TDT H.264 - Receptores, Boxes e Adaptadores

JAFoNEXUS

Power Member
Boas, como já sabem, a PT vai começar com as emissões de TDT oficialmente a partir do dia 29 de Abril.

Serve esta thread para discutirmos o hardware necessário para a recepção do TDT, quer ao nível de Boxes, quer ao nível da descodificação no PC (PCI/PCIe e USB).

Posso começar eu:

Neste momento tenho no meu desktop uma placa da tv analógica asus p7131, que vai ter de ser reformada com a chegada do TDT.
Ora bem, para não ter que deixar tudo para a última, que placas, ou quais as melhores placas PCI para receber a TDT nos nossos desktops ?!?

Ty :D
 
LG 37LF65 e MPEG4/H.264

Já agora aproveito para lançar uma pergunta também :)

Tenho uma televisão LG 37LF65 - tem um descodificador DVB-T.

Infelizmente não encontro referencia nenhuma (nem manuais, nem site) a MPEG4/H.264. Será que esta TV é compatível com este codec? Fará sequer diferença visto que já é compatível com DVB-T?
 
Já agora aproveito para lançar uma pergunta também :)

Tenho uma televisão LG 37LF65 - tem um descodificador DVB-T.

Infelizmente não encontro referencia nenhuma (nem manuais, nem site) a MPEG4/H.264. Será que esta TV é compatível com este codec? Fará sequer diferença visto que já é compatível com DVB-T?

Nao, essa Tv é apenas HD ready não é compativel com essa norma. Penso que terá apaenas o MPEG2 pois tem sintonizador digital.
 
Não, esta TV é Full HD.

De qualquer forma, em que é que isso interfere? Sendo Full HD já não terei problemas?

Obrigado

Eu tenho uma Sony KDL-40V3000, que é Full HD mas o sintonizador DVB-T só descodifica MPEG-2, portanto ser Full HD não deve dar qualquer tipo de garantia neste caso.
 
Eu tenho uma Sony KDL-40V3000, que é Full HD mas o sintonizador DVB-T só descodifica MPEG-2, portanto ser Full HD não deve dar qualquer tipo de garantia neste caso.

sim, tem que ter MPEG4.

Eu por exemplo comprei agora uma phiilps que já já vem com a indicação de TNT HD mp4
 
Eu tenho uma Sony KDL-40V3000, que é Full HD mas o sintonizador DVB-T só descodifica MPEG-2, portanto ser Full HD não deve dar qualquer tipo de garantia neste caso.

sim, pode ser Full Hd, mas senão tiver sintonizador MPEG4 nao da para a nossa TDT.

Pois, foi o que eu pensei, por isso é que estava a perguntar aqui.

Vou ter de procurar melhor, mas não consigo encontrar nada. Mas pelo que estou a ver não vou ter grande sorte. Se uma Sony não tem, uma LG... :(

Por curiosidade, quando compraste a Sony?
 
Isso não quer dizer nada, lol. Julgo que foi em finais de 2007, início de 2008, não sei exactamente.

:) Talvez não, mas as probabilidades da LG ter utilizado MPEG4 ao contrário das suas concorrentes directas leva-me a crer que esta TV não tem MPEG4.

Também comprei inicio de 2008.

EDIT--

Estranhamente, encontrei agora num site alemão, que diz nem sequer MPEG2 tem. Isto é possível?
(http://www.inside-digital.de/fernseher/LG/37LF65/1344/7/)

No entanto, encontrei este outro site (http://www.hjemmekino.no/database/tvinfo.aspx?katalognr=484) que diz ter o MPEG2. Enfim, já vi o que me espera. Mais uma box... :(
 
Última edição:
pessoal para quem tem duvidas, aconselho a ver este site em relação as tv's

http://tek.sapo.pt/extras/montra/montra_tek_televisores_com_suporte_para_tdt_908654.html

Com a aproximação da chegada da Televisão Digital Terrestre levantam-se uma série de dúvidas entre os utilizadores sobre quais as mudanças a realizar nas suas infra-estruturas e aparelhos de recepção para continuarem a ter sinal de televisão depois de se "desligar" a TV analógica, que actualmente serve ainda cerca de 60% dos telespectadores.

O TeK publicou ontem uma Lista de Questões Frequentes sobre este tema, mas decidimos fazer uma peça separada sobre as televisões à venda nas lojas que já integram sintonizador de TDT e que dispensam por isso a compra de uma caixa descodificadora (a tal set top box que deverá custar pelo menos 50 euros).

Ainda no início de Dezembro a Anacom tinha emitido uma alerta aos consumidores avisando que nem todos os aparelhos anunciados como "prontos para a TDT" suportavam de facto a tecnologia escolhida em Portugal, que conjuga a norma DVB-T com a descodificação de vídeo MPEG 4/H.264, ao contrário da Espanha, por exemplo, onde a norma adoptada é o MPEG 2.

Lembramos que não é obrigatório mudar de televisor para ver as emissões de TDT, já que estarão disponíveis caixas descodificadoras básicas e avançadas, que permitirão gravar e parar programas, uma funcionalidade que estes televisores não suportam. De qualquer forma, se não quiser ser um dos pioneiros, terá ainda bastante tempo para tomar a sua decisão já que mesmo que só tenha recepção analógica de televisão este sinal só deverá ser desligado em 2012.

De qualquer forma, se está a pensar comprar um televisor novo vale mesmo a pena optar pelos que já integram o sintonizador, porque poupará depois alguns euros e evita a proliferação das set top boxes pela casa, até porque estas não são nenhuns modelos de beleza e design elegante….

Veja alguns dos modelos de televisores que já estão à venda nas lojas (ou quase) e nos quais as fabricantes garantem a compatibilidade:

LG
A maioria dos modelos da LG à venda nas lojas tem descodificador MPEG 2 e não MPEG 4, mas a marca mostrou recentemente na CES um novo plasma que inclui já a funcionalidade MPEG4/H.264, permitindo a recepção directa do sinal digital terrestre.

Este modelo da gama PQ6000, estará à venda só em Março/Abril e custará cerca de 800 euros, sendo um dos modelos mais baratos que incluímos nesta montra.

Legenda: LG PQ6000 - 800 €

464467.gif




Philips
A Philips é uma das marcas com uma gama mais completa de televisores compatíveis com a norma de TDT usada em Portugal e com descodificador de vídeo MPEG 4. A oferta da linha Cineos e Essence vai de modelos de 32 a 52 polegadas e os preços variam entre 1.399 euros a 3.999 euros. As características dos televisores variam também entre os modelos, com Full HP ou HD Ready e a funcionalidade de Ambilight.

Legenda: Philips 42PFL9803H - 3099.62€

464463.gif




Samsung
As séries 8 e 9 da Samsung já incluem os descodificadores necessários para a TDT portuguesa, estando igualmente disponíveis com dimensões de ecrã entre os 40 e 55 polegadas. Os preços variam entre os 1.699 e os 3.599 euros.

464464.gif




Sony
Também a linha de televisores Bravia da Sony, das séries mais recentes, já está preparada para TDT, com descodificador MPEG-4 AVC integrado. Entre elas contam-se as séries Z4500, X4500, X3500, X3000, W4500, W4000, E4000 e V4500.

Legenda: Sony BRAVIA_W4500, com 40 polegadas - 1710.49 €

464465.gif


Agora que tem esta informação pode fazer uma compra mais informada, mas se for às compras não se esqueça de levar um post-it com a indicação do DVB-T e MPEG-4 para o caso de ver outros modelos que lhe interessam, podendo assim esclarecer desde logo se são compatíveis.
 
Última edição:
Estão todos tão preocupados para saberem se a televisão que têm dá ou não dá, que ainda não sei se já repararam que mesmo que a televisão tenha o sintonizador incorporado, este só servirá para os canais livres, que não serão muitos, pois todos os outros é preciso cartão logo a box torna-se indespensável.
 
Estão todos tão preocupados para saberem se a televisão que têm dá ou não dá, que ainda não sei se já repararam que mesmo que a televisão tenha o sintonizador incorporado, este só servirá para os canais livres, que não serão muitos, pois todos os outros é preciso cartão logo a box torna-se indespensável.

Claro. Mas no meu caso só quero os livres, por isso serve perfeitamente. Já pago a Tvcabo e já chega. ;)
 
Estão todos tão preocupados para saberem se a televisão que têm dá ou não dá, que ainda não sei se já repararam que mesmo que a televisão tenha o sintonizador incorporado, este só servirá para os canais livres, que não serão muitos, pois todos os outros é preciso cartão logo a box torna-se indespensável.

Essas TVs têm uma ranhura para smartcard na parte lateral.
 
Back
Topo