Análise Nokia N95 8GB

6600LIVE!

Power Member
Nokia NSeries N95 8GB


introna3.jpg

Introdução: Tudo começou em Dezembro quando surgiram promoções com o N95 SD (Versão Normal). Rondava os 299€, que era o preço de um PDA LG que queria comprar, o que me fez pensar duas vezes. Comecei a ler reviews do Nokia e comecei a gostar do software e das capacidades, mesmo apesar da minha experiência com a Nokia não ser das melhores.
Seguidamente surgiu um novo problema: O N95 não tinha um design que me agradasse verdadeiramente, e apesar de parecer estranho para alguns, eu dou muita importância a esta componente, principalmente nos gadgets que compro. E foi então que descobri que a versão 8GB era a ideal para mim. Para quem não sabe, as principais vantagens são a bateria de maior capacidade, o dobro da memória RAM, 8gb de memória interna e o ecrã de maior tamanho. Isto levou no entanto a que a Nokia fosse obrigada ao aumentar o tamanho do telemóvel relativamente à versão normal, retirasse a protecção da lente e a slot para cartões.




Compra:Apesar da versão SD ter descido consideravelmente de preço, a versão 8GB estava a desaparecer mas o seu preço era de 505€ na Vodafone e 560€ livre de operador. Entretanto surgiu uma loja no Porto que o vendeu durante uma promoção a 350€, mas as despesas na viagem não me iriam trazer vantagens. Foi então que consegui um desconto de 20€ ***** e lá aproveitei para comprar o dito, livre de operador, por 400€ + Portes + Cobrança. E em 3 dias estava em casa...




Primeira Impressão:Toda a caixa do telemóvel estava em inglês, e até o software. No entanto, estava disponível a língua portuguesa neste último, e os manuais, apesar de estarem impressos em Francês, são fáceis de arranjar na nossa língua, na internet. Lá carreguei no ON e a primeira coisa que reparei é que o tempo de arranque é até bastante bom. Não é instantâneo, mas surpreendeu-me positivamente: esperava bem pior! Outra coisa boa foi o facto de poder ligar o telemóvel sem colocar o cartão SIM, pois este tem um modo "Offline" que permite ter acesso à maioria das funções sem estar presente o cartão da operadora.




Funções:A lista destas é apelativa, mas convém referir que nem tudo são maravilhas. As funções multimédia satisfazem bem: o rádio tem boa recepção, o leitor de mp3 tem bom som com os phones originais e os controlos multimédia especiais são bastante agradáveis de utilizar. A qualidade do visor é magnífica, e tem também a possibilidade de o ligar a uma televisão por RCA, mas atenção, só vale a pena para ver fotografias de alta resolução, pois todo o software está desenhado a uma resolução relativamente baixa em comparação com um LCD, mesmo que seja apenas HD Ready, como o que eu utilizei para experimentar esta função.




Câmara:Digam o que disserem, nenhum telemóvel chega aos calcanhares de uma câmara digital de gama média... Mas neste caso, aproxima-se bastante. A lente Carl Zeiss Tessar com resolução de 5.0MP permite tirar fotos de muito boa qualidade, principalmente no exterior e de dia, fazendo com que qualquer foto rápida fique com qualidade satisfatória. Para o interior tem um Flash também com diversas características que confesso ainda nem dominar bem, mas no modo automático safa-se bem.




GPS:Ora, quem é que não ouviu falar no famoso GPS integrado na Nokia? Pois é, o Nokia Maps com que fui premiado é até já a versão 2.0, mas nunca o utilizo: não funciona bem. É lento, para ter uma boa localização precisa recorrer à internet por WAP... uma desilusão. Mas atenção, estamos a falar de software. Recorrendo a opções como Route 66, Garmin ou outras, podemos obter prestações óptimas, tendo apenas de ter um investimento inicial - a compra do software - pois estes funcionam perfeitamente sem recorrer ao WAP. A navegação por voz feita por estes programas é também bastante elucidativa. A minha escolha recai sobre o Garmin com alguns extras, mas também ainda não experimentei muito mais...




Conectividade:Tem tudo o que é preciso. Bluetooth para transferir ficheiros entre amigos, IR para mudar canais em tv's públicas e Wireless para navegar na internet sem gastar tráfego WAP. A facilidade de utilização do browser não chega a um PDA, mas com alguma prática torna-se bastante simples.




Acelerometro:Pouca gente sabe mas a Nokia dotou este equipamento com acelerómetro, uma característica conhecida no iPhone e que não é nada mais, nada menos do que um sensor de movimento e rotação do telemóvel. No Firmware mais recente esta característica apenas faz com que o visor tenha uma rotação de 90º quando inclinamos o telemóvel para a esquerda. No entanto, na internet é possível encontrar dezenas de aplicações que utilizam esta função de maneiras mais engraçadas, como jogos de matraquilhos ou aquários...A nokia tem no site uma aplicação que também conta passos. Finalmente, poderá ser utilizado como uma espécie de "ShakeControl", existente na Sony Ericsson, e que permite mudar de músicas com abanões, ou mesmo subir ou descer o volume empurrando o N95.




Bateria:Uma das coisas que me fez desgostar do N95 SD foi o facto de ter lido que a bateria desde durava pouco mais do que 1 dia. Não sei se é verdade ou se não, pois não experimentei, mas posso dizer que o meu, versão de 8GB, relembro, dura uma semanita à-vontade fazendo algumas chamadas e envios de SMS. Se navegar na internet ou utilizar o GPS frequentemente a bateria, obviamente, ressente-se mais, mas para durar apenas um dia teria de estar constantemente a utilizá-lo, e mesmo assim....




Slide:Muitos me disseram que os telemóveis em formato "Slide" ganham folga. O meu não ganha.... já nasceu com ela. Não sei se é defeito, mas já experimentei outros e são exactamente iguais. Fechado não se nota, aberto para cima nota-se um certo toquezito, e aberto para baixo é praticamente inexistente. Isto, até agora, cerca de 1 mês de utilização sem quedas nem pancadas.



------- CONTINUA -------
 
Última edição:
Boas...

Tenho um e estou muito satisfeito com ele...
0 problemas e um sem numero de coisas, jogos/aplicações, novas q estão sempre a aparecer...
E agora com esta nova do modding do SO é um espectáculo...

Boa sorte com a maquina...
 
Boa noite

Acabei de comprar o Nokia n95 8 GB e gosto muito do equipamento. Entretanto, necessito de ajuda para instalar um software GPS, uma vez que não me forneceram os códigos de activação dos mapas. Qual o melhor navegador e como instalar? Por favor, ajudem-me. Obrigado.
 
Back
Topo