TDT... e os rádios?

userN

Power Member
Viva, estava aqui a pensar na tdt e a pesquisar algumas coisas e lembrei-me, então e os rádios?
Sei que se falou em mudar para digital também, mas nunca mais vi nada sobre isso nem nada... Alguma evolução na matéria? A qualidade de som podia ser bem melhor... Também deve ser mais chato em termos de conversão, só de pensar nos auto-rádios, etc.
Opinem na matéria.

cumps
 
Bem que se podia aproveitar a norma DVB-T para meter lá os rádios... e vender receptores baratos para a malta não ter de ligar o plasma de centenas de Watts só para ouvir música :)
 
O DAB foi um fracasso porquê? a nivel de equipamentos finais? distribuição de sinal? a propria tecnologia não acrescenta nada de novo?
 
MAs em radio estas a referir te a que mesmo em concreto (Aparelhagens, despertadores.....???).
 
Última edição:
Bem..,pessoal como eu que tem sistemas hifi com tuner's de nao sei quantos euros byebye, de qualquer forma tb ja quase nao o uso mas nem sei ve vai dar ou nao tinha pensado nisso
 
Sim se vao/estao a pensar criar isso devia fazer de forma a que todos os dispositivos funcionassem pq tambem tenho um sistema hifi, e ficar sem radio ou entao no despertador seria muito mau sendo q são novos.
MAs ja estao com alguma ideia de meter esse projecto ou não?
 
Em alguns países é um fracasso (Portugal incluído) mas noutros países até obteve um sucesso assinalável, caso da Inglaterra onde o DAB é muito comum.

Cumprimentos

O DAB também é popular na Dinamarca! O problema é que que comprar equipamento para o DAB fica caro para o utilizador final. Mesmo assim é de louvar a RDP ainda emitir em DAB, quanto às rádios privados, é mesmo pena, apesar de metade delas serem lixo. DAB para ter sucesso tinha de ser implementado da mesma maneira que poderá ser implementada a TDT, ou seja, obrigatório para todos.

Fiquem Bem.
 
O DAB foi um fracasso porquê? a nivel de equipamentos finais? distribuição de sinal? a propria tecnologia não acrescenta nada de novo?

Na altura que começou a ser implementado, havia muitos problemas com a transmissão e recepção do sinal. Depois o equipamento também era caro, limitando o sucesso.
Além disso, as transmissões em Portugal são realizadas com excesso de compressão, o que limita a qualidade...
 
DAB para ter sucesso tinha de ser implementado da mesma maneira que poderá ser implementada a TDT, ou seja, obrigatório para todos.

Mau, quer dizer que vou ter que substituir o meu rádio de pilhas de 2 Euros comprado nos Chineses por outra caixa descodificadora que custará no mínimo dezenas de euros e gastando dez vezes mais energia?!
 
Agora fiquei a pensar nisto...e que tenho um radio topo de gama da Sony que comprei em 2001 + ou - e que me custou na altura a modica quantia de 50 e picos contos, ja estou a ver que vou ficar a :004::004::004:
 
Agora fiquei a pensar nisto...e que tenho um radio topo de gama da Sony que comprei em 2001 + ou - e que me custou na altura a modica quantia de 50 e picos contos, ja estou a ver que vou ficar a :004::004::004:


Eu por acaso tambem comprei um radio desperetador de 90€ em Dezembro de 2008, espero tambem não ficar barrado por causa disso, mas pelo q tenho lido na net e pelo q voçes dizem isto não vai der em nada para ja e durante alguns certo?
E se der eles tem q arranjar solução para equipamentos q não tenham DAB!

PS:
Pareçe q ainda vou dar muito uso ao despertador e aparelhagem:
http://www.clubedejornalistas.pt/?p=903
 
Última edição:
Calma, calma. Ja existem outras formas de ouvir radio sem ser por FM e que vieram para ficar: Net e telemoveis.
O Mundo seria um pouco melhor se os operadores investissem na radio em vez da tolice do Mobile TV.

Quanto ao FM, deve ser uma questao de tempo ate comecar o lobby para libertar as frequencias.

PS: Yup, teclado sem acentos >:-(
 
Amigos,

O Dab já era.... as experiencias que ocorreram por essa Europa falharam devido ao custo de produção/consumidor para os novos receptores de rádio. Existem casos de sucesso na Dinamarca mas na Inglaterra penso que não resultou.
O Dab entre outras coisas permitia que fossemos nós a escolher a programação (+/-)

Possivelmente a mudança que irá ocorrer é na digitalização do FM, mas para isso terá que haver um aumento da banda de frequencia modulada já que esta é curta e está saturada.

Este tema foi debatido no Congresso de Rádios este ano, onde foi exactamente referido que o DAB morreu.
 
estou a ver então que ainda demorará a termos melhor qualidade de som...

não percebo bem porque mas a tsf tem uma qualidade muita má... então em a andar de carro em ae... em vários carros,etc.
 
Back
Topo