Dúvidas de um futuro switcher ( só hardware vs preço)

PedroPereiraStr

Power Member
Como devem ter reparado, tenho andado a fazer perguntas à "fartazana", pois como toda a vida andei de volta dos PC's, agora mudar para mac seria um passo importante ( mas complicado), ainda para mais quando o futuro mac seria para usar pelo menos uns 4 aninhos...

Ainda por cima as novas actualizações não ajudaram muito :mad::mad:...

As questões são as seguintes( preços para estudantes):

- iMac novo com GT120 -> 1600€ ( ok já tem monitor de 24", mas se quiser ligar uma PS3 futuramente, fico agarrado, certo?), esta quantia ainda por cima é um pouco acima da média do que costumo dar pelo um pc...normalmente no máximo 1100-1200€ ( ok este já tem um monitor,rato e teclado...)

-Mac mini, novo com 2.2GHZ c/ 2GB memória( mete-se 4gb no futuro...) -> 891€, nesta situação não tenho monitor é certo, mas actualmente tenho um de 22", e futuramente se quiser ligar o ecran a outro lado qualquer, ou simplesmente mudá-lo, não teria problema.

-Outra opção, seria comprar por exemplo um iMac usado, tipo este:

imac 24" tem 2.8GHz
700GB Hard Drive
2GB de Memória
NVIDIA GeForce 8800 GS com 512 MB -> 1200€

Este em causa tem um ano... e pelo que vi a garantia da apple diz que só tem duracção de 1 ano. Não deveria ser 2 anos obrigatóriamente?

Para além disso, era fixe se o mac aguenta-se pelo menos uns joguitos de carros, ou talvez um CSS só quando me desse na telha ( tipo uma vez por ano).... windows seven,etc.

Isto para mim é uma grande dor de cabeça, principalmente quando se arranja por 1100€ ( sem procurar muito), um i7 com uma GTX260,etc,etc,etc....

Como disse num tópico ao lado, é complicado para mim "ultrapassar" esse gap, mesmo sabendo que irei ter um computador rocksolid, etc,etc. Ainda para mais quando vou comprar algo ás "escondidas", visto não ter familiar com mac, amigos com mac ( só na fac, mas como devem perceber dá pouco mais do que para olhar...), etc.

Resumindo, nunca toquei no mac mais que 5min, mas por estar farto de linux( alguns problemas constantes de configurações,bla bla bla), e estar farto dos problemas do windows quero passar para o tão falado mac.

Agradecia ajuda a ultrapassar esse gap ;) Vou colocando novidades ao longo desse "processo" lol.


Cumprimentos
 
Boas!

Vou tentar dar o melhor conselho baseando-me na experiência que tenho com os 3 diferentes S.O: Windows, Mac e, por fim, Linux.

Vou começar pelo Linux, já que é sucinto: não é bem uma plataforma para o dia-a-dia. Aplicações muito à la Windows (tipo Visual Studio, AutoCAD) têm dificuldade a correr sobre Wine. Além do mais, não é propriamente fácil configurar os aspectos mais internos do S.O. Gosto desta plataforma, rock solid à vontade (core Unix, claro!), mas não para as minhas necessidades.

Windows: A mais globalizada. O Windows é o rei dos S.O, e quase toda a gente o usa. Claro que podias adquirir um PC com um grande Intel Core i7, e uma placa de topo, mas se não o irás utilizar para tarefas gráficas muito intensivas (ex: se não fores gamer), então acho que devias ir para o Mac. É que Mac não é, de todo, para gamers aficionados e que têm paixão indissociável para os jogos. Eu, como não o sou, utilizo Windows e Mac ao mesmo tempo, de acordo com os meus requisitos diários.

Mac: A plataforma "bonita", como os fanboys Microsoft o caracterizaram. De facto, é que apresenta, de longe, a interface mais soberba e desenvolvida. A Apple foca no design dos seus produtos, muito acima da funcionalidade. Claro que isto não quer dizer que não tenha aplicações muito boas, porque de facto tem! O iTunes (Mac) e todo aqueles programas que vêm de raíz com um novo Mac são muito mais funcionais do que aqueles que acompanham o S.O Windows, seja qual for a versão.

Agora, claro que com o Boot Camp, qualquer um consegue instalar o Windows em simultâneo, e acho que o VMWare até te deixa colocar os dois em coherence mode, o que quer dizer que as aplicações correm no mesmo ambiente de trabalho, respeitando a configuração do Mac (podes definir Spaces para as apps Windows, etc...). Por exemplo: podes correr o Safari (Mac) e o Windows Media Player (Windows) como se de uma aplicação Mac se tratasse. Agora se isso não é bom, não sei o que é! :007:

Agora a escolha é tua. No teu caso, escolheria Mac pelas razões apresentadas acima. Pensa bem nas tuas necessidades e, acima de tudo, o teu uso futuro dessa máquina.

E sim, iria para o iMac novo. A compra de um Mac Mini não se justifica, tendo em conta todas as capacidades excelentes do iMac. É caro, mas um computador robusto e muito bom. :x2:
 
Boas!

Vou tentar dar o melhor conselho baseando-me na experiência que tenho com os 3 diferentes S.O: Windows, Mac e, por fim, Linux.

Vou começar pelo Linux, já que é sucinto: não é bem uma plataforma para o dia-a-dia. Aplicações muito à la Windows (tipo Visual Studio, AutoCAD) têm dificuldade a correr sobre Wine. Além do mais, não é propriamente fácil configurar os aspectos mais internos do S.O. Gosto desta plataforma, rock solid à vontade (core Unix, claro!), mas não para as minhas necessidades.

Windows: A mais globalizada. O Windows é o rei dos S.O, e quase toda a gente o usa. Claro que podias adquirir um PC com um grande Intel Core i7, e uma placa de topo, mas se não o irás utilizar para tarefas gráficas muito intensivas (ex: se não fores gamer), então acho que devias ir para o Mac. É que Mac não é, de todo, para gamers aficionados e que têm paixão indissociável para os jogos. Eu, como não o sou, utilizo Windows e Mac ao mesmo tempo, de acordo com os meus requisitos diários.

Mac: A plataforma "bonita", como os fanboys Microsoft o caracterizaram. De facto, é que apresenta, de longe, a interface mais soberba e desenvolvida. A Apple foca no design dos seus produtos, muito acima da funcionalidade. Claro que isto não quer dizer que não tenha aplicações muito boas, porque de facto tem! O iTunes (Mac) e todo aqueles programas que vêm de raíz com um novo Mac são muito mais funcionais do que aqueles que acompanham o S.O Windows, seja qual for a versão.

Agora, claro que com o Boot Camp, qualquer um consegue instalar o Windows em simultâneo, e acho que o VMWare até te deixa colocar os dois em coherence mode, o que quer dizer que as aplicações correm no mesmo ambiente de trabalho, respeitando a configuração do Mac (podes definir Spaces para as apps Windows, etc...). Por exemplo: podes correr o Safari (Mac) e o Windows Media Player (Windows) como se de uma aplicação Mac se tratasse. Agora se isso não é bom, não sei o que é! :007:

Agora a escolha é tua. No teu caso, escolheria Mac pelas razões apresentadas acima. Pensa bem nas tuas necessidades e, acima de tudo, o teu uso futuro dessa máquina.

E sim, iria para o iMac novo. A compra de um Mac Mini não se justifica, tendo em conta todas as capacidades excelentes do iMac. É caro, mas um computador robusto e muito bom. :x2:

Desde já muito obrigado pelo tempo perdido ;). Quanto à explicação do bootcamp ( faz de conta que é um dual boot), ou vmware ( funcionamento normal de uma VM), já estava esclarecido, mas a questão fundamental é: será que um GT120 aguenta os próximos anos? ( quer a nível de actualizações de Sistemas Operativos quer a nível de aplicações mais básicas -> não estou na àrea do design, nem pouco mais ou menos)...

Quanto a jogos e afins, coisa pouca, e acho que de tempos a tempos sempre me desenrascava com uma consola ( quando quisesse jogar),etc.

Em relação ao ligar o iMac a outro periférico para fazer uso do monitor de 24", o que achas?
Como é a questão da garantia?
Já agora, não achas o negócio do iMac em segunda mão geitoso? julgo ter uma gráfica mais pontente que a GT120, mais disco, e muitooo mais barato...


Cumprimentos
 
A garantia é de dois anos nos produtos apple comprados em Portugal.

Nos EUA é que é de um ano e em Espanha acho que também, isto pela Apple explorar algo na legislação já que em todo o espaço da UE deveria ser dois anos.
 
Porque é ilegal. Esse assunto não pode ser discutido aqui.

Além disso não teria direito a muitas outras coisas que o software "legal" me dá. A cena é que é uma pipa de massa por um conjunto que "não é assim tão bom". Hardware equivalente fica a metade do preço quase + monitor ( qualquer um deles é barato)....= indecisão total :(. Completamente à nora, já pensei em todos os casos, se é para ter uma 9400M siga um de 20" ( tenho um 22" mas acho que não me faz assim tanta falta, e a diferença para um de 24" ainda é relevante a nível monetário). Depois para tentar "saltar" para uma gráfica melhor, ai então ainda me sinto mais explorado. Parece-me que o estilo de negócio da apple é mais: quanto menos entregares, melhor é...

Vamos lá ver o que reserva o futuro próximo bah...

Outra coisa, o que acham de hd1600pro vs 9400M? Cumps
 
Back
Topo