Nova Canon 500D - 15.1Mpx, Video 1080p (900$)

PCC

Power Member
E cá está a resposta da Canon a Nikon D90:

Canon EOS Digital Rebel T1i now official

by Nilay Patel, posted Mar 25th 2009 at 12:48AM
Yep, Canon just went live with that Rebel T1i DSLR that leaked a bit earlier, and it's looking like a hell of a response to the Nikon D90: an XSi body jacked with a sensor matching the 50Ds 15.1 megapixels, 1080p HD video recording, and a $900 price tag. Yeah, it's gonna be a hit. Other notable specs include a 3.0-inch Live View screen, a Digic IV processor, ISO 12.8k sensitivity, and the same 18-55 IS EF-S kit lens as the XSi -- in other words, all those rumors were true. Hit up the read links for more info!

http://www.engadget.com/2009/03/25/canon-eos-digital-rebel-t1i-now-official/
Link para a DPReview com mais detalhes:
http://www.dpreview.com/news/0903/09032504canoneos500d.asp

Imagens tiradas com a 500D:
http://www.imaging-resource.com/PRODS/T1I/T1IA7.HTM

Parece que os 1080P são limitados a 20fps...

PREVIEW:
http://www.dpreview.com/previews/canoneos500d/

Cumps,

PCC
 
Última edição:
Será eventualmente uma oportunidade para o pessoal adquirir uma 450D ou 1000D a preços mais vantajosos. De resto como diz o Pentrite, não trás nada verdadeiramente interessante.
 
Tirando o video, que é bastante limitado, e os megapitos, é mais do mesmo.

Não me parece tão limitado assim...1280 x 720 (720P, 16:9) @ 30 fps, penso que chega e sobra para uma utilização normal...já os 640x480 30fps chegam para mim...
Sim, está a começar a aparecer o que preciso: liveview, vídeo e depois meto-lhe uma Tamron 18-200 ou 18-270mm (já sei o que vão dizer, blasfémia ninguém mete uma lente dessas numa máquina destas!) à frente e pronto...está a festa feita!

Vamos é ver quantos aerius querem por isto!
 
Se o vídeo não fosse limitado já se previa haver certa canibalização da 50D! Assim somos todos amigos e as "Rebel" continuam bem cá em baixo na cadeia alimentar! São as couves das Reflex Digitais.
 
Sim, o video 1080p é praticamente useless a 20 fps. É como jogar a 20 fps :p

Mas 1280x720p é mais que suficiente... 1080p alem de poder de processamento, tem maior exigencia de espaço de armazenamento...

Do resto não são grandes novidades. Mais megapitos como infelizmente já começa a ser habitual, um ISO range que deve meter medo no que toca ao ruído...

O buffer que parece muito bom. 170 fotos de rajada e o belo LCD de 920k pixels!
 
Última edição:
Um upgrade muito bom ... É quase uma 50D, mais lenta e num corpo amador (continua o mesmo corpo da treta, mas enfim, são opiniões). O vídeo 1080p a 20fps só pode ser uma qualquer espécie de anedota, nitidamente numa de "hei, olhem, temos 1080p e a Nikon D90 não, mesmo que não sirva pra nada, mas temos!" ... Marketing FTW :-)

Pena que tenham cortado os fps, 3.5 é um pouco curto para as potencialidades a máquina, mas lá está, se não cortam em algumas coisas as gamas iam canibalizar-se :-)

Anyway, foi um bom upgrade.
 
"hei, olhem, temos 1080p e a Nikon D90 não, mesmo que não sirva pra nada, mas temos!"

Foi exactamente o que pensei :)

O vídeo a 20 fps em Full HD cheira-me a limitação introduzida pela Canon...

Claro que é.. Então a máquina trás o Digic 4 como a 50D :P

Por instantes fiquei confuso. A 50D nem sequer tem video...

Mas sim, a 5D mkII usa Digic 4 e tem vídeo.

De qualquer modo, esta limitação parece ter mais a ver com o chip de encoding do que com o Digic.
 
Acho que vai ser a minha altura de fazer upgrade à maquina, já andava a namorar a 5D mark II à tempo demais, mas dinheiro para a comprar é que não existe, esta 500D parece-me uma boa aposta para evoluir da 350D, principalmente pelo video, vai me dar cá um jeitaço!
 
Não sei porquê mas ao preço a que vai sair antes ia para uma D90. É verdade que a 450D quando saiu foi perto deste preço, mas na altura as máquinas estavam todas caras. Há sempre que ter em conta que os preços desceram muito ultimamente.

The Canon EOS Rebel T1i is to ship in early May 2009 at an expected street price of US$799.99 in the U.S. (US$899.99 in a kit with the EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS). In the U.S., the Rebel XSi and Rebel XS are not discontinued and are expected to be available for sale for some time.

Isto é que não entendo. A canon vai ter 3 corpos amadores ao mesmo tempo?
 
Última edição:
Pouco surpreendente ou mesmo desejável, pelo menos para mim...

Vejo que sofre do mesmo mal que para mim já sofria a 50D, i.e. um pixel demasiado pequeno devido aos excessivos 15mpx, o que vai obrigar ao uso de lentes topo de gama. Se já achava isso negativo numa 50D que é uma gama semi-profissional então numa Rebel acho isso uma completa parvoíce. Sei que alguns gostam de ter vidro L numa Rebel, mas isso é uma minoria de aficionados da fotografia que em nada reflecte a realidade do mercado a que se destina esta gama de dSLR.

Meteram video recording, uau, que util. Com maq de filmar HD a 700€ é de facto muito normal gastar 900€ numa dSLR para essa função :rolleyes:
Às vezes parece que as pessoas se esquecem da finalidade de cada aparelho... entao e o cartão de memória e a bateria? 4gb em menos de 30min de filme? E depois passo a vida a alternar cartões e mudar baterias... sem dúvida uma feature muito útil... ainda mais inutil que o Liveview que usei ZERO vezes desde que comprei a 450D em Dezembro passado :-D

Mas tambem há boas notícias:
- Continuous: 3.4 fps up to 170 JPEG / 9 RAW frames -> este buffer já é muito interessante, e 9 RAW sempre é um pouquinho melhor que 6 RAW e talvez já me permitisse começar a usar o formato RAW, coisa que com a 450D nao posso devido à limitação de 6 RAW...
- DIGIC 4 - embora não seja uma vantagem obvia poderá muito bem reflectir diversas melhorias importantes para aqueles que como eu só fotografam em JPG (gosto de foto em rajada :P ).
- e por fim a maior de todas as vantagens para quem quer comprar dSLR: Será natural que a 450D baixe de preço, e muito provavelmente a 1000D tambem por arrasto ;)

PS: já metiam era mais pontos de AF matriciais (em vez de apenas 1 ao centro) como na D40, D50 em vez destas tretas dos mpx, video e liveview... e nem falo na questão da limitação dos 3.4fps pq compreendo que se aumentassem a velocidade nas Rebel matavam a gama X0D :P
 
Última edição:
Meteram video recording, uau, que util. Com maq de filmar HD a 700€ é de facto muito normal gastar 900€ numa dSLR para essa função :rolleyes:

Atenção que a qualidade devolvida por uma filmagem feita por uma SLR em nada tem a ver com máquinas de filmar HD dessas gamas de preço. Arrisco em dizer que para teres qualidade semelhante à que consegues através de captura pela dSLR terás de gastar 4000€ ou mais.:) Obviamente existem desvantagens associadas ao vídeo capturado por uma SLR...não existe autofocus e o corpo não está preparado para um uso versatil como, por exemplo, filmagem ao ombro para estabilização. Mas cuidado que isto do vídeo nas SLR veio para ficar e sendo usado em ambiente controlado com tripé é um autêntico tesouro. O potencial é simplesmente gigante.

Quanto à 500D, epá, está engraçada. Mas pessoalmente não gosto dos corpos de entrada da Canon...até vou trocar de máquina e esta poderia ser uma hipótese, mas com estes corpos que mais parecem brinquedos, passo à frente.

Cumps,
michael c
 
PS: já metiam era mais pontos de AF matriciais (em vez de apenas 1 ao centro) como na D40, D50 em vez destas tretas dos mpx, video e liveview... e nem falo na questão da limitação dos 3.4fps pq compreendo que se aumentassem a velocidade nas Rebel matavam a gama X0D :P

E se melhorassem o AF não?! Isso é ainda menos provável que aumentarem os FPS. Se reparares já tens corpos amadores mais rápidos em FPS (a D90) e é um campo onde têm evoluído, mas assim de cabeça não tens nenhum corpo amador com mais que um ponto cross-type.
 
A limitação de 20fps torna o modo um bocado "inutil", mas é melhor do que nada. O sistema não é nada revolucionário. Mas eu gosto por uma razão, já ando para comprar uma 450d ha algum tempo, pode ser que esta baixe de preço e eu acabe por poupar uns trocos.
 
Back
Topo