Guia Tutorial Como montar um PC (em construção)

MikeFR

Power Member
Boas pessoal :D

Tal como estava a ser discutido nesta thread, vamos criar um tutorial sobre como montar um pc. Este tutorial, apesar de aberto por mim, terá a participação de outros users, sendo também elaborado ao longo do tempo para ficar o mais completo possivel. Sempre que modificado, será posta a data do update no titulo da thread até estar totalmente completo.

Qualquer correcção/sugestão será sempre bem vinda :D

Fica aqui então a primeira parte do tutorial.


Hardware - O que é preciso saber.


Antes de começar a montar o pc, temos que ter em conta qual a finalidade do mesmo, para definir o material a usar.

Selecção dos componentes:

Irei dar como exemplo um pc em plataforma Intel 775.

Geralmente, o processador é a primeira peça a ser escolhida. A escolha dos restantes componentes será feita em torno do processador.
Para um utilizador dito normal, um bom processador basta. Para um aficionado pela informática (gamers, overclockers, etc), existe uma maior selecção, até dentro do mesmo modelo (qual o stock Vcore, se é bom overclocker ou não, se aquece muito ou não, etc)

O segundo componente será a motherboard, onde teremos que ter em conta os seguintes aspectos:

1.O tamanho – grande parte do nosso projecto pode depender desta escolha. Existem dois modelos: ATX/BTX e micro ATX.

2.O socket – Para funcionar, terá que ser compatível com o processador. Mas não passa apenas pelo socket: um processador 775 pode não funcionar numa board 775 por vários motivos, tais como:

a.Arquitectura do processador (45nm ou 65nm)
b.FSB : 1066 MHz ou 1333 MHz
c.Chipset: este ponto é mais para os aficionados - consoante o chipset da board (x58, p35, etc) a board tem melhor ou pior qualidade de overclock e o suporte para SLI ou Crossfire (duas ou mais placas gráficas ligadas entre si, sendo o SLI da nVidia e o Crossfire da Ati).

3.Memória Ram – Um dos componentes que pode ou não ter um peso considerável tanto na nossa máquina como no nosso orçamento, não só na escolha da board mas também pela escolha das ditas memórias. Tendo em conta os modelos actuais, aquando a aquisição temos que ter os seguintes factores:

a.Arquitectura: DDR2 ou DDR3
b.Velocidade: 667, 800 ou 1000 Mhz no caso das DDR2 e 1066, 1333, 1600, 1800 e 2000 no caso das DDR3

Após escolhidos estes componentes, e tendo em conta todas as observações feitas anteriormente para a selecção dos componentes, seguiremos então para as placas gráficas.
Na escolha da placa gráfica, encontramos o mesmo modelo fabricado por vários fabricantes. Para dissipar duvidas: o GPU é o mesmo, o que muda é a própria placa, bem como o tipo e velocidades da memória. A velocidade do GPU também pode ser diferente, existindo versões com OC de fábrica. (NOTA: na escolha da gráfica, uma board que suporte crossfire trabalha com uma placa da nVidia e vice-versa, embora que para o uso de mais que uma placa isto já não seja verdade, salvo seja feito um mod à motherboard para o efeito)

As memórias (RAM), como anteriormente falamos, terá um papel fulcral no nosso computador: até é costume associar a velocidade do computador às mesmas. Embora pareça uma escolha simples, para os aficionados esta escolha é feita a dedo, tendo em conta as voltagens, os timmings (tempos de acesso) e a capacidade de overclock. Para um utilizador normal, basta ter em conta a velocidade, pois o uso que será dado não necessita de tais cuidados de selecção.

Passando ao armazenamento dos nossos dados, os discos rígidos. No que toca a compatibilidades, não temos muito com que nos preocupar: o material mais antigo, por norma, é IDE, e o mais recente é SATA. E como neste assunto, o tamanho importa, é escolher o que melhor se adequa às vossas necessidades.
Mais uma vez, e para não variar, overclockers e gamers têm especial atenção à performance disco: se tem um ou mais pratos, as rpm’s (rotações por minuto), ou simplesmente se são versões especialmente desenhadas para RAID (funcionalidade que se pode activar quando se tem mais que um disco Sata, que será explicado mais à frente).

Finalmente, uma escolha simples: as drives ópticas. Estando as disquetes quase extintas, este leitor está a ser trocado pelos leitores de cartões. A única escolha a fazer, além da cor, será o tipo de cartões que lê.
No que toca a leitores/gravadores de cd’s/dvd’s, basta um gravador de dvd’s que tem todas essas funcionalidades. Apenas há que ter em conta a velocidade de gravação e se tem a funcionalidade de lightscribe (que permite fazer uma gravação no próprio cd, útil para quem gosta de personalizar os cd’s que faz). À imagem dos discos, também existe a situação de ser IDE ou Sata.

Agora a refrigeração do pc. Tendo uma importância muitas vezes desprezada, é um dos factores que maior peso tem no desempenho/durabilidade do pc. Temos então os seguintes tipos de refrigeração:

1.O convencional Air Cooling (AC) – refrigeração a ar, com duas variantes:

a.Passiva – dissipadores sem fans (ventoinhas)
b.Activa – dissipadores com fans

2.Water Cooling (WC) – Refrigeração a água + liquido especifico para o efeito

3.Extreme Cooling – neste tipo de refrigeração, temos diversos equipamentos, entre os quais:

a.Prommy ou Prometeia
b.Phase-Cooling ou Cascata
c.Dry Ice (gelo seco)
d.LN2 (azoto liquido)

Existem diferentes dissipadores nos diversos tipos de refrigeração para os seguintes componentes:

1.CPU (processador)
2.NorthBridge (NB), SouthBridge (SB) e Mosfets, na motherboard
3.Placa gráfica
4.Memórias

Passamos então ao componente mais importante do computador, infelizmente menosprezado por muitos: a fonte de alimentação. Além de ser aquilo que nos mete o pc a trabalhar, também corrige picos de corrente e ajuda a preservar o nosso equipamento. Há que ter em conta então, os seguintes aspectos:

1.Potência: medida em Watts, mas pela qual não nos podemos guiar fielmente. Uma boa fonte não é aquela que tem o mais elevado número de Watts no mercado, mas sim a que tem melhor amperagem.

2.Cablagem: para quem a arrumação importa, existem as fontes modulares, que nos permite ligar apenas os cabos que são necessários. São também mais caras. As restantes, já quase todas trazem sleeving (isto é, uma “manga” à volta dos cabos, ficando quase todos aqueles fios escondidos.

3.Ruído: para quem é mais sensível aos barulhos de fundo que possam tornar-se incómodos, existem versões mais silenciosas.

Por último, mas não menos importante: a caixa. Não é apenas uma montra, mas também o que protege o nosso material. Não só o protege, como existem caixas optimizadas para AC, maximizadas para o uso de WC interno, entre muitos outros factores, embora o que conte mesmo é o gosto ou a disponibilidade financeira do utilizador (range de preços: 25€ - 300€).




Fico a aguardar o vosso feedback. Um abraço :D
 
Este tópico é para ajudar todos os noobs que nunca montaram uma máquina anteriormente e gostariam de o experimentar...

Nota: para uma montagem profissional peça sempre para o computador ser montado na sua loja de preferência! :ugeek: :mrgreen:

Material/Ferramentas necessário:
Chave de fendas, de preferência de estrela;
33bva9.jpg

Pulseira Anti-estática;
x432ql8.jpg

Pasta térmica e um cartão direito(cartão crédito por exemplo);
pasta_termica.jpg

Multímetro (opcional e só para quem não quer correr riscos);
CMM_15_R.jpg

Braçadeiras (Para Perfeccionistas);
http://*****.com/catalog/images/ct1010.jpg
Componentes a utilizar (base):
Caixa;
690.jpg

Fonte de alimentação;
PPCT860.jpg

Motherboard (Board, Mainboard, Mobo, Etc...);
DK%20X38-T2RS.jpg

Processador (CPU);
IMG_5056.jpg

Cooler;
intel-lga775-stock-cooler.jpg

Memória;
PDC22G8500ELK.jpg

Disco Rígido;
WD6400AAKS.jpg

Drives ópticas;
90-D40B8B-UAN1W.jpg

mitdisk.gif

Card Reader (Leitor de Cartões)
Card_reader_1.jpg
 
Última edição:
Continuação...

Composição das embalagens dos produtos (Na generalidade):
Caixa:
Compram-se com ou sem fonte de alimentação incluídas (a maioria com qualidade que deixa muito a desejar). Temos de ter em atenção o tamanho da caixa para podermos colocar a nossa board dentro. Para não correrem riscos, adquiram caixas MidTower, são compatíveis com 99% das boards.

Caixas MicroATX:
T925-2262-main.jpg

São mais pequenas, poupam espaço mas só suportam motherboards micro atx ou inferiores e têm de ser muito bem arrumadas no seu interior para que haja circulação de ar eficiente.

Caixas MidTower:
CoolerMaster_CM690_ATX_Mid_Tower_Case.JPG

São caixas de computador ditas tamanho normal. Permitem albergar boards de todos os tamanhos e como são maiores permitem uma maior circulação de ar e e uma maior expansão de componentes.

Caixas BigTower/Full Tower:
A107-1094-main.jpg

São caixas de maiores dimensões tendo em vista a integração de WC e afins…

CPU:
Normalmente vendidos em Box o que inclui o processador e o cooler.
E7400.jpg

Memória
Normalmente é fornecida sozinha em saco Anti-estático ;
MIQYE1A16x2.jpg

Disco rígido
Vem só com o próprio componente ou pode fazer-se acompanhar de cabo IDE ou SATA.
bestbuy_harddrive_1.jpg

Drives Ópticas
Podem vir só com a unidade óptica ou podem fazer-se acompanhar de 1 cabo IDE e vário Software. (Leitor/gravador de CD/DVD, Drive de disquetes; Leitor BlueRay, etc)
90-D80000-UANW.jpg

Motherboard
Fornecida, normalmente, com cabos IDE e/ou SATA, cd de drivers e outros acessórios;
,R-B-173351-3.jpg
 
Última edição:
Começar a montagem
Em algumas caixas, o fundo onde assenta a Mainboard é removível o que até dá imenso jeito para podermos montar tudo cá fora, no entanto, a maioria não tem, por isso convém escolher uma caixa grande e com bastante espaço interior, não só para a correcta circulação de ar mas também para podermos manobrar à vontade.

Vamos estudar a caixa:
Ok a caixa pode-se dividir em 4 partes:
A zona da fonte de alimentação
A zona das slots ( Para colocar drives )
A zona da Mainboard ( Onde se coloca a dita )
A zona de expansões.

NOTA: Esta disposição pode variar de caixa para caixa
scudders-back.jpg

A vermelho a localização da fonte, a azul a localização das drives a branco a localização da MOBO e a preto a localização das expansões.

A Mobo
gigabyte-conroe-motherboard.jpg

ATENÇÃO! Deste ponto para baixo o material é muito sensível à electricidade estática. Colocar a pulseira anti-estática num pulso e prender a outra ponta na caixa do pc como mostrado na fotografia do material necessário, num radiador de parede ou numa estrutura metálica ligada ao chão, uma mesa de ferro por Ex.

Primeiro que tudo colocar o espelho da board correctamente na caixa:
img19360ay.jpg

O espelho é aquele rectângulo metálico com buraquinhos... :twisted:

Depois colocar a Fonte no local da mesma e aparafusar!
psu-pc-0003.jpg


Abrindo o CPU vão encontrar o dito processador e o cooler...Analisem bem o cpu sem tocar com os dedos na parte inferior do mesmo...

Se repararem bem o cpu tem umas pequenas falhas de buracos que serve para não se correr o risco de introduzir mal o cpu na board que possui o encaixe para esses mesmos buracos.
socket-775.jpg

Este é o sitio onde devem encaixar o CPU na board...
Levantamos a patilha "ZIF" (uma alavanca que existe de lado do socket da board) que desprende o cpu
e levemente introduzimos o cpu, NUNCA forçar a introdução do cpu no socket! isso iria provocar a dobra de contactos do cpu ou até mesmo a quebra dos mesmos depois do cpu colocado, fechar a Zif para o prender.

Utilizar a pasta térmica por cima do CPU
Foto_22e.jpg


A pasta deve ficar homogénia e nunca colocada em excesso. Para isso deve-se utilizar o cartão direito.
No final deve ficar mais ou menos com este aspecto:
12-thermal-paste.jpg

Após termos aplicado a pasta térmica, vamos proceder à colocação do Cooler.
O cooler é o nome dado ao conjunto do Dissipador de calor em conjunto com a ventoinha,
Normalmente, estes dois items vêm juntos e prontos a aplicar.
Existem várias formas de aplicar os cooler devido à diversidade existente no mercado mas, o que importa reter, é que um cooler deve ser SEMPRE aplicado ao processador.
Vou explicar como se coloca o cooler que vem de origem com os CPU's skt775:

Colocar o cooler apontando as 4 patilhas directamente aos buracos existentes na board e empurrar com alguma força (moderada) ate ouvir um pequeno estalido... Fazer o mesmo nas 4 patilhas...
install_cpu_01.jpg

Depois ligar o conector de 4 pinos à board (ver a localização do mesmo no manual da board!)

Ponto da Situação:
Temos a caixa aberta;
O Processador encaixado;
A Pasta térmica e o Cooler colocados;
nx6yaciu1.jpg


Memória

Hoje em dia todos os computadores novos utilizam Memória DDR2.
intro.jpg

Antes De comprarem a vossa memória, têm de se certificar que tipo de memória o vosso pc usa, Isto para não deitar dinheiro para o lixo.

A memória DDR2 e, para não estarmos a contar todos os contactos da dita, tem uma falha no centro na zona dos contactos.

Esta pequena falha serve para não nos deixar introduzir a memória errada no slot errado. Se eu tiver Uma mobo que só aceite memória Sdram ( 3 Falhas ), nem à lei da martelada vou conseguir enfiar lá uma ddr2. ( acreditem eu já vi )

A memória é colocada nestes slots:
MemorySlots.jpg


A cor e disposição podem variar de Mobo para Mobo.
Mais uma vez vos remeto para o manual da board.
Estes slots são chamados bancos, bancos de memória e normalmente a mobo tem de 2 a 4. Temos de ter em atenção porque os bancos estão numerados e temos de colocar a nossa memória do 1º para o último. Isto é: Vamos fingir que eu tenho uma mobo com 4 Bancos de memória e Só tenho uma memória 1Gb. Vou colocar essa memória no Banco Nº1. Depois compro outra e coloco-a no banco Nº2, etc...
Nota
Se tivermos duas memórias de tamanhos igais devemos fazer dual channel e colocar nos slots correspondentes (consultar manual da board para saber quais são).
ddr3-memory.jpg
Ponto da situação

FONTE COLOCADA
PROCESSADOR COLOCADO
PASTA TÉRMICA APLICADA
COOLER NO SÍTIO
MEMÓRIA INSERIDA

Ok, agora o coração do nosso computador está montado.
Temos agora de avançar para o esqueleto da nossa máquina.
Se repararmos bem, na zona da mobo da nossa caixa, possuimos buracos com roscas fêmeas... e, ao colocarmos a nossa motherboard por cima podemos verificar que os buracos existentes na nossa mobo coincidem com alguns desses buracos. Esses buracos são universais e estão aí para nós introduzirmos espetos
hexlegs.jpg

e posteriormente colocar a mobo em cima. Ora então, como isto é para principiantes, vamos colocar a nossa mobo em cima da placa e vamos anotar quais os buracos que correspondem aos buracos da nossa mobo. Podemos fazer isto com um marcador e marcar o buraco na caixa onde vamos colocar os espetos (hexagonal legs ou HL's)
Agora toca a colocar os HL's nos buracos que assinalámos. Há-de ficar qualquer coisa deste género:
build_pc_xp2000_case_standoff_pegs.jpg

que corresponde a
build_pc_xp2000_board_pegholes.jpg

Temos de ter em atenção ao espelho que veio com a mobo cheio de buracos que vai servir para colocar na parte de trás da caixa onde as saídas da mobo vão encaixar.
back.jpg

case_rear_closeup_tn.jpg

Já temos os HL's montados, a placa traseira tb, vamos fixar a mobo.
pegamos nos parafusos que vieram com a mobo e vamos prendê-los nos buracos que coincidem com os HL's colocados.
build_pc_xp2000_fixing_board.jpg
 
Última edição:
DRIVES
Chegou a hora de colocarmos as drives do nosso pc.
Isto pode variar de caixa para caixa, umas trazem locais para colocar as drives que são amovíveis e depois de instalar a drive é só encaixar no lugar, mas, quase todas se regem pelo mesmo príncipio. Colocar a drive (DISCO) nas gavetas com as porcas nas ranhuras e aplicar o parafuso para as prender.
Foto_32.jpg

Foto_33.jpg

Temos 2 tipos de Drives, as IDE e as SATA... Ter em atenção esse promenor e ler o manual da Mobo para saber onde loga qual!

ATENÇÃO: usar os parafusos fornecidos na caixa ou com a drive para evitar danificar componentes internos e NUNCA apertar em demasia.

Para inserirmos outras drives temos de tirar as tampas de plástico das baías da caixa e depois torcer a placa metálica que se encontra no interior até que ela se solte.

Depois introduzimos a drive por fora e prendêmos como fizemos com o disco rígido.

Depois ligar as drives aos conectores da Board como indica no manual da mesma e ligar a alimentação dos mesmo com a fonte (Atenção que a limentação sata é diferente da IDE!)
Para ligarmos a drive de disquetes procedemos exactamente da mesma forma com a particularidade de que o cabo da drive é um pouco diferente:
floppy_cable.jpg

Reparem na ponta esquerda, tem o cabo cruzado, essa é a ponta que devemos ligar à drive e a outra ponta à mobo onde diz FDD.
Placas de expansão:
Ponto da situação:
Tendo em conta que temos uma mobo tudo em 1, temos o nosso pc praticamente montado.

Antes de passarmos para a secção de como instalar um SO, vamos acrescentar alguma info para aqueles que, como eu, preferem utilizar placas de expansão como a placa gráfica ou a placa de som.

Temos conectores nas mobos para expansão de todas as formas e feitios:

Mais Antigas - Placas AT e 1ªs ATX

Slot ISA
bp-04i_l.jpg

Mais Recentes - Placas ATX
Slots PCI
pci_slot.jpg

Slots AGP
agp_slot.jpg

PCI EXPRESS
PCI EXPRESS 16x

(As Pretas em baixo e em cima relativamente)
slot_pci_express.jpg

A slot PCI e pci express, são slots para todo o trabalho, desde modems a som, desde gráficas a placas de USB, etc...
Temos de ter em atenção, ao comprarmos as placas que tipo de ligação suportam.

A slot AGP e PCI EXPRESS 16x só são destinadas a placas gráficas de acelaração.

As Isa... são as mães das pci... já não se usam há muito tempo.

Para colocarmos as placas no lugar, temos de encaixá-las com JEITINHO!
graphicscard_put.jpg

e depois aparafusá-las à caixa...
graphicscard_screw.jpg

Nada mais simples...
 
Última edição:
Muito bom, thread excelente!

Se ficar em sticky, vai ser logo um bom ponto de partida para quem se quiser começar a aventurar
na montagem de um PC!

Keep the good work!

Cumps!

\w/
 
Última edição:
Dá-me ideia que o pessoal esmoreceu depois do tutorial do crazymonkey. É um bom tutorial mas como já alguém tinha dito, faltam alguns aspectos como a ligação da fonte aos respectivos componentes assim como as ligações às portas frontais e leds, etc...

Ainda tá alguém a trabalhar nisto?
 
Dá-me ideia que o pessoal esmoreceu depois do tutorial do crazymonkey. É um bom tutorial mas como já alguém tinha dito, faltam alguns aspectos como a ligação da fonte aos respectivos componentes assim como as ligações às portas frontais e leds, etc...

Ainda tá alguém a trabalhar nisto?

Em principio chega hoje a caixa :P (cravei a do meu cunhado :lol:) e vou ver se ainda hoje actualizo a thread.

EDIT: Já tenho a caixa, mas vinha sem fans. Vou ver se compro umas e depois sim, faço outra parte do tutorial.
 
Última edição:
Dá-me ideia que o pessoal esmoreceu depois do tutorial do crazymonkey. É um bom tutorial mas como já alguém tinha dito, faltam alguns aspectos como a ligação da fonte aos respectivos componentes assim como as ligações às portas frontais e leds, etc...

Ainda tá alguém a trabalhar nisto?

O problema das ligações da caixa a board e vice versa é que cada uma é um caso... Logo a única solução é usar o manual da Board...

Mais tarde penso em fazer um pequeno tutorial de instalação do WinXP e Uma distro de Linux; A Mint (unbutu based) em principio!

Cumps...
 
Back
Topo