Soluções HTPC

APLinhares

OpenSource
HTPC é o acrônimo de Home Theather Personal Computer. É um computador pessoal conectado a uma TV. Algumas vezes é usado como um centro de mídia para exibição de fotos digitais, música e filmes, ou como um videogame. Adicionando uma placa de TV ao HTPC permite que ele grave programas de TV também.
wikipedia


Concebidas especialmente para HTPC, encontramos várias distribuições e/ou pacotes

- Geexbox (das distribuições mais antigas para o efeito simples (pequeno) e muito eficaz (liveCD))
- Knoppmyth (rebuild da distribuição Knoppix concebido para HTPC com MythTV)
- Piren HTPC (distribuição baseada em Debian Lenny)
- Mythbuntu (Ubuntu + MythTV)
- Mythdora
- LinuxMCE

- eAR OS Media Center

- MythTV (pacote de longo desenvolvimento para htpc talvez dos mais complexos :))
- XBMC (fabuloso pacote disponível para várias distros, incluindo liveCD, com uma enorme comunidade e suporte a plugins)
- Boxee (baseado neste último, mas builds + para Ubuntu e sem suporte para compilação da source :S).
- Freevo
- Elisa

Mais Sugestões ? :)
 
Última edição:
Boas.

Aqui há tempos ainda andei a mexer nisto dos HTPC em Linux mas desisti por agora pois o comando iMon que tenho ainda não é reconhecido pelo lirc. No que toca a distros, tens mais 2 que são o Mythdora e o LinuxMCE sendo este último bastante "customizavel" (pelo que li pois não o testei). Quanto a software o que gostei mais e tenho a funcionar no Windows é o XBMC que o André mencionou (com o nome XBJC, deve ser XBox Jesus Crist :002:). Contudo há uns projectos interessantes tais como o Freevo e o Elisa mas continuo a preferir o XBMC. O MythTV experimentei e não gostei! É bastante poderoso, mas acho que seguiram a filosofia KISS ao contrário :P.

Ao Linux e pelo que li há uns tempos atrás (talvez já tenha mudado mas eu não sei) falta-lhe a aceleração por hardware de forma a que a gráfica faça a descodificação em vez desta ser feita pelo processador. No Windows, aqui há 3 ou 4 meses atrás, ainda havia problemas a esse nível e a aceleração por hardware só funcionava com alguns media players e era necessário também um codec da Cyberlink.

O Linux seria a máquina perfeita para HTPC pois podemos ter um sistema leve e bastante "customizavel". Assim que encontre suporte para o meu comando infravermelhos, mudo logo o meu HTPC para o Linux com o XBMC e nem me preocupo com a aceleração por hardware pois o XBMC também não a permite nem permite embutir um media player que a faça, mas isso é outra "guerra" que poderá mudar assim que o Gallium3D seja utilizado em todos os drivers.

Miguel
 
Acerca da aceleração, quer em Nvidia quer em AMD/ATI isso já não é verdade ;)

Então é esperar que o LIRC passe a ter suporte para o meu comando e então o meu HTPC vai sofrer mudanças :P.

Não percebi que Freevo é usado pelo geebox ou o contrario :S

Basicamente o GeeXboX é uma distro com um front end para vários programas, dos quais o MPlayer para vídeo. Freevo é um projecto semelhante ao XBMC.

André, adiciona no primeiro tópico as duas distros que mencionei.

Miguel
 
Boas.

Aqui há tempos ainda andei a mexer nisto dos HTPC em Linux mas desisti por agora pois o comando iMon que tenho ainda não é reconhecido pelo lirc. No que toca a distros, tens mais 2 que são o Mythdora e o LinuxMCE sendo este último bastante "customizavel" (pelo que li pois não o testei). Quanto a software o que gostei mais e tenho a funcionar no Windows é o XBMC que o André mencionou (com o nome XBJC, deve ser XBox Jesus Crist :002:). Contudo há uns projectos interessantes tais como o Freevo e o Elisa mas continuo a preferir o XBMC. O MythTV experimentei e não gostei! É bastante poderoso, mas acho que seguiram a filosofia KISS ao contrário :P.

Ao Linux e pelo que li há uns tempos atrás (talvez já tenha mudado mas eu não sei) falta-lhe a aceleração por hardware de forma a que a gráfica faça a descodificação em vez desta ser feita pelo processador. No Windows, aqui há 3 ou 4 meses atrás, ainda havia problemas a esse nível e a aceleração por hardware só funcionava com alguns media players e era necessário também um codec da Cyberlink.

O Linux seria a máquina perfeita para HTPC pois podemos ter um sistema leve e bastante "customizavel". Assim que encontre suporte para o meu comando infravermelhos, mudo logo o meu HTPC para o Linux com o XBMC e nem me preocupo com a aceleração por hardware pois o XBMC também não a permite nem permite embutir um media player que a faça, mas isso é outra "guerra" que poderá mudar assim que o Gallium3D seja utilizado em todos os drivers.

Miguel

Eu tenho um HTPC baseado no XBMC com uma Nvidia 9300 compilado com suporte para descodificação HD via gráfica e não só funciona a 100% como te posso dizer que é brutal a diferença.

Primeiro o HTPC aquece muito menos, segundo passei de um load de 90% do processador e montes de frames não processados para um load de 5% e todos os frames processados.

Para estes valores falo da utilização da famosa "killa sampla" (h.264 1080p ~40Mbits) :x2:
 
Boas, que sistema tens se não é indiscrição ?

Board com uma nvidia 9300 integrada.
intel e5200 c/ ctock cooler
4gb ram patriot (é um exagero mas não me ficava muito mais barato apenas 2)
disco 320gb sata 2.5"
placa wireless 802.11g (ando à procura de uma 802.11n)

Tenho ubuntu instalado com startup automático do xbmc compilado do SVN com suporte para descodificação de conteudos hd (h.264) pela gráfica via libvdpau.

Já fizeram testes com processadores mais fracos como os e1xxx e aguenta-se exactamente da mesma forma. apenas usei um processador melhor porque não aquece muito (temps 30 e poucos graus em idle com uma temperatura ambiente de 22º). Em load nunca testei mas também não me interessa muito porque como já disse quem leva com o processamento de vídeo é a gráfica :x2:


Se quiserem testar como se aguenta o vosso sistema, usem este sample :

http://rapidshare.com/files/82525583/killa.sampla.x264.mkv.html
 
Última edição:
tenho que exprimentar este Geexbox interessante o GeeXboX ISO Generator que da para alterar a distro em pouco tempo selecionando so mesmo aquilo que nos faz falta alguém ja testou? a unica coisa que não precebi foi como adicionar em packages os files extra de resto e muito intuitivo
 
Já exprimentei todos e o XBMC Live e o que sobrecarrega menos o cpu

Já o tenho a correr em um PIII 1100 com uma nvidia 7600GS
e é uma categoria como htpc.

Até ja pus o hdd multimedia so a servir de armazem no PC1 e vejo tudo por rede


 
Realmente entre o Boxee e o XBMC venha o diabo e escolha, mas a verdade é que o Boxee também pode ser usado como uma workstation já que contém componentes sociais.
 
Boas, alguem me pode dar umas luzes para configurar o lirc em ubuntu para um comando da Pinnacle, para trabalhar com o XBMC?

Obrigado

tens aqui um link que pode ajudar
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=221299
mas eu já desisti disso desde que arranjei um mini teclado wireless ,

se conseguires avisa ai que há muito pessoal que tb quer para o comando da antiga pinnaclePCTV pro

Quanto custa um HTPC com caracteristicas razoaveis? Estou a falar de gama média.
400€ podes ver na thread sobre HTPC.

metRo
não vá por ai com 50€ ficas com um htpc XBMC para media HD, isto se tiveres um velho PC.

um PIII 500 com 512mb memoria é suficiente pois é só comprar esta placa PCI (não PCI-E)
SPARKLE GeForce 8400 GS Passive - 256 MB GDDR2 - PCI

e instalar o XBMC
 
Última edição:
Obrigado, já consegui meter o comando a funcionar.
Tenho é um problema, não consigo configurar o comando para o xbmc.
Alguem me pode ajuda, sff?

EDIT:Não encontor solução, ajudem-me sff...

Obrigado mais uma vez.
 
Última edição:
Nesta secção tem lugar: Novidades sobre Software (nomeadamente Apresentação de Programas), Novidades sobre GNU/Linux e outros *nix (como apresentação de distribuições), e discussões sobre estas.
Threads sobre Dúvidas e Suporte Técnico deverão ser colocadas na respectiva secção, as que forem colocadas neste subfórum sujeitam-se a serem eliminadas.
Evitem usar threads de discussão/novidades para pedirem suporte.
 
tens aqui um link que pode ajudar
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=221299
mas eu já desisti disso desde que arranjei um mini teclado wireless ,

se conseguires avisa ai que há muito pessoal que tb quer para o comando da antiga pinnaclePCTV pro



metRo
não vá por ai com 50€ ficas com um htpc XBMC para media HD, isto se tiveres um velho PC.

um PIII 500 com 512mb memoria é suficiente pois é só comprar esta placa PCI (não PCI-E)
SPARKLE GeForce 8400 GS Passive - 256 MB GDDR2 - PCI

e instalar o XBMC

Cuidado, que o XBMC não gosta de 1080p com 256 de memória ;) O recomendado são 512, se forem 1024 melhor.

De qualquer forma com as boards ION a custarem 100 e poucos euros, parece-me que será sempre a melhor solução.
 
Back
Topo