Sansa Clip - Duvidas

pge

Power Member
/************************ Tutorial: Rockbox no Clip+/Retirar limite de Volume ************************/


%----------------------------------//-------------------------------------------\

Instalação do Rockbox no Sansa Clip+ com BootLoader


Tutorial V1 - Utilizando o Rockbox Utility em OSX

%--------------------------------------------------------------------------------/


1 - Ir a http://www.rockbox.org/wiki/RockboxUtility e fazer o download do Rocbox Utility para o SO que tenha instalado no PC.

2 - Ir a http://forums.sandisk.com/t5/Sansa-C...16/td-p/150227:


Manual Firmware update
Firmware Download for All Regions - Click Here to Download


Fazer o download do firmware original do Clip +. Guardar o ficheiro clippa.bin num local acessível.

3 - No Clip +:

3.1 - Ir a Definições->Configurações de Sistema->Modo USB e seleccionar: MSC
3.2 - Ligar o Clip+ ao computador.

4 - Iniciar o Rockbox Utility no PC

5 - Seleccionar Instalação Completa:

5.1 - É pedido que seja instalado o firmware original do leitor: Seleccionar [Ok].
5.2 - Indique o caminho para o ficheiro clippa.bin.

6 - É pedido que indique qual o leitor no qual quer instalar o rockbox, seleccione o leitor da lista, ou seleccione auto-detecção.

7 - A instalação é iniciada: Aguardar!

8 - Aparecerá o menú de themes que pode instalar no Clip+. Pode seleccionar mais que um, mantendo a tecla [Cmd] pressionada.

(Nota: O último tema gráfico que seleccionar, será o que aparece na primeira vez que arrancar o leitor com o Rockbox - seleccionar um tema legível)

9 - Inicia a instalação dos temas. Aguardar!

10 - Ejectar o leitor e desligá-lo do pc.

11 - Aparecerá a mensagem no leitor: Actualização de firmware em curso. Aguardar!

12 - O leitor desliga-se sozinho. Pressionar o botão ON, o Clip arrancará com o RockBox, com o último tema seleccionado no ponto 8.

13 - Para arrancar com o firmware original, manter premida a tecla home e pressionar o botão ON.



%----------------------------------//-------------------------------------------

Tutorial: Retirar o limite de volume do Clip+ no firmware original

%--------------------------------------------------------------------------------

Se tiver seleccionado como região Europa e verificar que o volume não é suficiente nos auscultadores, siga os seguintes passos:


1 - Ir a Definições->Configurações de sistema e seleccione: reinicializar as predefinições de fábrica.

2 - Seleccione o idioma, de seguida seleccione como região: América do Norte, ou Resto do Mundo.

3 - Volte a Definições->Configurações do Sistema e seleccione Volume.

4 - Deverá ter como opções: Normal e Alto, selecciona este último.

O volume deixa de estar limitado.


/********************************************************************************************/



Boas,

Comprei ontem um sansa clip de 2gigas e queria pedir a vossa ajuda sobre o mesmo pois há aqui muita gente que o tem e para mim isto dos mp3 é um bocado novidade.
Então é assim, já andei a ler foruns ingleses mas não há nada como um contacto mais próximo e tou com algumas duvidas:

1-Pelo que sei só se pode usar playlist e não copiar pra lá pastas, se eu quiser fazer uma playlist de um album é só copiar pra lá as musicas e dar um nome a essa playlist?

2-Sobre firmwares qual instalar e quais as são as grandes vantajens?

3-Vi alguns phones por volta de 10€ na *****, de marcas conceituadas http://www.*****.pt/catalogo/produtoscategoria.php?categoriaId=1293&actualProd=3&ord=0&by=0 , valerá apena a compra de algum deles em relação ao que vem de origem? A ideia é não gastar muito dinheiro neles.

4- Uma curiosidade, se eu ligar o sansa ao pc para copiar musicas ele não começa a carregar a bateria? e por isso não poderá causar viciamento da mesma?

Cumprimentos
 
Última edição pelo moderador:
1- Não te sei responder.

2- Actualiza sempre pelo site da sandisk, corrigem-se erros, tem-se novas funcionalidades.

3- Se não pretendes gastar mais de 15€ deixa-te ficar pelos que vem com ele.

4- Deve baralhar os círculos de carga, mas acho que não é nada de preocupante, liga de preferência quando tiveres menos bateria.
 
1- Não te sei responder.

2- Actualiza sempre pelo site da sandisk, corrigem-se erros, tem-se novas funcionalidades.

3- Se não pretendes gastar mais de 15€ deixa-te ficar pelos que vem com ele.

4- Deve baralhar os círculos de carga, mas acho que não é nada de preocupante, liga de preferência quando tiveres menos bateria.

Ok...obrigado...o que me está a deixar mais confuso é mesmo a questão da bateria.
 
vou desenterrar este tópico para pergunta: alguem já instalou o rockbox no sansa clip+? estava interessado em faze-lo mas queria opiniões
 
Vê nos fóruns do Rockbox, o Clip+ ainda não tem uma versão estável dedicada.

Nota: O último firmware para os Sansa Clip limita o volume máximo se escolhermos o modo Europeu nas definições.
 
tinha ideia que para o clip v1 já havia o rockbox. mas para a v2 ainda não. não tinha era a certeza se andava a ver os foruns certos
 
Fica instável em que sentido? Vai abaixo, avança músicas? Ou perde simplesmente essa função de gravação sem interesse nenhum? :p Epá, é que aquele equalizer ala Cowon deve marcar toda a diferença. O problema dele é que o EQ era tão foleiro que mal alterava o som e dava muito poucos agudos (para o meu gosto). Gostava de ouvir isso rockboxado.
 
Não, mas vou comprar um :D
Ah, ok. Então depois se não te importares gostava de ter a tua opinião sobre a comparação do som do Clip+ e do iPod Touch 2G.
Tenho andado a pensar em comprar um Clip+, já que dizem tão bem dele. Mas infelizmente muito do que se lê sobre o iPod Touch / iPhone é afectado pelo Apple-hate tão na moda, por isso não sei até que ponto valerá a pena um Clip para complementar o meu iPhone.

Tenho lido opiniões de pessoas que aparentam mais calma e conhecimento de causa que dizem que, tirando o equalizador, o iPod Touch 2G e o iPhone 3G acabam por ser muito semelhantes ao Clip+, melhores numas coisas e piores noutras, mas muito parecidos.
 
Ah, ok. Então depois se não te importares gostava de ter a tua opinião sobre a comparação do som do Clip+ e do iPod Touch 2G.
Tenho andado a pensar em comprar um Clip+, já que dizem tão bem dele. Mas infelizmente muito do que se lê sobre o iPod Touch / iPhone é afectado pelo Apple-hate tão na moda, por isso não sei até que ponto valerá a pena um Clip para complementar o meu iPhone.

Tenho lido opiniões de pessoas que aparentam mais calma e conhecimento de causa que dizem que, tirando o equalizador, o iPod Touch 2G e o iPhone 3G acabam por ser muito semelhantes ao Clip+, melhores numas coisas e piores noutras, mas muito parecidos.
Tive um Ipod Touch 3G 64GB e sinceramente só o quero é ver LONGE de mim.. Não é nada o tipo de som que agrada, eu chamaria-o seco sem alma.. Mas existe umas geracoes do Ipod que tinham um dac melhor que os mais recentes.
 
Com que ausucultadores é que ouviste o Clip+? Talvez fosse isso... é que existem uns leitores mais esquesitos do que outros no "casamento" com certos auscultadores.
Ouvi-o com os Hippo VB. O problema é que eu tinha um Creative MuVo antigo (que não valia nada) e dava muito mais agudos. Tão mais que eu cheguei a achar que o som do Creative era melhor que o do Clip+! Depois comprei o Sony A828 e mesma coisa, agudos brutais comparado com o Clip+ e 1000x superior ao Creative. Daí eu ter ficado com uma ideia muito negativa do Clip. O equalizador pouco fazia, inclusive o volume ficava mais baixo com a custom EQ. Claro que depois sairam novos firmwares, não sei se vieram resolver isso do EQ ou não. Já tinha despachado o Clip+

Mas é assim: achei-o o leitor mais bonito, ultra minúsculo e de fantástico transporte (preso ao cinto) que já vi. Então não me importava nada de ter um para certas actividades, rockboxed. Mas com a certeza porém de que vai dar os agudos dos Sonys, Cowons (agudos neste nem se fala), RoCoo A (então neste, ui, ui), etc.

Epá, mas eu estou aqui estou a por um fio no RoCoo A, prendo isto ao pescoço e tá feito. Ele tem um orifício para aplicar um fio (pena não trazer um de origem).
 
Última edição:
Tive um Ipod Touch 3G 64GB e sinceramente só o quero é ver LONGE de mim.. Não é nada o tipo de som que agrada, eu chamaria-o seco sem alma.. Mas existe umas geracoes do Ipod que tinham um dac melhor que os mais recentes.
Outros chamam-lhe equilibrado, de facto não há nada como experimentar. Eu como comparei o meu iPod Touch 2G com o iPhone, o Macbook e o amplificador Sony, e todos tinham o mesmo som, não tenho grandes dúvidas que deve de facto ser um leitor muito neutro, acho que é a única explicação para serem todos iguais, era uma coincidência enorme (quase Euromilhões) serem todos "coloridos" da mesma forma ou serem todos igualmente maus.

Ouvi-o com os Hippo VB. O problema é que eu tinha um Creative MuVo antigo (que não valia nada) e dava muito mais agudos. Tão mais que eu cheguei a achar que o som do Creative era melhor que o do Clip+! Depois comprei o Sony A828 e mesma coisa, agudos brutais comparado com o Clip+ e 1000x superior ao Creative. Daí eu ter ficado com uma ideia muito negativa do Clip
Pois, mas os teus gostos são claramente de som altamente alterado, basta ver a equalização que fizeste para o teu Cowon S9, é mesmo de extremos nos baixos e agudos, por isso não me admira nada que aches o som do Clip+ ou se outro leitor mais neutro como incrivelmente chato :)
 
Back
Topo