[Ajuda] Recuperar pen drive não detectada pelo Windows

XpiritO

Power Member
Boas.

Possuo uma pen-drive de 2 Gb que deixou de funcionar (deixou de ser detectada pelo Windows quando a introduzo na ficha USB).

Já experimentei em 4 PC's diferentes, em Windows Vista e Windows XP. Em todos eles a pen-drive se comportou da mesma forma: o PC acusa a introdução de um dispositivo USB (emite aquele som característico), o LED da pen-drive acende mas mais nada. Abro o explorador do Windows e surge-me a drive onde a pen está mapeada (por exemplo G:), mas quando tento aceder diz-me que não

A pen-drive é uma TakeMS Colourline de 2 Gb.

MEM-Drive-Colourline.jpg


Eis o sintoma no Explorador do Windows:

image1zg9.jpg



Se alguém conhecer alguma forma de recuperar a pen-drive (colocá-la novamente funcional), agradecia ajuda. Os conteúdos da pen-drive nem são o mais importante, eu gostava mesmo era de recuperar o funcionamento da mesma.

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam prestar.
 
Talvez não tenha sido suficientemente explícito na exposição do problema.

1. Já tentei, como é evidente, seleccionar a opção de formatação. Quando selecciono essa opção no menu de contexto da unidade, surge-me no ecrã uma mensagem de aviso com o texto «Não existe nenhum disco na unidade G. Insira um disco e tente de novo.». Deixo abaixo uma imagem:

image2kh5.jpg


2. Já tentei verificar se via Linux a pen-drive é reconhecida. Um colega meu tentou no Ubuntu e, também lá, a pen-drive não funcionou, apesar de ser reconhecida após introdução no USB como dispositivo válido. No explorador de ficheiro funciona da mesma forma que no Windows, não é possível aceder ao conteúdo, formatar ou efectuar quaisquer outras operações sobre a unidade.

A única coisa que ainda não tentei foi experimentar ver se no GParted a unidade é reconhecida e se me permite formatá-la. Vou tentar isso e depois relato.
 
No meu caso não teve solução. Fui ao *****, devolveram-me o valor que tinha pago por ela em cartão presente e usei esse dinheiro para trocar por outra, no caso de 4 Gb... que entretanto também já deu o berro e já foi trocada por uma de 8 Gb, também no *****. :winknu:
 
Cá em casa moram duas pens dessas de 8GB, uma cinzenta (um só chip de 8GB) e uma azul (2x4GB). Foram compradas a 10€ cada :)

A cinzenta já teve uns problemas, do género abria-se uma pasta e aparecia a mesma pasta. Penso que terá sido falta de cuidado (remoções bruscas enquanto escrevia/lia).

Como o chkdsk resolveu e o Flash Drive Tester não acusou problemas, penso que esteja tudo OK.
 
Última edição:
Boas,

Tenho o mesmo problema com uma pen igual, conseguiste resolver o teu problema?

Cumps

tenho uma "bosta" dessas e aconteceu me o mesmo a dias e com os sintomas iguais aos descritos pelo user que inicio o tópico. mas já está boa e passo a descrever como a recuperei.

tem que se ir a
painel controlo->ferramentas administrativas-> gestão computadores->gestão de discos ou mais simples menu iniciar->executar->diskmgmt.msc

e formatar a pen a partir daqui, e importante se se quer recuperar os dados, fazer apenas formataçao rapida.

depois usar um qualquer soft de recuperaçao de dados.

no meu caso , recuperei com sucesso cerca de 90% do material em condições.

ps: estas pens parecem ser mesmo bosta, a minha avariou simplesmente ao encerrar o computador.
 
Back
Topo