[Pentium D 945] OverClocking + UnderVolting!

jsottomayor

Power Member
Tenho um Pentium D 945, que originalmente funciona a 3.4, a 3.7. Ora bem, como é que consegui isto? Através de uma opção da bios que me deixa escolher valores entre 200 e 500 como settings para OC (sendo q 200 nao sobe nada e 500 o overclock q tenho agora, que acho que é de 9%).

No outro dia descobri o Undervolting, fantástico por sinal. Apliquei o no meu portátil e tive bons resultados e imediatos. Lembrei me então de aplicar o undervolting num sistema com overclock (q não mexeu nas voltagens supostamente), o que se mostrou ainda melhor! 3.7 GHz com temperaturas de 35º em idle e 42º no máximo em full (Vcpu=1.163 V). Resumindo e concluindo: consegui 3.7ghz com menos voltagem do que a standard. Mas com isto questiono me: Se, segundo dizem, fazer overclock implica aumentar as voltagens do cpu, como posso eu ter conseguido isto? E, já agora, como posso obter maior frequência ainda?

Cumprimentos

cpuid.jpg
 
Última edição pelo moderador:
É facil:

É pq tinhas Vcore excessivo, e encontraste o minimo, para o mesmo funcionar...

A partir de um determinado valor, não vai haver + milagres...:lol:
 
Isso é normal. Chama-se BOM OVERCLOCK ;) fazer overclock com as coisas na BIOS em AUTO é para os primeiros passos e para perceber algumas coisas. Depois é preciso afinar a maquina.
Eu, quando recebo um novo cpu, começo SEMPRE pelo undervolting, meto na voltagem minima possivel para correr a default e vou subindo o vcore á medida que subo o "FSB".
 
Última edição:
Isso é normal. Chama-se BOM OVERCLOCK ;) fazer overclock com as coisas na BIOS em AUTO é para os primeiros passos e para perceber algumas coisas. Depois é preciso afinar a maquina.
Eu, quando recebo um novo cpu, começo SEMPRE pelo underclocking, meto na voltagem minima possivel para correr a default e vou subindo o vcore á medida que subo o "FSB".

Não será antes "undervolting"?:P. De facto é um OC muito bom...bom CPU que aí tens.

mas ele está a pedir MHz :004:. Vai subindo o FSB, para ver se ele dá (com essas voltagens a 3.7 deve dar....) os 4Ghz :).
 
Óptimo! Agora como faço para subir FSB e a freq do cpu? Isso é q já não sei sem mexer nas voltagens...
Obrigado

O undervolting é correr o cpu no minimo da voltagem para ser estável a uma determinada frequencia. Não quer dizer que não seja preciso subir a voltagem quando se sobe a frequencia ;)
 
O undervolting é correr o cpu no minimo da voltagem para ser estável a uma determinada frequencia. Não quer dizer que não seja preciso subir a voltagem quando se sobe a frequencia ;)

Não é bem... Undervolting tal como Underclock é fazer funcionar com uma voltagem/frequência mais baixa do que a origem. Logo que passe o valor de origem, deixa de ser undervolt e passa a ser overvolt.
 
Aqueles valores, de 200 a 500, que a bios tem para OC são a única maneira de aumentar a FSB. Como já tenho no máximo (500) como posso obter maior frequência deste cpu? É isso que me intriga
 
É quase impossível esse CPU dar 500Mhz de FSB...Na imagem que mostras-te do Everest estavas 218*17=3706Mhz, o que tu tens de subir é esse 218.
Para os 4Ghz tens de por o esse valor a 236Mhz. E claro, subir a voltagem.
 
É quase impossível esse CPU dar 500Mhz de FSB...Na imagem que mostras-te do Everest estavas 218*17=3706Mhz, o que tu tens de subir é esse 218.
Para os 4Ghz tens de por o esse valor a 236Mhz. E claro, subir a voltagem.

Não percebeste... a diferença de 3.4GHz para 3.7GHz são cerca de 300MHz, que é a mesma diferença de 200 a 500 , valores que a board me deixa escolher para OC (de 200 para 201 sobe 1 MHz), não tem nada haver directamente com a FSB, não são 500MHz de FSB mas sim o valor 500 de OC, que sobe a FSB de 200 para 218 (18x17=+-300), que multiplicando por 17 dá 3.7GHz, a freq em OC do cpu.

O meu problema é não conseguir de maneira alguma ultrapassar esses 3.7 (3707MHz). Já usei várias combinações com a utilizaçao do OC da board e sem ele, com aumento do vcore e nb etc mas nada, apenas aquece mais nada.
 
Agora estou a usar um software chamado systool. Com ele consegui subir a FSB para 222.4. Tentei varias vezes subir mais mas o pc encrava. O que posso fazer mais?
 
Boas,

talvez aumentar a vcore secalhar, visto que o cpu estava a correr a 3.7Ghz com o minimo de vcore, e agora aumentaram os mhz, a vcore terá de subir também...

Cumpz.
 
Última edição pelo moderador:
Já tentei várias opções... Cheguei a por o vcore a 1.5 mas não consigo subir mais a fsb. Que complicado... Sabem algum outro software que conheçam e que seja bom?
Obrigado pessoal!
 
Back
Topo