Quanto pedir (€€€) pela venda de uma foto ?

boas

tenho uma duvida a qual gostava que me dessem uma ajudinha.
hoje uma agencia de publicidade de turismo entrou em contacto comigo, para comprarem uma das minhas fotos ... mas acontece que é a 1ª vez que alguem quer comprar uma foto e não faço a minima ideia de quanto irei pedir.

alguem faz noção do valor de uma foto para efeitos de turismo ?
 
Depende da foto, depende do comprador, depende do objectivo ... depende de tanta coisa.

Já vi fotos tiradas por malta em aeroportos e a serem vendidas por 2500€ e malta a vender para agencias por 50€...
 
Depende da foto, depende do comprador, depende do objectivo ... depende de tanta coisa.

Já vi fotos tiradas por malta em aeroportos e a serem vendidas por 2500€ e malta a vender para agencias por 50€...

pelo contacto que tenho tido por email com a agencia, sei que a foto será para uso impresso no tamanho a4 em uma brochura a nivel nacional ou e talvez tambem internacional. apenas sei o nome e site da agencia:
BBDO Portugal
http://www.bbdo.pt/home.html

a foto é paisagem natual tirada nos Açores, uma foto normal apenas trabalhada em photoshop
 
Com a bbdo já te podes esticar um bocado, normalmente uma foto comprada em sites estilo Corbis, que seja RM, custam por volta de 120 euros 220 depende.

Como vão comprar a ti directamente acho que podes pedir mais.
 
o que eu fazia era perguntar quanto tão dispostos a oferecer, imaginemos que ofereciam 250€, normalmente a tendencia de quem oferece é oferecer por baixo, mas ficas com uma ideia, depois pegas no valor de 250€ e tentas negociar para os 270/300€ por ex...n sei se me fiz entender mto bem...

Cumps...
 
okey já falei com a BBDO Portugal
compram-me a foto pelo preço de 300 euros !
e eu a pensar em não levar nada pela foto!!

obrigado aqui pelas dicas, ajudou a negociar o valor.

quando a foto for lançada colocarei aqui para todos verem.

abraço
 
8|

Vou começar a tirar fotos. Tenho é de arranjar uma SLR!

Errado... é preciso é tirar fotos.

A que mencionei acima do aeroporto foi tirada com uma simples compacta...

É preciso é tirar fotos pois a máquina não te vai tirar a foto por ti seja slr de 5k € ou compacta de 100€!
 
Errado... é preciso é tirar fotos.

A que mencionei acima do aeroporto foi tirada com uma simples compacta...

É preciso é tirar fotos pois a máquina não te vai tirar a foto por ti seja slr de 5k € ou compacta de 100€!

100% correcto
eu uso neste momento uma fujifilm s9600 não slr, mas na foto em causa usei uma compacta da sony.
aqui pelo que me parece foi o local onde a foto foi tirada, o ambiente e o efeito photoshop, assim que eles me pagarem como disse colocarei aqui a foto.
 
Se eles roubassem-te a foto podias fazer alguma coisa?

é pah já me tenho questionado sobre isso, em 1º lugar é sempre bom usar uma marca de agua nas fotos, para que não sejam usadas indevidamente, em 2º lugar podes sempre licenciar as fotos pela creative commons, é mais uma proforma em sentido moral, claro que não impede de as tuas fotos serem usadas indevidamente ...
o unico metodo + finavel e seguro é mesmo a marca de agua.
 
ainda nao sei bem, eles vão enviar-me amanha a proposta via e-mail, o dinheiro vai ser depositado por transferencia bancaria, agora o recibo logo se vê, para mim não é o mais importante.

depois deixa algum feedback.
n me importava de tentar vender algumas fotos a revistas/jornais, mas tenho érias duvidas que me dêm assim o dinheiro para a mão.
devem exigir algo como prova de que pagaram a foto, n só para discriminarem como despesas como para evitar que lá cheguem depois a dizer que n pagaram nada
 
...
devem exigir algo como prova de que pagaram a foto, n só para discriminarem como despesas como para evitar que lá cheguem depois a dizer que n pagaram nada

sim falamos nisso, ou factura ou recibo verde, ou outro metodo, deram-me à escolha.
eu tenho que analisar bem isso, pois factura nao posso passar porque nao tenho empresa, recibo verde tambem nao dá porque não estou colectado, eles disseram-me para não me preocupar muito com isso que depois dava-se a volta.
espero receber amanha a proposta email. depois deixo aqui feedback, até mesmo se um dia esta situação acontecer convosco.
 
a bbdo é uma das maiores agencias de publicidade em portugal nunca iam roubar uma foto (até porque quem vai pagar é o cliente e se o fizessem quem processavas era o cliente e não directamente a agencia e eles ficavam queimados com o cliente :P... :P e para publicidade os preços são todos inflacionados... (há que aproveitar:P)
 
Última edição:
Back
Topo