Eduroam

JPVieira

Power Member
Tenho o Ubuntu, mas ao instalar o script da rede wireless da universidade(eduroam) fiquei sem poder apanhar outras redes wireless

queria voltar atrás na instalaçao do script mas como substituí o ficheiro interfaces e wpa_suplicant.conf e nao tenho os originais, nao consigo

será possivel alguem me arranjar os originais ou dizer alguma forma de poder reverter este processo?

Cumprimentos
 
Última edição pelo moderador:
Usaste um script para configuração automática no ubuntu?

A minha experiência com eduroams é com o wicd. E tem funcionado sem problemas atraves da configuração manual dos templates em /etc/wicd/encryption/templates/
Este link foi me util: http://www.eduroam.ips.pt/eduroam/?q=node/29


Este é um dos meus templates para uma eduroam que usa PEAP:

Código:
name = eduroam PEAP
author = Inacio
version = 1
require identity *Identity password *Password ca_cert *Path_to_CA_Cert
-----
ctrl_interface=/var/run/wpa_supplicant
network={
        ssid="$_ESSID"
        scan_ssid=$_SCAN
        proto=WPA
        key_mgmt=WPA-EAP
        pairwise=TKIP
        group=TKIP
        eap=PEAP
        identity="$_IDENTITY"
        password="$_PASSWORD"
        ca_cert="$_CA_CERT"
        phase2="auth=MSCHAPV2"
}
Este é da mesma eduroam mas com TTLS. E o que é que tenho usado sempre. Mas o acima também funciona.

Código:
name = eduroam  TTLS
author = Inacio
version = 1
require identity *Identity password *Password ca_cert *Path_to_CA_Cert
-----
ctrl_interface=/var/run/wpa_supplicant
network={
        ssid="$_ESSID"
        scan_ssid=$_SCAN
        proto=WPA
        key_mgmt=WPA-EAP
        pairwise=TKIP
        group=TKIP
        eap=TTLS
        identity="$_IDENTITY"
        password="$_PASSWORD"
        ca_cert="$_CA_CERT"
        phase2="auth=PAP"
}

Os admins da rede eduroam costumam fornecer os dados que permitem a criação destes templates.
 
http://wireless.ualg.pt/

usei o script k podes ver nesse link...

o meu problema é que substitui o ficheiro interfaces e o wpa config sem fazer backup, e agora quero usar a wireless cá de casa e nao consigo, gostava de solucionar o problema sem ter de tar a formatar a partição e reinstalar o ubuntu por causa desses dois ficheiros

o meu problema nao é a ligar á eduroam, é a ligar as outras pois o ficheiro foi configurado só para a eduroam e assim impede me de utilizar as outras.
 
eu uso este:

name = eap-ttls1
author = Muahdib
version = 1
require identity *Identity private_key_passwd *Private_key_passwd
-----
ctrl_interface=/var/run/wpa_supplicant
network={
ssid="$_ESSID"
proto=WPA WPA2
key_mgmt=WPA-EAP
group=CCMP TKIP
eap=TTLS
anonymous_identity="[email protected]"
phase2="auth=PAP"
identity="$_IDENTITY"
password="$_PRIVATE_KEY_PASSWD"

O network-manager dá demasiados problemas.
 
802.1x em Linux Mint

Boas, instalei o Linux Mint, mas não consigo ligar à eduroam da FEUP. Consigo ligar-me a todas as redes, excepto as que estão protegidas por autenticação 802.1x, tanto por Wireless como por Ethernet. Já fui ao Deskjet da FEUP, mas eles puseram-me a andar de lá para fora a gritar "Instala o Ubuntu...":D (Just kidding)

Será que é mesmo essa a solução?

Cumps
 
Boas, acho que já sei qual é o problema. Por mais que seleccione o certificado da FEUP, ele não o aceita. Se eu editar a configuração, e meter lá o certificado ele abre-o. mas se eu sair e editar outra vez, o certificado já não está seleccionado.

Btw, já tenho Net por Ethernet, consigo ligar com as mesmas configurações que no Wireless, mas não precisa de certificado.

Cumps
 
Net no ubuntu 9.04 (Cabo e wireless e EDUROAM)

Boas ,

Tenho problemas em ter uma ligação quer seja por cabo ou wireless em geral, apenas consigo ter atraves da placa da tmn...

Já agora há alguem do ISEL que tenha o Ubuntu instalado e tenha net de la?

precisava de uma ajuda

cumps
 
E há sempre a hipotese do WICD
Configuração da Rede "eduroam" para Linux

Os seguintes passos tomam como exemplo a distribuição Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibon), mas deverão funcionar para qualquer outra distribuição. Será necessário utilizar a linha de comandos, onde aparecer o símbolo '$'.
Por: Bruno MN Silva ([email protected])
Pré-Requisitos
· A placa wireless é detectada pelo sistema operativo. Se tal não for o caso, solucione este problema antes de prosseguir com este documento.
· Necessitará de uma ligação à internet para utilizar os repositórios. Senão, terá de utilizar uma segunda máquina para fazer o download do pacote .deb. O link está disponível no final da página referenciada em baixo.
Instalação
Passo 1: Instalar o Wicd
É uma aplicação que faz o gerenciamento de redes e que substitui o Network Manager no Ubuntu.
· Seguir as instruções em:
http://wicd.sourceforge.net/download.php
· Reinicie a máquina.
Passo 2: Criar uma nova template de ligação
· Criar o ficheiro eduroam-ips:
$ cd /opt/wicd/encryption/templates/
$ sudo touch eduroam-ips
$ sudo gedit eduroam-ips
· Colocar o seguinte texto:
name = eduroam IPS
author = BrunoMNSilva
version = 1
require identity *Identity password *Password ca_cert *Path_to_CA_Certeapol_version=1
ap_scan=1
fast_reauth=1
network={
ssid="$_ESSID"
scan_ssid=$_SCAN
key_mgmt=IEEE8021X
eap=PEAP
identity="$_IDENTITY"
password="$_PASSWORD"
phase2="MSCHAPV2"
priority=2
}
· guardando o ficheiro.
· Alterar permissões de execução (poderá não ser necessário): $ sudo chmod +x eduroam-ips
· Adicionar “eduroam-ips” ao final do ficheiro /opt/wicd/encryption/templates/active:$ sudo gedit active
· Ficando com o seguinte aspecto:
wpa
wep-hex
wep-passphrase
leap
ttls
eap
peap
peap-tkip
eduroam-ips
Ligação à Rede Eduroam
Se tudo correu bem, por esta altura terá um tray icon relativo ao Wicd.
· Clique com o botão direito e escolha “Connect”.


· Aparecerá a janela principal do Wicd, juntamente com todas as redes wireless detectadas. Para se conectar à rede eduroam, siga os dados da figura:


· Nos campos Identity e Password, deverá colocar os seus dados de acesso, descritos em Como Identificar-se neste site.
· Se se quiser ligar a esta rede sempre que ela for detectada, assinale um visto na opção “Automatically connect to this Network”.
· Clique em “Connect”, e se tudo correr bem estará ligado! :)
Fonte
 
Eeebuntu 3.0 Standard + eduroam = ?

Alguém daqui já conseguiu conectar-se à eduroam com o Eeebuntu 3.0 Standard? Eu coloco os dados tal e qual como pedem, mas ele nunca chega-se a ligar e de tempos a tempos pede-me novamente os mesmos dados e não sai do mesmo sítio.

Sugestões?
 
Qual é o gestor de ligações que estás a utilizar? No Eeebuntu não sei se é, mas o ubuntu utiliza o NetworkManager e este dá-se mal com a Eduroam.
Experimenta utilizar antes o wicd, deixei de ter problemas com a Eduroam.
 
Ele usa o Network Manager, mas instalei o wicd e este parece-me extremamente limitado.

O que acontece é que a ligação que tenho na minha faculdade é do tipo WPA 2 Enterprise Tunneled TLS, sendo que as únicas opções remotamente parecidas com a que preciso são WPA1/2 Passphrase e WPA1/2 Pre-Shared Key, que não me servem o propósito.

Como é que te ligaste com o wicd?

Obrigado desde já pela tua resposta. ;)
 
O wicd até é mais configurável que o NetworkManager, podes escolher ip's fixos, meter scripts a corre quando te lgias, desligas a certas redes.

Eu na Eduroam do ist, uso PEAP with TKIP, esta e outras opções implicam o WPA2, pelo que parece-me que deves escolher EAP-TLS.

De qualquer forma é possível usar qualquer encriptação disponível com o wpa_supplicant (O NetworkManager também é um front-end para este), o wicd é que já trás alguns templates de encriptação disponíveis, se for preciso usar algum esquema que não exista é só criar o template em /etc/wicd/encryption/templates/.
 
Pois, se calhar seja melhor insistir com o Network Manager em vez de me aventurar com o wicd, mas obrigado na mesma pela ajuda. :P

A ver se alguém que já tenha tido sucesso a ligar-se com o NM à eduroam passa por aqui e me conta o que teve que fazer.
 
Última edição:
Não custa nada experimentar com o wicd, e se essa eduroam for como a do IST acho que o NetworkManager vai sempre dar problemas.

Costumo estar lá com o portátil com mais duas pessoas, três portáteis com chips wireless diferentes, e tinham todos problemas, a minha ligação e de outro portátil iam abaixo de vez em quando, enquanto o outro nem sequer se ligava a maior parte das vezes. Mudamos para o wicd e ficou tudo a funcionar sem problemas.
 
Acho que o Wicd não dá para WPA-Enterprise, eu pelo menos não consegui configurá-lo para a rede da FCT. O NM dá mas estava sempre a ir abaixo, por isso configurei o wpa_supplicant à mão (há exemplos dos ficheiros de conf para eduroam, até aqui no Zwame) e nunca falhou, mesmo quando os Windows não se ligavam :009:
 
Back
Topo