Vista teima em manter o meu disco rígido externo como "read only" apenas!

kinky

Power Member
Tenho um Western Digital Passport 250 GB que sempre utilizei em computadores com Windows XP sem problemas.
Recentemente mudei para um PC com o Windows Vista 64 bits e quando ligo o referido disco, não me é permitido mover nem apagar nada no disco, pois o Windows avisa-me de que está protegido contra escrita e devo retirar a protecção! Mas eu nem sei como isso se faz, pois uso o disco como sempre usei, ligo-o à porta USB e mais nada!
Tenho igualmente ligados ao mesmo PC um WD My Book e um WD My Book II e ambos funcionam normalmente sem problemas de protecção contra escrita.
Só muito raramente consigo usar o Passport no meu PC no seu modo normal, ou seja, podendo mover e apagar ficheiros à vontade.

Alguém sabe o que se passa e como resolver isto?

NOTA (para os moderadores): coloquei isto aqui em vez da secção de "hardware" e periféricos pois presumo que seja algo a ver com o Vista (embora não tenha certeza), visto que com o XP funciona tudo bem.
 
Última edição:
*BUMP!*

Desculpem lá o encontrão, mas isto anda mesmo a moer-me a cabeça :S
Por favor algum "guru" de informática que ande por aí ajude-me a resolver o meu problema antes que eu desfaça o desgraçado do Passport...
 
Obrigado pelo contributo, mas essa opção nem sequer me aparece quando vou às propriedades do disco através do botão direito do rato...

Mais sugestões? :|
 
Depois de ter lido isso fiquei todo contentinho a pensar que tinha o problema resolvido... Mas bolas, tanto o primeiro método la explicado como o da linha de comandos não funcionaram comigo. O Vista dá uma mensagem de erro :(

Será que o disco vai ficar para sempre "read only"?
... Ou pelo menos até chega o Windows 7. Ainda nem ha 1 semana tenho o Vista e já o odeio >(

Ainda haverá algo a fazer que me possa salvar desta situação já praticamente angustante?

EDIT: reparei que há comentários nesse "site" que referem que após formatação do disco externo no Vista o problema desaparece e o disco torna-se novamente 100% acessível Uma vez que isto pode ser uma solução para mim (já que tenhou outros discos externos aos quais acedo sem problemas), alguém me confirma a veracidade disso (caso não haja mesmo outra solução)?
 
Última edição:
Depois de ter lido isso fiquei todo contentinho a pensar que tinha o problema resolvido... Mas bolas, tanto o primeiro método la explicado como o da linha de comandos não funcionaram comigo. O Vista dá uma mensagem de erro :(

Será que o disco vai ficar para sempre "read only"?
... Ou pelo menos até chega o Windows 7. Ainda nem ha 1 semana tenho o Vista e já o odeio >(

Ainda haverá algo a fazer que me possa salvar desta situação já praticamente angustante?
Correu como Administrador e elevou os privilégios?

Qual ou quais os erros que dá?
 
Correu como Administrador e elevou os privilégios?

Qual ou quais os erros que dá?

Sim, dei permissão para correr como administrador. Acontece-me o mesmo que a uma das pessoas desse site:

"When i go through the steps in the post and come to the point i press ok (Click OK enough times to get back to where you were) i get an error that i can't change the permissions because i can't write to the drive."

Através do método da linh de comandos surge-me a seguinte notificação:

"Não foi efectuado qualquer mapeamento entre nomes de contas e IDs de segurança.
0 ficheiros processados com êxito: Falha ao processar 1 ficheiros."

Snif!... :(
 
experimenta

start/inicio -> programas -> acessorios

Clica com o botão direito do rato sobre "linha de comandos" e escolhe executar como administrador

Quando aparecer a janela escreve explorer

uma janela do explorer irá abrir

Agora clica com o botão direito do rato sobre o disco externo escolhe propriedades depois segurança

Na nova janela clica em edit e seleciona o escrever
 
Não dá, continua a dizer-me que o suporte está protegido contra escrita (e, como tal, não efectua qualquer alteração).
Será a formatação a única solução? :S
 
Suponho que usaste o disco primeiro no XP.

Não instalaste nenhum programa ou assim que te proteja os dados no disco?

(confesso que estou a mandar assim à toa para o ar, mas não custa perguntar... )
 
Sempre usei o disco no XP. Só recentemente mudei para um PC novo, com o Vista, e aí começaram as confusões... Não tenho nenhum software no disco que o proteja.
Reiniciei recentemente o PC e, por agora, consigo aceder sem problemas ao referido disco (escrita incluída). Mas nada me garante que, no próximo "reboot" à máquina, volte tudo ao mesmo... Pelo menos é o que me tem acontecido :S
 
Segundo o que andei a ler por aí, isso pode-se dever a um qualquer ficheiro que esteja a "ser usado" por uma aplicação e o sistema FAT (se for esse o caso) protege o disco com o tal read only quando este é montado noutro qualquer sitio...

Óbvio que até pode não ser isso e pode ser somente o Vista a ser parvo, ou um grande bug, já que umas vezes dá, e outras não...

Se tiveres tempo e paciência, eu optava por fazeres backup (se puderes) e formatar isso... deve ser remédio santo... digo eu :007:
 
Tenho o disco formatado em NFTS. Já não consigo escrever para o disco novamente. Isto é mesmo aleatório, mas na maior parte das vezes o Vista simplesmente não me permite escrever para o disco ou apagar dados no disco.
Só gostaria de avançar com a formatação se tivesse a certeza de que isso iria resolver mesmo o problema... Mas, em todo o caso, ocorreu-se-me agora: como vou eu formatar o disco neste computador se o Vista diz-me que ele está protegido contra escrita?! :S
 
Então não há mais sugestões? Ou pelo menos a confirmação de que o problema ficaria resolvido formatando o disco externo no PC em questão...
Isto de ligar o computador e nunca saber se posso escrever para o meu Passport ou não começa a incomodar um bocadinho :S
 
Antes de mais... não consegues mesmo escrever no disco?
Se sim, então esquece isso
Se não, verifica se não tens nada, tipo programa ou um switch fisico, que te esteja a bloquear a escrita
 
Não sei se será do swtch, porque ele até já conseguiu escrever no disco. Agora o problema deve estar no sistema de ficheiros que pode estar a limitar os acessos. A única vez que isso me aconteceu foi quando formatei um disco em linux (NTFS ou FAT já não me lembro), a solução foi ter que o formatar usando o windows. Se é a única solução não sei, mas foi a que funcionou.

Experimenta desactivar o UAC
 
Back
Topo