Soluções Home Server

APLinhares

OpenSource
Estando o Windows Home Server a contagiar e a aparecerem cada vez mais soluções, como estas soluções da HP, que acham deste novo conceito?

Andei a investigar e dos primeiros nomes que apareceram foi o Ubuntu Home Server, no entanto está no abandono à já bastante tempo. No entanto, encontrei algumas soluções interessantes, como o Amahi.
Construido sobre Fedora 9, surpreende pela positiva sendo bastante completo, até nas soluções, vejamos
Audio Streaming
Stream your digital music and any other audio to all devices in your network with the AmahiTunes app. The Firefly media server included in this app streams to iTunes, Rhythmbox, the Roku Soundbridge and other streaming SW and HW players.

» Learn more
First Class Networking
Simplify your networking. Run your own services: DHCP-integrated dynamic DNS, web servers, NAS servers, ..., all with a first-class network that you can easily manage.

» Learn more
VPN
Virtual Private Networking, right out of the box! No hardware to install, no cables to wire, no hassle! Amahi Includes OpenVPN pre-configured. All you need is a client program for your OS.

» Learn more
File Sharing
Share your files across computers and other devices in your network, easily managing who can see the shares, who can access them and who can modify them.

» Learn more
Monitor Your Disks
Monitor your disks, their individual and their total usage, their temperature and other status.

» Learn more
Private Wiki
Wiki, out of the box! This the ideal wiki for home, personal or small workgroup use, with a very straightforward, clean and simple interface.

» Learn more
Easy Backups
Multiple ways to backup devices in your network to your HDA: Full disk network backup with PBA, or daily backups to a network share.

» Learn more
Vista Calendar Integration
Built-in support for synchronization with the calendar client in Windows Vista. Completely out of the box.

» Learn more
Open Source
The Amahi server is open source and it's based on Fedora. Ubuntu version coming soon. Linux provides a very stable and secure base to run your server on.

» Learn more
Superb Calendars
View all your calendars via a web interface with a nice, printable interface. Or use calendar clients like Sunbird/Lightning or Chandler or any other supporting the standard WEBDAV protocol.

» Learn more
Search your Stuff
Integration with open search, supported by most modern browsers, including Firefox and IE7. Search your HDA from any browser, locally or remotely.

» Learn more
iCal Integration
Seamless integration with iCal, the calendar client in Mac OS X.

» Learn more
Outlook Integration
The Amahi server supports two methods of Outlook synchronization: Free-busy and iCalendar, the latter with Outlook 2007.

» Learn more
Plugin Apps
A plugin architecture lets you install, create, port and easily deploy fully AJAX-enabled applications in Ruby on Rails, PHP, Python, Perl, Flash, ...

» Learn more
Dynamic DNS
Your HDA is always open for business, 24x7. Every Amahi HDA comes with a FREE dynamic DNS name that you can use for whatever you like, including remote access, hosting your own web servers, etc.

» Learn more
Que outras soluções conhecem do género ?
 
Também tenho interesse neste assunto, pois tenho um server com o WHS, que me está a dar problemas. O interessante é os serviços estarem a rebentar por todo o lado e o uso que aquilo tem é praticamente nulo, restringindo-se a guardar ficheiros e pouco mais.

Estando já farto da coisa, comecei a olhar para o FreeNAS, que ainda não experimentei, mas que falam muito bem. Esse Amahi também me parece bastante interessante... Pois oferece uma série de serviços adicionais... E muito interessantes, tais como integração com iCal, media sharing e a VPN out of the box!
A ver se experimento :)

Pensei que não existissem grandes alternativas em Linux, mas afinal existem :) e sendo Linux, melhor ainda. Pelo menos se der raia consigo descobrir a verdadeira razão e corrigi-la.
 
Para quem não tem tempo / não gosta de configurar tudo à mão, parece promissor, com características que preenchem os requisitos da maior parte dos servidores caseiros.

Pessoalmente, não gosto de coisas out-of-the-box, daí usar Arch.

O disco do meu servidor foi-se de vez e, como agora não tenho tempo para quase nada, garantidamente vou experimentar isto quando trocar o disco.

Muito bom aspecto, há que mandar os feedbacks. Direi o meu quando o tiver. =)
 
O Clarkconnect tem quase essas mesmas funções e funcionalidades não é assim?
E para casa como sabem é muito bom.
 
Última edição:
Sim, o ClarkConnect (Community Edition) também é uma solução bastante interessante e estável.
Mas a meu ver, o amahi é mais abrangente (pois apresenta soluções multiplas, por ex calendário compativel com outlook, sunbird, icalc )
 
Qualquer distribuição de GNU/Linux serve para isso.

Armazenamento de ficheiros -> NFS (para backup adicionar rsnapshot)

Para que querem realmente o servidor?
 
MAs por cercade 500€ parece-me um pouco exagerado , pelo menos para a versão base.
Ou é tudo inflacção devido ao SO?
Nem tinha reparado que se pagava. Se bem que segundo os Terms of Service, "Our basic service is free."

[knap];4345502 disse:
Qualquer distribuição de GNU/Linux serve para isso.

Armazenamento de ficheiros -> NFS (para backup adicionar rsnapshot)

Para que querem realmente o servidor?
Qualquer (quase) distribuição GNU/Linux serve para isso, sim, a questão é que nem sempre se tem o tempo para configurar um.

Há quem diga que também há-de servir para quem percebe pouco do mundo GNU/Linux e *nix e usa com o intuito de aprender, mas acho que não. Penso que, por muito pouco que se perceba, convém sempre começar por baixo, senão acaba por ir dar ao mesmo que o point-and-click do janelas e não se aprende nada.
 
O ClarkConnect é muito fixe mas penso que não é muito vocacionado para o segmento do WHS...

No entanto é uma excelente opção para home gateway.
 
Nem tinha reparado que se pagava. Se bem que segundo os Terms of Service, "Our basic service is free."


Qualquer (quase) distribuição GNU/Linux serve para isso, sim, a questão é que nem sempre se tem o tempo para configurar um.

Há quem diga que também há-de servir para quem percebe pouco do mundo GNU/Linux e *nix e usa com o intuito de aprender, mas acho que não. Penso que, por muito pouco que se perceba, convém sempre começar por baixo, senão acaba por ir dar ao mesmo que o point-and-click do janelas e não se aprende nada.
os 500€ é o preço da solução da HP com WHS :)
 
Infelizmente ainda não tive oportunidade, mas não me esqueci.
Está pendente porque quero ver se faço uma instalação Ethernet decente, e só depois disso é que experimento então.
 
Penso que o ideal era mesmo aplicações para fazer uso. Actualmente tenho um pc com debian e com samba, apache, php, mysql, asterisk e mais algumas coisinhas, mas ainda ando a ver um sistema de backups eficaz.
 
Boas. Eu cá ando á procura de algo mesmo tipo windows home server. Algo com interface gráfica e tal que desse para ter o wine (para instalar o office, mesmo sabendo as potencialidades do open office, prefiro o da Microsoft) e que fizesse backups agendados a todos os computadores da rede. Que desse também para partilhar fotos, videos e imagens e assim como no WHS. Enfim, uma alternativa open source (ou free apenas) ao WHS. Se souberem de uma soloção assim ou como meter o ubuntu, por exemplo, com estas potencialidades, agradecia.
cumpz
 
Boas. Eu cá ando á procura de algo mesmo tipo windows home server. Algo com interface gráfica e tal que desse para ter o wine (para instalar o office, mesmo sabendo as potencialidades do open office, prefiro o da Microsoft) e que fizesse backups agendados a todos os computadores da rede. Que desse também para partilhar fotos, videos e imagens e assim como no WHS. Enfim, uma alternativa open source (ou free apenas) ao WHS. Se souberem de uma soloção assim ou como meter o ubuntu, por exemplo, com estas potencialidades, agradecia.
cumpz

Bem, no Ubuntu podes instalar o Wine. Para partilhar ficheiros pela rede tens o Samba, que pode ser configurado usando uma das várias GUIs: http://www.samba.org/samba/GUI/
Quanto aos backups agendados, tens diferentes opções:
- Numa opção sem GUIs podes pôr o rsync a sincronizar diariamente usando o cron (é o que eu faço).
-Se queres algo mais point-and-click tens o Unison que permite sincronizar duas pastas entre PC's em rede, o o Simple Backup Suite, que é feito pelo pessoal do Ubuntu.
 
Pelo o que tenho visto, a vantagem do home server é mesmo já trazer tudo de origem. Instalar e tá praticamente configurado.

O que eu quero fazer mesmo é ter um P IV 3.0 GHz com 512 de RAM (vou por mais um giga) lá com o ubuntu, por exemplo, com wine para o office e tal. Eu queria também era meter mais uma placa de rede e para o ter ligado ao meu computador principal com uma velocidade de 1 Gbps mas ao mesmo tempo ter-lo ligado ao meu router asus para fazer partilha da rede por wireless e para ter net noutro computadores que se ligassem por cabo, mas neste caso 1000 Mbps por ser limitação do router. Com isto teria que configurar no ubuntu para ele partilhar a rede do router (que entra por uma placa de rede) com a rede que fica nesse momento feita com o meu fixo principal a 1 Gbps. Ou seja, juntar tudo pelo computador. Depois disto tudo feito iria-lhe meter um disco de 1 TB (pior compra que ja fiz até agora, não me compensou em nada) nele para me fazer um backup do fixo principal (daí precisar de 1 Gbps) todos os dias á meia noite, por exemplo, e ao portatil e afins. Ou seja, ter tipo raid, mas em vez de ser no computador, é o servidor que guarda tudo. Esse tal samba dá para fazer isto? Um dos meus problemas é que embora tenho umas noçoes de linha de comandos unix, detesto trabalhar por aí. Sei que isso domina no linux e é essencial, mas sempre que poder fugir, fujo. Esse samba tem interface simples?
cumpz
 
Back
Topo