Análise Análise: NOX Cooler Boreas para portátil

Drax_pt

Power Member
Análise ao Cooler para portáteis NOX-Boreas 17''

Este Cooler para Portáteis vai ser analisado usando um HP dv5 1040ep e o software Notebook Hardware Control Personal Edition 2.0.

Devido ao aquecimento do meu portátil (dv5 1040ep) e a eu querer inclina-lo ligeiramente para facilitar a sua utilização resolvi comprar um cooler. Após várias leituras em fóruns decidi experimentar o NOX Boreas.
Umas das regras mais importantes na escolha de cooler para os portáteis é que as aberturas de ventilação estejam o mais próximo possível das ventoinhas do cooler.
A outra é que convêm ser em alumínio para ajudar a dissipar o calor gerado.

attachment.php


Como o meu portátil era de 15 polegadas resolvi comprar o cooler de 15 da NOX, mas após alguns problemas com ele (não funcionava correctamente) e de eu ter verificado que as aberturas de ventilação ficavam muito desfasadas das ventoinhas do cooler, resolvi trocar o de 15 polegadas por um de 17.

attachment.php




Verifiquei que as aberturas de ventilação da base do portátil ficavam quase por cima das ventoinhas do cooler. Ou seja, fiz uma boa escolha.

As especificações do cooler são as seguintes:


  • Desempenho: 1500 ± 10% RPM
  • Dimensões. Total: 400 x 300 x 40mm
  • Tamanho das ventoinhas: 80 x 80 x 15mm (3x)
  • Ruído: < 13.8 dBA
  • Peso: 1380g
  • Adicional: Duas gavetas laterais; duas portas USB; Design muito elegante com
    as linhas do vento Boreas


A base é robusta de alumínio sendo fria ao toque, ideal para ajudar a dissipar o calor.
As ventoinhas do cooler retiram o ar quente das aberturas de ventilação do portátil e expulsam-no pelos lados. Mas fui informado na loja que eles podem ser reguladas no sentido inverso (puxando ar frio e mandando-o para as aberturas do portátil em vez de o retirar). Mas para isso é necessário abrir o cooler. Tem duas entradas usb, ventoinhas silenciosas, um botão on/off e duas gavetas laterais (uma para uma pen, e outra para o fio usb que vem com o cooler). O Cooler liga-se ao portátil usando um fio usb que vem incluído.

attachment.php


attachment.php


A base do cooler apresenta borrachas antiderrapantes nos quatro cantos, o que torna a base segura e não deslizante. O portátil é seguro através de uma elevação na parte da frente do portátil, sendo que esta apesar de não ser má, podia ser melhor (em borracha em vez de alumínio). O design é simples mas bonito. De uma forma geral é uma base robusta.


Agora os testes:
attachment.php



attachment.php



Todos os testes resultam de medições aos 10, 30 e 60 minutos. O primeiro teste resulta do aquecimento provocado ao se surfar na net, o segundo testa o aquecimento durante a realização do scan do antivírus, e o terceiro durante o jogo Neverwinter Nights 2.
Cada teste resulta de somente essa aplicação a correr, sem outra (como messanger, etc..) que pudesse influenciar o resultado (fora as habituais aplicações do sistema operativo, como a firewall, etc.)

A influência do cooler é notória, mas notasse mais durante os jogos. A principal conclusão é que permite que a temperatura não aumente, mantendo-se constante. Em alguns casos como durante o jogo Neverwinter Nights 2, a diferença de temperatura chega a ser quase de 8 graus.

Resumindo, a compra de um cooler para este portátil foi uma boa decisão.

Vantagens:



  • Baixo ruído
  • Construção robusta em alumínio que ajuda a dissipar o calor
  • Possibilidade de alterar o sentido do fluxo de ar
  • Boa relação custo/desempenho (depende do portátil)
  • Borrachas na base tornam-no estável
Desvantagens:


  • Ligeiramente pesado
  • Mecanismo usando para segurar o portátil ao cooler podia ser melhor
  • Não se pode regular a velocidade das ventoinhas
Preço: 40 euros


Espero que ajude a quem estiver indeciso.
 

Anexos

  • Imagem-029-resize.jpg
    Imagem-029-resize.jpg
    38,8 KB · Visualizações: 2.465
  • Imagem-006-resize.jpg
    Imagem-006-resize.jpg
    29,6 KB · Visualizações: 2.450
  • Imagem-013-resize.jpg
    Imagem-013-resize.jpg
    46,3 KB · Visualizações: 143
  • Imagem-023-resize.jpg
    Imagem-023-resize.jpg
    40,2 KB · Visualizações: 2.420
  • Imagem-024-resize.jpg
    Imagem-024-resize.jpg
    55,1 KB · Visualizações: 2.431
  • HD.jpg
    HD.jpg
    23,4 KB · Visualizações: 2.398
  • CPU.jpg
    CPU.jpg
    24 KB · Visualizações: 2.390
Última edição:
Eu também vou comprar um na próxima semana. Já me tive a informar se deveria comprar o de 15' ou 17', visto o meu portátil ser 16' (Toshiba A350D), e disseram que não fazia grande diferença, deveria apenas preocupar-me onde fica a ventoinha. Fiquei de ir comprar na próxima semana porque estava esgotado ;)

Na minha opinião compensa para quem usa e tem bastante tempo o portátil ligado. E os testes provam ;)
 
boas desculpem se nao é o sitio correcto para perguntat mas...
tenho um portatil de 15.4" e estou a pensar comprar uma nox boreas...
a minha duvida é se devo comprar de 15 ou 17?

ja me foi dito que era melhor de 15 porque fica um pedaço do portail de fora e assim nao impede as saidas e entradas de ar... mas tambem ja me foi dito que seria melhor de 17 para nao ficar nada de fora e porque tinha mais uma ventoinha...

que me dizem? ajuda sff

cumps
 
boas desculpem se nao é o sitio correcto para perguntar mas...
tenho um portatil de 15.4" e estou a pensar comprar uma nox boreas...
a minha duvida é se devo comprar de 15 ou 17?

ja me foi dito que era melhor de 15 porque fica um pedaço do portail de fora e assim nao impede as saidas e entradas de ar... mas tambem ja me foi dito que seria melhor de 17 para nao ficar nada de fora e porque tinha mais uma ventoinha...

que me dizem? ajuda sff

cumps

ALguem?
 
boas desculpem se nao é o sitio correcto para perguntat mas...
tenho um portatil de 15.4" e estou a pensar comprar uma nox boreas...
a minha duvida é se devo comprar de 15 ou 17?

ja me foi dito que era melhor de 15 porque fica um pedaço do portail de fora e assim nao impede as saidas e entradas de ar... mas tambem ja me foi dito que seria melhor de 17 para nao ficar nada de fora e porque tinha mais uma ventoinha...

que me dizem? ajuda sff

cumps

olha tenho um portatil 15.4 e o Nox Boreas de 15, e posso-te dizer que fica cerca de 1,5 cm de fora da base de cada lado, ou seja, ao todo, o portatil é cerca de 3 cm mais largo que a base Nox Boreas...eu ate gosto mais assim, dá para por as pens e cabos sem encalhar em nada ;) pois se fosse de 17, seria bem maior que o laptop...

cumpz
 
Galera sou novo aki e tenho uma HP DV5 1004nr que tem o problema de esquentar tambem comnprei uma base desas pra notbook mais nao igual a esta do topico,masi nao resolvel nada ai eu decidi eu mesmo faser uma pro meu not mandeu dobrar a chapa de aluminiun de 2mm nas medidas 36x26 deposi fiz os furos de 80cm,coloquei 3 cooler de 80x80x20 esses de gabinete e vo fala pra vcs fico show:001: caiu em ate 10 graus a temperatura mais minha ideia e colocar uns cooler mais forte aqueles com rolamento ,agora so falta a pintura terminando coloco fotos dele e um print da tela marcando a temperatura
 
Excelente review. Não lhe alterava nada. Faz amanha 8 dias que comprei a minha,igualzinha. Confesso que nao sabia o que ia comprar. Mas disseram-me que era bom e que dava resultados e comprei. A minha custou 35€ :003:.

Não sabia isso de dar para alterar o sentido do ar, muito bom. Gostava de aprender a fazer isso pois pode ser melhor, nao sei digo eu.

Esta base é o ideal para os jogos. O meu portatil tem uma unica saida, sim a grafica e o processador respiram pelo mesmo lado, o que a minima coisa se note logo o portatil quente. Como o ar nao sai como deve de ser os jogos tinham breaks. Enfim esta base é do melhor. Nada disso acontece.

Quem quizer comprar um cooler, compre esta, mesmo que tenham um portatil de 15,4, como eu.

Abraço
 
Boas.
Eu comprei o portátil aqui:
http://www.informatica.pt/portateis/acessorios/coolerp/portatil/viewallproducts.html

Mas fui á loja fisicamente que fica perto de onde moro.

Também existe aqui:

http://informatica.hcosta.pt/produc...cts_id/2312?osCsid=nd6dl8g0pikladm603nq2ra965

É uma questão de veres se alguma loja perto de onde moras o tem. Na loja de informática da minha Universidade também havia.

Em relação á troca do sentido de ar, já o fiz na minha base e não é nada difícil, e aparentemente tem um desempenho ligeiramente melhor (ainda não fiz testes).

Passos:
1) Coloquei uma toalha na mesa para a base estar bem apoiada e não riscar a mesa.
2) Desaparafusei a parte de baixo da base.
3) Desaparafusei o suporte das 3 ventoinhas (cuidado para não misturar estes parafusos com os do passo anterior)
4) Tirei as ventoinhas com cuidado do suporte e voltei a coloca-las trocando o sentido (ficando agora os autocolantes a dizer NOX virados para cima quando a base é colocada na posição normal).
4) Voltei a aparafusar todos os parafusos.
 
Em relação a usar isto sobre as pernas que me dizem? é que já queimei uma ventoinha de um portatil por usar em cima das pernas e colchões.
 
Em relação a usar isto sobre as pernas que me dizem? é que já queimei uma ventoinha de um portatil por usar em cima das pernas e colchões.

A minha namorada tem esta base de arrefecimento e está sempre em cima da cama e muitas vezes em cima das pernas. Existe uma espécie de "distanciador" entre as ventoinhas e a base de aluminio que permite que funcionem mesmo nessas condições.

É uma base boa, em média 8/10º C mais fresco o portatil.
 
Eu também vou comprar um na próxima semana. Já me tive a informar se deveria comprar o de 15' ou 17', visto o meu portátil ser 16' (Toshiba A350D), e disseram que não fazia grande diferença, deveria apenas preocupar-me onde fica a ventoinha. Fiquei de ir comprar na próxima semana porque estava esgotado ;)

Na minha opinião compensa para quem usa e tem bastante tempo o portátil ligado. E os testes provam ;)

Tenho uma nesse mesmo portátil e vendi-a, não fazia diferença... O portátil não tem aberturas onde estão as ventoínhas (não sei se me percebeste :P)
 
boa noite

desde ja parabens pela review, depois queria perguntar nesta base qual foi a media de graus que reduziram depois de aplicar a base por baixo dos vossos portateis? é que tenho uma igual e nao noto nenhuma diferença tendo ou nao a base de baixo do portatil.

obrigado
 
Diferença tambem não noto muita, mas a verdade é que utilizando um programa tipo o HWmonitor para medição das temperaturas, o portatil está sempre de 8 a 10 ºC mais fresco em média. Já experimentas-te medir com um programa do genero ?

Agora ha outra coisa, como deves imaginar a base não funciona de igual maneira em todos os portateis. A disposição das fans pode não ser adequada a base inferior do teu portatil.

Portanto... menos 8 a 10ºC em média num Asus K50IN (da mnha namorada) e menos 8ºC em média no HP dv5-1040ep utilizado nesta review pelo Drax_pt.
 
Back
Topo