Cronicas de um noob nas terras da i7landia

Stormgiant

Moderador Corredor
Staff
Boa noite,

Visto que já à uns bons 4 ou 5 anos que não faço nenhuma review de jeito :P, vou fazer aqui uma espécie de jornal de bordo do que estou a fazer com o meu novo PC. Pode ser que ajude muita gente a tomar decisões e a escolher estes, ou outros, componentes.

Com a minha mudança de cidade e venda do pc anterior, ficou que a modos que, um vazio por preencher nos meus hobby's. Durante uns dias andei a pensar e a fazer pesquisa pelos foruns e sites da especialidade, e decidi-me meter ao caminho, munir-me do cartão multibanco e ir ás compras :D

Passos previstos :
1 - Montar pc e testar motherboard, cpu e memorias
2 - Comprar graficas para o Quad-SLI
3 - Montar o WC para o verão e puxar mais um pouco :D


O Inicio

16 Fevereiro 2009

E lá andei eu a pesquisar em algumas lojas online de Lisboa os materiais, preços e disponibilidade de stocks, quando de repente me lembro que já tinha aberto a loja da ***** em Lisboa... e eu What the hell ?!?!? Lets check it out. E ao fim de 1min na net, descobri que a loja ficava apenas a 5min de carro do local onde trabalho agora.... ui.... isto promete. Uma olhadela na disponibilidade dos materiais pretendidos, e lá segui eu para lá ao final da tarde.

Primeiro problema :D Estacionamento... Zona chique, cheia de turistas.... :lol:

Ao entrar na loja, vi logo o nosso amigo Pedro, do qual apenas tinha tido um breve contacto na XLParty do Porto no ano passado, mas fiquei logo lá como uma excelente impressão do jovem.
Uns minutos de conversa, e com a troca de 1 ou 2 componentes por outros existentes na loja, e sai de lá com :D
 Fonte : Corsair HX-1000W
 Board : Asus P6T Deluxe V2
 Cpu : intel 920
 Memorias : Transcend 6gb ddr3 1333 cl9 x2
 Disco : SEAGATE 7200.11 320 SP x2
 Grafica : Powercolor 4670 PCS 512MB
 Cooler : Noctua NH-U12P SE S1366
 Monitor : Asus VH226H 21.5'

Faltou trazer 1 dos discos, 1 dos kits DDR3 e a caixa. Ficou combinado levantar resto do material no dia seguinte.

Tal e qual miúdo que recebe presente no dia de Natal, sai “voando” para casa para instalar tudo. ( vá, confessem.... maior parte de vocês sabe do que estou a falar, da rush de montar PC novo :P )
Bolinhas carregado com as caixas no banco de trás e estava um inicio de noite maravilhoso para atravessar a Vasco da Gama em direcção ao Montijo.

Lembrando que tinha vendido no inicio de Janeiro um [email protected], numa Rampage com 8gb Ram e uma 9800GX2, a fasquia era alta. A expectativa era alta. A curiosidade era ALTA.

Chegar a casa, abrir caixas, preparar setup para teste sem caixa.
Colocar cpu, preparar cooler ( raio de bicho complicado para montar ), encaixar cooler, colocar memorias, meter a 4670 num slot, ligar disco rígido, ligar cabos mínimos e ligar.
PUF, no boot... huummmm.... acontece algumas vezes quando se monta pc novo. Verificar cabos, verificar material. Carregar botão... PUF, no boot. >(

Ao fim de uns 15minutos, isolei o problema. A board não fazia boot quando tinha dimm no slot central do tri-channel. Arrancava com 1 dimm á esquerda ou á direita, e com as duas slots ocupadas também, mas com a terceira ocupada, no boot, independentemente da configuração. ( No dia seguinte na *****, foi-me dito que algumas boards tinham problemas em arrancar o tri-channel, e que já não era a primeira a ir para trás :( ).

Depois de descobrir o problema, e de meter “apenas” 4GB de RAM, liguei o PC e fui meter o Vista com um disco só para aprender como funcionava a BIOS e para ver como o pc se comportava.
Tipo warmup para o dia seguinte.

Meter disco do Vista 64 no drive, ligar, esperar 10min que a board ligue ( é um exagero, mas xiça, esta board demora quase tanto tempo a correr o boot até começar a entrar no Windows como a minha antiga maquina demorava a chegar ao system ready :wow: ), seleccionar primeiras opções, meter key do Windows e ... PUF. ESTA VERSÃO DO WINDOWS SÓ FUNCIONA EM PC'S A CORRER WINDOWS ORIGINAL. Hein ?!?... bolas, raios para a versão de upgrade =).

Tentei meter a versão 32bits com key do portátil, funcionou, mas quando tentei meter a key original do 64bits aquando da sua instalação por cima, chapéu :S
Ainda estive a brincar uns 30min com o vista 32bits e 3 ou 4 benchs com tudo a default.
Não foi mau o primeiro contacto com o bicho ;)







17 Fevereiro 2009

Ida á loja de manha para levar a board e verificar o porque do triple-channel não funcionar.
Ao final do tarde, passei lá novamente para levantar a “menina” (board trocada porque não funcionava com dimms no middle-channel ) e trouxe a caixa, que por fora não me convencia muito. Antec Twelve Hundred... Bad Boy que acabou por se tornar :D

Com o resto dos componentes no carro, toca a atravessar novamente o rio, chegar a casa, jantar em 10min :D e desmontar o que tinha temporariamente, abrir caixa.... ( enorme, com uma qualidade de construção muito boa, fácil de manobrar e cheia de extras), meter board, discos, gráfica, fonte e ligar tudo direitinho....
Entretanto o Pedro da ***** tinha-me dito um “segredo” que nem me passava pela cabeça por causa do problema da instalação, que passava a resolução por não meter a key no inicio da instalação, finalizar tudo, meter drivers todos e depois registar o Windows. A primeira parte funcionou bem e instalei tudo direitinho. A segunda é que ainda estou á espera, visto que estou quase á 2 meses que me venham cá ligar a linha ADSL ;)

Depois de entrar no Vista 64 ( instalação em muito pouco tempo, graças ao cpu e ao RAID nos discos ), constata-se uma fluidez fabulosa no Windows e a percorrer os vários cantos do Windows/disco.
Instalar todo o software necessário para os benchs.



18 Fevereiro 2009

Está na hora de ver o que o i7 e a 4670 valem. Sem acesso á net, não posso registar a copia do Windows nem meter os updates dos últimos meses, por isso não sei que implicações tem em termos de performance.
Começo por testar o pc com tudo a default, sem puxar muito pelo uncore e o QPI na BIOS.

Config :
cpu : 20 x 133 = 2.667Mhz
memoria : 12GB a 400 a 6-6-6-18
4670 : core 750 e memorias GDDR3 a 2.000

Super pi : 15,335 1M
Cinebench 64bits : 15.551
3dMark2001 SE : 37.324
3dMark2003 : 25.948
3dMark2005 : 17.504
Fritz Chess Benchmark : 9.801
Vantage Performance : 3.611
Vantage High : 2.036

Em termos genéricos nota-se que o cpu tem muito poder de processamento, mas poucos Mhz conforme se pode verificar mais á frente. Para além disso escala bem conforme o aumento da velocidade, o que se vaticina grandes expectativas para os próximos dias :002:

Aumentando a memoria para a velocidade default, deu os seguintes resultados :

cpu : 20 x 133 = 2.667Mhz
memoria : 12GB a 665 a 9-9-9-24
4670 : core 750 e memorias GDDR3 a 2.000

Super pi : 15,475 1M
Cinebench 64bits : 15.361
3dMark2001 SE : 37.096
3dMark2003 : 27.178
3dMark2005 : 16.501
Vantage Performance : 3.631
Vantage High : 2.017

Dados complicados, já que alguns testes perderam e outros ganharam ( depois disponibilizo ficheiro com os valores completos. Ou seja, velha questão de timings apertados versus largura de banda. A esta velocidade, timings apertados ;) Mais resultados á frente.



22 Fevereiro 2009

Estive a subir um pouco o bclk a ver como o resto do sistema se comportava. Aumentei primeiro para 140 e depois para 145 :

cpu : 20 x 145 = 2,900Mhz
memoria : 12GB a 580 a 7-7-7-20
4670 : core 750 e memorias GDDR3 a 2.000

Super pi : 14,212 1M
Cinebench 64bits : 16.801
3dMark2001 SE : 39.836
3dMark2003 : 27.324
3dMark2005 : 17.259
Fritz Chess Benchmark : 10.681
Vantage Performance : 3.664
Vantage High : 2.034


É perfeitamente notável nos valores, mas sobretudo no uso em jogos, que a 4670 é uma excelente gráfica para quem joga a 1024 ou 1280 de resolução. Mesmo com opções de filtros algo elevadas, mantém uma boa velocidade. Se formos para 1440 ou 1650, ai já a historia é diferente, e não aconselho a meterem filtros nestas resoluções para os FPS serem elevados e permitir um bom gameplay.
Nota-se também que a gráfica escala muito mal com o aumento de potencia do cpu e maior largura de banda das memorias, o que denota a sua vertente low-end de hoje em dia.


23 Fevereiro 2009

Não resiste á tentação de aproveitar o resto do sistema e comprei uma GTX295. As Evga estão esgotadas, por isso o Quad-SLI vai esperar mais uns dias ;)

Fui levantar uma Asus GTX295 e o ultimo componente do pc novo que ainda não tinha, as colunas :D Comprei umas Logitech X-540, mais do que suficiente para o jogador médio ou mesmo mais exigente.

Cheguei a casa, ainda estive mais um bocado a experimentar com a 4670, mas ao fim de um run completo de testes a 3.0ghz, não resisti e tirei fora a 4670.
Abrir caixa, desmontar discos ( comprimento da GTX ), mudar um deles um pouco mais para baixo para os cabos não baterem no final da gráfica, montar tudo, ligar e... no boot.... WTH ?!?
Cada vez que meto uma peça nova, isto não arranca... :lol:

Verificar se os cabos pci-e estão bem metidos e configurados, está tudo ok.... bolas, no signal... hummmmm... Tiro o cabo HDMI e faço a ligação pelo DVI com o conversor que trouxe do Porto. BINGO, já temos imagem.... Será que a saida HDMI está marada ? Quarta-feira tenho que ver na loja.

Passei algum tempo a testar a gráfica com o cpu em default e nota-se um salto gigante em termos de performe face á 4670. Estamos a falar de valores que só se entende quando se usa mesmo :D
Amanha vou começar a subir com a GTX295 e vamos ver como escala á medida que vai tendo mais poder de processamento para a “empurrar”.


24 Fevereiro 2009

Feriado.... yupi.... mais tempo para testar algumas configs e puxar um pouco mais pelo bixo, mas antes nada como dormir até ao meio-dia para repor baterias :D

Ok, algumas horas seguidas para brincar com a maquina.

Neste momento estou a testar o PC com :

cpu : 20 x 150 = 3,000Mhz a 1,01v na BIOS
memoria : 12GB a 600 a 7-7-7-20 a 1,52v na BIOS
gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)

Já meto aqui as pics dos testes que estou a fazer, mas é impressionante como o sistema todo escala muito bem conforme se sobe o bclk. Parece que o i7 na velocidade original de 2,66 é um menino adormecido á espera que puxem por ele e indicativo que esta plataforma tem pernas para andar nos próximos 12/18 meses, até chegar os seguintes do tic-toc.

Até agora, e de acordo com o que pude verificar, a diferença entre o i7 a 3.0Ghz e o antigo E8600 a 4.5Ghz, é como a diferença que existe entre um motor a gasolina de 5.0L com 250cv e um 2.0L com 250cv.... o 2L dá um gozo enorme de conduzir e de puxar, mas o 5.0L tem uma força incrivel e completamente sub-aproveitada.

Vou só acabar o run e coloco já aqui as pics.

Bios para 3.0Ghz :


Sandra memory :

No e8600 com as DDR2 a 630 com 5-5-5-15 conseguia 10.000 :'(

Super pi 1M :

Alguem ainda se lembra de quando demoravamos 1min a fazer este teste com os cpu's em overclock ? :D

Super pi 8M :


CPU Bench :

Bench recente

Cinebench 64bits :

Aqui demonstra todo do poder dos 8 "cores".

3dMark2001 SE :

Depois tem que ir para o XP para se passar os 100.000 :007::007::007:

PcMark2002 :

Ainda me lembro da primeira vez que consegui chegar aos 10.000 :D

3dMark2003 :


3dMark2005 :


Fritz Chess Benchmark :
 
Última edição:
Vantage :



------------------------XXX------------------------------


Neste momento estou a testar com :

cpu : 20 x 155 = 3.100Mhz a 1,05v na BIOS
memoria : 12GB a 621 a 8-8-8-20 a 1,54v na BIOS
gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)
UCLK : 2.952 Mhz
QPI : 6.836 MT a 1,225v na BIOS

E por hoje fica assim. Tive alguma dificuldade em afinar o vcore, e já está com 46º maxima a correr IntelBurn. Amanha sobe-se mais e começo a procurar pelas peças do WC ;)



25 Fevereiro 2009

Enquanto espero pelo homem que vem montar a linha telefonica, já liguei aqui o bixo e vou testar agora a 3.2ghz. De referir que não estou a maximizar nenhum parametro a medida que estou a subir, apenas verifico quando fica estável. Depois mais acima afina-se todos os valores.

cpu : 20 x 160 = 3.200Mhz a 1,0875v na BIOS
memoria : 12GB a 641 a 8-8-8-20 a 1,54v na BIOS
gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)
UCLK : 3.047 Mhz
QPI : 7.057 MT a 1,225v na BIOS

Já cá vieram instalar a linha telefónica... pelo menos uma parte.... LOL amanha vem o resto.... bolas

Quanto aos testes, acabei agora o 3.2Ghz stable vou saltar para o degrau seguinte.

cpu : 20 x 165 = 3.300Mhz a 1,143v na BIOS
memoria : 12GB a 661 a 8-8-8-20 a 1,54v na BIOS
gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)
UCLK : 2.977 Mhz
QPI : 7.277 MT a 1,231v na BIOS

Enquanto estou a testar a 3.300Mhz, vou dizer o que penso até agora de cada componente. Aqui vai um resumo :


Caixa : Antec Twelve Hundred
Penso que seja a grande surpresa destes elementos todos. A caixa pesa que nem um elefante, mas é um espectáculo para trabalhar. Muito boa qualidade dos materiais, excelente facilidade de manuseamento e montagem, 5 ventoinhas! de 120mm de origem a criar circulação de ar, mais uma ventoinha de extracção no topo da caixa de 200mm e uma extra na lateral para bufar para as gráficas :D
Excelente a maneira como as baías saem, a maneira como as ventoinhas tem controladores de rotação e excelente a maneira como tudo encaixa harmoniosamente.
5 estrelas.


Fonte : Corsair HX-1000W
Aqui a aplica-se a expressão "no news is good news". A fonte tem potencia suficiente para o Quad-SLI futuro e nem se ouve a funcionar ( culpa das ventoinhas da caixa :D ). Linhas de potencia constantes, mesmo com o OC em cima e a puxar a 100% pelo sistema.
4 estrelas ( preço :( )


Board : Asus P6T Deluxe V2
Mais uma board da Asus cá em casa. A board tem opções e extras para agradar a 99% dos users. Peca em relação á minha antiga Rampage por não trazer a placa de som, e em alguns materiais menos próprios para uma board neste range de preço. Mas para meter alguns componentes que tem, tinham que cortar em algum lado. A BIOS como é normal tem 3milhões de parâmetros multi-configuráveis o que faz qualquer overclock uma brincadeira de crianças.
De realçar também a estabilidade da board até agora.
4 estrelas


Cpu : Intel 920
O motor e o cérebro destas maquinas. Estava á espera de mais e de menos, de acordo com o que tinha lido na net nos últimos meses. Á velocidade default temos a sensação que é ligeiramente mais rápido do que um Qxxxx equivalente em MHz, mas á medida que vai subindo a velocidade, vai-se revelando cada vez mais. Impressionante a maneira como escala em termos de velocidade. Tal como previ á alguns meses, vendo a arquitectura do cpu e das memorias, ele adora velocidade e acho que vamos ter mais uns bons cpu's bons da Intel que vai tentar ordenhar esta geração o máximo possível. Pontuação máxima pela versatilidade e potencialidades que vai ter durante 2009 e 2010, do que propriamente por causa de velocidade pura.
5 estrelas


Memorias : Transcend 6gb ddr3 1333 cl9 x2
Memorias baratas e estáveis. não permitem correr em elevados mhz com baixos timings, mas para já não deixaram ficar mal. Por ter 12GB no sistema, não é possível puxar muito por elas agora, mas quando estabilizar o cpu, vou testar com varias configurações de dimm's.
4 estrelas ( pelo preço )


Cooler : Noctua NH-U12P SE S1366
Silencioso e difícil de montar ( comparando com outros que já tive), seria esta a maneira que eu descreveria rapidamente o Noctua. Ainda não deu para verificar na totalidade a sua eficiencia, mas para já tem mantido o cpu fresquinho.
4 estrelas


Monitor : Asus VH226H 21.5'
Para quem vinha de um HP 2408w, a fasquia era elevada. O facto de ser mais pequeno e ter uma resolução mais baixa, não é muito notória. O unico contente com esta troca, é o meu pescoço, que não tem que se deslocar tanto :D
As cores são boas, e a imagem no geral é de elevada qualidade. Faltam mais testes para validar o resto, mas pelo preço, parece-me uma excelente compra.
5 estrelas ( pelo preço )


Gráfica : Asus GTX295 1.792MB
Hum... que dizer desta gráfica. Vem-me uma coisa á cabeça, agora que estou a testar o i7 com esta gráfica... "Volta GX2, estás perdoada!!! " Com isto não digo que a gráfica não é boa, pelo contrário, mas é nítido neste momento que uma GX2 ou uma 4870x2 juntamente com um dual-core é um desperdício de dinheiro para jogos :( Pura e simplesmente o dual-core não tem capacidade de alimentar 2 gpu's topo de gama em altas resoluções.
Qualquer multi-gpu nestas plataformas voa.... literalmente. Para terem uma ideia, com o [email protected], no Vantage, tinha mais ou menos os mesmos valores na grafica a 3.0, ou a 4.5Ghz. Aqui no i7, a gráfica escala em todos os saltos feitos até agora. E escala em todos os testes que estou a fazer e que fazem uso de multi-gpu. Mal posso esperar para ter aqui o raio da net para instalar os meus jogos favoritos e dar umas voltas no G25 e afins :D
Ah, e a gráfica aquece muito pouco para uma dual-gpu.... muito menos que a GX2 :D
5 estrelas ( não é 6 por causa do preço )


Estou em pulgas para meter aqui o kit WC e o Quad-SLI :D



26 Fevereiro 2009

Já cheguei e estava todo lampeiro á espera da net ligada.... nah..... Estamos em Portugal :D Já cá tenho o fio ligado á central, agora é só esperar mais 2 semanitas para ligarem na central.... raio de pais, em algumas coisas somos mesmo de 3 mundo.

Quanto aos testes, vamos ver agora a 3.4Ghz :

cpu : 20 x 170 = 3.400Mhz a 1,168v na BIOS
memoria : 12GB a 681 a 8-8-8-20 a 1,54v na BIOS
gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)
UCLK : 3.068 Mhz
QPI : 7.498 MT a 1,237v na BIOS



27 Fevereiro 2009

Continuo sem net no fixo. Viva portugal e os incompetentes.... enfim.


Quanto aos testes, vamos ver agora a 3.5Ghz :

cpu : 20 x 175 = 3.500Mhz a 1,206v na BIOS
memoria : 12GB a 701 a 8-8-8-20 a 1,54v na BIOS
gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)
UCLK : 3.158 Mhz
QPI : 7.718 MT a 1,243v na BIOS



28 Fevereiro 2009

Bom dia! ontem estive a experimentar com o HT off, a ver as implicações que teria. E chegamos a conclusões interessantes ;)

Sandra Memory : 22.005 com HT / 26.099 sem HT (+19%) :wow:
Super Pi 1M : 11,810 com HT / 11,794 sem HT ( residual )
Generic Bench : 44.639 HT / 30.114 sem HT ( -33%)
cinebench 64 : 20.364 HT / 17.876 sem HT ( -12% )
3dmark2001 : 53.283 HT / 51.850 sem HT ( -3% ) 8|
3dmark2003 : 79.828 HT / 80.044 sem HT ( +1% )
3dmark2005 : 26.441 HT / 29.419 sem HT ( +11%)
Fritz Chess : 12.742 HT / 10.331 sem HT ( -19% )
Vantage Perf : 18.868 HT / 17.564 sem HT ( - 7%)
Vantage High : 13.883 HT / 13.441 sem HT ( -3% )

Nota-se um pequeno impacto nas aplicações que usam os 8 "cores", mas no resto do sistema, os 4 cores fisicos são mais do que suficientes para todas as situações.
Vantagem, é que o sistema aquece um pouco menos e consome um pouco menos de W = melhor OC :002:


Durante o dia de hoje vou testar várias configurações de memorias, e ver o impacto que tem no Vista/jogos/sistema.


Quanto aos testes, vamos ver agora a 3.6Ghz :

cpu : 20 x 180 = 3.600Mhz a 1,25v na BIOS
memoria : 12GB a 721 a 8-8-8-20 a 1,54v na BIOS
gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)
UCLK : 3.067 Mhz
QPI : 6.496 MT a 1,25v na BIOS

A partir de 3.5 já começa a ser mais tricky subir o "fsb" :D



Quanto aos testes, vamos ver agora a 3.7Ghz :

cpu : 20 x 185 = 3.700Mhz a 1,287v na BIOS
memoria : 12GB a 741 a 8-8-8-20 a 1,56v na BIOS
gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)
UCLK : 3.152 Mhz
QPI : 6.677 MT a 1,256v na BIOS


Já instalei o Crysis e o Test Drive Unlimited. Debita uns bons fps o computador :D
Vou estabilizar agora a 3.7 e vou testar as várias configs de memorias...

Estou a acabar os testes com apenas 1DIMM de 2GB, e os resultados vão surpreender muita gente ;)
Ok, já acabei alguns testes com 2GB, vou iniciar agora os 4GB. De realçar que em poucos situações se nota que tem apenas 2GB :S
O boot do Windows e alguns jogos é onde se nota mais, de resto... quase nada.

PS - É uma pena os cromos de PT/Telepac ainda não tinham tido a lucidez e o bom senso para um cliente em me resolver o problema da linha. Já pedi a instalação em 29 Dezembro e ainda não tenho net !!!! impressionante... e andam ai uns milhares de doidos a "exigir" fibra óptica no pais inteiro, e nem a porcaria de adsl eles conseguem meter rápido ;)



1 Março 2009


Estou aqui a testar a maquina com 4GB. Nota-se que é um pouco mais de fluida do que com 2GB, mas já não se nota aquela diferença "grande" que se notava por exemplo com um E8600. Penso que isso se deve á grande largura de banda que o sistema tem com apenas um DIMM e a funcionar apenas em single-channel.

Em relação aos testes dos jogos, enquanto não tenho net não consigo meter todos os jogos que queria, mas para avisar, estou a fazer uns mini-benchmarks feitos por mim, usando o timecontrol do FRAPS.

Crysis : É o run inicial de 2min desde que descem de paraquedas e entrar pela praia. É um cenário que não tem muita acção, mas depois mais tarde com o cpu e as graficas com OC, faço uns timedemos de jeito. Neste momento é so para ter a ideia de como o jogo se comporta com a memoria ;) opções internas tudo em HIGH.

Test Drive Unlimited : é um jogo de carros já com 2 anos e que se dá pouca importancia a nivel gráfico, mas é puxado-te :D Basicamente é sair da garagem e ir sempre pelo mesmo percurso. HDR ligado.

Conflict Denied OPS : mesmo que em cima. timedemo de 2minutos a partir da primeira posição e fazer sempre a mesma coisa. Tudo em HIGH nas opções internas. Tem o Vsync ligado internamente o jogo, por isso dá sempre 59,9fps no teste, mas nota-se imenso uma diferença na qualidade da imagem saltando de 1280 para 1680. Depois vou "brincar" com os drivers da Nvidia, criando um profile para este jogo e testo mais a fundo.

Company of Heroes : Opções internas todas no máximo, menos FSAA. A 1920 o jogo tem um aspecto magnifico, mesmo sem FSAA, mas fica um pouco lento para cenas mais rapidas. Novamente, um timedemo de 2min no inicio do mesmo nivel e fazendo exactamente o mesmo. Os nazis é que reagem de maneira diferente.... boa IA :D
Nota-se alguns problemas em alguns sitios no jogo, a nivel de graficos. falta de coordenação de alguns sitios. A ver se tem update o jogo.

Vou depois tentar fazer o RACE 07, GRID e Flight Simulator X.

Só para indicar, que o Vista indica a seguinte RAM "ocupada" depois de boot :
2GB -> 550MB
4GB -> 768MB
6GB -> 920MB

Testes com até 6Gb completos. Podem retirar o ficheiro excel daqui : Teste memorias em Excel


Agora vou começar a testar 3.8Ghz, mas agora com apenas 6GB ram...

cpu : 20 x 190 = 3.800Mhz a 1,3v na BIOS
memoria : 12GB a 761 a 8-8-8-20 a 1,56v na BIOS
gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)
UCLK : 3.047 Mhz
QPI : 6.857 MT a 1,275v na BIOS

A partir daqui, no IBT já treme todo :D

Afinal eram as memorias que estavam no limite.... 90€ por um kit de 1333 9-9-9-24 e estavam a fazer 1520 a 8-8-8-21 com 1,56v :D nada mau para quem procura um kit barato e eficaz.
Desci as memoria e já continuo a subir o bclk :D



2 Março 2009

Já troquei de monitor ( o Asus não permitia fazer 1920x1200, o que afecta alguns jogos e software ). Comprei o Samsung T220P, que até tem um bom design. Estou a montar agora no desktop e vou ver como fica... pelo menos é bem mais caro do que o Asus... lol

Primeiras impressões do Samsung..... hummm.... sabe a pouco :S
Penso que a cor é ligeiramente melhor que no Asus, mas não tem entrada HDMI. Num monitor que é um milesimo maior que o outro e que custa mais 80€ :S

Vou testar agora a 3.880Mhz...

cpu : 20 x 194 = 3.880Mhz a 1,312v na BIOS
memoria : 6GB a 582 a 8-8-8-18 a 1,54v na BIOS
gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)
UCLK : 3.111 Mhz
QPI : 7.002 MT a 1,275v na BIOS

Ah, já disse que tenho net ???? yupi :D

Here comes FSX POWER !!!!!

Vou vos contar uma cena... isto parece quase os fuzileiros novamente, é uma porcaria de uma aventura meter um pc a funcionar do zero ! lol
Depois dos problemas idiotas e estupidos que tive para instalar o vista, agora que tenho net e quero registar a copia do windows para poder aceder a tudo a que tenho direito, diz o nosso amigo super inteligente de inscrição automatica, que esta key já está activa num outro pc... DUHHHHHHH..... eu sei disso, mas quero activar neste em vez do outro que já vendi e já nao existe o vista.... vou ao site, e ajuda telefonica das 9 ás 18H... mesmo portuga esta maravilha :D por isso é a melhor empresa em portugal para trabalhar, pudera... com estes horarios e a chular o pessoal forte e feio... enfim, MAIS UMA VEZ, vou ter que adiar o raio dos testes com o software que requer activação online.... PALHAÇADA é o que eu chamo a isto tudo :D

mas prontos, no lado positivo, e temos que ser sempre positivos, mesmo quando nos estao a enra***, é que ao fim de 2 meses e 3 dias já tenho net... agora é so esperar e aturar os gaijos do suporte online da microsoft durante uns 15 dias até perceberem o que eu quero...

more to come.... ah, o cpu corre maravilhosamente a 3.880 :D


3 Março 2009

E cá vamos para mais um rant. Ao ligar para eles, e responder a 100 perguntas, eis que me perguntam pela factura da compra do Vista. Ou seja, o produto é meu e ainda tenho que provar á Microsoft que o que estou a instalar é mesmo meu. Isto porque ? porque como passo a vida a mudar de discos, motherboards, cpu's, etc, já tive que fazer várias instalações do Vista, e guess what ? está bloqueada agora !!! lol... agora até o numero de vezes que instalo o meu SO tenho que justificar. Daqui a pouco, com a automatização das casa, ainda nos vem perguntar a porta da casa de banho "outra vez ? Ainda aqui estiveste á 5min"... enfim...
Ou seja, para finalizar. Estou em Lisboa deslocado, tenho que pedir a alguém que vá a minha casa, procurar a factura de compra do raio do SO, enviar-me para Lisboa para eu comprovar que o SO é meu.... AH, e mesmo assim, a seguir ainda vou falar com um técnico acerca da instalação. Isto meus amigos, TUDO POR CAUSA DE UM SO !!!! é mais fácil pedir um empréstimo do que fazer alguma coisa com a Microsoft, xiça.

Hoje vou testar outros jogos no pc ;)


FINALMENTE FSX a bombar no PC. Já estou a medir a performance, mas penso que seja aquilo mais ou menos que já estavamos á espera.
Impressionante é a capacidade da maquina de multitasking, seu lar favorito... correr FSX, instalar 2 jogos no steam, ouvir musica e passear na net, e isto com uma velocidade impressionante.
A ver se acabo os testes com os jogos online ;)


4 Março 2009

Boa noite! Ontem já andei a dar umas volta de Evolution e FSX com o pc a meio gas e é fenomenal :D Uma coisa que descobri é que o i7 ADORA largura de memorias... por isso, bota a puxar pelas memorias ;)

Daqui a pouco vou ver se faço mais um salto e vejo como anda. As memorias, apesar de não subirem muito, são incrivelmente frescas para o esforço que estão a fazer... very nice

Uma pequena dica para quem está com pc com uma instalação Vista64 nova e não consegue correr o 3dmark2006....instale os updates do vista :D LOL
começou logo tudo a funcionar :D

Ontem no Evolution, numa corrida a 1920x1200 estava com fps entre 140 e 240... vou puxar mais tarde pelo fsaa a ver se compensa o aumento da qualidade da imagem, mas sem perder muita velocidade o jogo.
Quanto ao 3dmark2006, estou a testar agora ( porque não tinha testado desde o inicio ), ele escala de uma maneira fabulosa... ;)



5 Março 2009

Hoja ainda sem memorias novas nem gráficas... snifff. snifff...
Estou a testar fsx a quase 4.0ghz e nossa :D :D :D
 
Última edição:
6 Março 2009

Bom dia !!! As memorias novas já chegaram, pena que só as vá testar no Domingo á noite. Ontem estavam perdidas porque na loja ou o jovem dos ctt expresso que levantou a encomenda, enganou-se a meter o codigo postal e andava perdida do outro lado da cidade... LOL :D

Ontem estive a descansar um pouco dos testes, e estive a jogar um pouco. No domingo com a troca das mudanças, já vou testar mais um pouco o sistema. Objectivo na proxima semana é 4.0ghz estáveis e memorias a bombar enquanto nas chegam as EVGA's :D



8 Março 2009

Broas people,

Acabei de desligar a maquina, retirei o segundo par das Transcend 6GB 1333 cl9 e já meti um kit das novas Gskill.

2 prints das memorias logo após o primeiro boot :
Reparem nos pormenores do SPD :002:


Diz que as memorias são 1333 e reparem na diferença do JEDEC versus a config especifica que eles indicam :D

Esta foi a config que a BIOS em AUTO decidiu que era a melhor... LOL


Já com uma pequena afinação :


Ainda não conheço as memorias, por isso apalpar terreno enquanto estou a fazer novamente os testes das multi configurações, mas parece-me que sobem mais um pedaço.



9 Março 2009

Boa noite. Estou a finalizar os testes com as gskill em termos de verificar mais valias ou não de ter mais memorias/mais rapidas.
Depois disso vou subir para os 4.0ghz e ai fazer mais uns testes para vermos as diferenças para o default :D




11 Março 2009

Ontem ao tentar subir um pouco mais, comecei a ter alguns BSOD, não subindo o vcore.
Hoje vou experimentar outras configurações nos parametros da BIOS antes de atacar o vcore, para não estar a dar mais energia do que a necessária.
Entretanto ontem meti uma nova BIOS que saiu na semana passada, a ver se algo se ganha :007:

Estou a testar as memorias, a ver até onde consigo ir com 7-7-7...

cpu : 20 x 170 = 3.400Mhz a 1,2v na BIOS
memoria : 6GB a 680 a 7-7-7-19 a 1,66v na BIOS
gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)
UCLK : 3.238 Mhz
QPI : 6.136 MT a 1,275v na BIOS

Até agora não notei grande salto de performance mudando de 8-8-8 para 7-7-7.
1% no máximo em alguns testes.
Alem disso, estou aqui a testar alguns parametros da BIOS, para aprender mais um pouco como controlar o uclk e o QPI melhor :D

Afinal nota-se um pouco mais de 1% nos testes puramente matemáticos e que envolva apenas cpu e memoria, tipo superpi ou chess... resto, quando precisa do resto do sistema, não se nota quase nada.



12 Março 2009

cpu : 20 x 180 = 3.600Mhz a 1,243v na BIOS
memoria : 6GB a 700 a 7-8-8-20 a 1,64v na BIOS
2x gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default) :002::002::002:
UCLK : 3.428 Mhz
QPI : 6.496 MT a 1,3v na BIOS

Vamos fazer os primeiros testes com o QUAD-SLI :007:

Após 2 reboots e alguns tremeliques do ecra, já está activo o Quad-sli.

Já estou a correr alguns testes com a configuração de cima. Entretanto estou a manter as memorias com um pouco de timings apertados.

Uma questão que sempre me inquietou nos portugas. Será por sermos desconfiados ou simplesmente aproveitadores dos outros ( em mais que um sentido ) que normalmente temos imenso dificuldade em vender hardware usado ? tenho sempre a sensação que em PT o hardware sai da loja, desvaloriza 30% e passado um mes, já quase nem metade vale.
Tenho á venda as memorias que usei aqui nos testes nas primeiras 2 semanas, custam 89€ novas, meti á vendi a 75€ cada par e acreditem que nem um unico pm sobre interesse. No entanto, já sei de vários kits iguais que foram vendidos em várias lojas a 90€... enfim, mentalidades de século XVIII...

Já meto aqui algumas pics dos primeiros testes em QUAD-SLI

Primeiros testes, com as gráficas em default e cpu a 3.600.

3Dmarks :

Vantage :


amanha á mais....



15 Março 2009

Boa noite. Cheguei a Lisboa um pouco antes da hora de jantar e estou a refazer alguns testes agora.
Ainda não é hoje que vou tentar 4.0ghz, mas pelo lado positivo, estou a aprender mais a cada dia que passa sobre a plataforma I7 da Intel.
Neste momento está a 3.800 e com as gskill é um pouco mais rápido do que as Transcend á mesma velocidade.
Mas é perfeitamente notório que o Quad-sli está limitado á (falta) de potencia do cpu. A ver se acima dos 4.0ghz já se nota bastante a diferença.

Uma coisa que já disse em cima, mas agora com 1x 295 é mais notório do que quando tinha a 9800GX2, e então agora com as 2x295 se nota de longe, é que na plataforma I7, os valores dos testes gráficos escalam sempre que se sobe a velocidade geral do sistema, ou seja, existe uma poder enorme por detrás deste setup que só se deslumbra quando se começa a puxar por ele.
nunca me canso de frisar isto...



16 Março 2009

Bom dia! Ontem depois de finalizar uns testes a 3.800mhz, decidi dar umas voltas no crysis.
Entrar no crysis, definir resolução 1920x1200 com 8xfsaa e here we go...

NOSSA SENHORA é que posso dizer entre jogar com um QUAD-SLI de 295 + I7 e o que tinha antes ( e8600 + 9800GX2 )...
TODA A GENTE deveria poder jogar o crysis com este detalhe. A diferença para 1680 ainda se nota um pouco, se bem que não muito, mas fica com uma qualidade fabulosa... melhor que tudo, são os fps. nas zonas de maior confronto com os inimigos, com 3,4 ou 5 metralhadores a disparar contra nós, temos descidas de fps que batem perto dos 25/30. De resto é sempre 50-75fps conforme a paisagem.... MUITO LOUCO :D

Logo á noite vou experimentar puxar um pouco pelas gráficas a ver a diferença que dá.


Novo update. Andava a verificar aqui uns valores, e andava a estranhar porque alguns valores em alguns testes, principalmente com o physx, estavam bem abaixo do que estavam com apenas 1 gtx295....desactivando o quad-sli, ganhei valores gigantes em alguns testes !!!!
Por exemplo, o Nurien estava a dar valores "baixos" de 5xfps, quando desliguei a segunda gráfica, saltou logo para 106fps !!!
O mesmo se passou em alguns testes, por isso tenham sempre atenção aos pormenores...

Já estou a testar 3.900. Esta semana lá vamos para os 4.0ghz :D
LOL



17 Março 2009

cpu : 20 x 196 = 3.920Mhz a 1,312v na BIOS
memoria : 6GB a 784 a 8-8-8-18 a 1,64v na BIOS
2x gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)
UCLK : 3.332 Mhz
QPI : 7.056 MT a 1,325v na BIOS

é pá, acima de 3900 isto está a dar luta... >(


Ando aqui a tentar descobrir o gato, uncore, vcore, memorias, etc.... GRRRRR

Não está fácil !!!! uns para cima, outros para baixo a ver qual a configuração que funciona melhor.
Muitos parametros que se podem "afinar". Podia-me só concentrar no bclk, mas ao menos assim aprendo o sistema todo :D
Não sei porque, uclk para mim acima de 3.500 é mentira.



18 Março 2009

Boa noite. E continua a saga para tentar manter estável a 3.920. Já tentei subir e descer quase tudo, menos meter o vcore a 1,4 :eek:

LOL... a ver se hoje chego lá...



19 Março 2009

Não consigo passar dos 195 de bclk. Vai ter que passar para segundas nupcias novas tentativa.
Liguei o Turbo mode e já desci o bclk. Vamos a ver como corre agora. Uma vantagem directa, é que com a descida do bclk, pude meter um racio maior nas memorias. Estão a 900 8-8-8-21 e nota-se a largura de banda extra.

Mais á noite já vos digo como prossegue a maluqueira :D



21 Março 2009


Boas. Nos ultimos 3 dias tenho andado aqui á volta da board e das memorias, a ver se consigo a melhor solução estável e performance.
Se estivesse apenas a tentar subir o cpu, de certeza que o OC seria bem mais fácil, mas com a afinação das memorias e dos poucos racios que tem, é uma "porcaria".
Falando um pouco dos racios das memorias, o i7 é bem mais limitado em termos de afinação dos que os 775. As memorias funcionam com base nos multiplos 3/1, 4/1, 5/1, etc, o que faz com que cada alteração de racio, induza um salto muito grande na velocidade final das memorias, ou para cima ou para baixo. Por exemplo, ao testar bclk 176 com racio 10/2 ( ou 5/1 conforme queiram referenciar :D ), tinha as memorias a 880 com 8-8-8-21. Subindo para 178, tive que reduzir o multi para 8/2, o que fez com que as memorias descessem logo para os 712mhz.
Para quem quiser aproveitar ao máximo o cpu e as memorias, é preciso andar aqui a testar a combinação de vários factores.

Neste momento, e sempre na óptica de tentar retirar o máximo de cada setup enquanto subo, estou a testar com esta config :

cpu : 20 x 180 = 3.600Mhz a 1,337v na BIOS ( 3.780 com turbo ligado )
PLL = 1,86v
memoria : 6GB a 720 a 8-8-8-18 a 1,66v na BIOS
2x gtx295 : core 576 e memorias GDDR3 a 1.996 (default)
UCLK : 3.420 Mhz
QPI : 6.480 MT a 1,35v na BIOS

De referir que o sistema está um pouco mais rápido em cada velocidade intermédia face aos testes sem turbo, pois as memorias estão um pouco acima do que na outra situação.

Neste momento estou a fazer um conjunto de testes para verificar como o FSX é influenciado pela velocidade do cpu e configurações internos do simulador. Amanha devo ter o ficheiro finalizado.
No entanto, deixo aqui um dos muitos links que toda a gente deve ler para compreender melhor o OC na plataforma i7 : Porque é difícil produzir 20x200.
Tem imensa informação, assim com muitas outras threads la na XS. Pena que aqui na TZ isto seja cada vez mais um fórum de telemoveis, jogos online e discussões sociais do que como era antes, onde todos os portugueses peritos em OC vinham cá partilhas as experiências.

Se tiverem alguma duvida especifica, coloquem aqui ou enviem por PM. Terei todo o gosto em partilhar o pouco que já aprendi sobre a plataforma i7.




22 Março 2009


Ontem á noite e hoje de manha estive a testar o FSX em várias configurações. Podem acompanhar o resultado aqui : Testes com o FSX

Hoje vou tentar subir um pouco mais a barreira :D
 
Última edição:
Fonte : Corsair HX-1000W
Board : Asus P6T Deluxe V2
Cpu : intel 920
Memorias : Transcend 6gb ddr3 1333 cl9 x2
Disco : SEAGATE 7200.11 320 SP x2
Grafica : GTX295
Cooler : Noctua NH-U12P SE S1366

Tens prái um bom "chaço":D
Isso com WC:004: Upa Upa
 
O BCLK é o equivalente ao bus em socket 775?
E o UCLK, o que é?

Voltagem PLL em auto? humm.. não devias ter mais cuidado com essa voltagem?

Cumps
 
O BCLK é o equivalente ao bus em socket 775?
E o UCLK, o que é?

Voltagem PLL em auto? humm.. não devias ter mais cuidado com essa voltagem?

Cumps


UCLK é o uncore. Quanto ao PLL, o OC nestas boards X58 é diferente no das X38 e X48 ;)
Alguns dos parametros que estão na BIOS em AUTO, vão ser alterados á medida que for subindo o "FSB" ;)
 
BCLK: é a velocidade (133mhz) referencia do bus interno do CPU e que possui um multiplicador associado de modo a obter a velocidade do CPU. Função identica ao FSB nos sistemas 775.

QPI: associado directamente á velocidade do BCLK e contem também um multiplicador associado de modo a obter a velocidade dados entre a memória e o CPU (controlador interno). Identico ou igual função ao HTT dos sistemas AMD.

Uncore: também associado á velocidade do BCLK e com um multiplicador associado. É a parte do CPU que incoorpora a L3 Cache e controlador de memória integrado.
Percebeste agora?

Boa biografia.
 
Última edição:
LOL fiquei a perceber o mesmo... :P

4 factores de OC nos i7
Eles explicam melhor :D


Mas o PLL "deixou" de degradar os CPUs?

Não é isso. É sabido que os 775 45nm são muito sensiveis a PLL elevados, e descobriu-se que deterioravam-se rapidamente. Tambem existiam várias boards que davam PLL muito altos quando se deixava em AUTO na BIOS.
Até agora não tem havido problemas nas boards X58 em se deixar em AUTO, mas tambem como disse em cima, é um dos factores que vai ser controlado manualmente em breve ;)
 
Cooler : Noctua NH-U12P SE S1366
Silencioso e difícil de montar ( comparando com outros que já tive), seria esta a maneira que eu descreveria rapidamente o Noctua. Ainda não deu para verificar na totalidade a sua eficiencia, mas para já tem mantido o cpu fresquinho.
4 estrelas

não concordo que seja dificil de montar. Tenho o irmão C12 e é simples de montar e a retenção poderosa. Nem imagina quanto custou testar o core i7 com o asus triton81 (não tinha a retenção pró cooler) quando se tem um cooler brutal em casa.
 
não concordo que seja dificil de montar. Tenho o irmão C12 e é simples de montar e a retenção poderosa. Nem imagina quanto custou testar o core i7 com o asus triton81 (não tinha a retenção pró cooler) quando se tem um cooler brutal em casa.

Silencioso e difícil de montar (comparando com outros que já tive)
Já tive cá em caixa dezenas de coolers, desde baratos a muito caros, e este foi dos mais complicados de montar, não por ser dificil em si, mas por ser necessário muitos passos para se ter o assunto concluido. Apenas isso.
 
Já tive cá em caixa dezenas de coolers, desde baratos a muito caros, e este foi dos mais complicados de montar, não por ser dificil em si, mas por ser necessário muitos passos para se ter o assunto concluido. Apenas isso.

O sistema de encaixe é semelhante ao do Nh-U12P, apenas muda o formato de algumas peças e mais uns pormenores. Dos vários coolers que já me passaram pelas mãos, para mim este sistema é de longe o melhor, tanto a nível de segurança, como facilidade de desmontar e montar. O sistema de retenção de um Thermalright U120EX para mim é muito pior, além de ser mais complicado de montar. O único defeito que aponto nestes noctuas é o trabalho que dá juntar as peças todas, mas acho que compensa.

Boa biografia, um tópico diferente que irá de certo deixar a sua marca. Pode ser que pegue moda:)
 
Já tive cá em caixa dezenas de coolers, desde baratos a muito caros, e este foi dos mais complicados de montar, não por ser dificil em si, mas por ser necessário muitos passos para se ter o assunto concluido. Apenas isso.

A montagem INICIAL é capaz de ser complicado, é meter backplate e afins, mas depois se quiser trocar de CPU ou limpar o cooler, em 2 tempos faço isso. bate a milhas a retenção LGA 775 original. A pressão que exerce sobre o CPU é maior, logo melhor contacto -> temps mais baixas.
 
Back
Topo