utilizar.. a imagem tem mesmo que caber num só cd...! :)....se é por demorar mais... não me importo pois sempre é menos que instalar tudo á unha.. se é por outra razão diz aí sff..
Gravando á parte no nero tem outra vantagem: posso fazer overburn.. acho eu....

Kazuza, desculpa tar a insistir, mas a tua sabedoria de norton ghost é invejável.. :D

Obrigado pela tua paciência :D!
 
Sim!

SZE é para definir o tamanho final da partição/disco

F significa FULL, mas podes definir também como:

sze1=XXXM (que significa XXX Mb)

Não te esqueças de definir o nº do disco em sze.

Ex: Uma partição de 3Gb ficará:

sze1=3000M ;)
 
kazuza: tenho usado o -split=690 há já algum tempo e não tenho tido pbs.
existe alguma contra-indicação?! se simdiz qual p.f. é sempre bom aprender algo novo, especialmente algo que me livre de "barracas" no futuro.
Thnx.
 
eu já tinha posto um post a pedir uma ajuda deste tipo
o meu prob é k mm seguindo o k explicas n consigo fazer imagem da 1º partição
passo a explicar mais detalhadamente:

tenho 2 partições e keria fazer um ghost da 1º p um file na 2º p dp passar p dvd
quando vou p fazer o file k o Norton Ghost 2k4 ele n me deixa fazer file senão p diskete

help...
 
...a única razão que eu tou ver pra isso acontecer é tu só teres um disco(com 2 ou mais partições) e tares fazer, não uma imagem da partição, mas do disco todo.... sendo assim só podes gravar num outro disco.. i.e. disketts ...lol..
 
RavenMaster disse:
eu já tinha posto um post a pedir uma ajuda deste tipo
o meu prob é k mm seguindo o k explicas n consigo fazer imagem da 1º partição
passo a explicar mais detalhadamente:

tenho 2 partições e keria fazer um ghost da 1º p um file na 2º p dp passar p dvd
quando vou p fazer o file k o Norton Ghost 2k4 ele n me deixa fazer file senão p diskete

help...

Isso acontece por uma de duas razões:

Ou estás a usar uma versão antiga, que não escreve para partições NTFS (neste caso a 2ª)

Ou estás a tentar fazer o backup não duma partição, mas sim do disco todo...
 
Back
Topo