Ajuda a fazer overclock ao q6600 numa P5Q-E

Johev

Power Member
Antes de mais queria dizer que usei o search da página para ver todos os tópicos com estas características. Infelizmente como será a minha primeira vez a fazer OC num Intel, sendo que a ultima vez que o fiz foi num Athlon xp mobile (que chegou a dar 2,6Ghz a ar), sentir-me ia mais confortável fazer isto com o vosso apoio.

Neste momento o meu sistema é:
Q6600 G0
Asus P5Q-E
2*2gb de Gskill DDR2 8500
Powercolor HD 4830
Fonte LCpower Green 140mm - 600W
Noctua NH-C12P

Custo total do PC +/-570€ (mistura entre ***** (ram e cpu) e a ***** (tudo o resto))

Este sistema foi montado esta semana, visto que estava com um orçamento apertado e precisava de uma máquina para renders.

Queria um OC de 3.4 para o dia a dia (espero que não seja pedir muito) :).

Neste momento está com os clocks de origem e faz 18-20C em idle, mostra vcore 1.1, e uns 28-33C em Full (dados recolhidos pelo everest ultima versão)

Espero que me ajudem neste projecto.

Desde já agradeço por todo o apoio prestado.
 
Última edição pelo moderador:
Vê com o Core Temp qual é o VID.

Sugestão para 3.4GHz:

AI Overclock tuner: Manual
CPU Ratio Setting: 8x
FSB Frequency: 425
FSB Strap to North Bridge: 266
PCI-E Frequency: 101
DRAM Frequency: 1066
DRAM CLK Skew on Channel A1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel A2: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B2: AUTO
DRAM Timing Control: AUTO

CAS# Latency: 5
DRAM RAS# to CAS# Delay: 5
DRAM RAS# Precharge: 5
DRAM RAS# Activate to Precharge: 15
RAS# to RAS# Delay : AUTO
Row Refresh Cycle Time: AUTO
Write Recovery Time: AUTO
Read to Precharge Time: AUTO

CPU Voltage: 1.3125 (CPU VID = ???) Aqui podes ir aumentando (até 1.45) se vires que está instável
CPU GTL Voltage Reference (0/2): 0.630
CPU GTL Voltage Reference (1/3): 0.670
CPU PLL Voltage: 1.54
FSB Termination Voltage: 1.28
DRAM Voltage: 2.12 (dependente da RAM que possuir, retirar 0.08 à voltagem. Ex: 2,20 passa a 2.12)
NB Voltage: 1.22
NB GTL Reference: 0.630
SBridge Voltage: 1.10
PCIE SATA Voltage: 1.50

Load Line Calibration: Enabled
CPU Spread Spectrum: Disabled
PCIE Spread Spectrum: Disabled
CPU Clock Skew: Normal
NB Clock Skew: Normal
CPU Margin: Optimized

Advance CPU Settings
CPU Ratio Setting: 8
C1E Support: Disabled
Max CPUID Value Limit: Disabled
Intel Virtualization Tech: Disabled
CPU TM Function: Disabled
Execute Disable Bit: Disabled
 
Obrigado goncaloforte. Tentei colocar tudo conforme escreveste, infelizmente não fez boot. Acho que 425 é capaz de ser um pouco de mais para esta ram (GSKILL 4gb PC8500). No entanto segui as instruções que me deste, deixando o CPU com a voltagem de 1.3125, e as RAMS com 2.1 (dentro da garantia), reduzi o FSB para 400 e fiquei com 3.2Ghz.

Corri o everest burntest durante 3h e não deu erro. As temperaturas são:

IDLE CPU:
25-29C
FULL
44-51C

Meti a temperatura mais baixa e mais alta que os cores atingiram.

A motherboard está em IDLE a 44C e em FULL fica a 51C.

Não tenho nenhuma ventoinha na caixa a não ser a que esta no CPU (noctua) e a da fonte de alimentação.

No entanto fiquei com algumas perguntas:

1) Para melhorar o desempenho e aumentar a longevidade do sistema devo tentar baixar as voltagens? Se sim, devo mexer em quais (CPU e RAMS ou mais alguma)?

2) Não seria melhor ter o multiplicador a 9 e baixar o FSB (digamos para uns 360)?

3) Como meto o dram:fsb ration de 10:8 como esta agora para 1:1? Acham que iria tornar o sistema demasiado instável, ou mais vale deixar como está?

Desde já agradeço por todo o vosso apoio, sem vocês nada disto seria possível,

Obrigado.
 
Última edição pelo moderador:
1. Deixa assim está bom.
2. Deixa assim está bom.
3. Para ficar 1:1, terias que meter as memórias a 800, deixa estar assim.

Experimenta a 3.4 (a config que te dei) aumentar o CPU voltage, mete por exemplo 1.35, se não der aumenta aos bocadinho até dar, tipo, 1.36, 1.37, etc...

PS: Vê as temperaturas e o VID no Core Temp, para testar usa o OCCT, Prime95 ou Intel Burn Test (este último puxa pelo CPU como nenhum dos outros, por isso é natural que as temperaturas aumentem em relação aos outros). Já agora aconselhava-te a meter, pelo menos, 2 ventoinhas. Uma a meter (intake) ar na caixa e outra a tirar (exhaust).

Ex:
nh_u12_case_airflow_1.jpg
 
Última edição:
Tive que meter tudo a defualt outra vez. Pelos vistos o OC não estava estável nem a 3,2 e quando fui verificar as temperaturas no cote temp estavam bem diferentes das temperaturas do everest. Espero que tenha o cooler bem montado.
Neste momento com o PC a defualt (2,4Ghz) um CPU vcore a 1.19-1.2v e as temperaturas a correr o prime95 e a navegar na net (em FULL) são as seguintes: 47-49C.

Em IDLE ficam nos 28-33C e o vcore do CPU fica a 1.1 (pelo menos é o que diz o cpu-z e o everest).

Será que isto é normal, ou estará o cooler mal montado? Será que as 2 ventoinhas (intake e exhaust) vão fazer uma diferença assim tão grande?

Já me contentava com os 3,2Ghz para o dia-a-dia, mas com temperaturas controladas ate no verão.

Quando tento a configuração que postou o goncaloforte, o PC nem arranca. Será que a RAM não consegue aguentar com 425 Mhz ou será o problema do CPU? Não terei que aumentar a voltagem do chip da motherboard.

Desculpem estar a ser chato com isto, mas quando montei a maquina pensei que fosse mais fácil de O.C. e que as temperaturas ficariam mesmo baixas.

Obrigado por toda a ajuda prestada.
 
Última edição pelo moderador:
Com esse cooler tens que ter melhores temps, só se montaste isso mal.

1º Disse para usares o Core Temp para veres as temps. Disse também para veres o VID do teu CPU (no Core Temp diz lá o VID), isso é importante saber, porque estás a dar CPU voltage (Vcore) sem saberes o VID do CPU. É preciso saber o VID para ter um ponto de partida para saber o Vcore.

2º As tuas memórias têm que aguentar 425Mhz, aliás elas têm que fazer no mínimo 500 pois são memórias a 1000 (500*2)

3º Tenta assim:
CPU Ratio Setting: 8x

FSB Frequency: 425 <-- aqui mete 400 em vez dos 425
...
CPU Voltage: 1.38 <-- aqui depende do VID do CPU

4º Atenção à voltagem da RAM (DRAM Voltage) usa a que vem na caixa ou que está no site da marca.

5º As ventoinhas a mandar e tirar ar ajudam bastante, e no Verão ainda mais.

6º As tuas memórias são 8000 ou 8500?
 
Última edição:
Mais uma vez obrigado goncaloforte, tens me tirado imensas duvidas.

Vou tentar responder as tuas perguntas o melhor que conseguir.

1) Saquei o core temp logo que disseste que devia usa-lo (quando iniciei este tópico apenas tinha o everest, logo as temperaturas foram recolhidas dali). No core temp diz que tenho um VID de 1.2750v e temperaturas em media (IDLE de 32C).

2) Na caixa diz F2-8500CL5D-4GBPQ (DDR2-1066; PC2-8500).

3) Voltagem da RAM (neste momento esta a 1.8 mas pode ir ate os 2.1 sem problema (ate um pouco mais mas o fabricante já não garante nada).

Em relação às temperaturas acho super estranho, o core temp regista variações de 5C em menos de 2seg quando meto algo a correr. Mal desligo o prime desce em menos de 10 seg para os 36C. Será que esta mal montado? Usei a pasta termica AS5 que ainda tinha aqui. Será que devia ter usado a que vem com o cooler?
 
O meu Q6600 faz 3.4Ghz com a config que te dei e tem um VID pior (1.3250). Experimenta meter como te disse para 3.4GHz e dar CPU Voltage (Vcore) de 1.4

No teu "My System" tens lá memórias de 8000 por isso é que perguntei, sendo assim essas mems têm que fazer 1066 (533*2).

Tenta assim para 3.4GHz, depois corre o Prime95 ou OCCT e monitoriza as temps com o Core Temp:

AI Overclock tuner: Manual
CPU Ratio Setting: 8x
FSB Frequency: 425
FSB Strap to North Bridge: 266
PCI-E Frequency: 101
DRAM Frequency: 1066
DRAM CLK Skew on Channel A1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel A2: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B2: AUTO
DRAM Timing Control: AUTO

CAS# Latency: 5
DRAM RAS# to CAS# Delay: 5
DRAM RAS# Precharge: 5
DRAM RAS# Activate to Precharge: 15
RAS# to RAS# Delay : AUTO
Row Refresh Cycle Time: AUTO
Write Recovery Time: AUTO
Read to Precharge Time: AUTO

CPU Voltage: 1.4 <--- Aqui podes ir aumentando (até 1.45) se vires que está instável
CPU GTL Voltage Reference (0/2): 0.630
CPU GTL Voltage Reference (1/3): 0.670
CPU PLL Voltage: 1.54
FSB Termination Voltage: 1.28
DRAM Voltage: 2.1 <--- ou 2.02 se der
NB Voltage: 1.22
NB GTL Reference: 0.630
SBridge Voltage: 1.10
PCIE SATA Voltage: 1.50

Load Line Calibration: Enabled
CPU Spread Spectrum: Disabled
PCIE Spread Spectrum: Disabled
CPU Clock Skew: Normal
NB Clock Skew: Normal
CPU Margin: Optimized

Advance CPU Settings
CPU Ratio Setting: 8
C1E Support: Disabled
Max CPUID Value Limit: Disabled
Intel Virtualization Tech: Disabled
CPU TM Function: Disabled
Execute Disable Bit: Disabled
 
Olha goncaloforte, fiz tudo o que indicaste. Até tentei por o CPU voltage a 1.45, mas mal mexo nas rams e as meto a 425 o pc já não arranca. Ele liga mas nem mostra a bios (o monitor perde sinal e tenho que reinicia-lo), depois entro logo na BIOS. As rams meti com a voltagem de 2.1, visto ser isso que o fabricante recomende (mas para velocidades mais elevadas).

Acho muito estranho, por que quando medo 400 FSB e 9 de Mult no CPU o que dá 3.6Ghz o computador chega ao Windows (não fica estável, mas também não tentei meter as voltagens a 1.4 nessa altura).

Poderá ser possível que alguma coisa não esteja bem? Será que devo reclamar alguma coisa? Ainda não passou os 15 dias de utilização.
 
Tudo igual ao que me mandaste. Imprimi tudo e fui à BIOS mudar. A unica coisa que nao da para mecher no caso de deixar DRAM Timing Control em AUTO, não consigo mecher nos timing 5-5-5-15, mas já tentei das duas maneiras e nem arranca quando ponho o FSB tão alto, estou a pensar em troca-las caso não resolva o problema.

Já agora a minha bios é a versão 1003 (infelizmente não consigo sacar a nova versao da pagina visto ela estar em baixo (caso haja nova versao)).

Ajudem me a despistar o problema.

Obrigado.
 
Boas!!

Quando escolhe o FSB Strap to North Bridge = 266, qual é a frequência a que fica a RAM? Tenho memórias semelhantes (GSkill 8500 PK) e elas aguentam perfeitamente os 533MHz (também outra coisa não seria de esperar, pois é a velocidade especificada de fabrico).

Se possível coloque umas imagens do sistema em load com o CPU-Z e afins presentes.

Eu tenho o meu Q6600 a 3.4GHz, com quase as mesmas definições (excepto o vCore e o CPU PLL) que foram postadas pelo goncaloforte, e não tenho problemas.


Cumprimentos.
 
Última edição:
Tudo igual ao que me mandaste. Imprimi tudo e fui à BIOS mudar. A unica coisa que nao da para mecher no caso de deixar DRAM Timing Control em AUTO, não consigo mecher nos timing 5-5-5-15, mas já tentei das duas maneiras e nem arranca quando ponho o FSB tão alto, estou a pensar em troca-las caso não resolva o problema.

Já agora a minha bios é a versão 1003 (infelizmente não consigo sacar a nova versao da pagina visto ela estar em baixo (caso haja nova versao)).

Ajudem me a despistar o problema.

Obrigado.
Aqui o problema em princípio não é da RAM porque elas não passam dos 1066 (533*2). Sinceramente não estou a imaginar o que seja. Experimentaste aumentar o Vcore? Se não, tenta 1.43 de Vcore (CPU voltage). Mantém tudo (mete as memórias com os timmings 5-5-5-15 e 2.1v) e aumenta o Vcore.
 
Boas!!

Se não é da RAM, e o sistema arranca a 400x9, mas não arranca a 425x8, pode ser FSB Wall do CPU/motherboard, ou FSB Hole da motherboard, ou ainda outra coisa qualquer que nos está a escapar.. :004:

Experimente 450x8, 450x7, 450x6, 500x6, etc para ver se a motherboard arranca com esses FSB´s, se não arrancar, independentemente das tensões, pode ser que se tenha atingido o FSB máximo da motherboard/CPU, ou não. Só experimentando.

Se nada parecer funcionar, parta dos 400x9 e tente estabilizar através de afinações nas tensões e testes com o IBT, monitorizando sempre as temperaturas e o comportamento geral do sistema.


Cumprimentos.
 
Aqui estão as imagens que me pediram

http://picasaweb.google.com/joao.kharis/Q6600G0#5303432901939612082

Estas temperaturas são em IDLE, o que não consigo compreender.

Tentei as configurações de 6*450 e 6*425, aumentei as voltagens para 1.4 e não arrancou. Estou a ficar preocupado, talvez tenha alguma peça com problemas. Como faço o despiste?

É possivel que sejam a motherboard?

Ainda tenho uns dias para tocar o material, agora tenho que me decidir o que quero trocar e pelo quê.

Obrigado.
 
Fui trocar as RAMS hoje. Estive a ler o manual da motherboard e pelos vistos a versão PQ está apenas suportada para a velocidade de 6400 e não 8500. Fiz o upgrade à BIOS e troquei as RAMS por umas PK (GSKILL PC8500 PK), meti as configurações do goncaloforte e arrancou logo à primeira.

As RAMS estão a 1.8 (o mínimo que consigo meter na BIOS) e o CPU a 1.31250. Vou correr o prime95 e ver as temperaturas.

Quando abro a tampa lateral da caixa as temperaturas descem uns 5 ou 8 graus, pelos vistos, como não tenho mais ventoinhas na caixa e não tenho furos na tampa lateral para que o cooler possa puxar ar fresco, as temperaturas tinham tendência a subir um pouco.

Vou correr os testes e se me pudessem indicar qual o caminho a tomar? Onde posso baixar as voltagens caso esteja estável, agradecia.

PS: Estive a pensar se não valesse a pena trocar a P5Q-E por uma P5Q Deluxe (assim como tem o goncaloforte). A diferença são 38€, será que vale a pena? Tenho 2 dias para me decidir, depois a prazo de 15 dias acaba.

Obrigado a todos.
 
LOL... Eu acho que não vale para o OC que estás a fazer... Apartir dos 500 / 550 / 600 fsb's talvez se note diferença... TALVEZ...
 
A voltagem das memórias é a que estiver indicado na caixa ou no site (1066, 5-5-5-15, 2.0 ~ 2.1v). eu metia 2.02 mas tu é que tens que ver.

Meteste as settings (para 3.4GHz) que te disse em cima? Se ele aguentar bem o OCCT, Prime95 ou Intel Burn Test com 1.31250 de Vcore é muito bom. Se não aguentar é só ires subindo o Vcore até aguentar, vê bem as temps com o Core Temp. Se vires que sobem podes sempre meter uma 2ª ventoinha no Noctua, como aqui nesta imagem:

noctuanhu12p012tkp4.jpg


Se puderes dar esse 38€ a mais força, a Deluxe é uma excelente board, mas a P5Q-E já é uma boa board.
 
Obrigado pela ajuda goncaloforte. Usei as primeiras configurações que me deste, com a excepção de meter a voltagem das RAMS a 1.8v (manual diz para velocidades de 266-533 usar as voltagens de 1.8-2.1v). Passou no prime95 a correr umas 6h, as temp foram pelo core temp 56-59C, com a parte lateral da caixa aberta.

Neste momento que estou a escrever a resposta estou a correr o prime95 (baixei a voltagem do CPU para 1.281250v) e está a correr tudo bem. As temperaturas são de 42-51C (dependendo do core).

Em relação ao cooler, não comprei esse o meu é o NH-C12P visto o outro ser mais para i7. Vou ter que ver se quando o montei não meti pasta térmica a mais ou outras possíveis irregularidades visto não ter gasto quase 60 euros para ter estas temperaturas.

Caso queiras ver o sistema montado aqui estão as fotografias (aceitam se criticas)
http://picasaweb.google.com/joao.kharis/Q6600G0#
 
Última edição:
Olha, essas temps para 3.4GHz tão boas. O vcore tá excelente, se ele aguenta 3.4GHz assim é muito bom. Só te aconselho a comprar 2 ventoinhas (uma pra frente e outra para trás), n consigo é perceber o tamanho, atrás parece 92mm e à frente não sei. Tens as Noiseblocker que são boas e baratas. Já vai melhorar o airflow da caixa.

Ok, depois de ver as fotos percebi o teu cooler é diferente, manda o ar na direcção do socket, isso tb é bom.

Só ainda não percebi uma coisa, acho que para teres as memórias a 1066 (533*2) precisas de por a 2.1, neste caso a 2.02 por causa do volt bug da série P5Q.

PS. Mete lá no Picasa um screenshot do CPU-Z na aba CPU e Memory (com o OC feito claro). Podes abrir duas vezes o CPU-Z para poderes ver o CPU e Memory ao mesmo tempo.

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo