Review resumida: Panasonic TH-42PZ86FV

aluistroll

Power Member
Review resumida a Panasonic TH-42PZ86FV

Este modelo é a sucessora da PZ85. Das melhorias conhecidas são o IFC melhorado e menos uma ventoinha de arrefecimento.

Após meses de dores de cabeça, horas perdidas em lojas a olhar para centenas de ecrãs, indecisão sobre o tamanho, LCD ou plasma, marcas, assistências e preços... Bom foi a escolha mais difícil que fiz na vida... Mas lá a fiz a escolha e a compra.

A escolha acabou por surgir baseada na observação de ecrãs nas lojas onde ambos eu a minha esposa concordava-mos que os Plasmas tinham uma imagem mais suave, menos crispada que os LCDs (de referir que escolher uma TV só pela observação numa loja é um erro pois a iluminação duma loja é muito superior à que temos normalmente na sala de casa. E posso garantir que os plasmas perdem nesta guerra de ilusão pois a imagem dum plasma parece esbatida num ambiente demasiado luminoso enquanto que o LCD se destaca.) e a escolha também teve imenso o peso dos testes realizados pelos britânicos de alguns sites da especialidade uma vez que eles têm a acuidade de aparelhos e instrumentos de medição. A escolha deles baseia-se nesses resultados e não nas susceptibilidades do observador. E acabei por me dar bem com a escolha pois a TV corresponde aquilo que procuro, uma imagem suave, definida e "orgânica".

A compra foi efectuada na ***** na qual poupei 500€ em comparação à ***** e até à *****. Tudo correu lindamente, rapidamente e com muita disponibilidade do lado de lá para responder às minhas dúvidas. Recomenda-se!

Agora a review!

A caixa da TV é enorme pesa 42 Kg e lá dentro vem tudo bem acondicionado o ecrã protegido etc.
Começo por tirar a base que é pesadinha, tipo 3 ou 4 Kg e o que salta imediatamente à vista é a qualidade do material. Por cima um acabamento piano preto e por baixo o mecanismo de rotação da base. Base que tem um rebordo em borracha de boa qualidade. Os 2 grampos para fixar a TV à base são de alumínio e até os parafusos que as seguram à base são de alta qualidade. Perdoem o preciosismo mas de facto salta à vista e merece ser referido.

A seguir lá fomos tirar o ecrã na caixa... Que peso! Só mesmo 2 pessoas para a tarefa mas tb somos magrinhos :D
Colocamos a TV nos grampos e lá assentou na base e foi só apertar os restantes parafusos na parte de trás da TV, estes parafusos são da cor da traseira... Mais um preciosismo. :P
O que impressiona logo também no ecrã é a qualidade dos materiais e acabamentos. É um ecrã sólido e robusto.
Retiramos os plásticos protectores e toca a ir para o sítio dela.

Depois de todas as fichas ligadas, POWER ON! E começamos por escolher a língua, região, entre Loja ou Casa e ao alternar entre uma e outra nota-se um boost no brilho da Loja e então lá fez o auto setup dos canais todos analógicos pois não tenho Zon box.
Eis que surge a RTP1 com o Malato ainda maior do que ele já é! :D Primeira coisa a fazer foi baixar o Contraste para 50% segundo recomendações para fazer as tais 200h de rodagem. Se isto é preciso ou não.. Não sei, mas vai fazer em todo caso pois não custa nada e a imagem fica boa na mesma.
Ok.. Para quem tinha um CRT de 26'' panorâmico o mínimo que posso dizer é que foi um choque! Confesso que até fiquei com duvidas se tinha optado bem por este tamanhão! Fiz uma passagem pelos canais e deu para perceber que a emissão analógica é de facto uma bosta mas a Panny faz um belo trabalho em corrigir as imperfeições.
Depois liguei logo o meu portátil à entrada VGA que está limitada a algumas resoluções destacando-se as melhores: 1366x768 e 1280x1024. A primeira é a mais indicada pois não espalma a imagem como faz a segunda. Ou seja por VGA tiramos partido de apenas 720p. Também dá para notar que é uma imagem analógica e mesmo ajustando os clocks e afins não consigo tem uma imagem perfeita, notando-se umas sombras nos quadradinhos do Excel. Portanto esta TV não é o ideal para quem só tem VGA como fonte HD. Eu como sei que daqui a pouco tempo irei adquirir um HTPC então não me preocupo com estas limitações.
De qualquer das formas a imagem, à distância recomendada para 42'', é muito boa e quase não se nota as imperfeições. Corri alguns filmes em 720p e a imagem no geral é muito boa. Os filmes do Tim Burton enchem completamente a tela ficando enoooormes!
Não notei sinais de retenção de imagem. Os ajustes nos menus no modo PC (VGA) são limitados estando várias opções indisponíveis.

Entretanto não fiquei satisfeito pois tinha lido tanta coisa boa sobre a Panny nos britânicos que fiquei com amargo na boca à espera de mais qqr coisa... Então requisitei um portátil com saída HDMI e um cabo também para testar como deve ser.
Liguei o cabo, mudei a saída para a TV que imediatamente ficou a 1080p e o portátil também. Logo ali notei grandes melhorias na qualidade do sinal. O fundo do ecrã ficou "preto mais preto não há"!
Pus logo a correr o The Dark Knight a 1080p de 12Gb e então começaram os testes a sério..

Bem só posso dizer que me saltou a tampa... Nunca tinha visto nada igual. O ambiente escuro do filme é uma boa prova de esforço para testar a capacidade da Panny. De facto nota-se todas as diferenças de tonalidade de pretos, cinzentos, brancos etc. Cada coisa está no seu lugar, uma imagem com uma explosão no meio do ecrã, não condiciona as outras áreas, pretas por exemplo. O fato do Batman tem muito bem definidas todas as tonalidades de preto, os brilhos e reflexos da chapa dos automóveis são tão perfeitos que parece que os veículos estão constantemente a ser polidos antes das gravações, os óculos, as gotas de chuva nos vidros, o brilho nos olhos, os sinais e rugas do Freeman, as multidões estão todas com boa definição... enfim notam-se tantos pormenores em cada frame que vai ser preciso ver o filme repetidamente para se absorver tudo.
A TV faz um excelente papel em tornar a imagem natural, e faz tão bem que tenho a ideia que estou a visualizar algo orgânico.. Incrivel.. Acreditem que só visto.
O IFC melhora a visualização em HD. Dá fluidez e suavidade. Nota-se, por exemplo, no bambolear de ancas da actriz principal... hihihi Nota-se no geral em movimentos rápidos e também nos lentos, e produz artefactos só mesmo em situações muito pontuais e quase imperceptíveis. Pelo que, neste filme em particular, é uma função a estar ligada.

O som é razoável, o BBS Viva é engraçado mas não substitui um home cinema....

E foi a review possível. Não tenho experiência de reviews e só sei descrever desta forma. Caso alguém tenha uma dúvida em particular, faz favor de perguntar.

Troll
 
Parabéns Troll!
Eu já fiz tb o pedido na Makorstv de um Panasonic TH-42PZ86FV e tenho que aguardar pois ainda não têm data prevista de entrega. Ainda fiquei na dúvida por estar previsto chegarem em Março ao mercado os novos modelos dos plasmas PANASONIC, mas por estes preços acho que não vale a pena esperar.
Estou tb a construir um HTPC mas a coisa está emperrada porque a board veio avariada e estou à espera de uma nova.
Tenho só uma pergunta para fazer a base do plasma é rotativa ou é fixa?
Cumprimentos
 
Parabens pela Excelente Compra

Só não vê quem não quer e os Plasmas da Panasonic tem realmente uma qualidade de construção muito acima da média basta olhar para certos pormenores, ainda lembro bem quando abri a caixa da minha :wow:

Quanto á qualidade imagem... Basta Ohar ;)
 
notas algum "blur" ou duplo contorno a ver TV?

Sim noto. Nos canais da TvCabo que são todos analógicos.
Se mexer no Noise Reduction melhora um pouco mas também torna o resto menos definido.

Também tens esta TV? Algum ajuste que recomendes para melhorar?

Já agora alguém consegue em VGA nesta TV ou outra Panny idêntica colocar a imagem nitida? Aquilo tem várias configurações, clock, frequência e não consigo chegar a uma imagem perfeita e penso que seja ou limitação da entrada ou da minha gráfica (GF 7600).
 
não tenho, mas é uma uma hipotse de compra.
estou indeciso entre o 46pz86 e o samsung PS50A756
estou a espera que baixem um pouco de preço.
 
boa tarde....

Algumas questões sobre esta tv (de quem não percebe nada disto...)

- Esta tv tem saida directa para 5:1 , ou seja consigo ligar o subwoofer e as colunas traseiras directamente à tv?

- Com a introdução da tv digital em portugal, espero que no curto prazo, esta tv está completamente preparada para a norma que se vai utilizar ?

muito obrigado ,

Pedro
 
boa tarde....

Algumas questões sobre esta tv (de quem não percebe nada disto...)

- Esta tv tem saida directa para 5:1 , ou seja consigo ligar o subwoofer e as colunas traseiras directamente à tv?

- Com a introdução da tv digital em portugal, espero que no curto prazo, esta tv está completamente preparada para a norma que se vai utilizar ?

muito obrigado ,

Pedro

Olá,

Sim ela tem uma saída digital tipo toshlink. Não tenho amplificador AV pois não sei como funciona a saída da TV.

Penso que sim, ela tem decoder MPEG4. Mas não sou o mais indicado para te esclarecer até pq n sei q norma se vai adoptar aqui.
 
Olá,

Sim ela tem uma saída digital tipo toshlink. Não tenho amplificador AV pois não sei como funciona a saída da TV.

Penso que sim, ela tem decoder MPEG4. Mas não sou o mais indicado para te esclarecer até pq n sei q norma se vai adoptar aqui.

do site *****
quote
PLASMA 42'' Panasonic TH42PZ86 PANASONIC PLASMA 42'' Panasonic TH42PZ86 Sintonizador de TV
Sí Sintonizador
Sintonizador digital DVB O [DVB-T/DVB-T HD (H.264)]
Sistema de ajuste de sintetizador PLL 100 canales búsqueda automática
Hyper-banda compatible con CATV

unquote


depois da tua review fiquei indeciso entre a Panasonic e a Phillips 7603H, embora o consumo do plasma seja quase mais 50%.
 
E a imagem do plasma ser tipo 50% superior :)

É vero. Quando vejo conteúdo HD até me espumo...

Relativamente ao consumo confirmo que ela gasta cerca de 300w/h pois tive lá um contador de kw/h ligado.

O consumo é importante para quem vê demasiada TV! :lol:

Eu como só a ligo mais ao fim de semana o consumo não é factor de peso para mim.

De qualquer das formas já li em vários locais que um LCD gasta sempre a potência máxima anunciada enquanto que o Plasma varia muito conforme o que passa na imagem seja pretos ou mais brancos. Como em pretos os pixels estão desligados, logo, não consome. Mas ainda não pude testar isto na prática pois não tive tempo. Mas um dia vou desmascarar este mito urbano, ou não. :004:
 
Mesmo em conteúdo SD ela é muito boa pois disfarça imenso as imperfeições dessa transmissão. Mas sei que a Philips também é boa nesse aspecto.
Mas o SD tem os dias contados por isso não te prendas a esse factor...
Eu sou suspeito pois já tenho o Plasma mas estive antes de comprar em contacto com vários LCDs e estes podem correr e saltar que não têm simplesmente o mesmo nível de profundidade e naturalidade de imagem pois os pretos do Plasma são de babar... No filme Dark Knight tem uma sequência nocturna que é a perseguição do Joker ao Presidente e consegues de uma forma perfeita reparar em imensos detalhes, como os veiculos parecerem acabadinhos de sair da fábrica com uns brilhos e reflexos suberbos, as explosões têm corpo e profundidade e ficam restritas ao local onde ocorem sem criar um brilho generalisado por toda a imagem, o resgate do japonês em que se percebe o detalhe e profundidade dos edificios todos, não só no qual passa a acção. Pá.. só te posso dizer que é delicioso ver este filme nesta TV.. Já o ví umas 3 vezes, vejo sempre detalhes novos porque em cada frame há tanto detalhe e pormenor que numa única visualização não apanhas tudo, e graças a este filme já convenci alguns sépticos sobre as vantagens da Alta Definição e também sobre a tecnologia Plasma.

Só para acabar, não fiz qualquer "queima" de ecrã durante 200h com DVDs burn in nem nada disso, tenho apenas todas a definições a 50% e vou manter durante as tais 200h. A única coisa que se nota é uma ligeira retenção de imagem que fica das barras pretas dos filmes mas que se esfumam em SEGUNDOS.

Agora com a triste morte anunciada dos Plasmas Pioneer posso dizer que a Panasonic vai ter os melhores TV HD do mundo.
 
Só para dar a minha "achega". Tb tenho uma PZ86. A tv é esteticamente excelente, melhor ao vivo do que nas imagens. Do ponto de vista de imagem... UAU! Sinceramente, ainda tenho a TV em settings de rodagem, até já deve ter passado as 200hs, mas ainda nem tive tempo para optimizar isso. O que é verdade, é que nem parece preciso! Os canais SD ficam optimos! Em HD, com o pc, ainda só conectei com VGA pk era o cabo que tinha. Em 720p, nos filmes fica muito bem. Cores ricas, pretos mesmo pretos. Não achei o ecran com demasiado reflexo. TEnho janelas grandes de lado, e claro que durante o meio dia, para ver um filme, fica melhor com a persiana mais baixa, porém para ver tv não incomoda nada. Com utilização normal, nunca sequer consegui ver retenção... acho que vi, mas foi tão fruste que nem tenho a certeza se não era eu a "forçar".

único porblema que encontrei de TODO, durante 2 meses de utilização, foi no filme sin city. Em algumas cenas, notava entre o preto e branco uma cor arroxeada, o que penso ser o tal phosphor lag. Não era grave, nem nunca pensaria em trocar a TV por causa disso. Não consegui ver em mais nenhum filme MESMO. Nem cenas rápidas, nem cenas escuras como o batman. Dessa vez que andava a testar, acabei por ficar a ver uma grande parte do sin city, por isso, n foi o suficiente para me incomodar se estivesse a ver o filme, e não a tentar reparar nos pormenores.

Como a maior parte dos users, passei muitas horas a pesquisar, e sem duvida que a escolha foi a correcta!
 
Back
Topo