[Concluido]Disco rígido Samsung

Alex_extreme

I'm cool cuz I Fold
Ora viva.
Venho aqui apresentar um problema que penso que seja um pouco complicado de resolver... :(
_____
Possuo um Samsung SP2504C SATA com capacidade de 250GB, e recentemente necessitei de o formatar.
Para tal, usei o ESTOOL, versão mais recente disponível no site da Samsung, para fazer um low-level format.
O MBR foi apagado, incluindo todos os seus ficheiros.
Até aqui tudo bem.

O problema é que quando o volto a por em uso só me detecta 130GB de espaço total :S .
Já tentei restaurar as predefinições nativas do disco mas continua a dizer que o espaço Total é de 130GB quer na BIOS, intalação de SO e no próprio ESTOOL!

O próprio ESTOOL que no inicio dizia que tinha 250GB agora afirma que o espaço total é 130GB :(

Já formatei mais de 2 vezes (low-level), já tentei reconstruir o MBR, atribuir espaço manualmente, mas nada. Volta sempre aos 130GB
Neste momento estou a usa-lo, não tem sectores danificados e é praticamente novo.

Espero que alguém me posso ajudar. :(

Obrigado e cumprimentos.
 
Última edição:
Boas,

Ia-te dizer para tentares ver a situação com um gestor de partições, como o gparted, mas se a bios detecta como tendo apenas 130Gb, existe a infeliz possibilidade de o disco estar em mau estado.

Mesmo assim, não custa tentares.

Cumps.
 
Qualquer programa de gerenciamento de partições detecta 130GB :( .

O disco está como novo. Inclusive estou a usa-lo agora como anfitrião do SO.

Cumprimentos
 
Isto só aconteceu depois do low-level format. O disco (segundo analises S.M.A.R.T.) está perfeito... O único problema é mesmo ter perdido tanto espaço livre.
 
é normal ao formatar alguns sectores do disco ficarem danificados e peder tamanho....

mas duas vezes e perdes 120GB... não é nada normal....

se tiver na garantia é melhor tocares... não deu erro ao fazer um low-level format?
 
O disco ja e antigo, porem esta como novo, mas ja nao esta dentro da garantia penso eu :(.

Nao obti qualquer tipo erro durante a formatação.

Cumprimentos e obrigado :)
 
O disco aparenta estar dentro da garantia! Vou ver se o posso trocar em breve.

Penso que não tem mesmo outra resolução. Low-level format/Zero-fill, para mim, só em casos extremos!

Agradeço a ajuda de todos, cumprimentos. :)

Topic resolved!
 
Boas, tenho sim. No fim a garantia não me resolveu o problema mas com uma versão mais recente do ESTOOL já ficou resolvido. Bastou-me alterar o UDMA MODE, que antes não funcionava em versões mais antigas. Cumprimentos.
 
Back
Topo