[Guia] Características de telemóveis

qualquer321

Power Member
É comum haver dúvidas a cerca de características de telemóveis.

Criei este tópico para que coloquem aqui:
- as dúvidas que tiverem sobre termos técnicos (que serão esclarecidos por membros que quiserem ajudar),
- quaisquer informações que queiram partilhar sobre este assunto,
- ou até sugestões para melhorar este tópico,
- mas evitem levantar aqui questões sobre modelos de telemóveis/PDAs específicos, façam isso nos tópicos dos mesmos.

EDIT:
agradeço a todos.
 
Última edição:
Boas, optima iniciativa.

Eu sugeria, por exemplo, à frente de cada item colocar um pequeno comentário/conselho.

ALgo do género:

Autonomia: ao escolher um telemovel reparar na capacidade da bateria (mAh). Outros factores influenciam o rendimento da bateria, tais como a qualidade da mesma, as funcionalidades ligadas no equipamento etc.

Camara: ter em atenção o nr de mgpx mas sobretudo a qualidade da camara (do sensor, das lentes, se tem AF, modo macro, ISO etc)

Ecrã: ter em atenção o numero de cores, mas também a tecnologia utilizada (TFT, OLED etc) e a propria visibilidade do mesmo em certas condições de luz.

SO: ter em atenção os pros e contras de ter SO (e qual deles). Este item seria mais desenvolvido.

Bluetooth: ter em atenção as capacidades de cada aparelho (a versão do bluetooth), se tem A2DP etc

3G: ter em atenção a velocidade suportada de cada equipamento. Se é 3G normal (até 380kdps, hsdpa 3.6mbps ou 7.2mbps). Isto determinará a velocidade que o equipamento é capaz de navegar.

Que acham?
 
Estas a pensar em pôr algo mais extenso. É bom ter essa informação toda.

Mas por exemplo para completar o item Ecrã ainda terias de desenvolver/explicar também a tecnologia utilizada, o tamanho... não ficará extenso demais?
 
Veja no primeiro post como actualizo os dados de forma super resumida, e comente ;).

Ah ok, não reparei. Assim fica bem.

Assim o pessoal se tiver dúvidas vem aqui informar-se e depois quando for a ver as características dos equipamentos já tem informação para decidir da melhor forma.
 
Ah ok, não reparei. Assim fica bem.

Assim o pessoal se tiver dúvidas vem aqui informar-se e depois quando for a ver as características dos equipamentos já tem informação para decidir da melhor forma.

Conforme sugestão, vamos então passar a discussão http://forum.zwame.pt/showthread.php?p=4482275#post4482275 (GSM Vs UMTS) para aqui.

Pessoalmente nas specs do meu telemovel a bateria tem uma duração bem maior utilizado GSM em ves de UMTS, na práctica (em condições muito semelhantes) já verifiquei que de facto a bateria em rede GSM dura mais.

Tirando a videochamada, passa-se bem sem o UMTS.

O que acham? GSM ou UMTS? e porquê?
 
EDIT:
Sobre o comentário que fizeste, contém informações genéricas sobre as características,
não queres arriscar em expandir alguma característica para ser adicionada ao primeiro post?

(...)

Então cá vai.

Bluetooth:

É uma tecnologia wireless que permite ligar equipamentos e trocar dados (voz, ficheiros, etc) entre eles.

Nos telemóveis é uma característica muito importante porque permite flexibilizar o equipamento e a interacção do mesmo com outros. O alcance normalmente é de alguns metros (10-15?).

AO escolhermos um, devemos ver se tem ou não bluetooth e quais os perfis que este suporta. O mais básico é a troca de objectos entre equipamentos (obex), desde ficheiros de música, fotos, contactos, temas, java etc. Depois Depois existem aqueles equipamentos que suportam A2DP, ou seja, que são capazes de fazer streaming de audio, quer para phones bluetooth compativeis ou autorádios, por exemplo. Existem também a possibilidade de (não sei como se chama o tipo de perfil) com o telemovel controlar certos aparelhos de média.

Em conclusão, ter um telemovel bluetooth permite a interacção do mesmo com toda uma série de outros equipamentos (desde que tenham também bluetooth). Por exemplo:

-Outros telemoveis
-Auriculares e phones para ouvir música
-PCs e portáteis.
-Aparelhagens e autorádios.
-LCDs e Plasmas.
...

ATENÇÃO: o BT em smartphones ou pdas, estando sempre ligado, pode ser perigoso porque o equipamento pode apanhar vírus. Ah e escusado será dizer que contribui para a diminuição da autonomia.

Como curiosidade, acho que vi isto no site da SE, que bluetooth era o nome de um rei dinamarquês que unificou os povos daquela reigião... qualquer coisa assim:D

Link de interesse (mensagens por BT)

Disclaimer: não sou nenhum profissional ou expert nisto, limitei-me a descrever o que sei sobre bluetooth. Estará certamente incompleto e talvez existam algumas imprecisões. Mas basicamente creio que é aquilo. Se quiserem acrescentar alguma coisa, força:)
 
Era bom que toda a gente lesse isso, e já agora que se informasse um pouco acerca dos componentes quimicos das baterias.. A internet é acessível a toda a gente e a informação é fácil de encontrar.

Trabalho numa loja onde todos os dias são vendidos dezenas de telemoveis e é incrivel a quantidade de barbaridades que oiço dizer.. Tenho que estar constantemente a desfazer mitos junto dos clientes, e mesmo assim tenho muitos que dizem que sou louco..

Enfim.. :rolleyes:
 
Boas ja li quase tudo...
É um bocadinho sekante:P...mas da sempre jeito...
E alem disso como estou a pensar comprar um telemovel novo...enfim
O trabalho esta muito bem parabens...


Cumpx.
 
Boas, tenho uma pergunta rápida que acho que se enquadra bem com este tópico: O A-GPS, em geral, utiliza a rede do telefone para encontrar mais rapidamente os satélites, certo? Isso faz com que o seja sempre gasto dinheiro/saldo nesta característica? Já agora, o A-GPS é mais "fraco" que o GPS genérico?

Agradecia se pudessem esclarecer e diferenciar os tipos de GPS nos telemóveis/PDAs ;)
cUMPS
 
Back
Topo