Programa de facturação Gespos

sprkida

Power Member
Boas,

Na minha pequena empresa trabalho ja a alguns anos com este programa de facturação. Na altura um "entendido" indicou este e paguei um dinheirão por ele. No inicio de 2008 fui obrigado a fazer uma actualização por causa de uma norma que o gorverno emplantou sobre os programas de facturação, senão não me engano chamava-se SAFT.PT e a brincadeira ficou perto de 180 euros.
Agora esta semana os gajos que me fizeram essa actualização estão a querer fazer uma nova actualização que fica por volta de 220 euros mas que convém por dizem que têm de fonte segura que vai sair uma nova cena parecida com o SAFT.PT e que se não fizer já a actualização depois fica mais caro.
Bem o que pretendo saber é se realmente vai haver novidades nos programas de facturação. Depois gostaria de saber se existem alternativas ao Gespos mais baratas e todos os aspectos porque este probrama revela ser mesmo bom, mas para mim que só faço facturas e recibos e no final de cada ano um pouco a rasca lá vou tirando uns extratos de do movimento actual. Resumindo eu uso prai 5% dos recursos do programa e este programa está a revelar-se agora caro de manutenção e gostaria de saber que alternativas tenho.
 
o factuplus, indicado em cima, é o programa que a minha empresa instala em casos como o teu, ou seja, para emitir facturas, recibos, guias e pouco mais. nunca instalaria um gespos para tal função, até porque, a minha experiência com gespos como pos é algo má.
 
Boas,

Na minha pequena empresa trabalho ja a alguns anos com este programa de facturação. Na altura um "entendido" indicou este e paguei um dinheirão por ele. No inicio de 2008 fui obrigado a fazer uma actualização por causa de uma norma que o gorverno emplantou sobre os programas de facturação, senão não me engano chamava-se SAFT.PT e a brincadeira ficou perto de 180 euros.
Agora esta semana os gajos que me fizeram essa actualização estão a querer fazer uma nova actualização que fica por volta de 220 euros mas que convém por dizem que têm de fonte segura que vai sair uma nova cena parecida com o SAFT.PT e que se não fizer já a actualização depois fica mais caro.
Bem o que pretendo saber é se realmente vai haver novidades nos programas de facturação. Depois gostaria de saber se existem alternativas ao Gespos mais baratas e todos os aspectos porque este probrama revela ser mesmo bom, mas para mim que só faço facturas e recibos e no final de cada ano um pouco a rasca lá vou tirando uns extratos de do movimento actual. Resumindo eu uso prai 5% dos recursos do programa e este programa está a revelar-se agora caro de manutenção e gostaria de saber que alternativas tenho.

Quando fizeste a actualização para a Saft-PT provavelmente instalaram a versão 2007, mais provavelmente ainda, a 2007m1.
Acontece que na complicada política de gestão de contratos e actualizações da SAGE, os clientes para actualizar têm agora que optar entre o contrato inovação ou integral, que incorpora a versão 2008 que basicamente não vem trazer nada de novo em termos práticos ao programa.
Se te falaram que vai haver uma nova actualização, a resposta é sim, irá sair a 2009 dentro de alguns meses. Se essa versão vem acrescentar algo novo? também não sei, ainda não a vi.

Posso é garantir-te que em termos contabilísticos, não irá sair nada de novo nos próximos tempos, logo o teu programa servirá pelo menos durante mais 2 anos tal como está.

Deixo só uma citação de um e-mail deles, se tiveres alguma dúvida contacta-me por PM.

SAGE disse:
Por exemplo, numa situação "normal", os clientes que possuam a versão 3.x / 2.x/ Dos/2006, e que pretendam a versão 2008, teriam que aderir ao Serviço Integral, por se encontrarem em versões antigas.

No entanto, este mês, como campanha, estamos a permitir que, pelo preço do Inovação, o cliente usufrua já da versão 2008, ficando ainda com 12 meses de contrato o que lhe irá permitir usufruir também da versão 2009 que irá sair em breve.
 
Estive agora a ver a minha versão do programa e é a versão 2008m. Quer dizer então que não está previsto nenhuma treta contabilistica tipo o saft-pt como a um ano atrás!?
O que eles me disseram é que vai surgir uma cena qualquer da Direção Geral de Importos em que os programas de facturação têm de ter um visto ou certificado qualquer de que temos de usar um programa dentro da lei nova que está para sair... Eu não sei explicar bem isto, por isso é que coloquei a questão aqui a fim de ficar melhor esclarecido.
 
Boas já pensaste em usar software freeware?

Eu usei por um bom tempo o timefactura. Tem um layout bastante parecido com o office 2007 faz tudo o que pedes e o melhor de tudo é que é freeware. http://www.aclogik.com/software/time_factura.html

Também falaram do Primavera Express mas eu não o recomendo. Quando o experimentei, nomeadamente à 3 meses atrás, os ficheiros SAFT-PT não eram bem criados, já para não falar que é bem mais difícil de utilizar.


Software a pagar aconselho o kamaegest.

Mas aconselho a fazer o download do time factura, experimentar e ir ao forum deles.
 
Estive agora a ver a minha versão do programa e é a versão 2008m. Quer dizer então que não está previsto nenhuma treta contabilistica tipo o saft-pt como a um ano atrás!?
O que eles me disseram é que vai surgir uma cena qualquer da Direção Geral de Importos em que os programas de facturação têm de ter um visto ou certificado qualquer de que temos de usar um programa dentro da lei nova que está para sair... Eu não sei explicar bem isto, por isso é que coloquei a questão aqui a fim de ficar melhor esclarecido.

Basicamente não. O que eles provavelmente querem dizer é que irá sair a versão 2009, mas isso nada tem que ver com Implementações Contabilísticas, senão todos os anos tinham que andar a fazer uprades aos programas de facturação e as superfícies comerciais não ganhavam para outra coisa senão para o programa de gestão.

Se eles insistirem nessa que é necessário um upgrade ainda por cima pago, pergunta com que base se apoiam para isso visto que já tens a versão 2008 que cumpre com todas as especificações.

Se já tens a versão 2008, aconselho somente o upgrade para a versão 2008g, mas isso é gratuito, basta fazeres download da última versão.

Quanto ao Software Freeware, isso é tudo muito giro, mas se ele tem um bom programa de Gestão Comercial, que ainda por cima foi caro e está actual, não vejo qualquer motivo para mudar, para além de que o Software Freeware não responde a algumas especificações específicas do mercado Português, nomeadamente o SAFT-PT.

Só por curiosidade, tens uma empresa ou és empresário em nome individual?
 
ThunderStorm porque dizes que o software livre não corresponde às especificações SAFT-PT? Tanto o Primavera Express como o time factura correspondem.

O único problema, que não é pequeno, vai ser passar do Gespos para o novo programa. Porque isso vai implicar importar clientes, etc...
 

Pois, mas isso é uma certificação relacionada com o Software Livre, nunca com o relacionado com a SAGE, que a ter certificação, será das primeiras a par da Primavera e PHC.

Essa certificação será obviamente gratuita para os possuidores deste software não livre, visto que seria estar a pagar uma certificação que são os programadores de Software a obter. Além disso o GesPOS é já certificado pela Microsoft e IBM.

Infelizmente este tipo de certificações vem tornar a divulgação de Software Freeware quase impossível, pois se é necessária a obtenção de certificações, o Software terá quase necessariamente de passar a ser pago.

@Daymi0:

O Primavera corresponde porque é nacional, o SAFT-PT é uma norma nacional, logo não creio que software produzido fora de portas consiga implementar uma norma específica nossa.
Como já disse, não há motivos para já para migrar para outro programa, o GesPOS que ele tem corresponde, funciona e funcionará durante mais alguns anos.
 
ThunderStorm porque dizes que o software livre não corresponde às especificações SAFT-PT? Tanto o Primavera Express como o time factura correspondem.

O Primavera Express não é Software Livre. O Time Factura não conheço.

Software Livre português: Gardenia e Evaristo


ThunderStorm:
Pois, mas isso é uma certificação relacionada com o Software Livre, nunca com o relacionado com a SAGE, que a ter certificação, será das primeiras a par da Primavera e PHC.
Nope, a certificação é para todo o software de gestão comercial (que emita documentos comerciais).
Os programas e equipamentos informáticos de facturação dependem de prévia certificação pela DGCI, nos termos a definir por portaria do Ministro das Finanças.
Fonte: Art.º 115º do Orçamento do Estado (p. 9300 (26) - PDF)

Não conheço a portaria que define os termos desta certificação.
 
Última edição:
O Primavera Express não é Software Livre. O Time Factura não conheço.

Software Livre português: Gardenia e Evaristo



Nope, a certificação é para todo o software de gestão comercial (que emita documentos comerciais).

Fnte: Art.º 115º do Orçamento do Estado (p. 9300 (26) - PDF)

Não conheço a portaria que define os termos desta certificação.

Obviamente que partimos do principio que o Software de Gestão Comercial não livre no mercado tem essa certificação e foi por isso que me dirigi directamente ao Software Freeware.

Não consigo encontrar informações acerca do GesPOS e essa certificação que vem no Orçamento de Estado, contudo é garantido que o Grupo SAGE está a par da situação e como é óbvio terá já a certificação, que vem agora ser obrigatória mas segundo estou a ver, já existe há algum tempo, posso contudo enviar um email ao meu comercial GesPOS a abordar a questão.

Em suma e dirigindo directamente ao conteúdo do tópico, não há motivos para mudar de Software nem actualiza-lo devido a mudanças contabilísticas nos próximos tempos.
 
.. e como é óbvio terá já a certificação...
Não estarás demasiado confiante sobre esta tua afirmação?

Quando foi com o Saft-t, tinhas emails dia sim, dia não, na tua caixa de correio a alertar que tinhas mais um trunfo comercial perante os teus clientes e concorrentes. Só tinhas de fazer actualizações e tinhas negócio garantido por mais uns tempos.

Não achaste estranho quando 'Eles' começaram a comer uma fatia do teu bolo dos contractos de manutenção ao cliente final?
Foi neste momento que as regras de mercado foram distorcidas.

As ultimas 'semestralidades' impostas implantadas á fiel rede de distribuidores foi a facada fatal, ou estão connosco ou não. 86% disse 'Yes Sir', os outros nem por isso.
 
Última edição:
Eh pah assim que vi este nome ate me deu arrepios (gespos) Bbbbrrrrrr!
Confesso, não tenho nada de jeito para dizer queria so deixar um desabafo e um aviso a quem estiver a ponderar adquirir este exemplar de excremento de paquiderme.
Nunca tive tantos problemas num software como este desde a instalação a por a funcionar. Incompatibilidades, testamos em varios pcs diferentes para tirar duvidas, afinal era preciso sacar mais uma trampa com 500megas pa funcionar. Depois disso volta a dar erros, afinal é preciso sacar mais uma trampa que nao lembra a ninguem de 100megas.

Ridiculo.

Se puderes passa para o Primavera-express é tiro e queda. Ou então um daqueles baratuchos da vobis, tenho visto ja mta gente mais que satisfeita com esses.

Fiquem bem, e por amor de deus LONGE do GESPOS!
 
Mas também agora estar a mudar de software de facturação não deve ser tãio fácil como mudar de cuecas... Eu tenho a licença do Gespos, não sei como foi feito isso porque já foi prai a uns 6 ou 7 anos. Eu realmente só faço facturas e seus recibos, não faço mais nada. Para mudar tinha de ter alguém entendido e devidamente habilitado para o caso e me por tudo aqui direitinho, porque se eu for comprar um software desses baratos, depois não sei o que fazer a ele nem como transitar de um programa para o outro.
 
Boas, eu trabalho com o Gespos à mais de 5 anos em 8 Postos 3 deles POS c/ touch, e estou muito contente.

Mas claro, o unico que têm a aplicação Gespos 2008 é o servidor, em todos os outros postos uso a 3.8f.

Acho que o Gespos 2008 foi uma espécie de "Windows Vista" nos programas de facturação, muito lindo mas com algumas incompatibilidades:x2:

No entanto, antes de adquirir o Gespos já tinha experimentado o Primavera da Altura assim como o Phc, e quando experimentei o Gespos pela 1ª vez, disse logo "é isto que eu preciso".

Extremamente rápido para se abrir artigos novos, apenas com teclado.
 
Back
Topo