Casual vs Hardcore - Take 33 1/3

Status
Fechado a novas mensagens.

Rexobias

Power Member
Só uma coisa, embora o IEA já ter dito tudo (para não variar - devias escrever numa revista de videojogos ou uma cena do género, a sério).

Estão sempre a falar do shovelware da PS2 e de outras lideres do mercado fazendo uma comparação com a Wii tentando obter uma justificação para o catálogo dela ser como é. Desculpem-me lá, mas a compração é descabida.

Embora a PS2 - já que falaram nela - ter recebido shovelware, era a main console para os developers. Foi lá onde apareceram os main titles das diversas companhias de jogos ... não foi lá onde apareceram os spin off's e jogos sem esforço. Não era a GameCube nem a XBox que geralmente recebiam os titulos principais. A Wii está imensamente longe de poder ser comparada com uma PS2.

A postura dos developers com a Wii é a de fazer jogos ás 3 pancadas para ganhar dinheiro para poder investir nos titulos da XBox 360, PS3 e PC. A Wii é vista como uma consola secundária e não como uma líder do mercado.

P.S: Não me estou a queixar nem a atacar como é hábito, estou apenas a tentar relembrar que o argumento das "lideres do mercado" e "PS2" não pega ... desculpem, mas para mim não pega.
 
Só uma coisa, embora o IEA já ter dito tudo (para não variar - devias escrever numa revista de videojogos ou uma cena do género, a sério).

Estão sempre a falar do shovelware da PS2 e de outras lideres do mercado fazendo uma comparação com a Wii tentando obter uma justificação para o catálogo dela ser como é. Desculpem-me lá, mas a compração é descabida.

Embora a PS2 - já que falaram nela - ter recebido shovelware, era a main console para os developers. Foi lá onde apareceram os main titles das diversas companhias de jogos ... não foi lá onde apareceram os spin off's e jogos sem esforço. Não era a GameCube nem a XBox que geralmente recebiam os titulos principais. A Wii está imensamente longe de poder ser comparada com uma PS2.

A postura dos developers com a Wii é a de fazer jogos ás 3 pancadas para ganhar dinheiro para poder investir nos titulos da XBox 360, PS3 e PC. A Wii é vista como uma consola secundária e não como uma líder do mercado.

P.S: Não me estou a queixar nem a atacar como é hábito, estou apenas a tentar relembrar que o argumento das "lideres do mercado" e "PS2" não pega ... desculpem, mas para mim não pega.

Post excelente, embora nao goste, o que disseste é verdade.
 
Só uma coisa, embora o IEA já ter dito tudo (para não variar - devias escrever numa revista de videojogos ou uma cena do género, a sério).

Estão sempre a falar do shovelware da PS2 e de outras lideres do mercado fazendo uma comparação com a Wii tentando obter uma justificação para o catálogo dela ser como é. Desculpem-me lá, mas a compração é descabida.

Embora a PS2 - já que falaram nela - ter recebido shovelware, era a main console para os developers. Foi lá onde apareceram os main titles das diversas companhias de jogos ... não foi lá onde apareceram os spin off's e jogos sem esforço. Não era a GameCube nem a XBox que geralmente recebiam os titulos principais. A Wii está imensamente longe de poder ser comparada com uma PS2.

A postura dos developers com a Wii é a de fazer jogos ás 3 pancadas para ganhar dinheiro para poder investir nos titulos da XBox 360, PS3 e PC. A Wii é vista como uma consola secundária e não como uma líder do mercado.

P.S: Não me estou a queixar nem a atacar como é hábito, estou apenas a tentar relembrar que o argumento das "lideres do mercado" e "PS2" não pega ... desculpem, mas para mim não pega.

Rexobias, o teu post faz todo o sentido, mas não no enquadramento desta thread. Aliás, como os outros posts. Acho uma extrema parvoíce o pessoal queixar-se da quantidade de shovelware na Wii. Deviam sim queixar-se da falta de main titles na Wii (se de facto sentem essa falta). É que são coisas totalmente diferentes, e o post do Coolmaster está muito mais enquadrado. Ou seja, se estão a falar do shovelware, há que referir a PS2. Ninguém falou de main titles a não ser tu ;)

Já agora... vez algum main title na DS? Sentes falta deles? ;) Já viste a quantidade de shovelware também?
 
A Nintendo nao esta minimamente preocupada com shovelware. Esta situacao de falta de apoio das 3party so benificia a Nintendo pois so os seus jogos vendem, Mario, Mario Kart, Wii Fit, Wii Music, Big Brain, SSB. É tudo lucro e mais lucro!

Digam-me que estudios 1party a Nintendo tem? Voces ve noticias da Nintendo a comprar estudios e abrir estudios novos? Nao. A Sony é lider em estudios 1party, a MS tem feito grandes investimentos tambem nessa area.

A Nintendo é lider em vendas pelo seu motion controller, pela ideia, nao pelo seu catalogo.

A Wii saiu na mesma altura que a 360. Porque nao saiu com o mesmo poder grafico? Pelo preço? Por questoes de interesses? Se tivesse o mesmo poder graficos todos os multi que saiem na PS3 e 360 saiam tambem na Wii! Seria fantastico nao?

Todos estes titulos saiam tambem na Wii, e ninguem ia dizer que havia falta de apoio das 3party. As 3party estao limitadas pelo que a Wii consegue fazer.

FIFA next-gen.
Grid.
Burnout Paradise
Dead Space
Grand Theft Auto IV
BioShock
Orange Box
Elder Scrolls IV: Oblivion
Call of Duty 4
Street Fighter IV
Fallout 3
etc etc

Eu entendo a estrategia na Nintendo como deliberada para poder espremer na Wii titulos da GC etc. É economia pura! E os resultados estao a vista, a Nintendo tem os bolsos cheios.
 
Sim Dazkarieh, eu sei que ficou meio fora do enquadramento, mas eu apenas falei como resposta ás inumeras vezes que associam/comparam a PS2 com a Wii. Falei nos main titles, pois uma coisa foi levar á outra ... falei no outro extremo.

A DS faz o contraste completo com a Wii é como outra dimensão. Tem imenso shovelware é verdade, mas os titulos de qualidade e os mais importantes estão lá. Eu que sou maluco por J-RPG's nem sei para onde me virar com a DS. A DS é vista como a consola principal no "seu mundo", ao contrário da Wii - também, a rival da DS não pode ser comparada com as rivais da Wii (fazendo uma analogia).

Cumprimentos.
 
Última edição:
Tem imenso shovelware é verdade, mas os titulos de qualidade e os mais importantes estão lá.

Focando-me mais nesta parte... mas tem "main titles"? Ou seja... como dizes... tem: FIFA next-gen, Grid, Burnout Paradise, Dead Space, BioShock, Orange Box, Elder Scrolls IV: Oblivion, Call of Duty 4, Street Fighter IV, Fallout 3, Final Fantasy numerado, etc?

Não... mas não é por isso que deixa de ter aquele que é para mim sem dúvida o melhor catálogo da actual geração. É exactamente isso que quero na Wii... estou farto de mais do mesmo e não podia estar mais de acordo com o Yahtzee da Zero Punctuation.

Já agora... uma coisa falsa que disseste: "As 3party estao limitadas pelo que a Wii consegue fazer.". Sentes mesmo isto? :| Quem me dera que tivessem chegado a metade dessa limitação...
 
A Wii saiu na mesma altura que a 360. Porque nao saiu com o mesmo poder grafico? Pelo preço? Por questoes de interesses? Se tivesse o mesmo poder graficos todos os multi que saiem na PS3 e 360 saiam tambem na Wii! Seria fantastico nao?
(...)
Todos estes titulos saiam tambem na Wii, e ninguem ia dizer que havia falta de apoio das 3party. As 3party estao limitadas pelo que a Wii consegue fazer.

A Nintendo deu um passo de gigante, ao tentar mudar a base do interface numa consola, o comando.
Isso mudaria completamente o paradigma de consola e, como tal, seria um risco demasiado grande tentar fazer tudo do melhor numa consola que tinha um factor de risco elevadíssimo.

Como tal, grande parte do custo da consola foi (indirectamente) para novo comando, não podia ir portanto para o risco de custear um processador e gráficas melhores.

Como a Nintendo tem uma certa alergia ao prejuízo, ao contrário das concorrentes, decidiu então cortar precisamente onde as outras apostaram.

Agora, isso não é motivo para os jogos de topo multi-plataforma não saírem para Wii.
Isso prende-se com o mercado ter sido tomado de assalto com um consola líder de mercado de onde nenhum analista esperava sequer sucesso comercial, quanto mais domínio do mercado.
Juntado a isso, o dinheiro fácil de um mercado muito mais expandido precisamente na e devido à consola, é óbvio que se apostam em sequelas do costume com grandes orçamentos nas consolas mais convencionais e aproveita-se para fazer um lucro rápido com equipas secundárias e orçamentos ridículos na consola diferente que tem mercado para papar tudo.

Dito isto, os killer apps continuam a vender e bem na Wii, não obstante de serem da Nintendo, mas sim de serem jogos de qualidade com marketing a condizer.

Sugiro uma leitura da experiência que a High Voltage teve á procura de publisher para o The Conduit, todos a dizerem-lhes para lixarem de alto para o jogo e fazerem uma maravilha qq porque vendia na mesma.
 
Focando-me mais nesta parte... mas tem "main titles"? Ou seja... como dizes... tem: FIFA next-gen, Grid, Burnout Paradise, Dead Space, BioShock, Orange Box, Elder Scrolls IV: Oblivion, Call of Duty 4, Street Fighter IV, Fallout 3, Final Fantasy numerado, etc?

Eu estou a separar o mundo das portáteis e das caseiras. Ambos os mundos têm "main titles" diferentes e acho que o que tem saído na DS tem sido o melhor do mundo das portáteis.

Já agora... uma coisa falsa que disseste: "As 3party estao limitadas pelo que a Wii consegue fazer.". Sentes mesmo isto? :| Quem me dera que tivessem chegado a metade dessa limitação...

Essas palavras não são minhas.
 
A quem critica a via mais casual da Nintendo, só uma pergunta, porque é que não compraram uma GameCube? A verdade é que a Nintendo não teve grande escolha senão mudar de direcção, e lamento que os third party não tenham visão e muitas das vezes também a humildade de se esforçarem na Wii. Muitos developers de suposta qualidade simplesmente desprezam a Wii por questões de ego e porque senão tiverem a ajuda dos gráficos, não conseguem diferenciar o seu produto dos outros.

De qualquer maneira, só é preciso quem cá fica, eu e a maioria dos Nintendo fans não compra estas consolas pelos CoD ou outros enumeros FPS, mas sim pelos jogos Nintendo. Os third party são um "bónus".
 
A quem critica a via mais casual da Nintendo, só uma pergunta, porque é que não compraram uma GameCube? A verdade é que a Nintendo não teve grande escolha senão mudar de direcção, e lamento que os third party não tenham visão e muitas das vezes também a humildade de se esforçarem na Wii. Muitos developers de suposta qualidade simplesmente desprezam a Wii por questões de ego e porque senão tiverem a ajuda dos gráficos, não conseguem diferenciar o seu produto dos outros.

De qualquer maneira, só é preciso quem cá fica, eu e a maioria dos Nintendo fans não compra estas consolas pelos CoD ou outros enumeros FPS, mas sim pelos jogos Nintendo. Os third party são um "bónus".

Mais nada! Se eu quero FPS jogo no pc, e jogos anuais como fifas, pes, fms e maravilhas dessas, não obrigado.
 
A quem critica a via mais casual da Nintendo, só uma pergunta, porque é que não compraram uma GameCube?

Metroid Prime
Metroid Prime 2: Echoes
StarFox Adventures (yeah, that's right bitches)
LoZ: Wind Waker
LoZ: Twilight Princess
Resident Evil
Resident Evil Zero
Resident Evil 4
Metal Gear Solid: The Twin Snakes
Eternal Darkness
Mario Kart: Double Dash
Super Mario Sunshine
Super Monkey Ball
Super Monkey Ball 2
Killer 7
Wave Race: Blue Storm
Pikmin
Pikmin 2
Viewtiful Joe
Viewtiful Joe 2
Star Wars Rogue Squadron 2
Star Wars Rogue Squadron 3
Paper Mario: The Thousand Year Door
Super Smash Bros. Melee
Beyond Good & Evil
F-Zero GX

Gamecube >>>>>>>> Wii, IMO
 
Mas a Wii ainda tem muito para dar, a GC saiu em Maio de 2002 salvo erro (corrijam-me se tiver errado) nos 4 anos de vida da consola sairam excelentes jogos, a Wii, que saiu em Dezembro de 2006, ainda tem mais uns anos para ficar com a mesma idade da GC, e depois ai sim podemos comparar todos os jogos. Se formos fazer agora mesmo uma comparação acho a Wii superior, porque além de poder jogar aos exclusivos dela ainda posso jogar aos da GC :D
 
Metroid Prime
Metroid Prime 2: Echoes
Wii:
Metroid Prime 3
All Play Metroid Prime e Metroid Prime 2

StarFox Adventures (yeah, that's right bitches)
Não tenho duvidas que irá sair um novo Starfox na Wii.

LoZ: Wind Waker
LoZ: Twilight Princess
Wii: Twlight Princess e um novo que esta em desenvolvimento.

Resident Evil
Resident Evil Zero
Resident Evil 4
Wii:
Resident Evil 4 Wii Edition
Resident Evil The Umbrella Chronicles (ok, é um estilo diferente)
Re-release do Remake, do 0 e do 2.

Metal Gear Solid: The Twin Snakes
Wii: Existe jogos mais ou menos identicos, mas claro que não vou fazer comparações com esse.

Eternal Darkness
Wii: Cursed Mountain (pelo menos pelos videos parece ter algum do espirito.. mas claro, já sabemos que não terá a qualidade desse.. mas quais têm? Poucos)

Mario Kart: Double Dash
Wii: Mario Kart Wii

Super Mario Sunshine
Super Mario Galaxy

Super Monkey Ball
Super Monkey Ball 2
Wii: Super Monkey Ball Banana Blitz

Wii: No More Heroes

Wave Race: Blue Storm
Gostava que saisse um para a Wii e com online, vamos esperar... pode ser que na pior das hipoteses venha um all-play com online.

Pikmin
Pikmin 2
Wii:
All-play Pikmin e Pikmin 2
Pikmin 3 (em desenvolvimento)
Little King's Story

Viewtiful Joe
Viewtiful Joe 2
Star Wars Rogue Squadron 2
Star Wars Rogue Squadron 3
Beyond Good & Evil
Com estes é que me lixaste:P Era bom algo do genero, vamos ver.

Paper Mario: The Thousand Year Door
Wii:
Super Paper Mario

Super Smash Bros. Melee
Super Smash Bros. Brawl

O mesmo que o Wave Race, seja como for acredito mais num lançamento de um F-zero na Wii do que um Wave Race, mas vamos ver.
Seja como for em último caso enquanto não chega um tens o Speed Racer.

Gamecube >>>>>>>> Wii, IMO
Talvez, mas estas a comparar uma consola já com uma geração completa e outra com 2 anos e pouco de vida.
Seja como for tambem te posso dar exemplos de jogos que a Wii tem (e vai ter) e que são tão relevantes como muitos que meteste ai:

Madworld
Deadly Creatures
Muramasa
Mushroom Men
De Blob
Tenchu IV
Blast Works
Rune Factory
Fragile
Zack & Wiki
Arc Rise Fantasia
The Conduit
House of the Dead overkill
Okami

(posso continuar)

Acho que é válido fazer a comparação que fizeste, mas só no final de vida da consola.
 
Outra vez a porcaria do Casual VS Hardcore???? Mas vocês não aprendem?

1- A Nintendo sempre lançou títulos educativos do Mario. Lembro-me bem de ser puto e ter o Mario Paint para a SNES. Não vejo razão para falar-se em "direcção que a Nintendo está a tomar", esses títulos sempre existiram, deixem de falar à toa.

2- Nao vejo ninguém a falar contra os títulos "casuais" da Sony. Sing Star, Buzz ou mesmo Little Big Planet (tirando para a meia dúzia que gajos que têm paciencia para fazer níveis) são títulos do mais casual possivel.

3- O que é que a PS3 ou a xbox têm de mais hardcore que a Wii??? os dois mil first persons shooters? Comparem bem os jogos das várias consolas e vêm que a diferenças não é assim tanta. A Wii tem mais diversidade de jogos, como tal, tem mais jogos casuais, assim como jogos hardcore. Vejam as queixas dos jogadores de PS3, que dizem que os jogos para a consola são todos iguais.
 
É impressionante, o mundo das consolas...

Vêm alguém com PC a queixar-se do Bejeweled ou de o Counter Strike não ter os gráficos do Crysis? Enfim... o que faz a devoção a marcas...
 
É impressionante, o mundo das consolas...

Vêm alguém com PC a queixar-se do Bejeweled ou de o Counter Strike não ter os gráficos do Crysis? Enfim... o que faz a devoção a marcas...

Porque PC só tem...PC. Não tem rivalidades para haver fanboys e tal. ;) A luta dos PC's é versus consolas.

Já nas consolas há (felizmente) uma rivalidade saudável entre as 3. Muito melhor que o quase monopólio da Playstation, não acham? Só ganha o consumidor que pode escolher a partir de uma maior diversidade.

Ontopic, isto não me choca mesmo nada. Pelo contrário, quando tiver filhos (já faltou mais) gostava de ter jogos adequados às suas idades, educativos, para partilhar com eles o gosto pela consola. :p

Gosto deste conceito All-Play da consola. É excelente quando consegue reunir num mesmo jogo 3 gerações diferentes. É uma virtude, não um defeito. E quando me dizem que a Nintendo sempre fez softwares educativos, então isto já é quase um não-assunto...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo