Xbox 360 Xbox 360 - Dúvidas e Questões

BigPT

Power Member
A fim de evitar sempre as mesmas perguntas pensei em fazer esta pequena FAQ.
Aqui estão apenas uma selecção das que me lembrei.
Ficaram algumas de parte por isso quem quiser ajudar podem envia PM que adiciono ao tópico com e menciono quem forneceu.

Informações Gerais:

Quais são os packs de Xbox que existem? (Sugestão do grayfoxpt)
  • Xbox 360™ Core System (Descontinuado)
  • Xbox 360™ Halo 3 Special Edition Console
    • Consola Edição Especial Halo 3
    • Comando Sem Fios (Edição Especial Halo 3)
    • Disco Rígido Xbox 360™ 20GB (Edição Especial Halo 3)
    • Auscultadores Com Fios (Edição Especial Halo 3)
    • Cabo de Componente HD AV
    • Cabo de Rede
    • Kit Play&Charge (Edição Especial Halo 3)
  • Xbox 360™ Simpsons Limited Edition (Raridade, apenas 100 produzidas)
    • Consola Edição Especial Simpsons
    • Comando Sem Fios (Edição Especial Simpsons)
    • Disco Rígido Xbox 360™ 20GB
Quantas versões de hardware Xbox 360 existem?
  • Existem até ao momento 7 versões de boards.
    • Xenon
      • CPU: 90nm
      • GPU: 90nm
      • HDMI: Não
      • Alimentação: 203w
    • Zephyr
      • CPU: 90nm
      • GPU: 90nm
      • HDMI: Sim
      • Alimentação: 203w
    • Falcon
      • CPU: 65nm
      • GPU: 90nm
      • HDMI: Sim
      • Alimentação: 175w
    • Opus (Surgiu para substituir as boards Xenon que chegavam aos centros de reparação)
      • CPU: 65nm
      • GPU: 90nm
      • HDMI: Não
      • Alimentação: 175w
    • Jasper
      • CPU: 65nm
      • GPU: 65nm
      • HDMI: Sim
      • Memória Interna: 256MB (apareceram alguns modelos arcade com 512MB)
      • Alimentação: 150w
    • Trinity (Valhalla)
      • CPU+GPU (Single Chip): 45nm
      • HDMI: Sim
      • Memória Interna: Existe modelo com 4GB internos, trata-se de um cartão de memoria instalado no interior da consola.
      • Alimentação: 135w
    • Corona
      • CPU+GPU (Single Chip): 45nm
      • HDMI: Sim
      • Memória Interna: Existe modelo com 4GB internos, trata-se de um cartão de memoria instalado no interior da consola.
      • Alimentação: 115w
  • Também as drives de DVD sofreram alterações.
    • FAT:
      • Samsung
      • Hitachi
      • Benq
      • LiteOn
    • Slim:
      • LiteOn
      • Hitachi
Como posso distinguir as boards?

Um dos métodos é pelo connector do transformador:

Xbox360-Modeloss.png



E as drives de DVD?

Seguindo este guia Llamma.
A diferença entre as drives Benq e LiteOn é a cor dos fios:
  • Branco = Benq
  • Amarelo = LiteOn
Que tipos de dispositivos de armazenamento existem?

Actualmente existem 4 modelos de disco rígido e 3 de cartões de memoria:
  • Discos rígidos
    • 20GB (FAT)
    • 60GB (FAT)
    • 120GB (FAT)
    • 250GB (FAT e Slim)
    • 320GB (Slim)
  • Cartões de memoria (Apenas os modelos FAT possuem leitor de cartões)
    • 64MB
    • 256MB
    • 512MB
NOTA: Xbox 360 FAT Arcade com board Jasper já vem com 256MB/512MB de memoria interna, assim como o modelo Slim 4GB.

Posso ligar um disco externo ou uma pen USB?

Dá para ligar mas apenas para leitura de ficheiros (videos, fotos, etc).
Para os saves, demos e instalações de jogos, apenas é possível os cartões de memoria oficiais ou um disco oficial.
NOTA: É possivel fazer um upgrade ao disco de 20GB e passar para um de 60GB ou 120GB (Upgrade Your Xbox 360's Hard Drive on the Cheap).

Posso ligar um teclado USB? (raVemjr)

Sim, mas apenas serve para escrever mensagens no dashboard. Para jogar so funciona o comando.


O transformador é retro-compatível?

Não a Xbox 360 é do contra, ou seja, um transformador de 203w funciona em qualquer modelo, o de 175w apenas nas Falcon/Opus e Jasper e por fim o 150w apenas nas Jasper.


Transformadores Europeus servem em consolas USA ou JAP?

Sim, a nível de hardware as consolas são iguais. Como referido antes convém e utilizar o transformador correcto (Não é possível ligar uma consola Zephyr USA com um transformador de Jasper Europeia).


Que acontece se, após reparação, vier uma board diferente da que foi? (]cool[)

É enviado juntamente com a consola reparada o respectivo transformador. (Tigas)


É possível fazer alguma alteração estética sem perder a garantia?

Basicamente apenas trocar a Faceplate. Também é possível pintar ou desenhar a caixa por fora, colocar autocolantes tudo que não danifique a caixa da consola.


Os jogos Xbox 360 são Region-Free? (EagleEye)

Regra geral não o são! No entanto há certas versões NTSC/U que são compatíveis, tais como certas versões Asiáticas o são com as consolas/sistemas PAL.

Para verificares a lista de jogos region-free: Xbox360™ Regional Compatibility Guide


O que são os Achievement Points/GamerScore? (EagleEye)

Os Achievement Points são basicamente conquistas/troféus. Dependendo da tarefa/objectivo: maior a sua dificuldade e do tempo que demora a atingi-los, os achievements (Pontos G) tambem serão mais recompensadores. Por exemplo, passar o jogo na dificuldade mais díficil dará 200G, enquanto que fazer um combo Rank S no Devil May Cry 4 te dará 10G.


Tenho dificuldade em fazer certos Achievements, que sites me recomendam? (EagleEye)

Para toda a ajuda, quer a nível de guias quer em achievements online, visitem os seguintes sites:
Desde jogos Xbox 360, passando pelos de Live! Arcade até versões Japonesas e jogos PC, têm tudo o que precisam.

Que jogos suportam Achievements e qual o máximo de pontos que se pode obter? (EagleEye)

Todos os Jogos Xbox 360 e Live! Arcade têm achievements! Jogos retail de Xbox 360 têm 1000 pontos, enquanto que os Live! Arcade têm 250 pontos.
Através de alguns updates ou DLCs, é possivel adicionar entre 100 a 750 pontos (ex: Lost Odyssey, Halo 3) a jogos retail. Os jogos Live! Arcade também podem usufruir deste sistema (ex: Puzzle Quest DLC e mais 50G extras)

Há rumores de que haverá um update ao Live!, permitindo que os jogos Xbox originais também tenham direito a Achievements. No entanto nada foi confirmado pela Microsoft, portanto é esperar para ver.


O que ganho com esta cena marada dos Achievements? (EagleEye)

Antes de mais, não confundir o GamerScore ou Achievement Points (G) com os Microsoft Points (MS)! Não é possível comprar conteúdos/jogos do Live, visto que os pontos não têm relação nenhuma.

Tirando o facto de ser bonito, dar um maior replay value ao jogos e comparar com os amigos quem conseguir fazer proeza tal ou não (ex: Matar 10000 gajos em Ranked Match no Gears of War ou passar o Ninja Gaiden 2 em Master Ninja), não servem para mais nada.

Suporte:


Reset display settings?
  1. Tirar cds/dvds da drive
  2. Desligar a consola
  3. Ligar a consola pelo botão do comando (Guide Button)
  4. Assim que acender a luz de Player 1 ficar a carregar no Y.
  5. Será feito o reset aos settings e a consola reinicia.
NOTA: tem de ser feito sempre com um comando que seja o Player 1.


Como limpar o cache dos updates/patches?

System->Memory
Ir com o cursor para cima do disco e introduzir a seguinte sequencia:
Y, X, X, LB, RB, X, X
NOTA: Apenas apaga os updates/patches dos jogos.


O que ganho ao limpar a cache? (EagleEye)

Os únicos benefícios são remover actualizações que possam estar a prejudicar o funcionamento de um jogo (ex: Guitar Hero II, freezes), ou dar uso de certos glitches que foram corrigidos após o update ao jogo.


Posso recusar um update do jogo ou a actualização do dashboard?

Sim, contudo em caso de recusa não é possivel ligar ao Live.
Para aceder ao Live é necessário possuir o ultimo update do jogo (caso exista) e o dashboard actualizado.


Como fazer update do dashboard numa consola sem ligação à Internet?

Do dashboard é sempre possível fazer a actualização offline, esta actualização pode ser via CD ou USB.


O que é o RROD?

É um código de erro que algo falhou a nível de hardware. Enviar para a garantia.


É possível saber mais alguma informação do RROD?

Sim, ao RROD está associado um sub código de erro. Mais info em Llamma.


As novas versões poderão vir a sofrer de RROD?

Ninguém pode dar essa garantia, a taxa de avarias tem vindo a diminuir mas não quer dizer que seja reduzida a 0.


Posso trocar de posição da consola com ela ligada?

Não é aconselhável, nem mesmo sem nenhum DVD na drive. Porque para o disco rígido também não é saudável estar a trocar a posição de funcionamento com este em funcionamento.


Qual a melhor posição para a consola?

Desde que as entradas de ar estejam desimpedidas qualquer uma serve.


Como posso tirar um dvd da consola se ela não funciona? (Strahan)

Basta seguir o tutorial: Manual Eject for Xbox 360 DVD Drives. (BigPT)


Não tenho garantia e fiquei com RROD, o que posso fazer?

X-clamp -> Google it
NOTAS:
  • Não é aconselhavel fazer o towel trick, podem estragar ainda mais a consola.
  • Método da borracha nas memorias também pode danificar mais a consola visto a borracha ser isolante de calor.
Dashboard: (Sistema Operativo prós amigos)


Quantas verões de dashboard existem?

Aqui está uma lista das que sairam desde o lançamento:
2.0.1888.0 - 22 de Novembro de 2005
2.0.2241.0 - 22 de Novembro de 2005
2.0.2255.0 - 30 de Janeiro de 2006
2.0.2258.0 - 02 de Março de 2006
2.0.2858.0 - 05 de Junho de 2006
2.0.4532.0 - 31 de Outubro de 2006
2.0.4548.0 - 30 de Novembro de 2006
2.0.4552.0 - 09 de Janeiro de 2007
2.0.5759.0 - 09 de Maio de 2007
2.0.5766.0 - 07 de Agosto de 2007
2.0.5787.0 - 20 de Setembro de 2007
2.0.6683.0 - 04 de Dezembro de 2007
2.0.6690.0 - 18 de Abril de 2008
2.0.6717.0 - 06 de Agosto de 2008
2.0.7159.0 - Junho de 2008 (Beta)
2.0.7258.0 - Julho de 2008 (Beta)
2.0.7356.0 - Outubro de 2008 (Beta)
2.0.7357.0 - 10 a 19 de Novembro de 2008 (NXE)
2.0.7363.0 - Fevereiro de 2009
2.0.7371.0 - 02 de Abril de 2009
2.0.8498.0 - 11 de Agosto de 2009
2.0.8507.0 - 23 de Setembro de 2009
2.0.8955.0 - 28 de Outubro de 2009
2.0.9199.0 - 6 de Abril de 2010
2.0.12416.0 - 6 de Setembro de 2010
2.0.12611.0 - 1 de Novembro de 2010
2.0.12625.0 - 19 de Janeiro de 2011
2.0.13604.0 - 11 de Outubro de 2011
2.0.14699.0 - 7 de Dezembro de 2011
2.0.14717.0 - 16 de Fevereiro de 2012
2.0.14719.0 - 23 de Fevereiro de 2012

O que é o NXE?

Já existe uma thread.


Como posso instalar jogos no disco?

No My Xbox, onde aparece a informação do dvd inserido. Em vez de carregar no A para jogar, carregar Y e aparece a opção para instalar o jogo no disco.

Outro método: (SeventhDoor, EagleEye)
  1. Enquanto estiveres a jogar o jogo que pretendes instalar, carrega no Guide Button (botão central, com o logótipo da xbox) para mostrar o mini-dashboard
  2. Navega até à aba dos Jogos
  3. Escolhe "Game Library" (ou Biblioteca de Jogos) e carrega no botão A
  4. Confirma que queres ir para o "Xbox 360 Dashboard"
  5. Isto deve trazer-te à janela dos Jogos Recentes e o teu jogo deve estar destacado e por isso só deve ser necessário carregar no botão A
  6. No menu do jogo escolhe "Install to Hard Drive" (ou Instalar no Disco Rígido). O processo deve demorar alguns minutos;
Quais as vantagens de instalar os jogos? (EagleEye)

Loadings mais rápidos, salvo raras excepções como o Halo 3. Ausência de erros de leitura que algumas pessoas têm com certos jogos, menos barulho, DVDs mais bonitos (menos riscos) e uma consola menos quente...

NOTAS:
  • Os jogos com mais de um DVD têm de ser instalados separadamente (óbvio :/)
  • É necessário o DVD correspondente estar na drive (impedindo os ditos backups)
  • A instalação fica associada a uma consola caso seja trocada a consola é necessária nova instalação.
Quanto espaço ocupam os jogos instalados? (EagleEye)

Para verificar o tópico sobre isso aqui na ZWAME -> [X360] Jogos instalados no disco (espaço ocupado)
Poderá ver as listas nos seguintes sites: PlanetXbox360 | CheapAssGamer


Como apagar jogos que não fiz nenhuma conquista?

Guide button (é o do comando que liga a consola)-> Games -> Achievements
Nesta lista os jogos com 0 pontos dá para apagar carregando em X.



Live:

O que é o Live?
Já existe uma thread.


Que portas IP utiliza o Live?

Para uma ligação “Open” é necessário ter as seguintes portas reencaminhadas no router:
  • UDP 88
  • UDP 3074
  • TCP 3074
Página oficial da MS. Nesta pagina são mencionadas mais portas que tem de estar acessíveis mas não é necessário reencaminha-las no router.


É possível transferir as licenças dos conteúdos que comprei no Marketplace?

Sim, apenas tem de seguir os passos mencionados aqui: Gestão de Direitos Digitais da Xbox 360.


Qual o interesse em transferir as licenças?

Cada conteúdo quando é comprado fica associado a uma consola, ou seja, mesmo sem estar ligado ao Live é possível usufruir desse conteúdo.
Quando trocamos de consola, ou porque foi para a garantia ou compramos uma nova devemos trocar as licenças para a nova consola.
NOTA: Apenas é possível correr este processo uma vez por ano.


Como posso ver se fui banido?

Ao fazer o teste de ligação ao Live aparece um código de erro tipo: "Z: 8015 - 190D"


Fui banido e agora?

"Quem anda a chuva molha-se" :P
Apenas é banida a consola e não a conta de Live, ou seja, ligar o disco noutra consola.
Existem também os ban’s temporários por infringir alguma regra do Live, má conduta, à pouco tempo houve o caso de quem instalou o NXE antes de tempo, etc.

Queria mudar o nome do meu Perfil (online), é possível? (EagleEye)

Sim, para isso basta seguir os seguintes passos:

1- Vai para a zona "My Xbox" da dashboard.
2- Selecciona o Gamercard.
3- Escolhe a opção "Edit Profile" e carrega em "Gamertag".
4- Serão mostrados os Termos para alteração da Gamertag, carregue em "Continuar" caso aceite os termos.
5- Digite o seu novo Gamertag (máximo 15 caracteres)
6- Confirme a alteração após pagamento de 800 Microsoft Points.

NOTA: Caso seja um perfil (offline), não será preciso efectuar pagamento algum.


Como recuperar o nosso perfil Xbox Live? (EagleEye)

1. Antes de mais é preciso fazer sign-out do perfil (caso já estejas ligado), para isso carrega no Guide Button do comando (botão com o logótipo), carregar no botão X e seleccionar "Sim".
2. Após ter feito o sign-out, carregue novamente no Guide Button e seleccione "Recuperar Perfil".
3. Confirma que desejas iniciar o processo de recuperação. Se fores solicitado, confirma que desejas encerrar a sessão actual.
4. Segue os passos que serão mostrados para finalizar a recuperação do perfil.

NOTA: O Windows Live ID está associado a um único perfil, deverás fornecer o teu nome de usuário do Windows Live ID e senha correspondentes ao perfil que queres recuperar.


Posso ser banido se tiver contas de outras regiões? (EagleEye)

Nunca serás banido por criares/teres contas Americana, Japoneses, Canadianas, entre outras.


Porquê dar-me ao trabalho de criar contas de outras regiões? (EagleEye)
  • Lançamentos de demos mais cedo em comparação com o Live! Europeu ou exclusivos a uma certa região (Japão) durante algum tempo.
  • Acesso a DLC (Downloadable Content) exclusivo.
  • Acesso a conteúdos multimédia (filmes, séries, entrevistas, eventos, etc).
  • Jogos Live! Arcade não presentes no Live! Europeu. Alguns são grátis (ex: Aegis Wings).
NOTA: Os Pontos Microsoft abrangem apenas a região que é indicada pelos códigos/cartões!
Pontos Europeus só funcionam no Live! Europeu! Terás de comprar pontos Americanos caso queiras usufruir do conteúdo pago que se encontra no Live Americano.


Sendo assim, como posso criar uma conta dessas? (EagleEye)

Para criares uma conta Live! de outra região, tens de te assegurar que tens uma morada legítima da região em causa.
Segue os seguintes links que te vão ajudar a completar todo o processo de registo:

GamingTrend | GameReports


Isto é tudo muito bonito... e agora onde posso comprar esses pontos? (EagleEye)

Verifica o seguinte tópico presente na ZWAME: Cartões/Códigos Xbox LIVE! e Pontos Microsoft [Europeus e Americanos]


Jogos:

Como é que gravo um CD/DVD para jogar uma demo?
(LFReq)

Verifica o seguinte tópico presente na ZWAME: [Tutorial] Jogar demos sem disco, apartir de um DVD gravado (sem modificar a consola) (UrbanRider)


Os jogos em portugal estão muito caros! Vale a pena esperar que baixem o preço? (muse14)

Os preços dos jogos são mais caros em Portugal. Mesmo passado algum tempo algumas lojas não baixam o preço dos jogos. Mas existe uma soluçao: comprar através de lojas pela net.

E que sites me aconselham para comprar jogos? (muse14)

Existe uma thread optima que fala sobre isso: thread de sites aconselhados para comprar jogos xbox360.

Mas basicamente os principais sao:
Existe a possibilidade de ficarem retidos na alfândega? (muse14)

Se os jogos vierem da Europa a probabilidade de ficar na alfandega é quase nula, mas se vierem de fora tudo depende do peso do producto e da sorte.


Então, como é que eu sei quantos € são x £? (muse14)

Simples, existem vários sites que convertem, o mais usado é: XE


Como mencionei haverá alguma informação em falta mas espero que colaborem um pouco a completar o que falta e corrigir alguma "gafe".
BigPT
 
Última edição:
Grande começo! O FAQ ao já estar por zonas vai facilitar a vida. Vou tentar juntar alguma informação logo à noite que esteja em falta e depois tu adicionas. :D
A começar pelas dúvidas que se vê mais por aí, para facilitar o processo. Caso queiras, vê as Threads Indispensáveis, pode dar jeito adicionar mais algumas :) Quanto ao Sticky, vou ver o que se arranja.
 
Este tem mesmo de ser adicionado, especialmente porque vai logo esclarecer mais gente, tal como o tópico do pofxxx que também tem bastante informação. Tenho de ver o que pensam os Moderadores :(

Por mim, estas ficam de certeza:

X360 - Catálogo de 2009 (Será colocado sempre o Sticky correspondente ao catalogo do ano em que nos encontramos, e dá logo uam ideia dos jogos que vão estar disponiveis este ano)
Links para Threads indispensáveis (Não é preciso dizer muita, tem a lista da maioria dos tópicos mais importantes)
_____________
Qual a melhor resolução para a 360? (Este por mim pode sair, penso que não seja um tópico essencial para ter em sticky, já que pode ficar muito bem como normal, sem "afundar" :D)
 
muito boa iniciativa, se bem que muitas das coisas o pessoal vai continuar a perguntar...
acho que devias falar sobre os packs elite, pro e arcade;
e sobre as 3 contas com mes de live que vêm com a consola;

ah Posso trocar de posição da consola com ela liga? falta o "da" no fim!
 
Última edição:
muito boa iniciativa, se bem que muitas das coisas o pessoal vai continuar a perguntar...
acho que devias falar sobre os packs elite, pro e arcade;
e sobre as 3 contas com mes de live que vêm com a consola;

ah Posso trocar de posição da consola com ela liga? falta o "da" no fim!

Logo a noite, se tiver tempo adiciono e corrigo o Portugues :) thks.
Reparei que falta falar da transferencia de dados entre discos.
Mas é um esboço que terá de ser melhorado.
 
Quais as vantagens de instalar os jogos?

Loadins mais rápidos, salvo raras excepçoões como o Halo 3. Ausência de erros de leitura que algumas pessoas têm com certos jogos, menos barulho, DVDs mais bonitos (menos riscos) e uma consola menos quente...

NOTAs:
  • Os jogos com mais de um DVD têm de ser instalados separadamente (óbvio :/)
  • É necessário o DVD correspondente estar na drive (impedindo os ditos backups)

Quanto espaço ocupam os jogos instalados?

Para verificar o tópico sobre isso aqui na ZWAME -> [X360] Jogos instalados no disco (espaço ocupado)
Poderá ver as listas nos seguintes sites: PlanetXbox360 | CheapAssGamer



A outra maneira de instalar os jogos, quem quiser traduzir:

1. While in the game, hit the Xbox button to bring up the mini-dashboard
2. Scroll across to the Games tab
3. Choose Game Library and hit the A button
4. Confirm that you want to bring up the Xbox 360 Dashboard
5. This should put you on the Recent Games window and your game should be highlighted, so you should just need to hit the A button.
6. On the game screen, choose Install to Hard Drive. This process should take a few minutes.
 
Última edição:
Cada board requer transformadores diferentes?

Que acontece se, após reparação, vier uma board diferente da que foi? :wvsore:

Fikem bem!
 
]cool[;4300546 disse:
Cada board requer transformadores diferentes?

Que acontece se, após reparação, vier uma board diferente da que foi? :wvsore:

Fikem bem!


Eles mandam juntamente com a consola reparada o respectivo transformador.

Aconteceu tal feito, com um amigo meu.
 
A outra maneira de instalar os jogos, quem quiser traduzir:

1. While in the game, hit the Xbox button to bring up the mini-dashboard
2. Scroll across to the Games tab
3. Choose Game Library and hit the A button
4. Confirm that you want to bring up the Xbox 360 Dashboard
5. This should put you on the Recent Games window and your game should be highlighted, so you should just need to hit the A button.
6. On the game screen, choose Install to Hard Drive. This process should take a few minutes.

1. Enquanto estiveres a jogar o jogo que pretendes instalar, carrega no Guide Button (butão central, com o logótipo da xbox) para mostrar o mini-dashboard;
2. Navega até à aba dos Jogos;
3. Escolhe "Game Library" (ou Biblioteca de Jogos) e carrega no butão A;
4. Confirma que queres ir para o "Xbox 360 Dashboard";
5. Isto deve trazer-te à janela dos Jogos Recentes e o teu jogo deve estar destacado e por isso só deve ser necessário carregar no butão A;
6. No menu do jogo escolhe "Install to Hard Drive" (ou Instalar no Disco Rígido). O processo deve demorar alguns minutos;
 
:x2: Já me poupaste trabalho :002:

Caso não te importes BigPT, vou fazendo as alterações no 1º post quando tiver oportunidade, caso ainda não as tenhas feito.

Os jogos Xbox 360 são Region-Free?

Regra geral não o são! No entanto há certas versões NTSC/U que são compatíveis, tais como certas versões Asiáticas o são com as consolas/sistemas PAL.

Para verificares a lista de jogos region-free: Xbox360™ Regional Compatibility Guide
 
Última edição:
Está a ficar muito bom :)

Caso me lembre de alguma coisa eu posto aqui para verem se está bom para ir para o FAQ ou não. E daqui a uns tempos isto tem de ficar sticky
 
Back
Topo