3G - o que é, para que serve, realmente serve para utilizador comum?

Mysterium

Power Member
Viva malta,
Procurei procurei procurei, li muita coisa e n tirei conclusões.
Uso o telemovel para telefonar e enviar mensagens. Só.
Usarei também para navegar na net, mas, somente através de wireless (tenho Nokia E51 - ainda nao testei a wireless).
Percebi que o 3G ligado consome bateria... (mesmo desligado... tenho o telemovel ligado à 1 dia e meio e a bateria ja esta a meio!!).
Posso mudar para GSM? Não me vai afectar em nada? E quando for navegar na internet, basta-me activar a wireless certo?Ou preciso activar o 3G também?
Coloco também esta questão porque desde que desactivei o 3G que fiquei sem rede, apesar de ter a barra de rede cheia, n sei se terá sido por desactivar o 3G...

Obrigado
 
Então vamos lá por partes:

Percebi que o 3G ligado consome bateria... (mesmo desligado... tenho o telemovel ligado à 1 dia e meio e a bateria ja esta a meio!!)

Habitua-te pois os telefones cada vez mais, têm autonomia mais pequenas. E com o 3G ligado, a autonomia baixa.

Posso mudar para GSM? Não me vai afectar em nada?

Sim podes, basta que vás às definições e alteres de modo duplo para GSM/2G

E quando for navegar na internet, basta-me activar a wireless certo?Ou preciso activar o 3G também?

Wireless é diferente de 3G.

O wireless é o sinal que encontras por exemplo nos dias de hoje em todos os centros comerciais, Mac's, Edificios CTT, por ex, em que basta ligares o wi-fi no telefone e se o sinal for aberto podes navegar na net. Ou se tiveres um router wireless em casa usas como nos portáteis por ex.

O 3G por exemplo ligas se quiseres efectuar uma video-conferencia ou aceder a net com mais velocidade pelo operador.

Coloco também esta questão porque desde que desactivei o 3G que fiquei sem rede, apesar de ter a barra de rede cheia, n sei se terá sido por desactivar o 3G...

Normalmente isso não interfere, tens rede na mesma, apesar de por ex a vodafone "bloquear" os equipamentos e que eles estejam sempre com o 3G ligado.

Isso é estranho, já tentaste receber ou efectuar chamadas?
 
Pois, tentarei ver com a vodafone se eles me bloqueiam o sinal por eu desligar o 3G... É que quando comprei o telemovel, lia em fóruns que aguentava 4 dias com 3g,bluethooth e wireless desligado...

Eu vou fazer um envio de umas 500 sms's. O 3G torna mais rapida a coisa ou nao tem nada a ver?
 
Desculpem lá se chateio mas estou naquela fase da descoberta e o google n tem sido amigo:

- Para enviar as sms tenho a opçao ligação preferida: GSM/UMTS ou Dados pacote.
Está em GSM. O que é dados do pacote?
 
Back
Topo